O Segredo do Reino

O Segredo do Reino Mika Waltari

Resenhas - O Segredo do Reino

Nivia.Oliveira 11/11/2023

Imagine chegar em Jerusalém justamente no momento em quem Jesus está sendo crucificado. Esse é o caso de Marcus, um filósofo romano que havia partido de Alexandria em busca de um sentido para a própria vida.
Inquieto com os últimos acontecimentos e impressionado com as tradições judaicas busca explicações no meio do povo. Dentre eles, personagens bíblicos como o Cirineu (o homem que ajudou Jesus a carregar a cruz), Claudia (esposa de Pilatos), Maria Madalena, o discípulo Mateus.
Segue na esperança de encontrar aquele Homem pouco comum. O pensamento é confuso, mas o sentimento é de paz, por incrível que pareça. Ele quer penetrar naquele mundo diferente, preconizado pelo “Rei dos Judeus”: o Novo Reino. Marcus se sente barrado porque também tem estigmas: o sangue romano.
Pode a fé nos transformar num novo SER? Voltar para casa e ser capaz de dar testemunho de um mundo que nunca viu? Se nos transformamos ao longo do caminho, é isso que levamos...

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/

regifreitas 01/08/2023

O SEGREDO DO REINO (Valtakunnan salaisuus, 1959), de Mika Waltari; tradução Regina Regis Junqueira.

Esta é a segunda leitura de um autor nórdico no mês de julho. O primeiro foi PARAÍSO & INFERNO, do islandês Jón Kalman Stefánsson. Agora, o romance histórico O SEGREDO DO REINO, do finlandês Mika Waltari.

O protagonista aqui é Marcus Mezentius Manilianus, um jovem na faixa dos trinta anos, que se encontra exilado em Alexandria, no Egito. Ele teve que abandonar Roma depois que seu caso com uma mulher casada se tornou público. Essa mulher é Túlia, e Marcus espera por ela em Alexandria. Enquanto isso, ele passa seus dias usufruindo dos prazeres, festas e distrações proporcionados pelo local.

Marcus também busca em seus estudos de filosofia um sentido para a vida, frequentando uma biblioteca em Alexandria. Será nesse local que ele tomará conhecimento de uma série de escritos e previsões sobre o surgimento de um novo líder entre os judeus, a quem eles denominam de Messias. A curiosidade sobre o assunto o levará a empreender uma viagem à Jerusalém, a Cidade Santa desse povo.

Marcus chegará em Jerusalém justamente no dia em que um galileu, a quem é atribuído uma série de milagres, é crucificado, juntamente com dois outros ladrões locais. Waltari, a partir daí, colocará seu protagonista em contato com uma série de pessoas que travaram conhecimento ou conviveram com Jesus. Marcus sai em busca de uma resposta para o que seria o tal "reino" propagandeando por Jesus e seus discípulos. Nessa jornada, o rumo de sua vida se modificará definitivamente.

A reconstituição feita por Waltari do período é bastante detalhada, o que deve ter demandado muita pesquisa. Um dos pontos de destaque é como o autor descreve os discípulos, como homens do seu tempo, repletos de falhas e preconceitos. Mesmo tendo convivido com Jesus, eles divergem em muitos pontos sobre seus ensinamentos.

Me interesso bastante por obras que retratam esse período e essa personalidade que foi Jesus, principalmente enquanto figura histórica. Assim, gostei muito do que o autor fez aqui.

ranester 06/09/2022

Um título religioso, mas muito envolvente
Amei ler esse livro. Me tirou do tédio e trouxe uma visão diferente sobre religião, de um modo positivo.
Situações clássicas bíblicas, de um ponto de vista bacana e sensato.
O narrador é um personagem fictício que relata sua experiência com Jesus. É muito bonito e emocionante de ler.

Carlos Nunes 02/12/2020

Descobri esse livro por acaso, após fazer a leitura de O ROMANO, do mesmo autor. Pesquisando, descobri a existência desse livro, que é anterior àquele. São duas obras independentes, mas que estão bastante conectadas, pois a personagem principal de O ROMAN, Minuto, é filho de Marco Maniliano, personagem central deste livro.
Ele é um jovem romano, de família abastada, que durante seus estudos em Alexandria, capital cultural da Antiguidade, toma conhecimento com vários escritos de todo o mundo, e vários deles citam uma profecia que se cumpriria em Jerusalém, por volta daquela época. Intrigado, ele parte para lá, e chega exatamente no momento da execução de Jesus.
Curioso para saber sobre o homem que vira ser crucificado, ele vem a saber que se tratava de um profeta, como enorme sabedoria e grandes poderes, e que tivera a ousadia de se declarar rei dos judeus. Achando toda essa história muito estranha e improvável, mas curioso com grande fascínio que aquele homem exercia sobre todos, ele inicia uma grande peregrinação por todo o país, e conhece várias pessoas que tiveram contato com Jesus, como alguns dos apóstolos, Maria Madalena, Zaqueu, Nicodemos e vários outros personagens bíblicos, e vai formando sua opinião a respeito de Jesus, tentando descobrir o segredo do seu reino.
É um romance histórico muito bom e, apesar do tema, não é doutrinador. As personagens aqui são bem realistas, com erros e acertos, desvios de caráter e sujeitos a todas as emoções humanas, fugindo do lugar-comum de retratar os apóstolos como pessoas santas e perfeitas. Vale muito a pena conhecer.

Monocromatico 06/02/2009

O autor costura a trama colocando seu personagem em confronto com os coadjuvantes mencionados nos evangelhos - ele entrevista Pilatos, Nicodemos, Lázaro e suas irmãs, Simão de Cirene, Maria Madalena, os apóstolos, e outros - e retira o véu maniqueísta que os encobre e os santifica (ou demonifica) nas escrituras, dando-lhes caráter humano, falível. O romano pragmático, ao olhar para a cruz, imediatamente acredita que Jesus é o Cristo, mas só no final ele percebe o que é necessário para se entrar no seu "Reino".