Contos de Fadas

Contos de Fadas Hans Christian Andersen...

Resenhas - Contos de Fadas

Vic 01/09/2020

Contos de Fadas (ou de terror?)
Definitivamente, este não é um livro para crianças.

Contos de Fadas traz as narrativas originais de histórias infantis muito famosas, como Branca de Neve, a Pequena Sereia e Rapuzel. Contudo, dado o contexto histórico em que os contos foram transcritos, o enredo pode ser um tanto quanto macabro para crianças do século XXI (confesso que eu fiquei horrorizada com alguns contos).

Entretanto, esta edição da Zahar é maravilhosa! As ilustrações trazidas ao longo dos contos são lindíssimas.
Karine.Fields 03/09/2020minha estante
Tô na metade... eu tô ficando com medo kkk.

Vic 03/09/2020minha estante
Fiquei horrorizada com o conto do Barba Azul

Beatriz 20/10/2020minha estante
São contos muito antigos, leitura interessante mas bem chocante né

Beca Sasso 29/10/2020minha estante
No livro "Mulheres que correm com os lobos", a Clarissa trás uma análise psicológica da história do Barba Azul. É uma história que prepara jovens para identificar possíveis predadores femininos.

Malu 02/12/2020minha estante
O conto do Barba Azul me da meno kk

Malu 02/12/2020minha estante
Medo*

Beca Sasso 10/12/2020minha estante
Mais medo ainda em saber que existem uns quantos Barba Azul que andam entre nós...

Ká! 06/01/2021minha estante
Nas apresentações no início do livro a autora deixa claro que como é um livro com contos mais fiéis possíveis à época, sofreram muitas críticas, porém eu achei legal eles poderem nos mostrar a forma REAL e não a totalmente diferente mostrada pela Disney, em alguns contos temos até traços de racismo da época.
Porém não podemos negar que pesados ou não, trazem ensinamentos e reflexões de uma maneira única num contexto bem diferenciado vendo agora do tempo presente.
Achei uma leitura cativante e interessante, nos faz viajar ao passado e imaginar como contavam essas histórias para educar as crianças.

Luna.Chagas 10/01/2021minha estante
Eu fiquei muito chocada com os contos KKKKK são bem pesados

Kaykay 24/01/2021minha estante
Eu tenho esse livro mas super acho de boa

Omniscient Reader 29/11/2022minha estante
Foi o conto do Barba Azul né? Pode falar, tbm foi um choque quando li

Lilian 19/07/2023minha estante
Achei interessante as três versões de Chapeuzinho Vermelho. Só conhecia uma delas.

Kath 14/03/2019

O lado cru e fantástico dos contos
Contos de Fadas era o livro desse box que eu estava com mais vontade de ler. Alguns dos contos eu já conhecia, mas relê-los foi fantástico. Outros me deixaram muito surpresa, pois não conhecia essas versões.

Perrault, cujos contos abrem o livro, mexe mais com o fantástico simbólico, seus contos tem resquícios de analogias da realidade e são cheios de moral, ainda que os outros tenham morais do mesmo modo, Perrault torna isso mais óbvio, inclusive, com versinhos no final de cada conto ilustrando isso. O modo como ele contou Cinderella, o Pequeno Polegar e Barba Azul, contos que já conhecia em outras versões, me deixou realmente surpresa, em especial pelas cenas de certa barbárie que aconteciam. Pele de Asno ainda não tinha lido, e o Gato de Botas eu tinha ouvido essa mesma versão em Conte Outra Vez.

Seguindo para A Bela e a Fera, esse eu pulei porque tenho um livro a parte com as duas versões originais desse conto, então deixei para aproveitá-lo nele.

Chega então os famosos irmãos Grimm, dessas versões deles eu só conhecia mesmo Rapunzel. Achei o modo deles de contar histórias um pouco mais descontraído, ainda que tenham certas coisas nas entrelinhas que tenha me deixado um pouco "chocada" na falta de uma palavra melhor. O que eu mais pensava enquanto lia esse livro era em como é uma besteira amenizar as histórias para criança como se elas fossem seres de cristal. A magia crua dos contos me deixou fascinada e fiquei triste por não ter mais a inocência pueril para apreciá-los sob a ótica de minha infância tão aconchegante.

Vem então Andersen. A impressão que tive dele é que era um pessimista nato. Todos os seus contos envolviam forte drama ou tragédia e dos cinco apresentados no livro apenas 2 tinham de fato um final que se pode ser considerado "feliz". A versão dele de A Pequena Sereia foi pra mim não somente fascinante, mas um pouco chocante por causa do contraste com a história vulgarmente conhecida graças à Disney. E mesmo já tendo visto um curta russo de A Pequena Vendedora de Fósforos, ainda senti um aperto no peito e uma angústia muito forte lendo esse conto. Ao meu ver, ele é praticamente um retrato do descaso e da falta de humanidade da sociedade hipócrita. Quando a menina morre eles finalmente se dão conta de que ela existia fingindo uma tristeza e empatia que me enojam.

Esse Jacobs eu não conhecia, inclusive, nem fazia ideia que Os três porquinhos e João e o Pé de Feijão eram dele. Conhecia versão das duas histórias, mas fiquei surpresa ao lê-las porque são muito diferentes das que conhecia, Os três porquinhos mais que João, mas gostei muito de ambas. Além de mexer com o fantástico elas flertam um pouco com a ironia e, eu diria, até mesmo a anarquia.

Fechando o livro tem a história dos três ursos que eu conhecia (e acredito que a maioria das pessoas) por Cachinhos Dourados. Essa versão do livro é bem diferente da que eu tinha visto, mais resumida e com um final quase inconcluso.

Amei esse livro, supriu todas as minhas expectativas e agora estou mais que curiosa para saber o que vou encontrar nos três volumes do Box dos Grimm que tenho em casa.
Tayani.Carvalho 28/03/2019minha estante
nao gostei muito,mais seu comentario e sempre bem vindo, mais eu so acho que vc deveria diminuir as palavras que seria melhor para entender , dois bjs querida

Kath 30/04/2019minha estante
Tayani.Carvalho escrevo minhas resenhas para consultas futuras e para armazenamento da minha leitura não para agradar você. Se você tem preguiça de ler textos grandes ou simplesmente não consegue entender o vocabulário simplista que uso não é do meu interesse. Dois beijos, querida.

Mylena.Leticia 23/08/2019minha estante
@Tayani.Carvalho, a educação mandou abraços.

Maria.Oliveira 10/09/2019minha estante
eu gostei porque tem muitos contos em um livro so e os contos mais conhecidos por muitas adultos e crianças.

Raiza 08/10/2020

Terapia, que tal?
Definitivamente contos de fada não são histórias infantis. entre histórias racistas sexistas e um tanto assustadoras fico imaginando como é que muitas crianças conseguiam dormir depois de ouvir essas coisas.
Confesso que não conhecia algumas dessas histórias, como por exemplo "a pequena vendedora de fósforos", mas acho que poderia viver numa boa sem conhecer. É um livro interessante.
Tem uma lição de moral ao final de cada história, se é bom se é mal,cada um sabe de si.
Beca Sasso 29/10/2020minha estante
No livro "Mulheres que correm com os lobos" ela trás o significado psicológico da menina da caixa de fósforos. É bem interessante.

Raiza 29/10/2020minha estante
Obrigada por essa dica.

Dalvis Din 05/11/2020minha estante
Elas dormem bem e muito bem instruídas, a mente da criança se estrutura de forma diferente da nossa. Esses contos, sejam singelos ou cruéis enriquecem grandemente a educação e formação de uma criança.Em A Psicanálise Dos Contos De Fadas você pode conferir o quão elas são importantes para os pequenos.

Lucy 22/09/2016

Uma excelente seleção de contos, com a tradução maravilhosa de uma autora que me acompanha desde a infância, Ana Maria Machado. A leitura flui muito rápido, e é impossível não se emocionar. Os contos são todos muito bons, mas dois me fizeram mais feliz. Um, Pele de Asno, porque é um conto de fadas que eu não conhecia, e não sei há quantos anos não lia um novo. E A Pequena Sereia, na versão original de Andersen, que li muito pequena - um livrinho capa dura azul, empoeirado na biblioteca da escola. Lembro que quando o li, já tinha lido/assistido várias versões do conto, mas nada parecido com a versão original, e acho que foi o primeiro conto de fadas a me perturbar tanto. É uma delícia lê-lo de novo, mais de 10 anos depois, e saber que não perdeu o encanto.
Victorls92 09/06/2020minha estante
Me fez lembrar de que preciso ler Ana Maria Machado :)

Lucy 09/06/2020minha estante
Eu te empresto, amor! :)

Barbara Lima 29/06/2016

Resenha do blog Garotas entre Livros
Olá pessoal!

Hoje vou escrever sobre esse livro, organizado pela Zahar, que contém vários contos clássicos que embalaram a minha infância e acredito que a de vocês também.

O livro Contos de Fadas é uma coleção de várias histórias clássicas, a maioria voltada para o público infantil e todas com um teor de fantasia. A coleção é composta por 20 contos muito populares, alguns semelhantes, mas com a visão de outro escritor, além de uma breve biografia de cada autor e muitas, mas muitas ilustrações maravilhosas.

Eu realmente me senti voltando à infância durante a leitura dos contos, cada um me surpreendia de uma forma e me remetia a lembranças da minha mãe me contando essas mesmas histórias, só que modificadas para a forma como ela conhecia originalmente. Em vários momentos da leitura, me surpreendi com algumas passagens diferentes da que me recordava, para ser sincera, essa foi a primeira vez que revisitei os contos de fadas desde que eu era criança, então obviamente muita coisa era novidade, a principal é que nem todas as histórias têm um final feliz.

A maioria tem um teor instrutivo, lúdico e com uma lição ao final. Eu gostei muito de ler cada conto e conhecer a história de vários sem o encanto e a magia da Disney, foi interessante! E uma experiência prazerosa voltar à infância durante a leitura. Meus contos favoritos são o dos Três Porquinhos, A Bela é a Fera e o do Patinho Feio.

A edição é linda e a Zahar fez um trabalho espetacular! Virei fã da coleção “Clássicos da Zahar” e aos poucos estou adquirindo os meus. A edição é pocket, capa dura e muito bem acabada, folhas amarelas... é um livro pra amante dos livros não botar defeito. Parabéns novamente Zahar!

Espero que vocês tenham gostado e se você gosta de Contos de Fadas, não pode ficar sem esse livro, é certeza de que você vai amar!

Xoxo

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2016/03/resenha-140-contos-de-fadas.html
Thais 13/09/2016minha estante
E aquelas histórias originias de arrepiar?

Barbara Lima 14/09/2016minha estante
Não dá pra arrepiar, mas são bem diferentes das versões Disney rs

Czar 14/12/2010

Contos de fadas são atemporais e devem ser lidos por todos, em qualquer idade e em qualquer século.

Dessa edição os meus contos preferidos são os do Hans Christian Andersen, principalmente A Pequena Sereia (final trágico sim, mas poderia ser bem pior) e A Pequena Vendedora de Fósforos (incisivo).

Entre Perrault e Grimm, Chapeuzinho Vermelho está apresentado em 3 versões diferentes, não tem como desagradar ninguém.

É engraçado que mesmo voltados às crianças os contos sejam repletos de barbaridades, mas acredito que muito seria perdido sem esse lado macabro.

Um livro muito bonito e acessível, quem dera mais editoras brasileiras fizessem o mesmo tipo de trabalho cuidadoso sem ter que nos assaltar durante a compra.
Lu 10/04/2013minha estante
Concordo com você, tem muita coisa horrível nos contos, e vários trechos eu pulo ou amenizo enquanto leio para meu pequeno ! Aos poucos vou deixando mais realista.

Evy 30/09/2010

Encantador!
Mais uma linda e encantadora publicação da Editora Zahar. Desta vez uma coletânea de histórias famosas de nossa infância incluindo a biografia dos autores e 90 pinturas e desenhos raros de ilustradores célebres. Uma edição super charmosa e que não pode faltar na estante dos que, assim como eu, são apaixonados por livros. Além de me relembrar dos contos já conhecidos, nos quais destaco em especial "O Patinho Feio", "A Bela e A Fera" e "A Pequena Sereia", conheci novas histórias como "Pele de Asno", "A Princesa e a Ervilha", "Barba Azul" e "A pequena vendedora de fósforos" que destes foi o que mais gostei. Leitura totalmente recomendada para todas as idades!
Zambe 21/01/2011minha estante
Também fiquei conhecendo a história de Pele de Asno nesse livros, mas da Princesa e a Ervilha sempre foi uma das minhas preferidas. A pequena vendedora de fosforos é triste.

Davi 11/10/2010

Simplesmente uma edicão fantástica, me senti criança novamente. Ao ler essas estórias pude relembrar minha infância, quando morava no interior de São Paulo, onde minhas avós, minhas tias e meus pais contavam essas estórias pela tradição oral. A Editora Zahar está de parabéns pela excelente obra, edicão de luxo, capa dura,com ilustraçoes originais e 20 dos contos mais imporantes na noss literatura. Só fiquei triste por uma coisa: A chapeuzinho vermelho morre comida pelo lobo, rsrsrsr, snifffffff!!!!
vsc bibliotecária 29/10/2010minha estante
Poxa, mas precisava contar o final trágico de Chapeuzinho Vermelho? Eu não sabia :(

A.Maia 01/07/2018

Contos de Fadas
Este livro pode ser uma quebra da infância, para alguns, ao perceber que os contos não são bem como aparecem nos filmes. Porém, os ensinamentos e mensagens são mais fortes, em minha opinião, não focando na ideia do “felizes para sempre”! O meu conto favorito é o da Cinderela, já era pelas versões mais famosas dos filmes, e continuou sendo. Mesmo o sapatinho não sendo de cristal e sim de vidro, no caso deste exemplar.

Dizem que os contos, em suas versões originais, podem ter uma função quase terapêutica. Muitos psicólogos os usam para fazer algo no inconsciente vir para o consciente, através de algum sonho ou de alguma experiência que a energia da leitura traga.

Fora esse lado mais psicológico, os contos realmente mexem de alguma forma. Seja por meio da mensagem que cada um passa ou pela história como um todo. Cada conto tem um propósito e são curtinhos, entre 10 à 20 minutos se consegue ler um!

Contos Presentes:
- A Pequena Sereia;
- A Princesa e a Ervilha;
- João e o Pé de Feijão;
- A História dos Três Porquinhos;
- A História dos Três Ursos ou Cachinhos Dourados.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/
otima escolha,bjjs

Eliana 20/10/2020

Nostalgia
Muito bom reviver as histórias que tive muito contato na infância, apesar de que com novos olhos e lendo as originais é um pouco assustador de ser contar às crianças...
Dalvis Din 05/11/2020minha estante
Mas omitindo essas narrativas às crianças você estará poupando-as justamente do que os contos tentam mostrar: A crueldade do mundo e das pessoas e como tentar se defender deles. Lhe indico o livro A Psicanálise Dos Contos De Fadas, muito fácil de ler e gostoso. Você verá o quanto essas narrativas são essenciais à formação do ser humano, sejam elas singelas ou cruéis porque afinal é isso que somos e enfrentamos.

Karol Cremonini 16/04/2017

Contos de Fadas - Clássicos Zahar
Eu li esse livro no mês de março e acho que errei na forma de ler. Eu fui lendo história atrás de história, autor atrás de autor, e acabou ficando bem chata a leitura.

Acho que eu devia ter lido as histórias de um autor, dado uma pausa, lido outro livro, voltar nesse aqui e fazer da mesma forma. Enfim, quando pensei nisso já estava nas últimas páginas.

Ainda assim, algumas histórias me surpreenderam bastante por serem bem diferentes do que minha mãe me contava quando eu era pequena.

Confesso que a versão de João e o pé de feijão me deixou de queixo caído, fiquei pasma com a maldade contida. E a versão da Branca de Neve me fez perceber que ela é ainda mais sonsa do que eu já achava que era.

site: https://www.instagram.com/p/BSeLvbngFa7/?taken-by=estacao.literaria
Jac 28/04/2017minha estante
undefined

Izis Negreiros 26/09/2018

Uma ótima opção para presente!
Contos de Fadas é um compilado com os contos mais famosos de grandes autores, são alguns deles: os irmãos Grimm, Andersen e Perrault. Nessa edição produzida pela Editora Zahar você encontrará os contos originais, ilustrações diversas e muita aventura!

Confesso que essa edição da Zahar me conquistou desde a capa, pois é, adorei os desenhos que ilustram alguns dos contos presentes do livro e a cor rosa convidativa. A edição é em um tamanho entre o pocket e o livro físico normal, ponto que ajuda se você gosta de carregar um livro na bolsa como eu. A leitura é fácil e rápida por dois motivos: as páginas amareladas e o tamanho da fonte.

site: www.vidro-colorido.blogspot.com
sim,concordo plenamente minha querida[

Bia 21/07/2020

Bleh
Não curti muito. Estamos vivendo uma época diferente e algumas histórias não precisariam mais ser contadas. Que venham novos clássicos!
Dalvis Din 05/11/2020minha estante
Elas estão entre nós até hoje justamente por sua atemporalidade e porque ainda têm muito a ensinar, creio que muitos anos depois que morrermos elas ainda estarão por aí.

Rayssinha 04/10/2012

Fadas
Eu gostei muito do livro "Contos de Fadas", porque ele tem várias histórias que eu nunca tinha visto e que eu nunca tinha lido. Ele me ensinou contos novos e muitas histórias interessantes. Recomendo a leitura.
Breninha 04/10/2012minha estante
EU GOSTEI MUITO DO LIVRO"CONTOS DE FADAS"PORQUE ELE TEM HISTÓRIAS Q EU JÁ TINHA LIDO,MAS ELAS SÃO DIFERENTES DAS QUE EU LI!!!POR ISSO QUE EU GOSTEI MUITO DESTE LIVRO.E TAMBÉM RECOMENDO A LEITURA!!OBRIGADA TCHAU!!BJS