Contos de Fadas

Contos de Fadas Hans Christian Andersen...

Resenhas - Contos de Fadas

Vic 01/09/2020

Contos de Fadas (ou de terror?)
Definitivamente, este não é um livro para crianças.

Contos de Fadas traz as narrativas originais de histórias infantis muito famosas, como Branca de Neve, a Pequena Sereia e Rapuzel. Contudo, dado o contexto histórico em que os contos foram transcritos, o enredo pode ser um tanto quanto macabro para crianças do século XXI (confesso que eu fiquei horrorizada com alguns contos).

Entretanto, esta edição da Zahar é maravilhosa! As ilustrações trazidas ao longo dos contos são lindíssimas.
Karine.Fields 03/09/2020minha estante
Tô na metade... eu tô ficando com medo kkk.

Vic 03/09/2020minha estante
Fiquei horrorizada com o conto do Barba Azul

Beatriz 20/10/2020minha estante
São contos muito antigos, leitura interessante mas bem chocante né

Beca Sasso 29/10/2020minha estante
No livro "Mulheres que correm com os lobos", a Clarissa trás uma análise psicológica da história do Barba Azul. É uma história que prepara jovens para identificar possíveis predadores femininos.

Malu 02/12/2020minha estante
O conto do Barba Azul me da meno kk

Malu 02/12/2020minha estante
Medo*

Beca Sasso 10/12/2020minha estante
Mais medo ainda em saber que existem uns quantos Barba Azul que andam entre nós...

Ká! 06/01/2021minha estante
Nas apresentações no início do livro a autora deixa claro que como é um livro com contos mais fiéis possíveis à época, sofreram muitas críticas, porém eu achei legal eles poderem nos mostrar a forma REAL e não a totalmente diferente mostrada pela Disney, em alguns contos temos até traços de racismo da época.
Porém não podemos negar que pesados ou não, trazem ensinamentos e reflexões de uma maneira única num contexto bem diferenciado vendo agora do tempo presente.
Achei uma leitura cativante e interessante, nos faz viajar ao passado e imaginar como contavam essas histórias para educar as crianças.

Luna.Chagas 10/01/2021minha estante
Eu fiquei muito chocada com os contos KKKKK são bem pesados

Kaykay 24/01/2021minha estante
Eu tenho esse livro mas super acho de boa

Omniscient Reader 29/11/2022minha estante
Foi o conto do Barba Azul né? Pode falar, tbm foi um choque quando li

Lilian 19/07/2023minha estante
Achei interessante as três versões de Chapeuzinho Vermelho. Só conhecia uma delas.

Marjorie.Barticiotto 27/03/2021

Uma leitura boa
Ao ler resenhas falando desse livro, me pareceu algo menos apropriado para crianças, esperava um versão mais assustadora, em alguns contos isso se dava, mas não muito, mas com certeza alguns trechos não são apropriados para crianças. Gostei de reler os contos de fadas, alguns eu nem conhecia, outros tiveram finais diferentes das histórias tão conhecidas, uma boa leitura.

Deise.Ribeiro 22/05/2021

Fofo
Vale a pena adquirir este livro para aquelas pessoas que querem resgatar contos antigos que fazem parte da infância de todos nós, nas suas versões originais.

Kety 30/01/2021

Comprei o livro em 2011 ou 2012 e só li agora, depois que meu gosto pra leitura mudou bastante, então, não curti tanto quanto acredito que teria curtido em minha adolescência.

Não são mais considerados contos infantis. Todo mundo já ouviu falar sobre os irmãos Grimm e suas versões macabras de Cinderela ou A Bela Adormecida, né? Então, todos os contos tem um toque de violência e alguma lição sobre não confiar em estranhos, tomar cuidado com homens violentos e por aí vai...

Contamos com seis autores diferentes, sendo um deles desconhecido (A História dos Três Ursos) e uma mulher! Ela escreveu A Bela e a Fera, inclusive, enquanto lia me remeteu a adaptação cinematográfica de 2014! ?

Outra coisa que descobri durante a leitura é que nem todos são os contos originais! Ainda assim, é legal conhecer mais sobre as histórias que inspiraram tantos dos filmes e animações da nossa infância!

Kamy 27/11/2021

Não achei espetacular, mas é um bom livro.
Os contos são legais, bom pra passar o tempo. Ler um ou dois contos no fim do dia foi legal.
A maioria dos contos eu já conhecia, mas ainda sim me surpreendi, alguns detalhes são diferentes do que eu conhecia.

A.Maia 01/07/2018

Contos de Fadas
Este livro pode ser uma quebra da infância, para alguns, ao perceber que os contos não são bem como aparecem nos filmes. Porém, os ensinamentos e mensagens são mais fortes, em minha opinião, não focando na ideia do “felizes para sempre”! O meu conto favorito é o da Cinderela, já era pelas versões mais famosas dos filmes, e continuou sendo. Mesmo o sapatinho não sendo de cristal e sim de vidro, no caso deste exemplar.

Dizem que os contos, em suas versões originais, podem ter uma função quase terapêutica. Muitos psicólogos os usam para fazer algo no inconsciente vir para o consciente, através de algum sonho ou de alguma experiência que a energia da leitura traga.

Fora esse lado mais psicológico, os contos realmente mexem de alguma forma. Seja por meio da mensagem que cada um passa ou pela história como um todo. Cada conto tem um propósito e são curtinhos, entre 10 à 20 minutos se consegue ler um!

Contos Presentes:
- A Pequena Sereia;
- A Princesa e a Ervilha;
- João e o Pé de Feijão;
- A História dos Três Porquinhos;
- A História dos Três Ursos ou Cachinhos Dourados.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/
Tayani.Carvalho 28/03/2019minha estante
otima escolha,bjjs

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 21/10/2022

Bem, essa leitura foi bem decepcionante, tem conto repetido com finais diferentes, alguns beeeeeeem batidos mesmo como estamos acostumados, esperava mais novidades.

Tarciele.Guizilini 05/06/2021

Amei
Adorei esse livro porque traz aquela sensação que é bem vinda em todas as fazes da vida : uma boa história para contar, cheia
curiosidade e explorar a nossa imaginação e criatividade. Amei a experiência e se tornou um dos meus livros favoritos. Nem todas histórias são para crianças, mas não só as crianças precisam das histórias de contos de fadas.

Mi Rubin 21/03/2021

Contos de fadas numa abordagem mais original e sem tanta "romantização" da Disney.

E é bom conhecer as origens dos contos que me acompanham desde criança.

Leitura tranquila de ser feita e que vale a pena conhecer.

Teteu 09/01/2021

Incrível!
Sem dúvida a fama amável atribuída aos contos de fadas deve ser algo bem recente, pois lendo essa coletânea, qual não foi o meu espanto ao perceber que de infantil a maior parte dessas histórias não tinha nada. Ainda sim foi incrível e absurdamente interessante poder lê-los, visto que são um marco dos ensinamentos e da beleza da cultura da época.

Sem dúvida, essa edição da Zahar é impecável, e recomendo a todos que procuram os escritos originais desses contos.

anadelfinoo 15/10/2021

alguns contos foram bem gostosos de ler e outros foram bem tristes. gostei que conheci histórias novas, como a de pele de asno e barba azul. leitura fácil e sem enrolação. vou dar 4 estrelas pela edição primorosa da zahar, com destaque para as imagens e pelos contos selecionados. em suma, um pequeno livro que traz um grande tesouro histórico, recomendo!

Anthony 01/05/2021

Boa coletânea
Um bom recorte de contos, em versões agradáveis e com boa tradução. Já, algumas considerações da introdução são verdadeiras anomalias.

Duds 26/02/2023

Adorei
É um livro bem rapidinho de ler. Li durante o trajeto do trabalho.
Algumas histórias são bem parecidas com as que conhecemos, mas tem outras que o final me pegou de surpresa (por exemplo a da pequena Sereia). Gostei demais e pretendo reler depois.
Não indico para crianças muito pequenas, para elas é melhor os contos que estamos acostumados, porque algumas histórias podem ser meio pesadas...

Evy 30/09/2010

Encantador!
Mais uma linda e encantadora publicação da Editora Zahar. Desta vez uma coletânea de histórias famosas de nossa infância incluindo a biografia dos autores e 90 pinturas e desenhos raros de ilustradores célebres. Uma edição super charmosa e que não pode faltar na estante dos que, assim como eu, são apaixonados por livros. Além de me relembrar dos contos já conhecidos, nos quais destaco em especial "O Patinho Feio", "A Bela e A Fera" e "A Pequena Sereia", conheci novas histórias como "Pele de Asno", "A Princesa e a Ervilha", "Barba Azul" e "A pequena vendedora de fósforos" que destes foi o que mais gostei. Leitura totalmente recomendada para todas as idades!
Zambe 21/01/2011minha estante
Também fiquei conhecendo a história de Pele de Asno nesse livros, mas da Princesa e a Ervilha sempre foi uma das minhas preferidas. A pequena vendedora de fosforos é triste.

Gi Barrant 22/03/2021

Incômodo é o que esse livro me trouxe
Nos contos adaptados pela Disney, o racismo e o machismo são muito sutis e só os percebemos quando paramos para analisar.
Nessa coletânea, em vários contos é dito abertamente ?seus lindos braços brancos?, ?ela é uma toupeira preta?, entre outros...

Desde a apresentação da tradutora, senti que eu iria me incomodar, pois ela não critica esses posicionamentos. Pelo contrário: romantiza e diz ?o gênero (contos de fadas) era acusado dos mais diversos males: elitismo, sexismo, violência, moralismo, maniqueísmo [...] tratei de acentuar a importância de não nos perdermos desta tradição por simples importação de MODISMOS DE CORREÇÃO POLÍTICA?.
Cara, eu não consigo explicar a raiva que senti com a desmoralização de movimentos e lutas tão importantes por uma tradutora e, consequentemente, editora tão famosa.