O Segredo do Calígrafo

O Segredo do Calígrafo Rafik Schami

Resenhas - O Segredo Do Caligrafo

Almerissa 07/09/2012

Confuso
Um livro que eu não recomendo a ninguém, é muito confuso e cheio de descrições de TODOS os personagens possíveis. a história se perde em meio a tanta descrição.

Volnei 17/02/2013

O segredo do caligrafo
Este romance narra a trajetória de damasceno, Hamid Farsi, e de sua esposa Nura, ao mesmo tempo em que desvenda a história da caligrafia e da própria nação síria na década de 50. A trama é encenada nas ruas apertadas de Damasco, a capital do país. Nelas se dissemina velozmente um rumor insistente – o desaparecimento da linda mulher do protagonista, um célebre calígrafo.
Aparentemente a jovem esposa tinha tudo que poderia desejar, mas na intimidade ela se consome com o comportamento frio e arredio do marido, um muçulmano com quem foi obrigada a se casar por pressões familiares. Cansada de ser apenas uma serva em sua própria casa desde o momento em que se casou, ela procura o amor que lhe falta nos braços de outro homem.

Na primeira parte deste livro, intitulada Primeiro Núcleo da Verdade, Farsi é um personagem que imediatamente conquista a antipatia do leitor. Obcecado por seu trabalho, parece se dedicar somente a seu projeto utópico, reformular a língua escrita e falada em sua terra, sem se ater aos riscos que corre e aos adversários que coleciona, os quais podem ser os responsáveis pelo sumiço de Nura.

Desde muito jovem o sírio é celebrado como um expert no campo da caligrafia. Ele traduz em sua escrita a mais cristalina beleza da poética árabe. Mas Farsi se sente cada vez mais limitado em seu trabalho por considerar a necessidade urgente de fortalecer seu idioma; enquanto isso não for possível, suas perspectivas profissionais permanecerão limitadas.

Assim, ele se devota de corpo e alma a sua missão de realizar a tão sonhada reforma linguística. Nura desconhece os projetos de Farsi; tudo o que ela vê e sente é seu aparente desprezo por ela. Enquanto isso, a muçulmana se apaixona por um cristão, aprendiz de seu marido, um rapaz que esbanja juventude e inteligência; nasce entre ambos um sentimento ardente e intenso, intrincado e incoerente. Ao mesmo tempo ela é cortejada por um árabe que tenta seduzi-la com as próprias caligrafias produzidas por Farsi.

Na segunda parte da obra, denominada Segundo Núcleo da Verdade, o leitor tem a oportunidade de conhecer melhor o calígrafo, de entrar em contato com sua versão da mesma história, e de perceber suas reais motivações. Paralelamente à biografia fictícia de Farsi o autor apresenta a história real da caligrafia na cidade de Damasco e, consequentemente, da própria Síria no período retratado neste romance.

Rafik Schami nasceu em 1946 na cidade de Damasco, na Síria. Em sua terra natal ele criou e administrou um jornal mural denominado Al-Muntalek. Ao completar 25 anos ele foi para a Alemanha e aí estudou química, atuou em diversas áreas e, finalmente, a partir de 1982, dedicou-se exclusivamente à prática literária.

Hoje ele é um escritor consagrado, autor de obras premiadas e vertidas para pelo menos 24 línguas. O Segredo do Calígrafo foi lançado originalmente em alemão, já que Rafik continua a residir na Alemanha, e deste idioma germânico traduzido para o português pela editora Estação Liberdade.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br