Por que amamos?

Por que amamos? Helen Fisher

Resenhas - Por que amamos

Antonio Maluco 16/07/2020

Relacionamento amoroso
O livro tem curiosidades sobre o sentimento amor na vida das pessoas e dos animais que esses sentimentos são parecidos com o nosso...

Jo 23/11/2010

"Afinal, o que é o amor?"
Shakespeare indagou.

A autora consegue resumir, em cada capítulo deste livro, diferentes olhares e concepções sobre o amor, de Darwin à Platão.

São exibidas definições poéticas, científicas, antropológicas e psicológicas sobre este sentimento.

Um livro muito indicado para quem tem interesse sobre o tema, pois o amor é amplamente analisado, seja do ponto de vista filosófico ou das mais complexas reações cerebrais.

Valério 19/03/2018

Do êxtase à dor
Helen fez um estudo polivalente e multidisciplinar:
Biológico - Vez que analisou a forma que o sentimento romântico se manifesta não apenas nos humanos, como apresentando diversos estudos de comportamento de várias espécies (principalmente macacos) e como há uma tendência instintiva, mostrando que somos ainda muito comandados por nossos instintos mais primitivos
Neurológico - Apresenta diversos resultados de estudos feitos com ressonâncias de quais as partes do cérebro ativadas em diversas situações, especialmente com pessoas apaixonadas ao verem fotos ou ouvirem sons que lembrem a pessoa amada. E também de pessoas que estão mal por terem sido rejeitadas (uma das "cobaias humanas" participou de ambas as fases).
Psicológico - Como somos afetados e quais os comportamentos esperados (padrão) quando nos apaixonamos ou quando somos abandonados. As fases, os perigos, os sinais. Como adaptamos nosso padrão de comportamento e como somos enganados em nossas percepções quando amamos.
Profilático - Como evitar a pior parte de se amar e as melhores medidas para se curar de um amor.
Literário: O livro é entremeado de citações literárias. Sempre no início de cada capítulo e muitas vezes também no meio deles.
Sociológico - Como o amor interfere nas relações humanas, afetando não apenas aqueles que amam, mas também os que estão à sua volta
Categorizado - Os tipos de envolvimento: amor romântico, ligação profunda, sexual, etc.
Antropológico - Como somos resultado da evolução e como a ligação romântica serve aos propósitos da natureza, moldando a humanidade para a proliferação da vida humana.
Um livro interessante, com uma visão científica do amor.

Carol 21/01/2013

Lembro de vc...
Meu esse livro me lembra um ex namorado muito pirado q tive, bom ele sempre aparecia com um livro diferente sobre o amor, não sei oq acontece com ele mais de uma forma estranha ele queria saber o pq amamos? Bom até hoje ele não se conforma com o motivo do livro... Até hoje ele não tem ninguém q o ature... Bom a dica q eu tenho é simples Ame e deixe ser amado, não procure os porquês, desenvolva um Amor...fui