O Imigrante Feliz

O Imigrante Feliz Mario Puzo

Resenhas - O Imigrante Feliz

Marta 02/12/2021

O Imigrante Feliz.
História sobre os imigrantes italianos, início do século XX. Lúcia Santa, veio da Itália com um casamento arranjado, em busca de oportunidades nos Estados Unidos.
Vivendo em Nova York, teve 3 filhos, ficou viúva, casou-se novamente e teve mais 3.
A luta dessa mulher na educação dos filhos, a viuvez, a loucura, a perda, toda essa narrativa contada de uma forma muito bem elaborada, pelo mesmo autor de O Poderoso Chefão. Muito boa leitura! Recomendo!

Gabi 16/02/2012

O drama de uma família italiana na América. A miséria, a compaixão e a loucura. Esse livro foi escolhido por uma causalidade, porém, não me arrependi. O autor parece conhecer as intempéries do pobre. O tema da loucura sempre me desperta a atenção, devido a convivência com esse mal, através de pessoas próximas. O fingimento é algo que nos passa pela cabeça, porém percebe-se que a pessoa não tem noção da doença. É necessária a orientação médica para amenizar o sofrimento dos familiares e dá uma vida mais digna ao doente. A falta de planejamento familiar é, também, algo marcante no livro. Além da linguagem típica da família italiana, com seus excessos e casos cômicos. E claro, o lado gangster, tão familiar ao autor. Pena que nas últimas partes do livro a leitura foi enfadonha.

Drigo.Cardoso 07/07/2022

Como fã de Mario Puzo, já tinha conhecimento de O Imigrante Feliz a muitos anos, mas foi só quando me tornei mais crítico do universo mais famoso de Puzo que me interessei por ler este livro. Relendo um recorte de uma entrevista com o autor quanto a sua decepção com o fato deste livro não ter sequer margeado o sucesso de o Poderoso Chefão (sentimento explicitado também na recente série The Offer), resolvi correr atrás do título.

E afortunado são aqueles que encontram esse texto. Se Puzo brilhou com a moral de Vito Corleone, é com Lucia Santa (inspirada em sua própria mãe) que ele alcança o mérito de ser conhecido como um grande escritor. Recheado de momentos que evidentemente fazem parte da memória de sua infância, Mario nos apresenta o universo dos imigrantes italianos nos cortiços de Manhattan entre os anos 20 e os 40 do século passado.

Aqui, a pobreza dita a rotina do cotidiano, embalado por choque de visões de mundo e as diversas formas de entender o meio em que se está — a visão de cada personagem é importantíssima aqui. Puzo ainda aborda doenças psicológicas como a esquizofrenia e a depressão. E amarra tudo isto em um laço familiar que, de um jeito ou outro, é comum a todos os leitores: as relações entre pais e filhos.

Uma única coisa (que se repete muitas vezes) me incomodou no livro, a forma com o autor descreve alguns sentimentos e sensações opondo, muitas vezes na mesma linha, antônimos, confunde o leitor sobre como imaginar as personagens. Porém, nada ruim a ponto de estragar a leitura ou diminuir o valor da obra.

Myckaio 06/02/2020

** Definitivamente não rolou comigo. Não consegui me interessar pela história, personagens ou até mesmo pela ideia da narrativa ser como uma fábula, o que aqui faz todo sentido apesar da minha indiferença quanto a isso também. Nem de longe é um livro horroroso ou simplesmente ruim. Não me fisgou em quase momento algum, ainda que tenha trechos moderadamente bons como, por exemplo, quando o Gino decide entrar no exército, ou no momento em que a família está junta e fazendo um Ravióli, sendo a última o único momento que consegui apreciar pelo tom de fábula funcionar muito bem nesse trecho. Tenho a impressão de que vou esquecer facilmente desse livro, não porque eu queira mas porque comigo a leitura foi arrastada e difícil.
Drigo.Cardoso 07/07/2022minha estante
Sem entrar no mérito do gosto, que isso é algo pessoal e intrínseco. Mas descordo da ideia de que o livro seja narrado como uma fábula, não há em O Imigrante Feliz personagens simples prontos para servir a uma moral ensinada. Ainda que Puzo não esmiúce a psique das suas personagens em palavras diretas, nos dá uma complexidade grande narrando o cotidiano delas, eu diria que O Imigrante de Feliz é muito mais um ensaio sobre relacionamentos do que uma fábula.