Os Malaquias

Resenhas - Os Malaquias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Brulibooks 17/04/2024

Os Malaquias - Andréa Del Fuego
Os Malaquias é um romance que trata sobre a vida de três irmãos, separados ainda na infância após a morte do pais quando um raio atinge a casa onde vivem. A história acontece na cidade fictícia de Serra Morena, que poderia facilmente ilustrar alguma cidade do interior do Brasil há algumas décadas. A descrição do lugar, dos costumes e dos próprios personagens, ilustram a regionalidade e o discurso de um Brasil rural, assim como visto em outras obras de autores modernistas brasileiros. Além disso, a narrativa conta com alguns elementos do que se assemelha ao realismo mágico, principalmente quando cita os personagens Geraldina e Geraldo.

Os três irmãos seguem caminhos diferentes e a história explora cada um deles de maneira alternada, trazendo ao leitor a sensação de acompanhar a vida de cada um de forma individual, mas ao mesmo tempo na expectativa de um possível reecontro. Outra parte interessante são as mudanças que acontem na região, após a instalação de uma usina hidrelétrica, alterando não só a "paisagem" mas a vida dos habitantes de Serra Morena. E aqui eu vejo que o livro, pelo menos para mim, trouxe essa perspectiva da mudança como algo constante, sem extinguir o elo entre os pessoas, lugares e gerações.

Seja a conexão entre os familiares, ou o anseio por novos caminhos, todas as memórias ainda são e farão parte da história de cada um.
Apesar dos desencontros, a memória é parte da identidade de cada um.

JAQUELINE.ARGOLO 31/03/2024

Mais um drama familiar
A obra narra o drama familiar dos 3 irmãos Malaquias e seus (des)encontros e suas trajetórias após a morte dos seus pais.
Inicialmente, achei a história interessante, mas confesso que fiquei confusa, por vezes, ao longo da trama e com o final... Gosto de livros com capítulos e frases/parágrafos curtos, mas senti falta de maior desenvolvimento sobre personagens e de articulação entre as partes... Pela crítica/propaganda, esperava mais da obra...

Séia 24/03/2024

Os malaquias
Imagina uma leitura fluida que você fica tão conectada e pensa sobre o que vai acontecer mais adiante, então você precisa ler esse livro. Amei, como a autora consegue com muita sensibilidade impactar em cada linha!

anne ;) 19/03/2024

Em água turva, as substâncias não se vêem
Leitura densa, mas que flui, pelo ritmo e tamanho dos capítulos. Personagens enigmáticos que beiram o misticismo, sendo permeados por histórias e vivências paranormais que diferem do ambiente mais do que ordinário em que se dá a história. Final doloroso, com seus dois últimos capítulos sendo muito difíceis de digerir, apesar da sua previsibilidade. Na obra, a natureza dos encontros (ou não) trabalha e orquestra o que nos parece espontâneo.

arqueofarias 18/03/2024

Ótimo livro. Um maravilhoso drama familiar e suas relações entre si, com a memória, a paisagem rural e seus dissabores.
Poético. Melancólico. Fantasioso.

Alguns personagens poderiam ter sido melhor desenvolvidos.

Gostei.

isa.dantas 28/02/2024

Primeiro contato com a escrita da Andrea e gostei bastante. Existem trechos muito poéticos ao longo da narrativa e particularmente, gostei muito dos elementos fantásticos. Vamos sendo levados na esperança de que esses irmãos se reencontrem e também pela curiosidade do que vai acontecendo em suas vidas. Curiosa para ler outros livros dela.

Breno.GAmez 25/02/2024

Um livro diferente de tudo o que andei lendo nos últimos tempos. Com capítulos curtos e um tempo que passa hora rápido e hora devagar, Os Malaquias trata principalmente da memória, em todas as suas formas. Ao misturar o realismo clássico com fantasia, a autora faz um retrato de um Brasil interiorano que talvez já não exista mais. O pano de fundo da história, o encontro dos 3 irmãos, acaba ficando em segundo plano com os acontecimentos "mundanos" da vida dos mesmos, com um "quê" de fantasia. Vou levar uns dias para digerir e compreender o livro, provavelmente passando por uma releitura.
Mesmo assim, recomendo o livro, principalmente por causa desse retrato do interior do país, com seu próprio universo fantástico e realidade única

Julia 18/12/2023

UMA AGRADÁVEL LEITURA
Confesso que iniciei a leitura um pouco receosa, sem saber o que esperar da escrita da autora e sobre a história, mas acabei gastando.

Sinto, sim, que os personagens poderiam terem sido mais aproveitados, que suas personalidades poderiam ter sido mais exploradas. Fiquei com o gosto de uma escrita apressada demais, um tanto rasa.

Apesar disso, achei uma história cativante, gostei de ler sobre os Malaquias.

É daqueles livros que você lê rapidinho, sem dificuldade, resumindo em ?gostei, é legalzinho?.

um sólido 3,5 ??

Luciana 27/11/2023

Segundo livro que leio da autora, definitivamente gosto da forma que escreve, e mais ainda da coragem em escrever coisas fora da caixinha de uma forma fluída e orgânica.
Temos a história de Nico, Antônio e Júlia contada numa mistura de desgraças, encontros, desencontros e realismo mágico. Para ler com a mente aberta.

luizbrbs 27/11/2023

Andrea Del Fuego é incrível e qualquer coisa que ela escrever, eu vou ler. Uma história mágica com um pedaço muito grande de Brasil aqui.

Erica.Regiani 30/10/2023

Fui surpreendida por este emaranhado de romance sertanejo e realismo mágico, e já no segundo capítulo, deslocada no tempo, transportada para minha infância ? eu e meus irmãos na casa simples de madeira, no sítio onde morei até os meus 5 anos.
Certa vez um pé de eucalípto caiu durante a tempestade, e não sei o porque desta "suposta" segurança dos paranaenses de "entrar" debaixo da mesa sempre que chovia muito... rs.
Era isso toda vez!?

"Todos se recolheram, a noite ia grossa, o vento afrouxava as janelas. As telhas vibravam, num mínimo gesto a tempestade nasceria dentro de casa."

Na fictícia Serra Morena, o drama de uma família desfeita. Nico, Antônio e Julia, três irmãos que se veem orfãos quando os pais são atingidos por um raio, numa noite de tempestade.

Nico (Frederico), é adotado pelo "benfeitor" da região, dono de uma fazenda de café, para a qual ele vai trabalhar muito. Antônio, anão (termo usado no livro), vai para o orfanato administrado por freiras francesas e Julia, a caçula, vai trabalhar numa casa de família.

No desenrolar da trama, enquanto vivem separados, cada qual com suas muitas dificuldades, o vale onde moram é inundado, pois em nome do progresso, as propriedades são vendidas, a água é represada e uma usina hidrelétrica é construída.
Grande parte dos moradores se deslocam para a cidade... tão real isso, grandes empresas aumentando a fortuna e destruindo as belezas naturais.

Refleti tanto com esta leitura.
Três irmãos separados na infância por uma tragédia... eu e meus irmãos sem vínculo afetivo que nos una, conversamos o necessário, em mensagens curtas quando muito.

Um final que acaba de repente e tu pensa...mas já!

Literatura é terapêutica!
Como pode, uma história que alguém imaginou e escreveu, nos afetar?

Enxerguei nessas linhas um pedaço de mim que ainda dói, e que as vezes creio que só vai se curar em outras vidas.

Merecidamente agraciado com o Prêmio Saramago.

Nadia 28/09/2023

Bom!
O início achei maravilhoso, mas no decorrer do livro foi introduzido elementos de realismo mágico que não me agradou.

Marcus 29/08/2023

Quase bom
A forma vale mais que o conteúdo. O livro é muito bem escrito, a história muito bem amarrada. Mais pro final, descamba pro realismo fantástico e fica um pouco sem sentido.

marina.siqueira 24/08/2023

Mais um livro fluido e bem escrito, que marca o estilo de Andréa del Fuego. Dessa vez, com o realismo mágico, a autora traz críticas mais encobertas. Por vezes, não entendi muito bem aonde ela queria chegar, mas foi uma leitura diferente que valeu a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5