Haroun e o mar de histórias

Haroun e o mar de histórias Salman Rushdie

Resenhas - Haroun e o Mar de Histórias

Cartola de Bigode 12/06/2023

É um bom livro com uma história divertida de ler.
É uma história divertida e um mundo de fantasia único, a aventura é contada de forma leve e descontraída, mas chegando na metade pro final senti que a leitura tava meio arrastada e meio cansativa, deve ter sido coisa minha por causa das pausas na leitura, mas só terminei esse livro porque me forcei a terminar.
Mesmo assim recomendo a leitura caso esteja procurando uma leitura simples.

bia.aps 24/05/2023

Kahani
"Nada vem do nada, Ladrãozinho; nenhuma história vem do nada; as histórias novas nascem das velhas. São as novas combinações que fazem com que elas sejam novas."

"Você pensa que é fácil para uma garota conseguir um emprego desses? Você não sabe que nós, meninas, temos de enganar as pessoas todos os dias da nossa vida, para conseguirmos qualquer coisa? Agora você, deve ter recebido tudo na vida numa bandeja de prata! Aposto que te deram tudo na boquinha, com uma colherzinha de ouro; mas tem gente que precisa lutar na vida!"

"Qual o sentido de se dar às pessoas Liberdade de Expressão, e depois dizer que elas não devem utilizá-la? E não é o Poder da Palavra o maior de todos os Poderes? Então decerto deve ter plenas garantias de exercício!"

"Perdemos o contato com as nossas origens, nossas raízes, nossa Nascente, nossa Fonte! São histórias chatas, não interessam mais, é o que dizíamos; não há mais demanda, há excesso de oferta. E agora olhem, olhem só! Sem cor, sem vida, sem nada. Estragadas! Arruinadas"

"É assim que são as sombras; mesmo quando são bem nítidas, o contorno delas não é tão bem definido como o das coisas reais, substâncias."

"Por que implicar justamente com está coisa impossível?"

nicacio 03/01/2023

perfeito, eh bem bobinho pq claramente eh infanto juvenil mas eh mt legal ficar umas 3horas dentro daquele mundinho estranho.

Joelmy 18/12/2022

Uma ode as histórias
Divertidíssimo, é a história de uma saga completa em 170 pág. Reviravoltas e emoções, tudo isso entregue de forma ireverente e divertida. Super recomendo.

Kirla 31/03/2022

Eu amei esse livro! Ele é leve e delicioso de ler! Acompanhamos nele o jovem Haroun, que junto com amigos inimagináveis precisa salvar o mar de histórias, que até pouco tempo atrás ele nem acreditava que existia. Juvenil e fantástico, é uma leitura ótima para férias!

Karol 15/08/2021

Divertido
"Haroun e o mar de histórias" é uma fábula infanto-juvenil sobre a opressão e a perda da liberdade de expressão. O garoto Haroun vê a mãe abandonar a família. Como consequência, o pai, famoso contador de histórias, perde a imaginação. Para ajudá-lo, Haroun viaja para a lua invisível de Kahani e, ao lado de personagens fantásticos como Iff e MasMas, se envolve na missão de salvar o Mar de histórias e resgatar a princesa Batchit. O livro me lembrou, por diversas vezes, a aventura de Bastian em "A história sem fim", de Michael Ende.

Cleber 27/03/2021

Uma fábula sobre as histórias
Imagine viver em um lugar só de tristezas, onde a unica alegria vêm de um contador de histórias, que vai de cidade em cidade falando sobre as maravilhas do mundo. Mas algo muito ruim acontece e o contador de histórias não tem mais as histórias para contar.
Salman Rushdie conta uma fábula, cheia de encanto, sobre o menino Haroun que busca encontrar o mar de histórias e salvar seu pai e todo país.

AdemarSilveira 24/12/2020

Haroun e o Mar de Histórias - Salman Rushdie - Nota 8/10
Haroun e o Mar de Histórias é de fato um livro infanto-juvenil escrito por Salman Rushdie e publicado em novembro de 1990 e foi o primeiro romance do autor após o livro Versos Satânicos, que foi proibido de ser publicado em vários países e Salman escreveu a história para seu filho entender um pouco sobre liberdade de expressão.

A história é repleta de humor e muita ação, a história de Haroun, um menino que sai pelo mundo disposto a encontrar uma maneira para quebrar a maldição que atingiu seu pai, Rashid Khalifa, um contador de histórias que não consegue exercer seu ofício desde que Soraya, sua esposa, o abandonou. Ao longo do livro o protagonista faz alguns amigos que irão ajudar a enfrentar o sobrenatural e derrotar um mago perverso, Khattam-Shud, o arqui-inimigo de todas as histórias e até mesmo da própria fala onde seus seguidores fizeram voto de silêncio (costurando a boca e até mesmo colocando um zíper paraol os habitantes não falar).

O livro é repleto de metáforas e simbolismos, além de apontar para inúmeros problemas vividos pelo subcontinente indiano, com inúmeros trocadilhos e anagramas.

É uma leitura gostosa e rápida.

Suzana Monteiro 25/10/2020

Não sei se escolhi o livro certo pra começar meu contato com salman rushdie. Dei uma pausa na leitura lá pelo meio do livro porque ele não tinha me cativado tanto e eu estava com outras leituras obrigatórias mais urgentes na época. Do meio pro final eu li bem rápido, mas mais porque eu queria me livrar do que por estar achando a história instigante. É um livro engraçadinho, de primeira parece infantil mas depois fica bem claro que é pra todos os públicos. De forma leve ele consegue tratar de diversos temas como família, depressão, pobreza, liberdade de expressão... eu gostei, mas não é aquela coisa UAU, sabe?