A comédia trágica ou tragédia cômica de Mr. Punch

Neil Gaiman
Dave McKean

Resenhas - Mr. Punch

leticia.ortiz.5 20/12/2014

Sobre memórias de tempos atrás
Memórias de infância não são lineares e concisas. Na verdade, são sempre sobre momentos. E momentos são sobre sensações, percepções e sentimentos. Neil Gaiman consegue transmitir isso de forma incrível. É impossível não se identificar com algum momento do passado.
Nós, quando crianças, estávamos imersos no mundo dos adultos sem sermos capazes de realmente compreendê-lo. Coisas simples podiam ser assustadoras pois não a entendíamos bem. E o que dirá das coisas de fato assustadoras como doenças, mudanças ou segredos?
Uma frase traduz bem: "Eu vivia numa terra de gigantes naquela época. Todas as crianças vivem".
A literatura de Neil Gaimam sempre vale a pena. E as ilustrações de Dave McKean são cereja do bolo.

Vitor850 08/06/2014

A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch
Esse foi outro livro, ou melhor dizendo HQ que eu li no domingo. E também o segundo do Neil Gaiman que leio, mas não sei se posso falar segundo, porque esse é uma HQ e o primeiro um livro de contos, clique aqui para ler minha opinião de Coisas Frágeis I. Bem, esse é a segunda obra que leio de Neil Gaiman, ficou melhor assim, rs. A história desse HQ é um pouco confusa, mas eu acabei entendendo-a, e o que Gaiman queria passar, só espero que consiga escrever aqui. Os traços feitos por Dave McKean são incríveis e sombrios, o que deixa o tema da perda da inocência mais evidenciado. Não sei por onde começar, é complicado, rs.
Esse garoto, que não sabemos o nome, ou pelo menos eu acho que não sabemos, é quem conta a história, desde uma visita feita à casa dos avós aos quatro anos até esse última, com oito. Ele faz essa viagem à casa dos avós porque está com catapora e sua mãe está grávida, o que acaba gerando um risco para o bebê. Mas essa visita prolongada acaba se tornando mais do que uma viagem. Um dia seu avô Arthur sai para pescar e leva o garoto junto, mas ele logo fica entediado e fica caminhando na praia até ver uma barraca de marionetes em que ocorria um espetáculo, o de Mr. Punch, e quando o menino chega, Punch está matando o seu próprio bebê, e é aí que vemos como a peça é perturbada e amoral para uma criança assistir. Mas o garoto fica com medo e vai ao encontro do avô.
Depois dessa pesca as coisas nunca mais serão a mesma para o garoto. Seu avô tem um pequeno negócio, parecido com um parque de diversão, que está falindo. Ele leva o garoto lá algumas vezes, e todas as vezes coisas entranhas acontecem. É lá que o garoto conhece Swatchell, o dono e controlador das marionetes, onde ele mostra seus fantoches e marionetes, só não mostra Mr. Punch alegando que se ele mostrá-lo, Punch terá vida própria e ele fará tudo o que quiser, e é claro que o garoto fica com medo. Também tem o tio-avô Morton, um corcunda que sempre aparece por lá também, e que o garoto nunca soube onde ele mora ou se casou, nada. Morton também é muito misterioso e sombrio, mas até que o garoto gosta dele.
A HQ é marcada por cores escuras, como o preto e o vermelho sangue, o que a deixa mais sombria ainda. Não temo mais o que falar dela senão conto spoilers grandes. A leitura é bem rápida, uma sentada no sofá e você termina de ler. Também recomendo. Antes de terminar, essa é a primeira HQ que eu leio completa sem nenhum compromisso, como quando li O Alienista em quadrinhos para o colégio

site: http://guardiaodamuralha.blogspot.com.br/2014/06/a-comedia-tragica-ou-tragedia-comica-de.html

Coruja 01/09/2013

Para ficar no tema de costumes ingleses e fantoches em histórias bastante sanguinárias – ainda que ontem eu tenha deixado Londres para trás e chegado a Paris – um pouco mais de Mr. Punch para vocês, dessa vez na versão de Mr. Gaiman.

Li esse volume na mesma ocasião em que li Sinal e Ruído e devo dizer que aquele mexeu muito mais comigo do que esse título. O tom onírico, memórias costuradas de um passado distante às vezes soa um pouco confuso; as experiências do protagonista também são muito diferentes das minhas para que eu pudesse sentir alguma empatia e o próprio texto está recheado de ambigüidades.

Mas são essas ambigüidades e essa confusão que são cruciais para o espírito do livro. A Comédia Trágica ou a Trágica Comédia de Mr. Punch é uma história narrada em primeira pessoa por um adulto rememorando episódios muito específicos de sua infância – episódios que ele nunca foi capaz de compreender e dos quais ele não tem mais ninguém para perguntar, uma vez que todos os envolvidos – seus avós, seus tios - já estão mortos.

Essas lembranças estão todas conectadas pela peça e os assassinatos que a marionete comete – e fica no ar a impressão de que a insanidade da peça talvez tenha algo de comum com o passado familiar do narrador.

É algo que nunca fica claro, mas que está sempre presente na periferia da nossa visão e que pesa fortemente na arte sombria e magnífica de Dave McKean – e devo confessar que o trabalho do McKean me impressionou muito mais que o roteiro aqui.

No final das contas, me deu uma baita vontade de assistir uma performance de Punch and Judy, contanto, claro, que não me apareça nenhum fantasma interessado em possessão, assassinato e outras variações do gênero...

Fica para a próxima vez...

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2013/08/para-ler-comedia-tragica-ou-tragedia.html

Jeannie 06/05/2013

USE A IMAGINAÇÃO
Adoro Neil Gaiman e como ele explora as características do personagem como se fossem ele próprio, a personalidade do menino é o protagonista da história, da qual você pode tirar mil conclusões.
A primeira "cena" é bem simbólica e mostra fatos que ainda vão acontecer no livro, colecione cada detalhe que você puder, dê asas a sua imaginação como o garoto fez, seu mundo é um teatro, então sua interpretação deve ser o mais livre possível.

Dulce Lolita 02/05/2013

A beleza trágica.
Um começo um tanto quanto nostálgico... sim, essa foi a primeira visão do livro.Sua história gira em torno de memórias, sentimentos, sensações e saudades de um garoto que narra de forma profunda e marcante fatos que ele presenciou, intercalando um pouco de surrealidade (as partes que ele narra o teatro de Mr.Punch), com situações cotidianas , porém nem um pouco "normais".
Indico totalmente esse quadrinho pela apresentação impecável do visual, quanto ao seu enredo e conteúdo reflexivo um tanto quanto melancólico, bizarro e belo.

Camila(Aetria) 14/02/2013

Essa resenha também aparece em http://www.castelodecartas.com.br/

Como todo quadrinho de Neil Gaiman e principalmente os que já li dele com o ilustríssimo Dave McKean (como aquela da Colombina), tive de ler umas belas duas vezes para sacar todas as nuances da história, sempre tem um detalhinho ou outro que você só repara quando relê e já sabe mais do que aconteceu. E sempre tem um monte de detalhe que são deixados no talvez, você tem de preencheralguns dos vazios, ou talvez estejam lá e eu não tenha percebido ainda.
A história fala muito sobre os pactos que fazemos nessa vida, o que escolhemos lembrar, o que interpretamos com nossa própria capacidade atual e cabe a nós querer interpretar. Ou pagar o preço por realmente descobrir o que aconteceu no nosso passado. Aqueles segredos de família, contados esporadicamente, que interpretamos quando crianças de forma metafórica, de acordo com a própria capacidade da criança, uma interpretação às vezes inocente, às vezes completamente díspare, mas nem por isso menos correta.
Mr. Punch, ou Punch and Judy, é um teatro de fantoches que teve sua primeira aparição registrada lá no século 17, com raízes na commedia dell'arte na Itália, e teve sua versão na Inglaterra. Ele é um personagem que sempre se dá bem, e deixa um rastro de assassinatos por onde passa, ninguém consegue vencer Mr. Punch, essa clara alusão à Morte, nem o Diabo (que aparece na história dele) consegue ganhar, ele engana a todos.
A morte na história também é algo relativo, o que é a morte para uma criança, afinal? No caso dele, você pode estar ligeiramente morto.
O livro trata sobre o medo inconsciente de que os adultos enchem as crianças, aquela sensação de gigantes que passam, de sabedoria suprema e segredos.
Tantos segredos de família que o protagonista tem. A HQ é escrita em primeira pessoa, então o único ponto de vista que você tem é o do protagonista, por isso, como só temos a versão do passado totalmente metafórica e se intercalando com a história do Mr. Punch, tem momentos em que se tem duas soluções para o que teria ocorrido com Tio Morton por exemplo, ou quem seria Swatchell. Aliás, tenho um teoria para quem seria esse último, mas daí, como todo bom quadrinho dele, o sobrenatural se sobrepõe à realidade.
É um quadrinho intenso, pesado, mas que te faz pensar muito, e consegue te entreter pelo resto do dia enquanto tenta pensar o que quiseram dizer com tal frase em tal lugar.

Júlio Leite 14/02/2013

Uma leitura genial e intrigante.

Tem um ar sombrio/sinistro que trata da transição da infância para a maturidade da vida adulta. A história do personagem que dá nome ao livro principal pode não ser entendia muito bem por ser de cultura inglesa, mas nada que uma breve pesquisada no google não resolva.

Até nos momentos em que não entendi muita coisa,gostei.

Não conhecia o autor e comprei meio que às cegas. Além do mais, foi o primeiro HQ que li. Depois de ler , ainda li mais dois livros do autor.

Recomendo, cinco estrelas!

Ricardo Santos 09/02/2013

Infância sombria
Mais um acerto entre a parceira Gaiman/Mckean. Conta-se a estória de um menino solitário e melancólico que vai passar alguns dias na casa dos avôs e como ele se envolve com um estranho boneco de pano. O texto é conduzido por uma poesia dura que consegue transmitir todo o peso de uma infância sombria, de um menino já cheio de questionamentos e frustrações. Outro aspecto interessante do roteiro de Neil Gaiman é a constante incerteza das coisas, afinal o protagonista é um homem adulto que relembra acontecimentos e pessoas de sua infância. Por isso, o leitor acompanha uma narrativa cheia de imprecisões, dúvidas, pontas soltas. O leitor é quem deve preencher as lacunas com especulações sobre as reais intenções dos personagens e o destino deles. A arte de Dave Mckean é quase brilhante. Além das ilustrações bem de acordo com o clima sombrio de Mr.Punch, ele utiliza a arte tradicional de confecção de bonecos e de cenários aliada à fotografia, criando um feito ao mesmo tempo belo e assustador. Os fãs de Sandman e Deuses Americanos não vão se decepcionar.

Rita Nunes 12/01/2013

Decepcionante
Eu adoro Neil Gaiman, mas esse livro me decepcionou. Talvez por ser HQ, não consigo gostar do formato. Acho que se perde muito, principalmente de um escritor brilhante como Gaiman. Não captei nenhum aprofundamento na história ou nos personagens, o que poderia ter acontecido se não fosse HQ. O único ponto positivo são as belas ilustrações, apesar de eu não gostar de HQ, como já disse, reconheço a qualidade do trabalho apresentado nesse livro.

RoFolDo 02/01/2013

Loucura total de uma arte sem igual.
Confira a resenha no blog Elhanor.

Vanessa Meiser 01/12/2012

Esta foi minha primeira experiência com o aclamado autor Neil Gaiman e já de cara eu resolvo começar com uma HQ, não sei se foi uma sábia decisão...eu explico por que: Sabe quando você termina uma leitura e fica se perguntando qual a moral da história? Pois foi isto o que ocorreu comigo, já tem uns dias que eu terminei o livro e até agora eu me faço esta pergunta, o que me consola é que entrando na página do livro lá no Skoob eu percebi que não fui a única, praticamente todo mundo que leu também não conseguiu captar o que o autor pretendia passar com a história....estranho não? Mas segundo algumas pessoas, esta era exatamente a intenção do autor...mais estranho ainda na minha opinião.
Mr Punch vem trazendo a história de um menino que teve sua infância marcada por um teatro de fantoches cujo personagem principal era um malígno boneco assassino chamado Mr. Punch, ao decorrer do livro vamos conhecendo o passado triste do menino que passou boa parte da infância rodeado de pessoas malucas, um avô internado no hospício por loucura, outro avô que fica louco com o passar do tempo, um tio corcunda muito do sinistro, uma sereia que diziam ser real e um dono de tetro de fantoches muito do misterioso. Cada um destes personagens teve uma parcela de responsabilidade na formação do garoto ao mesmo tempo que todos eles eram muito superficiais, já que o autor não se aprofundou em nenhum deles, ou seja, não foi possível conhecer bem nenhum dos personagens do livro, nem mesmo o menino.
O ponto alto do livro para mim foram as ilustrações que apesar de muita gente não ter gostado, eu achei bem legais, são toscas e até mesmo assustadoras, mas eu achei que elas serviram para dar asas à nossa imaginação já que não são perfeitas e precisamos interpretá-las.
Bem, apesar de ser um HQ e de ter um personagem infantil, este livro não é de jeito nenhum indicado para crianças devido às cenas fortes que nele contém.
A minha primeira impressão de Neil Gaiman não foi das melhores e eu pretendo em breve ler mais algumas histórias deste autor que é tão bem falado no mundo da literatura internacional!

Lílian 01/11/2012

DL 2012 - Outubro 2012
Ao resolver participar do Desafio Literário, a leitura de HQ's chamou minha atenção. Confesso que, até o início do ano pouco conhecia sobre esse universo. Escolhi "A comédia trágica ou a tragédia cômica de Mr. Punch", de Neil Gaiman com ilustrações de Dave McKean. Gostei muito do trabalho dos dois mas ainda tenho alguma dificuldade em me habituar ao formato da HQ - fico minutos observando as ilustrações e, muitas vezes, preciso retornar a página anterior. Achei a proposta da história ousada, abordar sobre a infância, ou melhor, sobre a perda da infância, de um idealmente seguro. O livro é recheado de frases lapidares como " a velhice carrega ônus estranhos, e um deles, talvez de forma inevitável, é a morte". Só não gostei do desfecho da história. Queria mais. Quem sabe em outro HQ da dupla Gaiman-McKean!?
Viquinha 03/11/2012minha estante
Graphic Novel é uma coisa nova para mim também. Por ora, não me arrisco no universo sombrio de Gaiman. Sou um pouco impressionável...Pena o desfecho não ter lhe agradado. Até o próximo tema!

Kézia 31/10/2012

Mr. Assassino
A Comédia trágica ou trágica comédia de Mr. Punch é uma graphic novel de Neil Gaiman ilustrada por Dave Mckean sobre “um garoto que passa uma temporada inesquecível na casa dos avós.”
Não há necessidade de uma resenha completa, pois a própria sinopse da graphic novel já diz tudo. Mr. Punch é uma história muito bizarra. Se o leitor começar lendo como um livro infantil terá uma grande surpresa, pois a história é totalmente mórbida e no geral não tem sentido algum.
Somos apresentados no inicio da narrativa a um estranho fantoche chamado Mr. Punch que inicia-se cometendo seu primeiro assassinato, sem contar que já notamos um ambiente estranho e bizarro que é inapropriado até para alguns adultos, e pasmem Mr. Punch é um assassino e suas peça são apresentadas para crianças, totalmente assustador.

Toda a narrativa é muito esquisita, e vai contado a história do garoto e seu passado obscuro e mostra de certa forma como sua personalidade mudou de acordo com o que viveu na infância, alternando entre a sua idade na infância e momentos vividos com as pessoas mais estranhas que passaram pela sua vida, cheias de segredos e de mistérios. Dizem que pode-se tirar muitas reflexões do enredo, mas sinceramente não vi nada pra se tirar dali, não vejo o que se pode aprender com uns fantoches loucos e assassinos.. e pessoas pra lá de bizarras...

Sou fã de hq's, mangás e confesso que prefiro imagens mais interessantes, bem desenhadas e inteligíveis, e essas de Mr. Puch por favor totalmente medonhas, isso do meu ponto de vista, porque como eu entendo um pouco de arte e ilustrações Mckean se superou fez uma arte muito interessante, e passou todo o terror que o enredo retrata, mas não me agradou.
Não recomendo a graphic novel, a não ser que queira alguma coisa realmente muito sombria e claro por ser de Gaiman, só isso já vale a leitura, o livro ganhou duas estrelinhas por causa da arte louca e impressionante de Mckean e claro pela narrativa poética e perfeita de Neil Gaiman, apesar da história não ter me agradado e nem as ilustrações não posso deixar de reconhecer o talento de ambos, está ali impregnado para quem quiser ver e ler.

Bruna.Mateus 11/09/2012

Blé
Eu não sou a pessoa que lê HQ, não porque eu não goste, até gosto, porém não procuro muito nesse momento de minha vida. Porém quando vi essa HQ em promoção, e o pessoal sempre fala bem de Neil Gaiman, comprei para ver o que achava.

Uma história completamente sem pé nem cabeça, isso que é!

Mr. Punch é um fantoche na qual possui uma personalidade perturbadora, ele é um assassino. E veja só, essa peça apresentada para crianças nesse mundo onde vive o jovem narrador.

Eu coloquei a sinopse pelo simples fato de que não estou afim de escrever sobre a história, eu quero é dizer mesmo as minhas impressões, os sentimentos que tive ao ler essa HQ.

Me senti ao ler, uma completa ignorante no assunto arte/ilustração, porque eu achei os desenhos MEDONHOS. Sim, isso mesmo. Essa HQ é muito feia, se era para causar esse sentimento de horror, ela trouxe. Mas até agora não consegui entender o que é que ela queria trazer de mensagem.

Eu lia mangá, eles não traziam muitas mensagens, mas ao menos os desenhos eram bonitos e eu me divertia muito ao ler, só de lembrar do Akira Toriyama eu já acho graça.

Eu nem sei o que vou fazer com a segunda HQ, talvez eu leia ainda mais para frente. Mas essa com certeza vou cadastrar lá no Skoob para troca! :)

Eu ainda fui legal e dei duas estrelinhas no skoob, mas sério, não recomendo.

Quem aí leu, o que achou?