Léia Viana 28/09/2010
Um bom livro
O mundo está mudando rapidamente, cada vez mais o sucesso e a sobrevivência da organização depende do desempenho e das competências das pessoas envolvidas.
O desempenho organizacional está ligado diretamente ao desempenho individual e coletivo. As organizações alcançam o sucesso extraindo o máximo possível das pessoas que trabalham com o conhecimento, transformar esse conhecimento em resultados organizacionais concretos é do que depende a vantagem competitiva e sustentável das empresas hoje.
Boa parte do conhecimento corporativo está dentro da cabeça dos indivíduos, mesmo com o avanço da tecnologia da informação e de softwares de integração do negócio, ainda são as pessoas que fazem a diferença, sua inteligência, seu saber e suas competências.
No século XX os fatores de sucesso que predominavam eram tamanho da organização, clareza de papeis, especialização e controle, porém esses fatores fazem parte de uma época que já passou, hoje no século XXI os fatores predominantes para o sucesso são: velocidade, flexibilidade, integração e inovação.
O coach (treinador) tem papel fundamental e atua encorajando e motivando o seu coachee (o aprendiz), transmitindo capacidades e técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos por ambos, considerando idéias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos que estão soltos e poder organizá-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de Ações pode levar a concretizar antigos sonhos.
Vale a leitura! Independente de sua área de atuação e se estende para outros campos da vida, como por exemplo: a vida pessoal.