Call Me By Your Name

Call Me By Your Name André Aciman

Resenhas - Call me by your name

Ca 21/04/2021

Pra mim foi uma leitura demorada porque passa vários capítulos pra acontecer uma coisa só, nos capítulos finais acontece tudo, que fica faltando e é uma das únicas partes que fiquei na sensação de não conseguir largar o livro

wilzauu 17/12/2020

?Nada mais tinha mudado. Eu não tinha mudado. O mundo não tinha mudado. Ainda assim, nada seria igual. Tudo o que nos resta é o sonho e a estranha recordação.?

amandct 06/10/2022

me chame pelo seu nome.
li há um tempo atrás, sempre achei um bom livro, hoje vejo que não é uma maravilha como pensava que era.
ps. o final me deixa depressiva e a cena do pêssego me assombra até hoje. ?

João 11/09/2017

livro: call me by your name, andré aciman
volta e meia dedico alguns minutos do meu dia para verificar as novidades do cinema que estão para estrear, até que em uma busca, me deparei com o trailer de um filme chamado call me by your name. o nome, logo de cara, chamou minha atenção, e quando vi o trailer, confesso que amei. mas amei muito! o segundo passo foi dar uma olhada no google e assim, descobri que o filme era baseado em um livro, lançado em dois mil e sete, escrito pelo andré aciman, autor que eu até então desconhecia. quando achei sua versão disponível para o kindle, me realizei e comecei a leitura, e olha, que leitura! que livro!

história: o livro nos conta a história de um menino chamado elio, de dezessete anos, que mora na itália, e seu pai, professor universitário, recebe, todo ano, um aluno como se fosse (acho que realmente é) seu orientando, para escrever livros e fazer análise de obras literárias e tudo mais. até que em um determinado ano, a família do elio recebe oliver, um professor de vinte e quatro anos, e a partir de sua chegada, elio começa a descobrir certos sentimentos pelo homem, que até então desconhecia, mas o problema é que oliver está ali de passagem, e a diferença de idade entre os dois pode ser um impedimento, além de não saber se aquilo o que sente é de fato recíproco. pense então num menino, oito anos mais novo que o outro, no auge da adolescência, apaixonado e sabendo que, mesmo que seja um sentimento comum, não dará certo devido ao fato de terem um oceano de distância entre seus lares? pois é.

mas o livro não é apenas isso, mas não mesmo! ele é poesia pura! a narrativa do autor é uma das coisas mais lindas que eu já tive o prazer de ler, me lembrando muito alguns dos meus livros favoritos, como eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, do marçal aquino. como é narrado em primeira pessoa pelo elio, os seus pensamentos, falas e emoções se intercalam em um único parágrafo, fazendo com que você entre de cabeça na mente da personagem. não há aquela necessidade de deixar um parágrafo para as falas, que vão se intercalando, mais um parágrafo para pensamento e um para as ações que estão sendo tomadas pela pessoa. é tudo junto e eu AMO quando esses livros chegam para mim!

caso você esteja se perguntando do que estou falando, vou dar uma amostra: but I wasn't fooling myself. I was convinced that no one in the world wanted him as physically as I did; nor was anyone willing to go the distance I was prepared to travel for ihm. No one had studied every bone in his body, ankles, knees, wrists, fingers and toes, no one lusted after every ripple of muscle, no one took him to bed every night and on spotting him in the morning lying in his heaven by the pool, smiled at him, watched a smile come to his lips, and thought, Did you know I came in your mouth last night?

não sei se vocês sentiram o impacto do quanto esse menino é apaixonado pelo oliver, mas eu senti, e a forma que ele descreve os sentimentos e vai intercalando com as falas e a história, é apenas sensacional, entrando facilmente no meu top 3 de livros de temática lgbt.

um outro ponto muito bom da história é o cenário maravilhoso por trás de tudo. por se passar na itália, o livro é cheio de referências no que diz respeito à obras de artes italianas, além dos diálogos profundos que são apresentados. que livrão, meus caros.

rumores que o filme chega aqui no brasil só no começo do ano que vem, mas enquanto esse dia não chega, deixo vocês com essa indicação muito que das boas.

todo amor.

site: http://jvrborelli.blogspot.com.br/2017/09/livro-call-me-by-your-name-andre-aciman.html

Vênus 01/11/2022

Definitivamente melhor que o filme.
Não comentarei muitas coisas pois é necessário saber pouco sobre para ter a experiência completa.
Definitivamente é melhor que o filme por ser muito mais profundo e explorar a posição de "narrador", comecei com preguiça e terminei como um dos meus livros mais queridos.
Único ponto negativo: epílogo meio meh

Mateusgooulart 08/09/2023

Me chame de tedio
Chatoooo, depois de tentar muito finalmente terminei a bomba, leitura chata, enrolada, arrastada entediante.

nopedaorelha 14/10/2022

Não, por favor, não me chame pelo seu nome
Me Chame Pelo Seu Nome abriu um espaço de muita crítica no meu coração. Até onde vi, muita gente amou esse livro e ainda não processei a idéia dessa aprovação.

Resumo rapidinho: Adolescente fica obcecado por um adulto hétero top insuportável durante as férias na Itália.

Ouso dizer que a única qualidade, que me manteve razoavelmente interessada no livro é a ambientação e descrição dos hábitos da família do protagonista -Elio.
O livro foi escrito em primeira pessoa, então temos a visão direta dos pensamentos do Elio. Infelizmente o personagem foi construído para ser obsessivo e obcecado pelo Oliver (o par romântico). A todo o momento temos esse excesso de ?admiração? que e cansa logo nos dois primeiros capítulos, e a atração se transforma em um vício enjoativo.

Do outro lado temos o Oliver, que tem tudo para ser um clichê de personagem "encantador", e de fato é. Contudo, ele supera essa expectativa e se torna um dominador e manipulador. Suas alterações de humor e suas reações exageradas de querer e odiar demais me incomodaram o livro inteiro.

Acredito que a intenção do autor não era fazer um livro de romance convencional, onde tudo dá certo ou existe aquele amor que é preciso lutar com dignidade, mas eu confesso que não esperava um relacionamento tão conturbado e problemático. O que mais me afligiu foi o violento amor velado e muita gente dizendo ?melhor livro de romance que já li?, sendo que a relação dos dois é a típica relação abusiva que todo mundo rejeita.

Enfim, nada nesse livro me agradou. Acredito que por ser um romance LGBT conhecido, o amor poderia sim ter tido dificuldades, mas com o mínimo de respeito pela descoberta, pelo desconhecido, e não uma enxurrada de atitudes incômodas. Espero de todo meu coração que ninguém jamais viva um romance como o desse livro.

P.S. O filme conseguiu remover tudo de problemático, e tenho sérias dúvidas se o filme seria amado se tivesse tudo que achei desagradável e perigoso no livro.

Pedre 01/04/2021

Reflexivo
Quando ainda estava nos primeiros capítulos, quase deixei o livro pela forma como a história estava sendo contada e como os personagens estavam sendo desenvolvidos. Por muitos momentos eu ficava com certa preguiça de continuar por fazer comparações com o filme. Mas, a partir do momento que eles vão pra Roma, tudo se transformou pra mim e eu me apaixonei profundamente pela história do Elio e do Oliver. O final é surpreendente e algo que eu não estava esperando. E sim, o livro é muito melhor do que o filme.

sarielly 16/06/2021

Não consegui ler metade do livro!! Fazem o Élio se humilhar demais e depender de um homem que tem idade pra ser tio/pai dele e mais uma vez levantando o estereótipo de que pessoas LGBTQIA+ quando não saem ficando com todo mundo se prendem e ficam sofrendo por amores não recíprocos.

André Milhorança 25/06/2020

"Abençoado seja o mistério do amor!" - Sufjan Stevens
Eu me senti tendo 16 anos de novo. Eu vim parar no livro porque eu me apaixonei absurdamente pelo filme! Como não amolecer o coração com um romance tão intenso nas paisagens italianas?
Saudade de ser adolescente e ficar com neura sobre tudo! (Aliás, as neuras não passaram, só a idade mesmo). Elio conseguiu me fazer sentir na pele aquele drama de descobrir o que o corpo tá sentindo em combate com o que a cabeça está querendo. Com a chegada do Oliver, o negócio ficou ainda mais doido.
Mesmo sabendo do final da história, foi muito foda sentir toda a angústia do Elio de novo. Ficar o tempo todo se perguntando se é melhor se arrepender do que passar vontade. Querer ser extremamente calculista em cada movimento. Tentar encontrar sinais em tudo o que acontece. AAAAAAAAAAAA, COMO ISSO CANSA A VIDA!
Enfim, objetivo alcançado. Se você está procurando um amor gostosinho e intenso, se lança nessa obra de Aciman. A ansiedade do protagonista fica muito escancarada na escrita do autor. Por várias vezes você fica confuso sobre o que de fato está acontecendo e o que são diálogos na cabeça do Elio. Eu achei isso incrível!
Com certeza, vai ser uma obra que precisarei revisitar algumas vezes. É incrivelmente inteligente e apaixonante. Gosto muito de romances intensos e não tão idealizados. Viver tudo isso junto com as descobertas do Elio foi sensacional. Só vai.

gut 21/05/2020

não sei nem o que falar sobre esse livro, pois ele é incrível de várias formas, sobre os relacionamentos, os personagens, frases e textos lindos, pois nao é apenas um livro sobre romance

luana 09/05/2021

Amei
Achei incrível o desenvolvimento do romance, as expressões das emoções dos personagens. Perfeito

mandy 09/08/2017

sem palavras.
que livrão da porra

ps. a cena do pêssego é linda, parem de frescura. to louca pelo filme
Ana Paula 10/08/2017minha estante
Pessoal age como se não já tivesse lido coisa pior, e sem sentido, que é tudo que essa cena não é. São simplesmente dois seres tentando pertencer, nem sei se é essa palavra, ao outro tão quanto possível.

AL 30/12/2017minha estante
Migas, eu achei bem fora do tom do livro... acho que esse foi o maior problema pra mim, não a cena em si. Mas que bom que tanta gente gostou, é uma história bonita mesmo!

Carla Aires 03/01/2018minha estante
A cena do pêssego é ok, agora nada me convence que aquela cena do banheiro é romântica... Blergh! Mas o livro é maravilhoso, então a gente releva rs.

Paula 04/04/2021

até depois
os personagens são muito bem construídos e o livro é quase poético, sem dúvidas intenso, sobre uma paixão visceral que dá ao livro um rumo de longos devaneios tão detalhados pelo autor que faz a dor sentida por Elio ser muito clara -e quase tangível. ainda assim, tem uma ambientação dos sonhos -interior da itália, e algumas passagens em Roma- e as relações secundárias, seja com seu pai ou Vimini, são mostradas de uma forma muito bonita. é um livro que pretendo reler pq amo momentinhos de drama.

bia 22/06/2020

uau
eu tenho que confessar, no começo achei o livro meio estranho, o comportamento do elio me deixava em dúvida se gostava ou não do livro, mas me decidi, é exatamente isso, as partes não convencionais do livro que o fazem tão especial, eu nunca vou conseguir colocar em palavras exatas o sentimento que o livro me trouxe, mas foi quase como mergulhar em uma cidade da Itália e ser encharcada com referências artísticas e ainda de brinde se banhar em um romance envolvente, comovente, triste e ao mesmo tempo feliz.

e como poderia passar despercebido? o final. pra mim ele foi a parte mais importante do livro, ele não termina como em um conto de fadas e isso te dá uma sensação de realidade, de que essa história realmente poderia estar acontecendo agora mesmo em uma pequena cidade no norte da Itália.