O Enigma de Catilina

O Enigma de Catilina Steven Saylor

Resenhas - O Enigma de Catilina

Reccanello 04/02/2023

Até quando, Catilina?
Até agora, de longe, a melhor história de Gordiano, o Descobridor! Ao nos colocar frente a frente com a polêmica figura de Lucio Sergio Catilina, Steven Saylor subverte a visão tradicional historiográfica que o enxerga como um devasso e exemplo da decadência romana, mostrando-nos, por outro lado, um homem atormentado pela luta entre a tradição e os deveres de seu sangue nobre e a rebelião contra uma elite senatorial corrupta e incompetente (exemplificada na figura do igualmente polêmico Cícero). Noutro giro, temos um Gordiano cada vez mais humano - e falho - lutando para manter sua família coesa e longe dos perigos de Roma e, ao mesmo tempo, apaixonado e constantemente atraído pela beleza e pela devassidão da Cidade que, gostando ou não, ama! E é nos diálogos entre essas duas personagens que encontramos alguns dos momentos mais pungentes e comoventes da história, quando ambos discutem seus deveres para com a família e àqueles que amam!

Flavia_fernandes 09/07/2020

Pensa num autor que sabe dar aquele clima de mistério do bom!