A Divina Comédia: Inferno

A Divina Comédia: Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia - Inferno

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rosangela Max 30/11/2021

Um desafio que vale a pena encarar.
Li a Divina Comédia quando era adolescente e tinha muita vontade em reler, porém, na tradução do Ítalo Eugênio Mauro e na publicação da Editora 34. São dois pontos que engrandeceram a leitura.
Adoro ler clássicos nas publicações da Editora 34 porque os prefácios, as introduções e os comentários, todos brilhantes, fazem toda a diferença.
Quanto a tradução, só tenho elogios. Limpa e clara, sem perder a beleza. Isso não significa que seja uma leitura fluída, mas quem conhece a obra sabe da dificuldade que deve ser traduzir este clássico para uma linguagem ligeiramente mais acessível, sem comprometer o texto. O Italo fez um trabalho excepcional!
A única coisa que eu senti falta é de um texto de conclusão no final do volume. Mas esta falta não afetou a experiência de leitura.
Douglas Finger 02/12/2021minha estante
Sensacional! ??

Jaki.Land 08/02/2022minha estante
Com certeza, eu já estava quase desistindo, mas aí pensei em outro tradutor e perfeito!!!

Rafilds 14/08/2022

Brilhante
?ANTES DE MIM NÃO FOI CRIADO MAIS
NADA SENÃO ETERNO, E ETERNA EU DURO.
DEIXAI TODA ESPERANÇA, Ó VÓS QUE ENTRAIS.?

Em tempos medievais onde a igreja pregava o temor a Deus e através da santa inquisição impunha seu poder e acumulava suas riquezas físicas e políticas. Um escritor católico, exilado de sua terra, cria uma obra simétrica, perfeitamente escrita num dialeto sujo que viria a ser posteriormente o italiano. Uma obra religiosa e política, para ser lida e estudada nos contextos da época.

queridasreticencias 29/05/2021

Inferno
O Inferno é a primeira parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, sendo as outras duas o Purgatório e o Paraíso.
A viagem de Dante é uma alegoria através do que é essencialmente o conceito medieval de Inferno, guiada pelo poeta romano Virgílio. No poema, o inferno é descrito com nove círculos de sofrimento localizados dentro da Terra.
Algumas descrições são aterrorizantes e nos faz refletir e ter receio em ser admitido no inferno após a morte (para quem acredita).
Uma crueza que demonstra todo o horror do local. Dante também encontra vários conhecidos no inferno e lá se dispõe diálogos incríveis.

Rodrigo 02/09/2020

Deixa, o vós, que entrais, toda a esperança.
Não poderia ter escolhido frase melhor para a porta do inferno, afinal a esperança é, em minha humilde opinião, um dos sentimentos mais fortes e necessários do ser humano, se nós passamos por algum momento ruim na nossa vida é por ter a esperança que em algum momento isso tudo irá melhorar. A esperança é capaz de salvar vidas, ou melhor, mantelas em funcionamento baseada somente num pensamento ilusório e quase sempre sem fundamentos, de que em um futuro tudo será diferente, chega até ser engraçado esse otimismo, mas isso não significa que esperança é sinônimo de otimismo, longe disso.

Enfim, eu poderia ficar vagando por horas aqui, mas em resumo essa primeira parte da divina comédia, o inferno de dante, é, além de muito boa, necessária. Dante, diante de um momento da sua vida onde ele não vê mais retorno, é acompanhado por Virgílio em uma jornada até o inferno ( purgatório e paraíso tbm mas isso fica pra próxima ) e lá somos apresentados a 9 círculos do inferno que estão distribuídos os pecadores. Gostei bastante como Dante faz uma certa "brincadeira" com os pecados cometidos em vida e como é o castigo relacionado a esses no inferno.

Para não me alongar mais, o livro apresenta uma séries de visões, desde a teológica até a politica ( por sinal pense em um cara para ter inimigos, o inferno estava cheio de conhecidos de Dante, um pouco vingativo talvez ). Também não se trata de uma leitura fácil, porém não chega a ser impossível, basta um pouco de esforço e muita paciência. E para conseguir dominar e entender todas as referências citadas por Dante, você terá que se tornar um historiador ( nem é meme, o cara conhecia muita coisa ) .

Observação importante, na visão de Dante, em nenhum momento é citado no inferno um circulo ( ou em casos que esses são divididos, uma parte dele) para pessoas LGBT, em compensação temos lugares para agressores contra a mulher, contra a família, hipócritas e etc. Interessante não é ? É claro que você poderia dizer que talvez se enquadrasse em violência contra natureza, mas além de termos um debate sobre o que seria a natureza, visto que a homossexualidade existe também no reino animal, acredito também que Dante seria mais especifico com isso, afinal ele não me parecia do tipo de alguém que deixaria isso passar ( falo parecendo que fiz mestrado no estudo de Dante né ? uau ).

Ah, é só não dou 5 estrelas porque ainda sim não entendi muitas partes do livro, logo pretendo relê-lo quando tiver mais maturidade, então a 1 estrela a menos é devido minha incapacidade mesmo e não necessariamente pelo livro :).
Lucca 02/09/2020minha estante
Que critica sensacional! Preciso ler urgentemente este livro

mika 02/09/2020minha estante
meu deus a resenha tao grande que da pra marcar como lido aqui no skoob pq ta quase um livro. mas lacrou primo

Rodrigo 02/09/2020minha estante
Essa leitura agrega muito, pegue um dicionario e uma xicara de cafe que a leitura sera otima.

Rodrigo 02/09/2020minha estante
KKKKKKKKKKKKKK, ai paola pq vc e assim, mas obg prima e que me empolgo em algumas resenhas ?

@tayrequiao 21/08/2021

Um texto que merece tempo e cuidado.
A primeira vez que eu li Dante eu tinha em torno de 14-15 anos. Eu não tinha sequer maturidade para lê-lo, mas eu estava descobrindo os “clássicos” e eu queria conhecer o máximo possível daquele universo.

Claro que a pouca idade me fez ler o “Inferno” como se um romance fosse. Uma leitura sem qualquer apego aos detalhes, às referências, às entrelinhas. Hoje, alguns anos (e muitas horas de estudo) depois, a Commedia assumiu outros contornos para mim.

A trajetória de Dante pelos círculos do Inferno certamente é uma das histórias mais conhecidas da literatura mundial. E, junto com a sua fama, foi criada uma mística de que Dante escreve apenas sobre pecado, dor, sofrimento e punição.

Em verdade, o Dante do “Inferno” está falando de política, amor, escolhas e sobretudo de perdas. Aqui, ele vai te mostrar o que reserva o futuro para aquele que não segue o caminho correto (em direção a Deus). As cenas super gráficas, os personagens icônicos são só detalhes de um texto riquíssimo em referências políticas, históricas, religiosas e mitológicas.

Ler com esse “novo olhar” me fez suspirar com a relação entre Virgilio e Dante e a forma carinhosa com que ele a escreve.
Uma leitura mais atenta me fez observar as citações indiretas aos textos de outros autores, principalmente Lucano e Ovidio, a quem Dante reverencia.
Ler Dante em um texto bilingue, sendo estudante de italiano, me fez enxergar o brilhantismo do poeta que entrega pausas nos versos originais para demonstrar até mesmo a falta de fôlego dos personagens.

Italo Calvino, em seu livro “Por que ler os clássicos”, nos diz que clássicos são aqueles livros que quanto mais pensamos que conhecemos, mais original, inesperado e inovador se apresenta.

É isso que eu senti (re)lendo o “Inferno”. É essa a riqueza do texto dantesco: nunca ser suficiente.

2021 é o ano em que completamos 700 anos da morte do gênio Dante Alighieri. Leia Dante.

site: https://www.instagram.com/tayporaqui/
caio.lobo. 21/08/2021minha estante
Admirado por ter lido a obra com 14 anos. Muito bom ter relido, pois esse é um livro que temos de retornar várias vezes durante a vida.

@tayrequiao 21/08/2021minha estante
Com certeza é um livro que ainda vou reler na vida! E certamente vou enxergar coisas que não notei nessa releitura hehehe Agora estou preparada para o Purgatório! ??

caio.lobo. 21/08/2021minha estante
Te desejo uma boa entrada no Purgatório.

Magda14 25/03/2021

A criação do inferno
Essa representação do pós-vida que costuma ser propagada (céu acima, inferno abaixo) é bem dantesca. Claro, há citações bíblicas que falam disso também, mas Dante nos dá em detalhes uma imagem daquilo que espera as almas perversas do inferno. Até a ideia que temos de satã é algo que veio do Inferno de Dante. Impressionante como uma obra conseguiu influenciar todo um imaginário e fazê-lo perdurar até hoje.

Em Inferno, o submundo está dividido em círculos, sendo alguns destes divididos em valas. Nesses círculos e valas estão os pecadores cumprindo penas de acordo com seus pecados: quanto mais grave o pecado, maior a punição.

A punição que mais me impressionou foi a dos traidores, no último círculo. Não é por acaso que é neste círculo que se encontra o próprio rei do inferno.

Enfim, ansiosa para ler Purgatório.

Matheus 28/02/2024

Inferno - Dante Alighieri
Dividido em 34 cantos, o Inferno de Dante retrata a jornada do autor através dos nove círculos do inferno, guiado por Virgílio. Cada círculo representa um pecado específico e uma punição correspondente, refletindo a visão moral e teológica da época. Dante preenche seu inferno com uma miríade de personagens históricos, mitológicos e contemporâneos, cada um representando diferentes aspectos da condição humana e servindo como veículo para críticas sociais e políticas. Desde figuras virtuosas como Sócrates e Platão, no Limbo, até traidores como Judas Iscariotes e Brutus, no nono círculo, Dante utiliza uma ampla gama de personagens para transmitir sua mensagem. Além disso, o "Inferno" é profundamente enraizado na teologia cristã, explorando conceitos como livre-arbítrio, redenção e justiça divina. A jornada de Dante também é uma busca pessoal por salvação e compreensão espiritual, refletindo a busca universal do homem pela verdade e pelo significado da vida. O estilo literário de Dante é igualmente impressionante, com o uso magistral de terza rima, um esquema de rima encadeada, que confere ao poema uma musicalidade e fluidez únicas. Sua linguagem descritiva e simbolismo rico criam uma atmosfera vívida e envolvente, transportando o leitor para as profundezas do inferno junto com o protagonista.

Soybean 21/04/2020

Dante
Em alguns momentos que estamos acompanhando Dante pelo seu passeio nos círculos,tive medo até de pensar nas minhas ações em vida,é um livro que te faz pensar nas suas ações e refletir "poxa eu acho que vou para tal circulo" rsrsr
Ãtalo 21/04/2020minha estante
Pensei extremamente o mesmo quando li.

Henry 09/07/2020

Dantesco!
Dante Alighieri conseguiu de forma magistral quebrar a máxima: “Religião e Política não se discutem.” Ele não apenas discutiu sobre, como também, mostrou que é possível uni-las, isso é praticamente a “cereja do bolo.”
Outra coisa muito forte, é a influência que a literatura do Dante deixou, mesmo depois de muitos anos. Por exemplo, a ideia de que Dite( É assim que Dante chama o diabo no seu livro) governa o inferno, e é até chamado de o Rei do Inferno. Outrossim; quando ele fala que os demônios torturam os danados - que para lá foram - e tantas outras formas dantescas, foram e são utilizadas em sermões, sendo que nada daquilo(a maior parte)não está afinado com o diapasão bíblico. O que se pode resumir do livro em termos práticos é aquilo que Salomão disse: O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou(Eclesiastes 3.15). Bem, a leitura não é tão fluída como se pensa, visto que, sempre fica faltando uma “melodia”, mas isso é questão da própria língua. Essa é a segunda versão que leio, e de longe, foi a melhor.

Adriana Scarpin 23/07/2021

Nosso clube de leitura com mediação da Valentina Cantori ficou quase o mês inteiro no Inferno, agora terá pouco tempo para o Purgatório e Paraíso, o motivo é explícito: o Inferno é muito mais legal.

Sammy 12/08/2020

Referências, Conhecimento Geral e Estudo...
Além de um estupendo vocabulário necessário.

A Divina Comédia [Inferno] é mais que uma simples obra literária... obviamente é um clássico, mas há de haver uma certa seletividade por quem a lê. Falo por tema e leitor, esse livro é um amontoado de referência bíblicas, mitológicas, gregas, romanas, italianas, literárias, filosóficas e políticas. Logo compreendo não poder usufruir de toda obra, tanto por referências como em menor parte por vocabulário mesmo assim deixo claro a minha satisfação pela obra e o bom acletismo de Dante em tantos incongruentes por ele abraçados.

Ler para Recomeçar 20/04/2020

Jornada
Um passo de cada vez consegui descer todo o inferno. Não foi fácil, mas estou muito orgulhosa de mim.

Brenda 17/05/2021

'-'
Essa carinha representa mais que qualquer resenha. Ôôô livrinho chato de ler!! A ideia é MUITO interessante mas o livro ou é chato e difícil de ler ou eu sou muito tapada pra entender rs de qualquer forma, é um bom livro pra se ler com a internet aberta e indo pesquisando absolutamente tudo que puder, principalmente as imagens

skuser02844 23/05/2021

No início eu não estava entendendo e no final parecia que eu tava no início. Mas é muito interessante, gostei bastante.
RenanDuarte 23/05/2021minha estante

Fabiana 06/05/2021

"Deixe toda esperança, o vós que entrais"
Quem nunca imaginou como seria o inferno e seus castigos. Dante Alighieri imaginou, por volta de 1300 e escreveu cada detalhe.
O poema conta sua viagem ao inferno e pelos seus nove círculos. Os pecados mais graves estão nos últimos círculos e consequentemente termina com Lucifer.
Quantas outras obras foram baseadas no inferno de Dante (pinturas, jogos de video game, livros, animes).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6