A Divina Comédia: Inferno

Resenhas - A Divina Comédia - Inferno

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Francisco.Schmitt 18/04/2024

Divina Comédia: Inferno
A “Divina Comédia” é uma epopeia poética que narra a jornada de Dante através dos três reinos do além-vida: Inferno, Purgatório e Paraíso. Neste primeiro livro, “Inferno”, Dante desce aos abismos do inferno, guiado pelo poeta romano Virgílio.

O conteúdo alegórico, embora possa parecer complicado de entender à primeira vista, é uma forma de simbolismo que Dante entrelaça com a narrativa. Cada canto do Inferno é uma representação vívida dos vícios e falhas humanas, que espelham os conflitos da alma humana contra suas próprias fraquezas.

A relevância do livro persiste até hoje já ela toca em temas universais de justiça, ética e redenção. O Inferno de Dante não é apenas um reino de punição; é um espelho que reflete as consequências de nossas escolhas e ações. E é essa capacidade de entreter, provocar reflexão e inspirar introspecção que mantém a “Divina Comédia: Inferno” como uma obra excelente mesmo nos tempos atuais.

Gabriel1994 15/03/2024

Divino
Tô com medo de ir pro inferno mas é muito massa de verdade clássico mesmo isso aí
Top
Tamo junto
arlertswild 15/03/2024minha estante
arrasou amor Tmj

Gabriel1994 15/03/2024minha estante
Tmj

Matheus 28/02/2024

Inferno - Dante Alighieri
Dividido em 34 cantos, o Inferno de Dante retrata a jornada do autor através dos nove círculos do inferno, guiado por Virgílio. Cada círculo representa um pecado específico e uma punição correspondente, refletindo a visão moral e teológica da época. Dante preenche seu inferno com uma miríade de personagens históricos, mitológicos e contemporâneos, cada um representando diferentes aspectos da condição humana e servindo como veículo para críticas sociais e políticas. Desde figuras virtuosas como Sócrates e Platão, no Limbo, até traidores como Judas Iscariotes e Brutus, no nono círculo, Dante utiliza uma ampla gama de personagens para transmitir sua mensagem. Além disso, o "Inferno" é profundamente enraizado na teologia cristã, explorando conceitos como livre-arbítrio, redenção e justiça divina. A jornada de Dante também é uma busca pessoal por salvação e compreensão espiritual, refletindo a busca universal do homem pela verdade e pelo significado da vida. O estilo literário de Dante é igualmente impressionante, com o uso magistral de terza rima, um esquema de rima encadeada, que confere ao poema uma musicalidade e fluidez únicas. Sua linguagem descritiva e simbolismo rico criam uma atmosfera vívida e envolvente, transportando o leitor para as profundezas do inferno junto com o protagonista.

Jhow Freitas 31/12/2023

Mesmo a leitura sendo um pouco complexa, eu achei o livro incrível, queria muito ler essa clássico a muito tempo. Recomendo

Jessy R. 11/10/2023

Finalmente li esse grande clássico da literatura mundial, eu simplesmente me apaixonei, fui instigada por Dante a explorar o Inferno junto com ele. Certamente é um livro com um tom moralista, mas não somente isso, ele tornou-se referência tanto na cultura pop quanto no entendimento moderno do que seria o inferno para certas vertentes religiosas.

Enfim, foi uma leitura que me prendeu durante dias!

Oljo 21/06/2023

Deixai toda esperança, ó vós que entrais.
Aqui acompanhamos Dante passar pelo inferno que para ele era gelado, e a primeira parada é o Limbo onde as pessoas que nasceram antes de Cristo estão, sem sofrer, mas também sem receber a Graça, exceto pelos grandes patriarcas (Abraão, Moisés, Davi, Salomão...) que foram retirados de lá.

E ai segue-se pelos nove círculos que representam os pecados capitais e os círculos vão se afunilando até que se chega a Lúcifer. Achei muito interessante que o último circulo é reservado a traição, e aqui podemos observar que, para Dante, trair aqueles que confiam em nós, é o mais grave dos pecados e é por isso que é onde o anjo caído faz morada.

Marquim 02/06/2023

Divina Comédia - Inferno
Fiquei com muito medo ao começar a ler este grande clássico, mas fui adiante. Está valendo a pena.

No entanto, eu demoro um pouco mais na leitura, para que possa entender bem a realidade que Dante apresenta por meio de seu jogo com as palavras, com as quais trabalha como um mestre.

Agora vamos ao Purgatório.

Vamos ler, galera!

bebs 14/04/2023

É realmente uma leitura genial. Todos os conceitos, as referências, os cenários e a criação de toda uma concepção do que é o inferno e suas punições tornam Inferno um livro único. É a inspiração para as mais diversas mídias atuais que giram em torno dessa temática.

Ainda é o primeiro livro da Divina Comédia, então preciso ler os demais para ter uma ideia melhor de toda a obra. É uma escrita bem complicada, cheia de melodia, emaranhada nos mais diversos conceitos e referências bíblicas e históricas, mas ainda assim vale a pena tentar a leitura. Recomendo!

Spolaor 24/03/2023

Comédia
A introdução do livro é muito boa e as notas são essencias. Um clássico que será usado, frequentemente, por mim como referência. um livro para reler continuamente.

Dave G. 16/03/2023

Inferno de Dante
Um clássico, bom para se referenciar, mas que reflete o tempo até foi escrito. É um bom livro para estudo, porém reflete a visão de mundo do autor que viveu na época a qual escreveu o livro.

Diniz14 22/02/2023

Espetacular
Ajudou muito a compreender o poema. Acho um bom recurso de apoio para a leitura, facilitando muito a compreensão. Recomendo e não tem como não dar 5 estrelas.

Felipo 10/01/2023

Ótima edição
Uma ótima edição, com uma linguagem fácil de entender, permitindo uma fluidez muito maior. Ótimas notas.

Dalton 27/12/2022

Leitura difícil
Eu amo toda a mitologia que envolve Dante e A Divina Comédia, e tinha muita expectativa na leitura desta obra, mas por ser um texto medieval, e que não é em prosa, é uma leitura bastante difícil e complexa. Creio que o ideal seja ler no idioma original. Irei reler no futuro quando tiver mais preparado, e buscarei outras traduções também. Mas em geral, é uma obra fantástica para quem a conseguir decifrar.

Kizner 27/12/2022

Prazer no clássico
Definitivamente não foi um livro fácil de ler, mas também não dos mais difíceis, embora eu tenha apelado para o dicionário algumas vezes, para ter um melhor entendimento dessa aventura.

O prazer está em terminar este primeiro volume e ingressar numa aventura atemporal, isso vale muito a pena!

Daniel Andrade 23/12/2022

Bom clássico
Depois de 6 anos tentando ler, e nunca conseguindo, finalmente terminei a primeira parte de A Divina Comédia. Bem legal, mas do começo não gostei muito. Da metade pro final, melhorou bastante. É uma leitura complicada até certo ponto, mas o resumo antes de cada poema e as notas no final de cada capítulo ajudam demais. Com certeza lerei Purgatório e Paraíso em 2023.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6