Marley & Eu

Marley & Eu John Grogan

Resenhas - Marley & Eu

Amanda S 26/01/2024

O Hilário "Pior Cão do Mundo"!!
O livro é uma autobiografia de John Grogan, jornalista, e sua vida com Marley, o cão inadestrável.

John e Jenny, sua esposa, adotam Marley no início do casamento, como uma espécie de "teste" antes de terem bebês. O que eles não esperavam, é que este labrador, raça conhecida por serem bons para treinamento (alguns podem ser usados como cão-guia, inclusive), fugiria completamente à regra!

Marley é o verdadeiro caos em formato de cachorro, um furacão que destrói tudo em seu caminho, porém extremamente carinhoso e leal.

Ao lado dele, o casal passará por tristezas terríveis e perigos, mas também diversos momentos engraçados e de união, assim como também o gradual aumento da família.

O livro é uma verdadeira montanha-russa de emoções, das risadas às lágrimas (literalmente)!

Considerações:

*Recomendo esta leitura especialmente pra quem esteja planejando adotar um cachorro e para casais que estejam iniciando uma vida juntos. Ou simplesmente para quem quer uma leitura que te faça gargalhar e chorar!

*Classificação: como há alguns relatos sobre questões conjugais (nada explícito) e sobre violência urbana, eu diria que é um livro para leitores acima dos 13 anos...

*O início do livro, com aquele clima de um casal empolgado em começar a vida a dois, me fez lembrar de duas músicas da Legião Urbana: "Antes das Seis" e "O Mundo Anda tão Complicado"!

*Por vezes fiquei com uma certa "antipatia" contra o John durante a leitura. Seja pelos "sonhos de nobreza" que ele assume ao registrar o "nome completo" do Marley (quase com vergonha por vir de uma família de diferentes origens étnicas), seja por alguns comentários meio machistas, e até por certas técnicas mais agressivas para treinar Marley. Sei que ele era um cachorro difícil, mas não tem como não ficar incomodada...

*Deixei pra escrever esta resenha só após rever o filme, para comparar. O filme não é uma má adaptação, porém passa por um processo de simplificação e romantização típico de Holywood. Como já era esperado, o livro é muito mais profundo e realista. Para quem se interessa, vale a pena ler o livro, mesmo que já tenha assistido o filme!

*O John do filme é muito mais "bobo" do que no livro (típico dos papéis de filme "sessão da tarde" do Owen Wilson) e o personagem "Sebastian" do filme, o "amigo pegador" e repórter de sucesso, não existe no livro.

*Ao contrário do filme, o livro também aborda outras questões pra além da vida em família e com o cão: a questão da violência urbana e dos atentados na vizinhança da primeira casa da família (brevemente abordado no filme) são muito mais aprofundados no livro, assim como também é abordado o sentimento americano pós 11 de setembro, dentre outros assuntos igualmente profundos.

*Ri e chorei muito mais lendo o livro do que assistindo ao filme!
Lorenadexx 26/01/2024minha estante
Nossa fiquei com muita vontade de ler agora, com essa profundidade a mais que você relatou

Amanda S 26/01/2024minha estante
Vale a pena!

Sah 29/12/2020

Incrível como John Grogan consegue capturar a essência de Marley e transmiti-lá para nós, o desenrolar da vida deles (John e Jenny), desde que decidiram com motivos adotar um labrador que recebeu o nome de Marley, até as desavenças que eles passam conforme o passar dos anos.
Realmente muito bom, o livro consegue nos transmitir as emoções do autor, quando ele se sentiu triste, feliz, entre outros, sem contar como ele consegue descrever cenas engraçadas que nos tiram boas risadas, contudo ele descreveu Marley e todos seus defeitos e qualidades, que nos dão uma visão mais clara de como ele era, e o quão importante Marley foi na vida deles, e as lições que aprenderam com essa experiência de ter Marley ao lado deles.
"Ele nos ensinou a arte do amor incondicional. Como oferecê-lo é como aceitá-lo. Quando isso existe, a maior parte das outras peças acaba por se encaixar."

Literatura Itapark 29/05/2022

Marley e eu e eu também
Peguei esse livro por acaso na empresa em que eu trabalho e foi uma das melhores leituras que já fiz na vida!

Já tinha assistido o filme e sinceramente gostei de ambos porém o livro tem aquela porção de detalhes que dão toda a diferença a experiência de assistir o filme vs ler o livro.

Sem dúvidas o livro que mais me fez rir e arrepiar enquanto lia cada capítulo escrito pelo Grogan.

Marley e eu me fez compreender, amar e respeitar mais ainda minha pitbull e descobrir que todos os cachorros tem manias estranhas e um pouco de o pior cão mundo dentro de si hahaha.

Por fim digo que é uma leitura maravilhosa e quem ler não se arrependerá!

Alyen 04/07/2022

precisava me recompor
demorei pra fazer a resenha pq até hoje eu ainda tô pensando nesse livro. Amei demais a história, quem tem ou teve animais de estimação com toda certeza vai se identificar em vários momentos, principalmente se o animal for super animado como o Marley.

A história ser totalmente real deixa tudo melhor, saber que tudo isso aconteceu e rir de cada experiência é incrível. Me apaixonei não só pelo Marley mas por toda a família Grogan.

Que livro bom.

? "Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der se coração, ele lhe dará o dele."

Lo(???) 24/09/2022

FANTÁSTICO
Esse livro me ensinou a dar valor às pequenas coisas da vida. Me fez rir, chorar e ficar algumas vezes enjoada
Mal terminei de ler e já estou com saudade?

Solitário 19/02/2024

Difícil por em palavras o que sinto
Marley ao conhecer sua história. Você me mudou. Sempre foi e serei amante da natureza. Sua história é simplesmente encantadora. Espero que outras pessoas dem uma chance ao seu livro, cão irredutível!
Tchau meu querido Marley.

LetAcia.LutiA 22/09/2021

Nessa emocionante história verídica, John Grogan abre seu coração e narra de forma singela e com bastante humor os momentos mais importantes de sua vida e como Marley esteve presente em todos eles, além do seu amadurecimento como homem, marido, pai e profissional.

John e Jenny Grogan decidem adotar um cachorrinho para testar suas habilidades paternais depois que Jenny se dá conta de que mal consegue manter uma samambaia viva. O casal então vai em busca de seu filhotinho, e sem saber levam para casa ?o pior cão do mundo?, apelidado assim pelo seu próprio dono.

Marley é um lindo e fofo filhote de labrador atrapalhado. Mais tarde, eles descobrem que Marley tem problemas de comportamento. Ele aniquila tudo que está ao seu alcance, é hiperativo, devora tudo o que é comestível (e o que não é também), bebe água do vaso sanitário, faz com que sejam expulsos das aulas de adestramento e para piorar tem medo de tempestades e trovões, onde nessas ocasiões ele é capaz de abrir rombos nas paredes para tentar se proteger.

Eu tinha o pressentimento que ao ter assistido ao filme já sabia tudo sobre a história de Marley e da família Grogan e por isso sempre enrolava para ler o livro, afinal o que mais poderíamos saber sobre Marley que o filme não tivesse contado?

Entretanto cometi um ledo engano. Os livros como já sabemos são mais completos e tem uma conexão mais íntima com o leitor. Já os filmes, por mais que sejam incríveis, podem acabar perdendo algum elemento que para um leitor poderia ser essencial.

Acontece que Marley não é somente o bichinho de estimação da família, Marley É PARTE DA FAMÍLIA. E por mais que o filme tenha sido incrível (eu chorei horrores) não acredito que esse fato tenha sido retratado com clareza. A obra é mais profunda e ninguém nesse mundo poderia retratar de forma tão cativante e emocionante esse amor incondicional e fidelidade entre Marley e os outros membros da família Grogan como o próprio John fez.

Para mim, um dos maiores atos de amor e altruísmo é a adoção de animais. A pessoa que adota, dá muito amor e carinho para um animal tem todo o meu respeito. Eu particularmente não tenho nenhum cachorro adotado, mas quando tiver a minha própria casa faço questão porque eu amo animais (principalmente cachorros). Aqui, na casa dos meus pais, temos 3 cachorros e eu não sei o que seria de mim sem elas. Principalmente a Maia, que eu considero como minha filha. Se tem um serzinho nesse mundo que eu faria QUALQUER coisa e que tem TODO o meu amor é ela.

Bookslunaa 22/01/2023

Marley deixou um quentinho no coração de cada leitor
Uma trajétoria de vida um tanto emocionante, eu amei ler cada pedaço desse livro, o autor (dono de Marley) faz tudo ficar mais leve e divertido, a maneira como ele escreveu foi uma das coisas que mais amei e se você, assim como eu, tenha o livro guardado a muito tempo na estante e está se perguntando se deveria ler, a resposta é sim. ?

AnezenA 10/03/2023

Incrivelmente extraordinário
Amei esse livro da primeira frase até a última linha. Me sinto como se realmente conhecesse eles, e eu fosse uma amiga.
As aventuras são extraordinárias, e se torna ainda mais, quando se tem um cachorro com os mesmos comportamentos.
Guardarei esse livro no meu coração, os detalhes, histórias e lembranças.

LetAcia 17/01/2023

Chorei horrores do começo ao fim, um livro muito bonito e emocionante, uns dos meus fv. O filme é ótimo, recomendo bastante o livro e o filme.

05mushroom05 30/05/2021

que livro lindo!
Como começar a falar desse livro, antes de começar a ler eu achei que não fosse gostar tanto e que seria uma história boba, mas me surpreendi. Cada página que eu lia não tinha vontade de parar, acompanhar a vida de Marley me deu uma conexão com ele, livro perfeito e muito emocionante!

Giovanna.Lapa 04/10/2020

marley e eu
livro perfeito , eu adorei muito e eu recomendo muito lerem o livro antes do filme , porque o livro conta muito mais do que o filme .
desde o início do livro você se apaixona pelo marley , da muita risada e no fim, chora muuuuuito.
muito bom , leria várias vezes se possível.
super recomendo ??

alícia. 24/12/2021

Marley & eu
meu deus, sei nem oque falar. pra mim superou o filme sim! tem algumas cenas que não aparecem no filme que eu estava esperando pra aparecer e não apareceu, então me decepcionei um pouco. mas eu amei demais esse livro, ficou como meu protegido sério. amei acompanhar toda a trajetória do Marley, os momentos difíceis do casal.. tbm marquei MTA cena engraçada que eu ri demais, tanto como momentos fofos e tristes. no geral é um livro MTO bom que eu recomendo DEMAIS, mesmo se você já assistiu o filme.

Mavi 31/07/2023

Descobri que apesar de eu gostar de cachorro isso não significa que vou gostar de livros sobre eles, é o segundo livro sobre algum cachorro que leio e foi muito frustrante, é exaustivo ler e da um desânimo pq parece que não passa a história. claro, não foi um livro totalmente ruim mas também não foi bom, é uma história tocante que mexe um pouco com as emoções, mas fiquei na espera de choro e não rolou, só achei triste mesmo, enfim, esse tipo de livro não é para mim mesmo...

Piro 11/11/2021

Marley & Eu. Tem que ler!
O que dizer de Marley e Eu. Simplesmente fantástico.
O livro conta a história do labrador Marley, desde como entrou para a Família, nome, vida, travessuras e sua morte. Tudo isto no enredo familiar, com suas alegrias e dramas.
O escritor, que é jornalista, aborda diversas situações inusitadas de sua vida, família, trabalho e com um ?gancho? com Marley.
Vale muito a pena a leitura, até mesmo para quem não tem familiaridade com cães.