Call Me By Your Name

Call Me By Your Name André Aciman

Resenhas - Call me by your name

anabê @anabialeiroz 01/02/2018

Sensível até o osso
Romance não é exatamente meu estilo de leitura. Às vezes eu fico um pouco entediada, não entendo algumas motivações e se for muito meloso e dramatico, eu normalmente não gosto.
Call me by your name conquistou-me definitivamente apesar do romance ser o ponto chave.
O livro começa comum e até enfadonho (por isso perdeu meia estrela) e vai num crescendo absurdo até fechar de forma sublime. Você vê o Elio crescendo com aquele amor. No começo, algumas das coisas que acontecem te fazem pensar: "Ah, não, isso é meio demais". Porem logo o próprio Élio te coloca no lugar dele, de adolescente, e ele está apaixonado, e há todo o Mediterrâneo para ele curtir, é ha o sol, e as meninas. E, bem, o pêssego.
O livro tem esse tom maravilhoso de férias mediterrâneas e do amor que te modifica. Em alguns momentos dá para sentir a brisa do mar, o gosto da comida, o rascar do vinho. E é poético. O sofrer dele é poético assim como a contemplação.

Mas o final pra mim é o melhor. Sem deixar spoilers, mostra como a vida caminha e como as coisas são. Não doeu em mim mas fechou de uma forma coerente. Livro maravilhoso.

capirota 16/04/2024

Perfeito
?Estou muito velho para surpresas. Alem disso, surpresas sempre vêm com uma ponta afiada para nos ferir. Não quero ser ferido? não por você.?
Ninguém me avisou que eu ia chorar igual uma cadela no final desse livro e gostar disso.

Bruna.Baratieri 28/02/2018

Que livro!
Li em apenas uma semana! Que livro lindo, que história, que personagens! Mil vezes melhor do que o filme! Um dos melhores livros que já li!

Nathan Oak 27/07/2020

Uma das melhores leituras do ano. Marcante, emocionante, divertida... A linguagem poética, a forma como o autor expõe as angústias, aflições, medos e felicidades de Élio e Oliver nos submerge na estória e nos faz sentir junto, os contratempos da existência. Que pena que acabou. Espero voltar em breve novamente a esse intenso cenário.

Marcella.Martha 08/08/2019

Eu às vezes crio implicância com certas coisas antes de ler/ver só porque "todo mundo gostou". Call Me by Your Name foi uma dessas coisas. Resolvi que não queria ler só porque de repente todo mundo estava chorando horrores pelo livro. Porém, um belo dia, passando por uma livraria, vi uma promoção de, sem sacanagem, menos de 20 reais pelo livro na versão em inglês. Achei que era um sinal.

E era. Um sinal de que eu estava profundamente enganada e que, às vezes, a unanimidade não é burra não, viu, Nelson Rodrigues.

É um livro de uma sensibilidade ímpar. Um coming of age como eu nunca tinha lido antes. Algumas passagens no livro são totalmente desnecessárias e me fizeram fazer essa cara aqui: :OOOOOO Mas nem isso foi suficiente para me tirar da leitura ou diminuir o meu apreço. Com certeza, está entre os melhores livros que eu li esse ano até aqui.

A escrita do André Aciman é inacreditável. É rica, complexa e super profunda. Tem frases enormes. Mas é de uma poesia que encanta até corações de pedra feito o meu. E flui perfeitamente! È a maior prova de que a escrita não precisa necessariamente ser simplista (o que não é ruim!) para fluir bem.

O final do livro dá uma sensação de perda enorme. É um final positivo, aberto e bastante reflexivo, mas ainda faz a gente sentir aquela tristezinha, sabe? Até porque, acho que todo mundo pode se relacionar com um momento parecido na própria vida, e imaginar-se no lugar do Elio.

Enfim, incrível. Todas as estrelas do mundo. E agora estou com medo de ver o filme!

Paula 09/11/2019

"If not later, when?"
Vendo o caminho percorrido por Elio nessa história, sua luta interior, seus medos, dúvidas, anseios... vejo que me apeguei inavitavelmente a ele, assim como Oliver e seu "later".

PS. Há uma diferença de idade grande entre os protagonistas que não sei pq mas o resto do povo no livro parece não ligar, mesmo importando ao contexto.

eris.torres 27/02/2020

Entre o agora e o nunca.
#PANRESENHAS ??Me Chame Pelo Seu Nome de André Aciman.
? 5/5 Editora: @intriseca
Tradução: Alessandra Esteche
?? | "Se você lembra de tudo, eu quis dizer, e se realmente gosta de mim, então antes de ir embora amanhã, ou quando estiver prestes a fechar a porta do táxi e já tiver se despedido de todos os outros e não houver mais nada a ser dito nesta vida, então, só dessa vez, vire para mim, ainda que de brincadeira, ou como um adendo que significaria tudo para mim, e, como fez naquela vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome."
André Aciman surge com uma rara sensibilidade no meio literário com o objetivo de destrinchar as facetas do desejo ? seus protagonistas revelam-se obcecados, manipuladores e ao mesmo tempo que criminosos: inocentes.
Elio Perlman é um adolescente ainda se descobrindo quando Oliver, um professor universitário americano, desembarca em sua casa para seis longas semanas enquanto escreve um livro. O romance brota em meio a brisa salina de uma riviera italiana dos anos 80, Elio desperta sua consciência para a presença de Oliver ? fonte de sua idolatria.
A primeira vista o que mais chama a atenção é a diferença de idade (age gape) entre os protagonistas, porém, devemos levar em consideração a idade de consentimento na Itália. A segunda vista observamos as características obsessivas de Elio ao considerar seu amor "primitivo" e muito mais digno para Oliver do que qualquer um de seus casos, seja com Chiara ou qualquer outra mulher. Em algumas partes o rapaz parece que vai sufocar de tanto desespero ? em alguns momentos ocorrerem em sua mente imagens de um Oliver paraplégico ou morto, um Oliver que pertence somente a ele.
Em suma, a história é linda em todos os aspectos. A ambientação torna tudo perfeito, a personalidade dos personagens é cativante (desde Anchise até Virmina), as observações acerca do sentimento humano são inspiradoras. Aciman fez um trabalho muito bonito e que merece ser apreciado.
Todos devem ler pois: Se não agora, quando?

Jacques 14/04/2020

Call Me By Your Name, somewhere in northern Italy, 1983.🍑
Call me by your name é um romance estadunidense extremamente forte, fofo e intenso ao mesmo tempo que trás a história de amor do garoto ítalo-americano Elio de 17 anos e do americano sedutor Oliver de 24 anos, foi escrito pelo grego André Aciman, atualmente lecionando Teoria da literatura na NYU (Universidade de Nova York). O romance foi publicado em janeiro de 2007 pela Farrar, Straus and Giroux, mais tarde o romance recebe uma adaptação para as telas com Timothée Chalamet protagonizando como Elio e Armie Hammer como Oliver, o filme com o nome de Me Chame Pelo Seu Nome, tradução fiel ao nome original e como o romance é mais conhecido no Brasil.
A história, ambientada na Riviera Italiana de 1983 tem início quando Oliver chega dos EUA à Itália para ajudar o pai de Elio, um importante professor universitário, em sua pesquisa, e também como filósofo, finalizar seu próprio manuscrito. Elio pensa que esse só será mais um hóspede chato que passará uma parte do verão na villa de sua família, mas depois de algumas semanas descobre que está errado, pois durante a estadia do americano, o jovem Elio descobre uma série de sentimentos, prazeres e desejos que nunca havia ousado pensar antes, juntos, Oliver e Elio, de forma cautelosa mas intensa vão se conhecendo e se envolvendo cada vez mais, sempre com flertes calculados, inteligentes e complexos, nos fazendo se apaixonar pela história e por cada personagem, nos deixando até o último minuto na torcida de um final feliz para esse Summer Love.
Além da linda e intensa história de amor, esse livro nos faz entrar fortemente em contato com a cultura Italiana e a diversidade linguística presente nessa parte da Itália onde as pessoas chegam a falar quatro idiomas (Italiano, Inglês, Francês e Alemão), Aciman sempre mostrando, por meio de sua escrita, o quanto a Itália é bela e com muitos detalhes, nos levando no final da trama até sua capital, Roma.
Aciman não se segurou para nos entregar uma história de amor intensa e que de maneira, ao mesmo tempo brutal e sensível, nos mostrou uma série de sentimentos que muitos têm medo de algum dia vivenciar, algo tão forte e avassalador. Aciman sem tarjas, conseguiu nos fazer refletir através das constantes afirmações de Elio de ser “sujo”, “nojento” e “doente”, acerca de pensamentos que de certa forma julgamos pecaminosos, sujos ou impuros (mas não são eles que nos fazem humanos?). Aciman, com sua escrita detalhista consegue nos levar profundamente à cabeça de Elio, nos fazendo sentir cada surto, cada sensação de desespero junto com o personagem. Percebemos que Oliver mesmo com seu jeito descontraído, meio esnobe, ele está sempre cauteloso com seus sentimentos e os consegue controlar bem, conseguimos ver Oliver como o apoio, a pessoa que mostra empatia e admiração por Elio, e quem recebe na maioria das vezes a carga dos surtos, mas sempre com, nas palavras de Aciman, sua forma “Oliver” de ser.
Acho que não posso deixar de falar de três acontecimentos que sem dúvida marcaram todos os leitores, a famosa cena do pêssego, um acontecimento muito inesperado e que na minha visão é o acontecimento que marca o que já venho dizendo ao longo desta resenha, o quanto o ser humano é podre e isso não é necessariamente algo ruim, a cena da conversa entre pai e filho, que mostra o apoio do pai pelos sentimentos que seu filho desenvolveu, e que ele não precisa se envergonhar de ter se entregado daquela forma, e a terceira cena é a que dá o nome a obra, a cena onde mostra que a paixão que eles sentem um pelo outro é tão intensa que eles querem ser um ao outro, a cena onde Oliver diz “Call me by your name, and I’ll call you by mine” (Me chame pelo seu nome e eu te chamarei pelo meu.) é sem dúvida minha cena preferida.
Aciman fez um excelente trabalho e mostrou em sua obra muito mais que um romance queer, esse foi o ponto que me deixou mais empolgado, foi a dose certa de militância e ensinamentos. Agora ansioso para a leitura de sua sua sequência Find Me (Me Encontre), onde poderemos desvendar um pouco mais dessa intensa história, já que o final do primeiro livro foi uma pedrada na cara.

Sthe 04/05/2020

Visceral.
Não há palavra que defina melhor este livro. Simplesmente uma obra de arte íntima e intensa.

:)) 11/05/2020

A história já é conhecida por muitos, eu mesma já conhecia antes da leitura e ainda assim me emocionei.

claeizs 20/05/2020

PALAVRAS DE NÓS, MEROS MORTAIS, SÃO INCAPAZES DE DESCREVER A DESVAIRADA PERFEIÇÃO QUE É ESSA OBRA. Melhor que esse livro, apenas o audiobook, lido pelo Armie Hammer. Juro que a voz deste homem faz alguma coisa com nosso cérebro!!!

gut 21/05/2020

não sei nem o que falar sobre esse livro, pois ele é incrível de várias formas, sobre os relacionamentos, os personagens, frases e textos lindos, pois nao é apenas um livro sobre romance

Bianca (@fallandfox) 15/06/2020

•Realizei a leitura de Me chame pelo seu nome em conjunto com o pessoal do @foreststudychat e que livro meus amigos
•Esse livro quebrou o meu coração em vários momentos para juntar os cacos e quebrar ele novamente.
•Elio e Oliver são aquele casal que você quer que termine de uma forma e que continuem juntos para sempre mas que na realidade vida acontece e mesmo aquela pessoa sendo a sua estrela não é a única pessoa que vai cruza-la.
•Nos primeiros 2 capítulos eles têm um relacionamento complicado principalmente por Elio estar se descobrindo e tendo que lidar com todos esses sentimentos novos e estranhos que o estão o cercando, vê-los nesses vai e volta de não saber como outro se sente foi sufocante muito real.
•Esse é o meu livro favorito do ano e eu me sinto triste por acabar ele é aguardo a próxima vez em que vou poder revisitar essa história de amor que vai me marcar para sempre.

site: https://fallandfox.wixsite.com/website/post/me-chame-pelo-seu-nome-por-andr%C3%A9-aciman

bia 22/06/2020

uau
eu tenho que confessar, no começo achei o livro meio estranho, o comportamento do elio me deixava em dúvida se gostava ou não do livro, mas me decidi, é exatamente isso, as partes não convencionais do livro que o fazem tão especial, eu nunca vou conseguir colocar em palavras exatas o sentimento que o livro me trouxe, mas foi quase como mergulhar em uma cidade da Itália e ser encharcada com referências artísticas e ainda de brinde se banhar em um romance envolvente, comovente, triste e ao mesmo tempo feliz.

e como poderia passar despercebido? o final. pra mim ele foi a parte mais importante do livro, ele não termina como em um conto de fadas e isso te dá uma sensação de realidade, de que essa história realmente poderia estar acontecendo agora mesmo em uma pequena cidade no norte da Itália.

Be 09/07/2020

Sensível e encantador
Um livro diferente de todos que já li. Traz uma perspectiva inusitada e de forma interessante conta sua história. Me fez pensar sobre a vida e como uma história pode nos influenciar.