As Torrentes de Santaclara

As Torrentes de Santaclara Liberato Vieira da Cunha

Resenhas - As Torrentes de Santaclara

Egídio Pizarro 19/02/2015

Muito aquém do esperado
Há muito tempo li outra obra do Liberato Vieira da Cunha ("O homem que colecionava manhãs") e me agradei bastante. Quando vi este "As torrentes de Santaclara" à venda num sebo não hesitei em comprar, achando que leria outra boa história dele.

Ledo engano. Primeiramente a história foca nos Dória, apresentando uma história de sucesso irrepreensível e honesto, com os Medanha aparecendo aos poucos como vilões. Depois os Medanha aparecem como centro do livro, apresentados como injustiçados. Mas isso é mal feito: a parte referente aos Dória foi tão explorada sob uma ótica benévola que quando são postos como causa das mazelas dos Medanha, não convence. Pelo contrário: senti que João e Pedro Medanha mereciam toda a mazela que sofriam.

A obra flerta demais com um "pieguismo" chato, em boa parte na figura de Leandro Dória (a propósito, o início de seu relacionamento com Catarina é por demais forçado). As partes de Padre Bernardo, dos Medanha e de Lenora descambam para uma trama ardilosa excessivamente mirabolante (em partes lembra Ken Follett em "O homem de São Petesburgo", em outras lembra Sidney Sheldon em "O reverso da medalha", que eu detesto). Lenora não convence como vilã e o final vem de maneira apressada, como quem tivesse se estendido demais na escrita e de repente pensa "preciso acabar esse livro, mas ainda tenho que explicar algumas coisas".

Os diálogos pecam pelo excesso de uso da norma culta (o que, em diálogos, torna tudo muito artificial). Todos os personagens conjugam os verbos corretamente quando falam, o que limita suas identidades.

De tudo, a única coisa que me agradou nessa obra foi a parte referente a Guilherme - e mesmo assim por razões bastante pessoais. No todo, uma enorme decepção.