Call Me By Your Name

Call Me By Your Name André Aciman

Resenhas - Call me by your name

Manurr 28/03/2024

Tem gente que ama e tem gente que odeia esse livro. Não tenho críticas à estrutura dele e sei que, sob algumas perspectivas, esses dois tipos de pessoas têm razão. Mas creio que o cerne da obra está no clássico monólogo do pai do Elio:

? - Olha só. Vocês tinham uma bela amizade. Talvez mais do que amizade. E invejo vocês. No meu lugar, muitos pais esperariam que a coisa simplesmente sumisse, ou rezariam para que seus filhos se reerguessem logo. Mas eu não sou um desses pais. No seu lugar, se houver dor, cuide dela, e se houver uma chama, não a apague, não seja bruto com ela. Arrancamos tanto de nós mesmos para nos curarmos das coisas mais rápido do que deveríamos, que declaramos falência antes mesmo dos trinta e temos menos a oferecer a cada vez que iniciamos algo com alguém novo. A abstinência pode ser uma coisa terrível quando não nos deixa dormir à noite, e ver que as pessoas nos esqueceram antes do que gostaríamos de ser esquecidos não é uma sensação melhor. Mas não sentir nada para não sentir alguma coisa? que desperdício!?

Não tem o que falar depois disso.

nekowar 23/02/2024

A princípio pensei que era apenas um clichê de romance de verão com uma pitada de age gap e a chatisse do Elio fortaleceu isso por boa parte do livro.
Teve cenas que me fizeram julgar ainda mais o pobre Elio e outras que fizeram o meme "Acaba pelo amor de Deus" repetir mil vezes na minha mente.
Mas no final do livro, depois de ficar com olhos marejados, percebi que, durante a leitura, não soube compreender muito bem os personagens.
Agora me pergunto como consegui sobreviver tanto tempo sem conhecer esse livro.

maryvrose 30/01/2024

Call me by your name
?Arrancamos tanto de nós mesmos para nos curarmos das coisas mais rápido do que deveríamos, que declaramos falência antes mesmo dos trinta e temos menos a oferecer a cada vez que iniciamos algo com alguém novo. A abstinência pode ser uma coisa terrível quando não nos deixa dormir à noite, e ver que as pessoas nos esqueceram antes do que gostaríamos de ser esquecidos não é uma sensação melhor. Mas não sentir nada para não sentir alguma coisa... que desperdício!?
que livro?? n sei oq dizer apenas sinto
SOU COMO VOCÊ. EU ME LEMBRO DE TUDO.

Rafael 19/01/2024

?Let summer never end, let him never go away, let the music on perpetual replay play forever, I?m asking for very little, and I swear I?ll ask for nothing more.?

Lyvia Lika 15/01/2024

O romance arrebatador que estará sempre nos meus pensamentos, aquele que nos lembra ?e se? daquele romance que tivemos.

Peteck 09/01/2024

E não é q eu gostei?
Bom, achei que eu fosse odiar e, pelo contrário, acabei gostando. Não é o ?romance perfeito?, mas senti que é exatamente sobre isso. Vai muito além do Oliver e Elio, cheio de reflexões e referências muito boas à literatura e filosofia. Retrata uma vida de desencontros e representa bem a aflição de se ter um tempo marcado para as coisas acabarem.

visreading 31/12/2023

"You are my homecoming. When I?m with you and we?re well together, there is nothing more I want. You make me like who I am, who I become when you?re with me, Oliver. If there is any truth in the world, it lies when I?m with you, and if I find the courage to speak my truth to you one day, remind me to light a candle in thanksgiving at every altar in Rome."

elysoldanella 31/12/2023

Ki lindo meu
Esse livro... meu favorito. vejo algumas pessoas reclamando dele e dizendo que não é tão bom porque foca MUITO nos pensamentos e nos sentimentos do elio, mas pra mim isso é exatamente o que deixa o livro bom. acho lindo como retrata sem fim o que um jovem reflexivo e cheio de hormônios aflorados (se é q vc me entende...) pensa e sente, eu amo o elio. enfim... call me by your name é um livro que expressa vulnerabilidade (que não é uma fraqueza!!), muuuita sensibilidade, um amor meio problemático e intenso entre duas pessoas que não podem estar juntas, e que entrega bastante filosofia também (que deixa a leitura levemente cansativa, mas amo esse tipo de "cansaço"). recomendo SOMENTE pra seres que sentem demais e que gostam de romance filosófico

AllandaS 10/11/2023

Péssimo autor
Até gostei dos personagens e da química entre eles, o cenário é lindo pela descrição maaas que leitura péssima, não sei que ideia foi essa do autor de ficar colocando um monte de fala em italiano no meio da leitura e não colocar a tradução no roda pé. Não fui informada de que tinha que aprender o outro idioma para poder ler, eu fiquei perdida boa parte da leitura. Não sei se no traduzido está assim também mas no original ele simplesmente solta o outro idioma e eu não vou ficar parando para traduzir no google. Resolvi ir para o audiobook e o narrador ler em italiano também, fui ver o filme e também tem o italiano, mas não incomodou porque colocaram LEGENDA, custava ter uma nota de roda pé? nota dó

camomily 23/10/2023

Grande bostas!! duas passivas patéticas

parei de ler na parte deles dois no banheiro que nojeira veyr

José Godoi 15/09/2023

Obra de arte.
Quando comecei a ler esse livro já esperava muitas coisas, por que assisti o filme muitas vezes anteriormente. Mas a cada página virada, a cada cena que se era descrita, a cada fala de Oliver com Elio, de Elio com Marzia, de Oliver com Vimini?. eu ia quebrando expectativas, tudo é melhor do que imaginava.
Aqui no livro as emoções vão além, eu gritei na primeira interação deles, meu olho encheu de lágrima em certas cenas, eu parei e respirar por uns 30 segundos a cada momento de tensão.

Obrigado Andre, você escrever de maneira linda e poética essa história de vida.

Mateusgooulart 08/09/2023

Me chame de tedio
Chatoooo, depois de tentar muito finalmente terminei a bomba, leitura chata, enrolada, arrastada entediante.