Purgatório

Purgatório Dante Alighieri...

Resenhas - A Divina Comédia - Purgatório

Jhow Freitas 07/04/2024

Confuso demais pra mim
Não me encontrei na história, achei uma leitura bem cansativa, porém entendo caso alguém tenha gostado. O inferno eu amei o livro, mas esse não me encontrei, então vamos para o paraíso e ver se gosto também

Matheus 01/03/2024

Purgatório - Dante Alighieri
O Purgatório, a segunda parte da Divina Comédia de Dante Alighieri, é uma jornada épica através do reino intermediário entre o inferno e o paraíso. Dante e seu guia, Virgílio, viajam através dos sete círculos do purgatório, onde as almas expiam seus pecados antes de alcançar a redenção final. Cada círculo representa um pecado capital, como orgulho, inveja e luxúria, e as almas são submetidas a diferentes formas de purificação que refletem seus pecados terrenos. A narrativa é rica em simbolismo e alegoria, com imagens vívidas que retratam a busca pela purificação da alma e a busca pela salvação. Ao longo do caminho, Dante encontra personagens históricos e mitológicos, além de pessoas que ele conheceu em vida, todos eles oferecendo lições sobre arrependimento, perdão e redenção.

Fabricia82 19/10/2023

Dante e Virgílio prosseguem sua viagem rumo ao Paraíso terrestre. Agora eles deverão passar pela porta estreita do Purgatório, lugar no qual as almas são purificadas para enfim alcançarem o paraíso. Esse lugar é formado pelo antepurgatório e mais sete círculos, cada um representando um pecado capital. Ao iniciar a caminhada, Dante recebe sete Ps na testa que serão apagados um a um , conforme avança os círculos ou cornijas. Antes de entrar no Paraíso e, enfim, encontrar sua amada Beatriz, é preciso ser purificado pela parede de fogo. Aqui, proibido de entrar no Paraíso, Virgílio se despede.

Oljo 21/06/2023

Onde os vivos tocam os mortos!
No purgatório, Dante recebe sete P's que lhe são cravados na testa, representando as marcas do pecado e conforme ele ascende os P's vão sumindo como sinal de que ele deixa para trás toda falha e se arrepende, uma forma de purificação. Além disso, o purgatório tem formato inverso ao do inferno que vai se afunilando para baixo, enquanto que o monte do purgatório (criado quando da queda de Lúcifer) se afunila para cima até chegar nos círculos do paraíso.

Outro fator interessante é a abordagem nessa parte do livro sobre como as rezas de pessoas vivas ajudam as almas do purgatório a subirem ao céu, Dante inclusive presencia uma delas se elevar em um estrondo em decorrência de orações terrenas.

A diferença entre os bens terrenos e os bens celestes também é abordada aqui. Os bens celestes, ao contrário dos terrenos, não diminuem ao serem repartidos, mas se tornam mais abundantes. É uma das passagens mais bonitas do livro.

E talvez essa seja só interpretação minha, mas Dante tem uma visão de Beatrice colhendo flores que é o prenuncio de que ele está chegando ao Paraíso, supondo que cada pessoa tem uma ideia diferente sobre o que é seu próprio paraíso, ou quem, me perguntei o que ou quem eu veria no lugar dele.

Entende-se aqui também, quando São Lucas , o médico, é citado que o homem é o animal mais caro à natureza.

Josué 22/11/2022

Decepção
Finalizado na força do ódio, não recomendo a trilogia a ninguém, arrependimento em ter adquirido e lido, é muito grande!

Zicatti 22/10/2022

Chato demais. No primeiro livro "inferno", a descrição do que ocorria alí era muito mais interessante (e engraçada). Nesse aqui, não acontece nada de legal, as punições do purgatório são completamente irrelevantes e "normais". Talvez seja o propósito? Sim! Mas ainda sim, bem chato.

Bárbara_22 26/08/2022

Foi meio lerdo o livro, o Inferno eu pude sentir mais o que Dante expressava, neste eu fiquei até com preguiça

Vi 26/07/2022

esse aqui foi sofrido, viu. um lenga lenga, uma chatice. se deus for tudo isso aqui mesmo, além de tirano, é um baita sádico.
Pedro 26/08/2022minha estante
Deus não é tirano ou sádico. Ele é Amor e Justiça.

Vi 26/08/2022minha estante
aprende a interpretar texto, faz favor

Pedro 26/08/2022minha estante
Aprendi isso há muitos anos, minha linda.

Maiara 31/03/2022

Muito bom!
Confesso que não dou nota máxima pois pela idade nova e falta de conhecer a maioria das referências históricas (mesmo com as notas, que são muitas e podem acabar se sobrepondo) não tive uma experiência completa do livro. Inferno eu li em uma matéria na faculdade dedicada ao livro, com certeza aproveitei muito mais. Futuramente, daqui +10 anos, lerei novamente e farei outra análise de minha experiência.

Faluz 20/01/2022

PURGATÓRIO - A DIVINA COMÉDIA - DANTE ALIGHIERI
Dante segue o caminho no Purgatório, encontrando figuras conhecidas que aguardam para a entrada no Paraíso. Ao final, no Plano do Paraíso Terrestre, perde Virgílio e encontra Beatriz, seu grande amor.

Paula Renata 13/01/2022

Dante relata poeticamente os sofrimentos e aflições vividas pelas almas no purgatório antes de partirem para o Paraíso.
Fica aí poeticamente a dica para nos convertermos e tentarmos reparar os nossos erros ainda em vida, para não purgarmos sem poesia após nossa morte.

Nivia.Oliveira 23/12/2021

Depois de ler Inferno, pulei o purgatório e fui direto par ao Paraiso. 😁 Talvez tenha algo simbólico nisso: não estava no momento de me expurgar 😁 Mas tinha que finalizar a trilogia de Dante!
Mas foi interessante porque pude entender o porquê de Virgílio não estar no paraíso, embora ainda guiasse Dante pelo purgatório! Também fiquei compungida com os castigos para a expiação... para mim eu já estava no Inferno! 😅
E essa vida já não é um purgatório? Será que se esse TOUR pelo Inferno 🔥, Purgatório ⛓️ e Paraiso ☁️ fosse real, nós nos tornaríamos seres humanos diferentes?
Muita gente evita ler esses livros temendo a dificuldade. Eu achei o primeiro difícil depois você entra no espírito e fica mais fácil, mas é necessário consultar personagens históricos e mitologia... coisas que eu adoro!

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Cris.Aguiar 16/12/2021

Cada vez mais apaixonada
Um livro que em vários cantos me deu nó na garganta.
Aqui o embevecimento de Dante ultrapassas suas críticas aos inimigos de sua época, nos traz muito mais sobre a história política e a atuação da Igreja.

Nesse livro, deixa-se bastante de lado a parte mitológica e foca-se no Divino com mais completude por palavras e através de Beatriz, símbolo da Revelação Divina para Dante.

Maravilhoso!

Rosangela Max 11/12/2021

Dando sequência a leitura?
Nesse volume, a maioria dos comentários é bom, embora tenha mais comentários vagos do que do volume anterior. E menos ação também.
É impressionante como o autor retrata os sentimentos do Dante e das almas que ele vai encontrando pela travessia. No Inferno era possível sentir todo o sofrimento e angústia. Já no Purgatório, há a espera e a aceitação.
No final da travessia pelo Purgatório é apresentado um prelúdio de como será no Paraíso e é possível perceber que será emocionante.