Sociedade secreta

Sociedade secreta Tom Dolby

Resenhas - Sociedade Secreta

Vanessa 30/04/2011

Sociedade Secreta - Nunca julgue um livro pela capa
Sociedade Secreta é primeiro livro do autor Tom Dolby voltado para o público jovem. Nele, a narrativa é em terceira pessoa e dessa forma somos levados de um lado a outro de Manhattan acompanhando quatro personagens diferentes. Lauren, Phoebe, Nick e Patch, alguns envolvidos com a Sociedade e outros tentando descobrir sobre o que se trata. Existem muitas lendas, mas pouco se sabe sobre o que realmente acontece lá dentro.

“- É assim que funciona: basicamente, a Sociedade pode te ajudar, mas você só consegue tirar dela as mesmas quantidades que você doa para ela.”

O livro é dividido em quatro partes:

Parte I – Renascimento
Introdução sobre a vida das personagens e adesão à sociedade. (129 páginas de besteira – sem mistério algum, apenas a vida dos estudantes.)

Parte II – A Loucura
Personagens já aderiram à sociedade e começam a desfrutar os benefícios de fazer parte do grupo.

Parte III – A Agulha de Cleópatra
Acredito que a intenção do autor era que o suposto “mistério” começasse a se intensificar aqui, mas não acho que ele tenha de fato conseguido. As personagens descobrem coisas que nós já sabíamos (e que eles deveriam também já saber, mas não perceberam. Burrice? Cegueira? Quem sabe.)

Parte IV – O Poder dos Quatorze
Resolução do mistério. Tirando, é claro, o fato de que não há mistério! Desde o começo sabemos tudo o que está acontecendo. É tudo muito previsível e o fechamento da história foi, em minha opinião, ridículo. O autor deu certas justificativas que simplesmente não colam e a história simplesmente não desenvolveu.

A tal da “Sociedade” me pareceu ser uma espécie de “Maçonaria”. Reuniões secretas, você supostamente não deveria falar pra ninguém sobre ser um membro (apesar de que atualmente na maçonaria muitas pessoas admitem publicamente serem membros) e etc. A diferença aqui é que a Sociedade aceita tanto homens quanto mulheres e nós sabemos que a Maçonaria existe e a Sociedade é conhecida apenas como uma lenda.
Preciso ser sincera e dizer que não gostei. Por diversas vezes eu parei a leitura e disse “WTH? Que porcaria é essa?”.

Dois pontos negativos que muito me irritaram foi a repetição de palavras e de frases e informações inúteis. Muita coisa parece que foi escrita para “encher lingüiça”
Não sei vocês, mas eu não quero saber o que o cara colocou dentro da “bagel” dele.

A idéia da Sociedade é válida. Teoricamente, toda aquela áurea de mistério, com várias classes dividindo os membros da sociedade, as pessoas não sabendo sobre quando será a próxima reunião e etc. seriam ótimas para um bom livro de mistério, mas o autor não soube explorar o que tinha em mãos. Basicamente o livro não tem conteúdo algum, os personagens são fracos e mostram apenas suas mentes fechadas em não perceber o que “estava de baixo de seus narizes”, além do super egoísmo em seus pensamentos. O mistério, se é que existe, só aparece mesmo no final e é “resolvido” com uma desculpa muito esfarrapada. E “resolvido” entre aspas porque nós já sabíamos o que tinha acontecido.
Na última página eu disse: “O que? Acaba assim? Que ridículo! Não acredito que perdi meu tempo lendo isso!”. (E a revolta foi tanta com uma história que eu achei tão fraca que eu cheguei mesmo a reclamar em voz alta).

O livro ao menos trouxe uma lição de moral muito importante: Nunca julgue um livro pela capa.

Alexa 18/05/2023minha estante
Hahahahaha to só no começo e já estou esperando isso mesmo, maçonaria versão kids pq eles "recrutam" pirralhos de 14 anos hahahah é daqueles livros que n sei pq tô lendo mas quero saber que besteira vem por aí

Alexa 18/10/2023

Me lembrem de nunca mais ler nada escrito por Tom Dolby
Parece muito mesmo com as histórias de mistério que eu tentava escrever quando era criança. Obrigada mãe por não ter me incentivado a continuar!

Talita, 26/12/2010

" É extremamente fácil enganar a si mesmo, pois o homem geralmente acredita no que deseja"

"Você reconhece que a adesão à sociedade é um privilégio, que acarreta tanto responsabilidade, quanto recompensas.Quando um membro falha, todos falham."

Ao ver a capa do livro eu sinceramente me apaixonei e comprei, ao ler algumas resenhas sobre o mesmo comecei a me arrepender, arrependimento no entanto que se dispersou ao ler as primeiras páginas do livro, a escrita do autor é simplesmente viciante, te prende de uma maneira extraordinário, e no meu caso realmente extraordinária, já que não sou muito chegada a livros sem romance, e o romance neste livro é pequeno, bem pequeno, quase nulo, mas no entanto a sociedade me prendeu, seus mistérios, sua fama, seus membros, suas estórias, tudo.
O livro conta a estória de 4 jovens estudantes da mesma escola, onde três deles, Nick, Phoebe e Lauren são recrutados para fazerem parte da sociedade através de um misteriosa mensagem em seus celulares.
Dai em diante começa um série de descobertas, suspeitas e morte de alguns membros da sociedade, que leva os três a questionarem o tal privilégio de ser membro da mesma.
Patch se joga em uma pesquisa sobre a sociedade de uma maneira tã intensa que acaba prejudicando sua amizade de anos com Nick e a sua própria vida.
A questão é: por que tantos segredos? por que tanto mistério? qual o objetivo? o que envolvia tudo aquilo?

leferraz 09/05/2021

História boa, tinha tudo para dar certo, mas muito superficial, muita enrolação e final sem graça

William Souza 28/01/2011

Quando receber uma mensagem de alguém que você não conhece, pense muito antes de ir ao encontro.

Phoebe, Nick, Patch e Lauren são quatro jovens distintos que não se conhecem, e que vão começar o primeiro ano em um exclusivo colégio de Nova York. Phoebe, Nick e Lauren estão em uma festa quando recebem uma estranha mensagem, eles devem ir até um prédio abandonado perto da festa onde estão. Patch sem querer vê a mensagem no celular de Nick e segue os garotos, Phoebe, Nick e Lauren entram no prédio, Patch entra pelos dutos de ventilação e com sua câmera grava o que parece um ritual de iniciação macabro, desde então as vidas desses quatro jovens estarão ligadas para sempre. Uma sociedade, um corpo, e um mistério que se revelado, mudará o rumo de tudo o que eles pensavam até hoje sobre a vida.

Parece que foi ontem que a editora ID criou o ARG (alternate reality game), o jogo era baseado nesse livro mas envolvia todos os dez lançamentos da editora ID, foram 15 dias de loucura, segredos e muitas pistas por celular, internet e caçada na vida real aqui pelas ruas de São Paulo.

O livro é divido em 4 artes, e em cada um delas é introduzida coisas importantes para o entendimento do que acontecerá a seguir, o prólogo é totalmente arrepiante, mas é muito importante para a ligação de um ciclo da estória.

O livro é todo intercalado pelo ponto de vista dos quatro personagens, cada capítulo corresponde à um. Por isso no começo eu fiquei meio perdido, achei a história meio arrastada, mas a partir do 4º capítulo eu já estava todo acostumado com a história. Os personagens são reais, e suas preocupações e medos não são só pela sociedade em si, mas em que os pais esperam do futuro deles. Como é apenas o primeiro volume de uma série (Eu sei, malditas séries que nos predem feito loucos!), alguns personagens foram poucos desenvolvidos, mas acredito que esse seja o real intuito do autor.

A narrativa do Tom Dolby é uma delícia, eu lia e não queria desgrudar do livro para nada, e quanto mais lia mais queria descobrir o que estava por trás da tal sociedade. É um livro muito inteligente, com uma teorias bem bacanas. Fica claro que antes de escrever o livro, Tom estudou muito bem e estruturou cada detalhe. Tudo o que está no livro realmente é importante, não há nada que seja para enrolar o leitor.

Adorei as referências a Brasil durante a leitura, desde lugares até cantores de MPB. Acredito que isso se deu pelo fato da cunhada do Tom Dolby ser brasileira, e ele em uma entrevista disse que é louco para vir ao Brasil,e e espera que os brasileiros gostem de suas estórias.

Se você relaciona o título ao de Sociedade Secreta: Rosa e Túmulo ( que é maravilho, e qualquer dia faço resenha), pode parar por aí. Apesar de tratar se Sociedade Secretas, o enredo é bem diferente um do outro, o que torna as estórias dos dois livros únicas.

Como eu já disse esse livro é apenas o primeiro de uma série (ou trilogia?), o segundo se chama "The Trust" e será lençado em Fevereiro nos EUA. Esperamos que chegue logo aqui no Brasil, pois estou me corroendo por dentro para saber mais, pois o livro termina em um ponto alto da estória.

Gosta de Sociedade Secretas, coisas que envolvam o Egito e muito mistério? Corra para a livraria e compre o seu, você não vai se arrepender.

olga 18/12/2011

O livro, no início, pode ser descrito como um "gossip girl mal escrito".
Em seguida, ele te "presenteia" com personagens mal estruturados, clichês e muito sem graça.
A trama se mostra cada vez mais cansativa, sem nenhuma criatividade e deixando diversas questões por resolver.
O final é extremamente ridículo e me faz pensar que uma criança de 5 anos poderia ter feito um desfecho melhor.

Porém, fico curiosa para ler a sequência, apenas para saber se Tom Dolby vai ser capaz de, finalmente, finalizar com alguma dignidade a trama chula de Sociedade Secreta.

camilebaldoni 06/04/2021

É daquelas narrativas gostosas de ler, o que me motivou a seguir até o final, mas me decepcionou muito. Esperava mais pelo livro que podia ter sido mais explorado. É basicamente festas, adolescentes, "mistério" de uma sociedade que recebe um final padrão.

Sayumi 31/12/2010

O livro na primeira página já nos apresenta uma morte. Pra mim, foi uma coisa nova, já que a primeira vista, esse livro parece um daqueles livros sobre sociedades secretas aonde ocorre algum mistério e outro, mas nada tão complexo, como a trama que foi apresentada. Essa sociedade secreta apresenta meios nada ortodoxos de se livrar "das maçãs podres" da sua trupe de escolhidos.
Nesse primeiro livro somos apresentados a 4 pesonagens, os quais mostram seus diferentes pontos de vista durante todo o livro: Pheobe, Nick, Lauren e Patch. Nick e Patch são amigos de longa data, Pheobe é a recém chegada na cidade e Lauren é a patricinha que possui um monte de rumores em volta, porém uma pequena mensagem vai deixa a vida desses quatro entrelaçada de uma maneira que vai ser difícil e bastante complicado deles se desfazerem. E tudo começa com uma simples mensagem de celular:

“Gansevoort street, 53 – 1:00 am. Você sabe o que fazer”

O começo do livro é bem lento, se aprofundando mais em apresentar os personagens, estilos de vida, relações e etc, do que na dita Sociedade e na ligação que os personagens tem com ela, porém depois de um tempo, os mistérios da Soceidade te deixam tão envolvido com o livro que tu não quer soltar, porque tu quer descobrir o que acontece depois. Gostei bastante da escrita do Tom Dolby, justamente por isso: Por conseguir nos deixar curiosos, mas sem se tornar maçante ou chato pra quem lê.
Os personagens não são totalmente desenvolvidos nesse livro e tem alguns que parecem que tem uma importância bem maior do que lhes foi atribuida nesse primeiro livro. Ainda bem que a continuação sai em Fevereiro desse ano nos EUA, então vamos ter oportunidade de ver o desenvolvimento dos personagens e as decisões que eles vão fazer em relação a sociedade.

AndyinhA 10/11/2010

A trama mostra ao que veio no prólogo quando anuncia a morte de alguma pessoa, e aos poucos conhecemos todos os personagens, o quem é quem e o porque ele pode ser um potencial para figurar na sociedade. Os personagens são variados, mas o fundo é o mesmo – escolas elites. Ou seja, filhos de papai e pessoas nascidas em berço de ouro, porém... Nem tudo é o que parece ser.

Mas apesar do prólogo ser bom, o início da trama (apresentação dos personagens e ambientes) é bem monótono. Podendo parecer inclusive que a história não irá engrenar depois de um começo promissor, ou tratar de outra coisa ou que seus personagens sejam fracos. Mas num dado momento, tudo realmente ganha vida e começa a ficar interessante, a história cresce e melhora.

Isabel 31/03/2022

Muito ruim!
O livro é dividido em 4 partes: Renascimento, A loucura, A agulha de Cleópatra e O poder dos quatorze. Nas 2 primeiras partes nada de interessante acontece, os personagens entram pra Sociedade começam a receber alguns benefícios mas não sofrem nenhuma consequência. Na terceira parte é feita a ligação com o prólogo onde alguém é encontrado morto. Mas ainda assim nada de mais acontece, além de ficar evidente o quão burro os personagens são. Simplesmente não enxergam nem o que está bem embaixo dos seus narizes! Na quarta, e última parte, é revelado o que já estava óbvio, sem mistério algum.

Phoebe foi a personagem com menos coerência de todas. Ela tinha aquele discurso de que as pessoas devem conseguir as coisas na vida pelas suas próprias mãos. Mas ela não teve dificuldade nenhuma em aceitar os privilégios da sociedade. E ainda ficava com inveja dos outros por conseguirem as coisas mais rápido que ela. Tive crise de risos com as bobices que ela falava.

O Nick mesmo quando descobriu os crimes mais hediondos do seu pai, nem sequer pensou em se impor contra ele. Entendo que ele apesar de tudo ainda é um adolescente de 16 anos e se sentiu traído por sua família, mas todas essa passividade tem limites!

Não sei direito o que comentar da Lauren, mas tenho pena da futilidade com que a personagem foi escrita.

O Patch é o que tem uma história de base um pouco mais interessante e aparentemente era contra a Sociedade. Mas no fim ele só estava com inveja por que os outros colegas foram chamados e ele não.

Achei o uso da cultura egípcia de muito mal gosto, sinto que o autor pegou os símbolos e usou de pano de fundo para dar um quê de coisa antiga mas não se aprofundou em nada. Como se não bastasse, este livro ainda conta com muitas falas problemáticas. A narrativa é entediante, a história é rasa em todos os aspectos.

Terminei o livro sem entender o que a Sociedade ganha recrutando um monte de adolescentes todo ano. Nada faz sentido, os personagens são rasos, cheios de esteriótipos, burros, chatos, sem nenhum carisma, dramáticos, invejosos, os diálogos são bobos e irreais, e o romance dos casais não tem nenhuma química. Tudo é muita encheção de linguiça, os personagens se contradizem o tempo todo, não sofrem consequências diretas e por isso não tive a sensação de que eles estavam em perigo. Não procurei ler esse livro com nenhuma expectativa, mas conseguiu ser pior ainda do que eu pensava.

BaFelisari 30/05/2018

Decepcionante
Julguei o livro pela capa (e pela sinopse) e me dei mal....
A leitura não flui, não dá vontade de continuar....pra no final você ficar com ?cara de ué?...

Thais Priscilla 26/07/2011

Apesar da sinopse dar aquele ar de mistério, o que me chamou mesmo a atenção foi essa capa maravilhosa. Você olha, vê a cruz ansata - eu nem sabia que cruz era essa pra começo de conversa – tatuada na nuca da garota e isto já me deixou muito intrigada. Não me decepcionei nem um pouquinho com o livro.
Os quatro jovens citados na sinopse são alunos da mesma escola – Chadwick School – e três deles recebem uma mensagem misteriosa onde diz “GANSEVOORT STREET, 53 -1:00 AM. VOCÊ SABE O QUE FAZER”.Vai dizer que uma mensagem assim não te deixaria meio curioso? Eu ficaria totalmente curiosa e agiria exatamente como eles. Então, como o próprio título do livro diz, eles entram para A Sociedade, um grupo de pessoas que de início não parece fazer nada demais. Mas, com o virar das páginas, esta Sociedade vai mostrando sua utilidade e no meu caso, me assombrando totalmente. As regras impostas pela Sociedade exige que nenhum participante conte sobre a Sociedade para pessoas “externas”, nem comentem entre si o que aconteceu nas reuniões/encontros. Aparentemente, o intuito da Sociedade é fazer dos seus integrantes – sejam eles iniciados, conscritos, etc – um sucesso. A Sociedade abrirá portas para o integrante fazer sucesso na área que ele mais se dá bem. Mas o problema começa a surgir quando Phoebe, Nick e Lauren começam a questionar se isto é certo, se eles deveriam alcançar o sucesso por merecimento e não porque a Sociedade lhes deu um empurrãozinho.
Este livro me fez pensar bastante. Como eu reagiria se eu entrasse em algo assim? Obviamente não tem saída e quebrar as regras pode ter uma punição severa, mas este grupo pretende ir até o fim e arcar com as conseqüências.
O livro tem uma linguagem bem fácil e os mistérios vão sendo revelados aos poucos. Os capítulos vão sendo alternados pelo ponto de vista desses quatro personagens principais então você não fica perdido. E, para minha surpresa, esse livro tem uma parte de romance também. E é tão fofo! Eu gosto dos três personagens que inicialmente entraram na Sociedade mas a Phoebe com certeza é minha favorita. Eu tinha lido em um blog – desculpa, gente, mas não lembro qual - uma resenha sobre este livro e vi que a garota imaginava os personagens como os quatro principais de Gossip Girl - Nate, Blair, Serena, Dan – e eu não consegui pensar em um elenco mais perfeito para representar esses personagens então para mim foi assim também. O final foi espetacular, me deixou bem surpresa e ansiosa pela continuação (Os Infiéis). Nunca fui muito fã de livros assim mas este eu achei muito bom mesmo.

gaby 04/10/2021

interessante
gostei muito da escrita, a história tem plots medianos mas o ambiente em que ocorre a história é muito bem desenvolvido e me surpreendi bastante com esse livro.

Portal JuLund 15/03/2016

Sociedade Secreta, @editoraiD
Estava sem expectativas ao ler esse livro, mesmo parecendo conter um mistério e suspense. Ganhei esse livro de uma amiga e demorei um pouco a ler porque sempre tinha outros na frente ou atividades da faculdade, mas finalmente pude e talvez tenha sido meu maior e melhor erro kkk.

Primeiro, adorei o livro e todo o mistério, personagens e situações. Segundo, quero já a continuação, e por isso foi um erro, mas um dos bons. A resenha vai ser básica, pois não quero soltar nenhum spoiler da trama, mas já avisando há um segundo livro, pelo que pesquisei será só dois mesmo, o título do segundo é “Os infiéis”.

Em Sociedade Secreta conhecemos os jovens Phoebe, Lauren, Nick e Patch, estudantes da Chadwick School, um local exclusivo em que os jovens aparentam ser o que todos desejam e terem também. Todos os quatro são jovens promissores que podem conseguir muito na vida com suas carreiras ou devido a riqueza de família.

Leia resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/sociedade-secreta-editoraid

Nii. 28/12/2010

O livro é dividido em partes, mas sem perder a linearidade. A história é narrada pela perspectiva de quatro personagens: Phoebe, Nick, Patch e Lauren.

Phoebe é uma recém chegada e sonha em ser uma artista reconhecida. Nick promove festas e aspira a notoriedade sem precisa usar o nome da Família. Patch, é o melhor amigo de Nick, ele sonha em ter ser videolog transformado em programa de TV. Lauren é louca por moda e se preocupa com seu estilo, no entanto...Ao contrário do que se possa pensar ela tem uma boa cabeça e não deixa a futilidade dominá-la.

Eles terão suas vidas ligadas por uma sociedade secreta que não sempre faz o necessário para preservar a integridade e os seus segredos.

“Gansevoort street, 53 – 1:00 am. Você sabe o que fazer”

Essa é a mensagem que Phoebe, Nick e Lauren receberão e que mudará suas vidas. Uma etapa de riquezas e poder espera por eles. O que cada um sempre quis poderá se tornar mais fácil, Mas a que custo?

O livro começa bem arrastado, só depois que a história desenvolve e que eu me familiarizei com a trama o livro fica muito bom. O Tom Dolby tem uma ótima escrita e a estória ficou muito bem desenvolvida. Os mistérios da série estão longe de serem desvendados nesse primeiro livro, mas o autor nos mostra algumas pistas importantes para entender o que ainda vem pelo caminho.
Gostei de todos os personagens, principalmente da Phoebe e do Nick (Nicholas *_*, nome do meu maninho. Haha), o que tornam a leitura ainda mais prazerosa. E por se tratar de uma estória em torno de uma sociedade, podem esperar Muitas referências a marcas e ao Glamour. #capitalismoselvagem.

Eu gostei do livro, mas não o considero um LIVRO MARAVILHOSO, Sabe? É só mais uma estória que eu fiquei entretida e curiosa para saber como acaba. Mas só.

Mais em :http://fazparte-ni.blogspot.com/