O Cerco

O Cerco Kathryn Lasky

Resenhas - O Cerco

brunes 17/07/2021

Arrastado assim como os três primeiros.

Um ponto que me chamou muita atenção foi o cuidado da editora Fundamento na edição dessa série. A diagramação é muito boa e a parte gráfica é muito bonita.

Chefa 10/03/2011

Continua empolgante... ;)
Bom, junto com Como treinar seu Dragão, essa é uma das minhas séries infantis favoritas; embora esta não seja tão infantil assim! Tem um pouco de violência, morte, até sangue, como qualquer série de aventuras, e sempre fico aflita com Soren e seus amigos! Amo cada um com sua personalidade marcante!
Desta vez Soren tem que passar por espião, e não vai ser fácil! E a árvore, seu novo lar, está ameaçado!! Os Puros querem destruir os Guardiões e firmar seu império!
É uma série que ensina muito! Mostra que somos todos iguais, não importa a 'espécie' que somos! Também fala de amizade, confiança, amor em tudo o que faz...não é tão infantil, mas com certeza é muito fofa!

sobre os outros livros e continuação da resenha: www.recantodachefa.com.br

Camila 28/04/2011

O Cerco
Nesse quarto livro da série, os personagens já estão crescidos e cheio de responsabilidades. A esquadra liderada por Soren parte numa missão inesperada e muito perigosa. Na missão, descobrem que a grande árvore de Ga' Hoole está correndo grande perigo. Depois de uma pausa entre o terceiro e o quarto livro, voltei a me animar com essas corujas!! rs...

www.leitoracompulsiva.com.br

Mari 03/02/2022

Perfeito, envolvente e apaixonante!
Nesse livro mostra a força das corujas, da Árvore, como que o sentimento de superioridade pode levar a guerra..

Dudi 27/03/2022

Pouco avanço na trama
No geral eu acho que esse livro pouco contribuiu para a trama. Me parece que é um “vai e volta” na situação que a trama parece estar estagnada. Soren e seus amigos são colocados em um esquadrão e vão investigar novamente a academia e uma possível influência dos puros. Conseguem algumas informações (que ao meu ver me parecem um tanto quanto óbvias) e eles partem para casa. No caminho, após alguns percalços, descobrem que haverá um ataque dos puros à árvore, o que faz com que retornem rapidamente e todos na ilha começam a elaborar um plano para conter os ataques. Aparentemente existe um espião entre eles (que eles não conseguem confirmar, mas que é muito óbvio) e após um plano alternativo de Soren eles conseguem dispersar os ataques inimigos. Basicamente nada se resolveu ou avançou significativamente neste enredo. Ao final, parece que a batalha pode ter levado algumas corujas ao amadurecimento (devido as perdas na batalha) e que pode ocorrer uma mudança de comportamento nos próximos livros. É ler para descobrir.

Psychobooks 28/01/2012

Sabem que continua me perseguindo a mesma impressão de antes: muita enrolação para poucas revelações.
Esse quarto livro já começa com algumas novidades e acompanhamos uma nova visão na série. Trata-se do irmão de Soren, Kludd, que finalmente compartilha sua história completa e mostra seu lado, frio, calculista e cruel.
E é aí que as coisas ficam mais interessantes. Em nenhum momento durante os três primeiros livros a autora Kathryn Lasky nos poupa da violência existente ou esconde alguma informação, pelo contrário, mostra tudo e aponta o dedo para os culpados. O que realmente me chamou a atenção nesse novo enredo foi a crueldade exacerbada e vista sob um novo olhar. Soren amadureceu, sua percepção – assim como a de seus amigos – também está mais madura, e por conta disso, toda a violência que ele presencia se torna mais palpável.
A narrativa continua em terceira pessoa, acompanhando a visão de cada coruja, dependendo do que a autora resolve mostrar. Claro que o foco na série continua sendo Soren e sua Esquadra, porém, percebi que a esperta Gylfie perdeu um pouco da atenção, que agora é dada para Otulissa.
A Lenda dos Guardiões foi uma série que, em minha opinião, se perdeu um pouco pelo tamanho. A história do livro começa, se atropela e termina… Tudo muito rápido, mas não dinâmico. Analisando as leituras anteriores percebi que a autora poderia muito bem ter feito desses 4 livros um só. Bastava aparar algumas arestas, sintetizar alguns acontecimentos e pronto.
Realmente não sei o que será da série para mim daqui por diante. Houve uma queda significativa da qualidade do enredo no terceiro livro, o quarto melhora um pouco, mas não ao ponto de me fazer ficar ansiosa pela continuação da série…

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/12/resenha-o-cerco.html

Emily Annie 07/07/2012

Título Original: The Siege
Ano de Lançamento: 2004
Número de Páginas: 224 páginas
Editora: Scholastic/ Fundamento

Sinopse: Não há dúvida de que o maior pesadelo da vida de Soren foi o tempo que passou na Academia S.Aegolius para Corujas Órfãs. Mas… e se for preciso voltar até lá para descobrir segredos preciosos para a Grande Árvore Ga’Hoole? Diante dessa importante – e perigosa – tarefa, a coruja-de-igreja, acompanhada de seus amigos, deve retornar a S.Aggie e reviver momentos que preferia esquecer para sempre.

No quarto livro da série, Soren e Gylfie precisam voltar ao pesadelo de St. Aggie, mas desta vez, na companhia de Crepúsculo, Digger e Otulissa.
O livro começa com Bico de Metal enraivecido e sofrendo devido a mascara derretendo em sua face.
Com certeza um dos melhores momentos do livro é a revolta de Otulissa. É quase impossível mão passar a gostar mais dela após o feito contra Dewlap.
Falando mais um pouco sobre Otulissa, ela mudou bastante, principalmente no fim do quarto volume. De uma coruja chatinha e comportada ela vai para uma sem tantas restrições, capaz de criar um plano de vingança sem pensar duas vezes.
E a Dewlap... Bem, não sei se eu não fui com a cara dela eou ela é que é chata. Acho que a segunda opção.
O livro é bem cativante, mas a ação começa a partir do capítulo 18. Gosto mais dele a partir do 21, quando as corujas ficam cercadas e presas sem comida na Àrvore Ga’Hoole.
O Cerco não é o meu livro preferido da série, mas também não desgosto da obra.

“A sua fúria será a jóia da minha coroa.
A sua fúria me queima como as fogueiras de Naftur, Deus das chamas.
A sua fúria é o sangue que percorre minhas veias e me faz viver. ”

(Resenha também disponível em www.noscontamos.wordpress.com !)

Inlectus 07/06/2016

Bom demais.
Como todos dessa coleção, muito bom!

Livia Oba 01/04/2021

Definitivamente possui mais detalhes que o filme. A história fica emocionante cada vez mais que lê. Ansiosa para ler o próximo porque essa série de livros é muito boa. Recomendo para todos, não é só um livro infantil. Aprende-se muito come essa leitura.

Igor14 18/05/2022

O cerco
Após descobrir quem é Bico de Meta, Soren é obrigado a voltar ao local onde tudo começou, lá descobre planos perigosos e se inicial uma grande guerra entre as corujas.