A distância entre nós

A distância entre nós Thrity Umrigar

Resenhas - A Distância entre Nós

Beatriz 29/02/2024

Eu amei esse livro! A questão cultural, o preconceito tão infiltrado na pessoa que nem ela mesma percebe, as diferenças sociais tão gritantes, as injustiças que nos dão vontade de intervir e proteger Bhima, queria guarda-la em um potinho!!!

allykavi 10/11/2023

Dor, preconceito e uma pequena distância entre nós
Neste livro conhecemos a história de Bhima uma Indiana, na terceira idade, empregada doméstica a 12 anos numa casa de alta Casta .
Apesar de ser considerada da família tem seu próprio copo, talher e não pode se sentar nos moveis da casa, apesar de bihma sofrer esse preconceito repassa um pouco dele intrínseco.
No livro conhecemos a história de mulheres fortes por natureza e as que precisou se tornar forte.
Mulheres estupr@d@s, esp@ncadas, enganadas, humilhadas e abandonas.
Um livro forte, cheio de gatilhos mas necessário.

Dani 23/10/2023

Este é um livro bem triste. Nada mais que triste. Há muita pobreza nesta história, tanto a tangível quanto a de alma. Nenhum personagem é agradável, ou perfeito ou totalmente bom. As vezes, é difícil simpatizar com seus sofrimentos, mesmo sabendo que deveríamos.
A história mostra escancaradamente a dicotomia entre a vida de duas mulheres, uma muito rica e a outra muito pobre, só para elucidar que não importa a classe social, mulheres sofrem. E sofrem nas mãos dos homens, que depois partem deixando suas bagunças para trás e quem ficou que lide com isso.
Não importa qual o patamar de uma mulher, homens estão sempre ali, acima.

sadiebraga 01/10/2023

A história tinha um potencial enorme, mas...
O enredo tem uma premissa muitíssimo interessante, ainda mais por ser algo tão próximo da realidade brasileira (como o filme Que Horas Ela Volta?), mas a escrita faz com que seja uma leitura cansativa e confusa, seja por conta dos inúmeros flashbacks ou pelos parágrafos enormes que não acrescentam (quase?) nada à narrativa, e isso me fez demorar literalmente alguns anos (comecei em 2019) para terminar o livro, o que eu só fiz por desencargo de consciência.

Ainda no quesito confusão, o fato de palavras em hindi, gujarati e marathi (línguas indianas) serem usadas o tempo todo sem nenhum tipo de glossário, assim como diversos termos de cunho religioso desconhecidos para o leitor não-indiano médio, acaba dificultando um pouco mais a fluidez da leitura já cansativa caso o leitor não tenha qualquer tipo de experiência anterior com a cultura.

Sendo assim, eu gostaria de recomendar o filme A Costureira de Sonhos (também conhecido como Sir, um filme indiano de 2019). Apesar das histórias não serem tão parecidas assim em diversos aspectos, eu acho que serve como um material para uma entendimento melhor de como funcionam alguns problemas sociais, como: a vulnerabilidade proporcionada tanto pela falta de estudo quanto pelo estigma acerca da pobreza, o preconceito que existe de ambos os lados e também sobre como são vistos os que ousam transgredir os limites impostos pela sociedade de até onde pode ir e como pode ser a relação entre o empregador e o empregado.

P.S.: ainda que eu ache importante sempre lembrar que o sistema de castas não foi erradicado da Índia (e não deve ser nem tão cedo), também acho que vale a pena ressaltar que muitos parecem não ter entendido muito bem que a referência que a Dinaz faz na pág. 27 sobre a diferença de tratamento baseada no sistema de castas não tem base fundamentada na religião (Bhima é hindu, já a família Dubash é zoroastra) em si, mas na diferença alarmante entre suas classes sociais, e que a única menção sobre casta durante todo o livro é feita pela própria Bhima num contexto bem específico e que faz sentido na cena.

Jéssica 10/09/2023

"Está escuro, mas dentro do coração de Bhima o dia nasce."
Neste livro, Thrity Umrigar aborda a relação entre uma patroa (Sera) e uma empregada doméstica (Bhima) que vivem na Índia dos dias atuais. São duas mulheres em contextos de vida diferentes, mas ambas enfrentam sofrimentos e sacrifícios dentro de suas famílias. Aqui vemos a construção do seu relacionamento em um contexto histórico que tem como plano de fundo resquícios da época em que a Índia ainda era dividida por castas. Então há um contraste muito grande entre a vida de Bhima e Sera, empregada e patroa, o que muitas vezes leva a conflitos.

Eu não estava preparada para esse livro. Há partes muito fortes e tensas, que me fizeram precisar dar uma pausa no que eu estava lendo devido à angústia causada. Mesmo assim é uma leitura que vale muito apena. Na verdade, toda leitura que nos faz passear por culturas diferentes da nossa vale a pena.

Zanucoli 29/08/2023

Não estava preparado
Que audácia dessa escritora terminar com um final desse. Pega seu coração ( oque sobrou dele), joga no chão e pisa em cima, sem nenhum aviso. Não precisava de tudo isso não.
Mas leiam, é muito bom.

deniferreira 24/06/2023

Um drama duro sobre as diferenças socais na Índia, em Bombaim. Uma mulher que trabalha para uma família rica há anos e só vê a distância entre essas duas realidades aumentando conforme o avançar das páginas.

haylla.with.an.h 18/04/2023

Eram parecidas apesar das diferentes trajetórias de vida
Bhima acha que é incapaz de amar e que em seu coração já não há mais espaço. Mas, poucas vezes vi uma personagem tão amorosa. Ela tem um jeito duro de ser, realmente, só que vemos que ela já passou (e ainda passa) por muito na vida.

Já Serabai tem uma vivência aparentemente perfeita, porém se olharmos com atenção percebemos que não é bem essa a verdade. No entanto, mesmo que não seja uma competição de sofrimento Bhima cativa mais.

Em menos da metade do livro já captei o grande mistério da história, porém não foi satisfatório estar certa. Foi angustiante acompanhar o desenrolar e principalmente o desfecho. Tudo que acontece é extremamente triste e injusto.

Entretanto é condizente com a realidade. É natural que as pessoas mais afortunadas saíam ilesas das situações. Quem menos tem é geralmente quem mais perde. Resumindo, acredito que facilmente seria a história real de muitos por aí.

Muitas vezes estamos perdidos em nossos próprios problemas e esquecemos de olhar o outro. É um processo normal do ser humano, cabe a nós furar nossa bolha. E livros assim abrem nossos olhos para algo que deixamos de enxergar ou ignoramos a existência.

A quem interessar, tem uma continuidade que de certa forma complementa a história. Só que é mais que isso. Se o primeiro é arrebatador o segundo é destruidor. Há muito tempo não lia algo tão impactante. Então apesar de doloroso, eu recomendo.

geovanna172 18/02/2023

PERFEITO
Sem dúvidas é um dos livros maos tristes que eu já li.
Talvez seja só o meu lado sentimental por ter visto uma grande semelhança na Bhima e na minha própria avó, ou por já ter passado por toda essa sensação se inferioridade ao trabalhar com pessoas maia afortunadas do que eu e minha famílias, não sei, só sei que esse livro mostra muito bem a realidade das mulheres das duas classes sociais.
E é impossível não entender o lado de cada uma delas, e sentir nojo das atitudes de todos os personagens masculinos, justamente por ser dolorasamente real cada acontecimento.
A escrita é sensível e pertubadora ao mesmo tempo, faz com que você fique presa na história desde a primeira página até a última. E no final, é um misto de indignação e de alívio mesmo que não tenha tido definitivamente um final feliz.

Geovana540 01/02/2023

A história é muito bem apresentada, me senti envolvida o tempo todo! Fiquei com raiva, triste e frustrada e fechei o livro me sentindo completamente conectada com a Bhima!

Dani 21/11/2022

É que a história não é meu estilo preferido.
A história do livro não faz o meu tipo haha, eu gostei de ler e até achei bem interessante algumas partes, mas a maioria do livro eu não curti muito, mas ele não foi ruim ao ponto de me fazer abandonar a leitura. Foi ok, com um final que eu não gostei. Talvez a história seja realista demais, lembre muito o que vivemos ainda hoje e longe da Índia, onde a impunidade sempre prevalecerá.
Portanto acho que é isso, a história não é pra mim, não me prendeu e por isso uma nota mediana.

A do livro 06/11/2022

Uau, que historia impresionante
Sinopse: O livro aborda a delicada relação entre Bhima e Sera, duas mulheres que se sacrificaram por suas famílias, sofreram em seus respectivos casamentos e compartilham uma cumplicidade construída em vinte anos de convivência.

Minha opinião: Eu fiquei do início ate o fim interessada pela história em saber como era a vida dessas duas mulheres, e dos seus descendentes. A história é bastante importante, pois mostra duas visão da suas vidas.
A escrita é simples podendo assim ler tranquilamente.
E os personagens foram muito bem escrito, mostrando as suas fraqueza, os seus valores, os momento de maldades e de tristeza.
Recomendo muito esse livro por ter uma história incrível mostrada por mulheres.