A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch

Neil Gaiman
Dave McKean

Resenhas - Mr. Punch

Gustavo Rafhael 05/01/2024

Sensacional como todo e qualquer obra do Neil Gaiman.
A história é muito boa, envolvente.
As ilustrações de Dave Mckean então, nem se fala. Que perfeição.

Rayssa.Oliveira 05/04/2023

Mr. Punch é uma graphic novel assustadora e envolvente que mistura fantasia e realidade. Acompanhe a jornada de um menino que descobre segredos sombrios de sua família através de um misterioso fantoche Punch. Prepare-se para uma leitura intensa e perturbadora enquanto mergulha nesse conto arrepiante e cativante.

Igor.Banin 17/01/2023

Ótimo
História bizarra com toda a estranheza característica das obras do Gaiman. Me lembrou bastante Coraline na ambientação.

Yoh 16/04/2022

A história dá um pouquinho de medo, mas é muito boa, mostra a história sob a perspectiva de uma criança, mas trata de temas muito adultos e pesados! As imagens são muito bem colocadas! Recomendo para todos!

erica.leituras 30/06/2021

Muito boa e envolvente a narrativa!
Vemos que todas famílias tem seus segredos e que quando vc acha que uma criança não vai lembrar ou não liga para o que está acontecendo vc está enganado!

Armando.Roberto 28/09/2020

Essa HQ tem uma forma macabra e sombria de mostrar o fim da infância das crianças e consequentemente, da inocência. É muito cativante e a aura sombria que perdura até o fim da história faz com que você tenha aquela espectativa e atenção especiais a tudo.

Tha 17/09/2020

A história contada nesse livro é bem sombria e pesada, assim como a história do teatro de fantoches´que a inspirou e na qual o enredo gira em torno. As ilustrações sombrias de Dave McKean dão um ar ainda mais carregado à história, dando um show visual macabro que casa muito bem com a escrita de Gaiman e o enredo misterioso.

É essa é mais uma das historias de Gaiman que fazem alusões à memória e ao fim da inocência da infância, mostrando que certos acontecimentos da infância podem marcar para sempre a vida de alguém.

@dropsdeleitura 21/12/2019

Nossas memórias são fragmentos. São pedacinhos do tempo, customizados por afetos mutáveis, alinhavados delicadamente na nossa linha da vida, suscetíveis a costuras e descosturas infinitas.?
Na história curiosíssima de Neil Gaiman, ilustrada por Dave McKean, temos um homem que busca juntar pedaços de lembranças longíquoas, confusas, que trazem mistérios e segredos sobre sua família. Essas lembranças trazem um fundo constante: a tradicional (e macabra) peça de marionetes "Punch and Judy".?
A graphic novel "A comédia trágica ou a tragédia cômica de Mr. Punch" é uma obra de uma estética inquietante. As distorções da memória do narrador são ilustradas não apenas pelas alterações gritantes na peça dos bonecos, criadas por Gaiman, mas também nas colagens nubladas, escuras e esfumaçadas feitas por McKean.?

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 13/09/2018

A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Sr. Punch
Escrito por Neil Gaiman com ilustrações de Dave McKean, essa é uma Graphic Novel que narra as lembranças de um menino durante sua estadia na casa dos avôs, na cinzenta Portsmouth, Inglaterra.

Nela o narrador personagem vai rememorando momentos soltos daqueles dias, da sua infância e das pessoas com quem convivera, sobretudo o avô, que enlouquecera, o tio-avô deficiente físico, Morton, e um velho mestre de fantoches que interpretava a tradicional e violenta peça de Punch & Judy que dá nome a obra. Aos poucos ele vai desenterrando segredos de família e demarcando de forma subjetiva o momento do fim da sua infância.

O enredo é dos mais monótonos, sacais, ainda que a subjetividade das lembranças e a complexidade das relações humanas ali engendradas sejam bem interessantes.

O personagem de maior destaque é o narrador quando menino, uma vez que todas as lembranças são postas segundo sua própria percepção, reconstruídas, remontadas ou até distorcidas pela sua memória ao mesmo tempo que aumentadas pela visão que tinha do mundo ainda na #infância. Por todas estas coisas descrevê-lo é difícil, porque a imagem do menino desta narrativa não é confiável, é a construção e reconstrução da percepção que o adulto tem de si mesmo, de como se lembra no passado, de como se imagina ter sido ante os fragmentos que restam de algo extinto, a reminiscência, a memória.

Mais curiosa do que a narrativa é a estética tão distante de tudo o que eu já tenha visto. A ilustração se faz numa confusão de elementos. Desenho, pintura, fotografia e até recorte de texto se sobrepõem como em uma colagem, oscilando entre tons pesados e sombrios, cores frias, neutras, vermelhos sanguíneos, muito bege e sépia.

Os sentimentos de nostalgia da recordação, as sombras de um passado em parte incompreendido, o medo, a loucura, a monotonia das pessoas e do lugar, tudo isso é expresso pela cor e pela imagem que mistura fotografia e desenho. Enfim, a arte estética foi o ponto que me impressionou na obra assim como a profundidade de algumas poucas passagens carregadas de melancolia, mas nem por isso mentirosas.
Resenha completa: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2018/07/a-comedia-tragica-ou-tragedia-comica-de.html

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2018/07/a-comedia-tragica-ou-tragedia-comica-de.html

Lili 14/07/2017

Neil Gaiman sendo Neil Gaiman
Particularmente eu achei mais sinistro do que "sinal e ruído". Tudo se passa na visão de um garoto, narrado por ele já adulto, as imagens em si eu achei bem assustador e talvez o cheiro do papel não contribuiu muito para uma leitura agradável. Mas eu super recomendo, pois é um estilo que eu gosto muito.

Cilmara Lopes 18/09/2016

Excelente!
Mais uma obra da dupla incrível Gaiman e Mckean resgatada dos anos 90, juntamente com "Violent Cases" e "Signal To Noise", que também tive a oportunidade de ler e apreciar.
"A comédia trágica ou tragédia cômica de Mr. Punch" é uma grafic novel de saltar os olhos, uma arte que dá vontade de emoldurar.
Assim como muitas obras de Gaiman, aborda memórias da infância, um garoto passa um período com seus avós e assiste a famosa peça "Mr. Puch" , no decorrer da história vários segredos e mistérios são revelados sobre o passado de seus familiares, antes da insanidade, da doença ou da morte.
A peça se entrelaça com tudo isso, e se torna uma fantasia genial. Sinistra e eloquente!
Porém, devo deixar claro que para entender e aproveitar bem a narrativa, é imprescindível conhecer a peça, que faz parte da cultura britânica desde do século 17.

Lara 07/08/2016

A comédia trágica ou a trágica comédia de Mr. Punch
Ache tanto a história como as pinturas e colagens muito assustadoras.E não me preenderam a atenção.Da metade em diante li para ver se melhorava e como terminaria e achei que o menino passou por experiencias duras na infância e foi basicamente o que foi mostrado.Não irei conservar na minha estande.Gosto muito de Neil Gaiman, mas está HQ não faz parte da melhor parte da sua obra.

Mariana 05/02/2016

Família, família.....
Segundo o dicionario á memória seria "faculdade de conservar e lembrar estados de consciência passados e tudo quanto se ache associado aos mesmos". A chave para compreende essa grafic novel, e mergulha no mundo muitas vezes distorcidos das memorias humanas. Eu gostei muito da historia, mais ainda, das Ilustrações de Dave McKean. No Ultimo ano venho lendo muitas coisas do Neil Gaiman, e considero essa obra uma das mais pessoas do autor. Eu não conhecia os bonecos Punch e Judy, depois que terminei o livro pesquisei no google, é li, que eles fazem parte da cultura tradicional britânica, achei a escolha dos dos bonecos ótimas para uma analogia com a historia do avo e do tio, Confesso que teve momentos que me deixara confusa não entendi o personagem da "mulher sereia". Uma coisa certa dessa grafic novel, é que era não deve ser encarada de forma extremamente literal, como nossa memoria de infância, a narrativa muitas vezes é fragmentada e distorcida. Além disso exite algumas diferenças culturais que pode incomoda algumas pessoas. Para mim, o que tem que ser pensado é sensibilidade da narrativa não o completo entendimento dos fatos.

Jucimara (Livro sem frescura) 12/07/2015

Você sabe tudo sobre sua família?
Estas perguntas nos perturbam quando chegamos a idade adulta e descobrimos que deixamos de perguntar tantas coisas para nossos pais sobre os avós, tios e tias, enfim coisas do passado. Agora, não tem que possa responder aos nossos questionamentos. A Trágica Comédia de Mr. Punch é a história de um menino que relembra o passado na casa dos avós. A época sempre que foi marcada pela apresentação de fantoches do Mr. Punch, um cruel assassino. História de Neil Gaiman sempre vale a pena.

site: https://www.facebook.com/livrossemfrescura?fref=ts