Call Me By Your Name

Call Me By Your Name André Aciman

Resenhas - Call me by your name

Lara 01/04/2021

Transbordante
Definitivamente um dos melhores livros que eu já tive o prazer de ler. É bizarro como um livro de 288 páginas pode destruir completamente uma pessoa, acho que nunca vou me recuperar dessa leitura. É sufocante o quão linda a escrita do André Aciman é, a riqueza dos detalhes, as opiniões e as personalidades(maravilhosas,por sinal) dos personagens. O amor entre o Elio e o Oliver me transbordou, a intensidade dos sentimentos e das sensações que os dois proporcionam entre eles mesmos são indescritíveis, a gente consegue sentir tudo o que os personagens sentem durante a leitura. A ambientação do livro também é de tirar o fôlego, o norte da Itália é o sonho de qualquer um e não poderia haver lugar melhor para protagonizar uma história tão bonita. Ao mesmo tempo que é um livro de romance leve, bem humorado em alguns momentos e muuuito intenso, Me chame pelo o seu nome me deixou lições muito fortes sobre a vida;a relação entre a idade e o amor, o envelhecimento, primeiros amores, desilusões,etc. O Elio é um perfeito personagem principal, ele pode pensar, refletir e murmurar sobre qualquer coisa durante o livro e ainda vai te manter interessado na leitura e no ponto de vista dele. Leiam, esse livro é perfeito e vai deixar uma marca na alma de vocês, assim como deixou na minha.

Paula 04/04/2021

até depois
os personagens são muito bem construídos e o livro é quase poético, sem dúvidas intenso, sobre uma paixão visceral que dá ao livro um rumo de longos devaneios tão detalhados pelo autor que faz a dor sentida por Elio ser muito clara -e quase tangível. ainda assim, tem uma ambientação dos sonhos -interior da itália, e algumas passagens em Roma- e as relações secundárias, seja com seu pai ou Vimini, são mostradas de uma forma muito bonita. é um livro que pretendo reler pq amo momentinhos de drama.

Morais 21/09/2021

Romance dos 20 anos
Até então, com meus exatos 20 anos, esse foi o romance mais lindo que li até então. Cada flerte, cada pensamento, cada indecisão faz dessa história algo tão reflexiva que assusta. Felizmente, a vida toma seus caminhos!

Sthe 04/05/2020

Visceral.
Não há palavra que defina melhor este livro. Simplesmente uma obra de arte íntima e intensa.

Lays 23/12/2021

"Mas porque ele é mais do que eu mesma. Seja qual for a matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais."

Elio usa como exemplo esse trecho sobre Heathcliff para explicar um pouco sua relação com Oliver, interessante encontrar O Morro dos Ventos Uivantes nesse livro porque quando voce para pra observar a obsessão que existe em um o outro vem e te mostra também so que de um modo contemporâneo. O autor pode ter se inspirado no clássico mas ainda assim consigo ver um sentimento da parte do Elio mais real e humano (não algo saudável) do que o da Katherine.
Gostei do livro, vi e ouvi muitas criticas citando várias problemáticas, encontrei sim muitas problemáticas no livro mas seila como o próprio autor diz em uma entrevista para a revista Cult, ?eu so estava querendo um romance e fugir um pouco da mesmice?, não estou invisibilizando nada, trazer a luta diária lgbtqia+ é importante em qualquer contexto mas eu entendi o que o autor quis passar com esse livro e gostei bastante das temáticas filosóficas e literárias que ele usou em alguns capítulos.
O final é diferente do filme o que me deixou feliz porque odiei a rapidez que os produtores colocaram no ponto final da historia.

Aly 07/06/2021

Eu ainda morro sempre que leio o último capítulo
Quando li esse livro pela primeira vez foi logo depois que assisti o filme, achei que não poderia chorar mais que chorei no filme mas estava enganada, o jeito que Elio narra os seus sentimentos por Oliver é incrível, pois, além de tudo, ele estava se descobrindo através de um estranho que ele achava odiar.

O filme é lindo demais, capta perfeitamente os personagens de forma única mas a profundidade que você vê nos pensamentos descritos por Élio no livro é simplesmente tocante.

nic :D 12/11/2020

sobre:
é bem profundo. não sei se fui eu quem criei isso em mim mas não superou minha expectativa, apesar de ter sido uma leitura boa.

DiogoDourado 16/09/2017

Apaixonado!!
O livro que abre mentes, mostra o verdadeiro significado da palavra amor. Termeinei a leitura faz 2 dias dias e não consigo pensar em outra coisa. Arrebatador e fascinante!!

Lulu 28/05/2021

Melhor livro lgbt+ que já li. A história se passa na cabeça do Elio que diferente do filme conta todos os detalhes de escolhas, sentimentos que o personagem faz e sente. Esse livro é poético e muito bem escrito, só da vontade de ler mais e mais. O livro tem muitos ensinamentos e é super engraçado e você fica querendo entrar na história para ver esse romance de perto.

diangelo 28/01/2021

O livro tem menções que te tocam no fundo da alma. Mas fiquei decepcionada com o final, não gosto ter que lida com a realidade do mundo. Por mais que seja assim, mas também não consigo imagina outro fim, era pra ser. k

DTK 09/08/2021

Before anything else I must talk about the way Aciman talks about falling in love without even needing the words love or passion or wathever else. He is simply able to describe the feelings we have when first falling in love to their full extension, for some time not even realising it, some of the time having conflicting feelings. The first third of the book is altogether perfect cause of all this.
(I feel sad for the movie because there is no way the actors can express so much feeling, reading Elio?s thoughts is all there is)

The other parts just make me desperate for a passion that would affect my life so completely, really. To be understood and accepted as it is.
The book is awesome, everybody should at least give it a try

LavynnyaLoureiro 20/11/2020

Se não depois, quando?
Ah, esses personagens, esse país, essa estação do ano, esse livro...
Que livro interessante e bonito! Na primeira vez que tentei ler essa história me peguei irritada com as confusões mentais do Elio, mas dessa vez eu só gostaria de dizer: Elio, I feel your pain! Só quem viveu um amor feito para não durar, para quem teve medo de sentir ?errado? ou se sentiu confuso sobre quem se era, quem se equilibriou entre o desejo e o medo... Para quem viveu uma história de amor feita para o momento mas não para vida... Para todos que já amaram alguém, de todo o coração, alma e, sobretudo, corpo... Para vocês, para nós, românticos incuráveis... Só quem viveu como Elio vai conseguir entender a dor e a delícia de ser quem se é.

cassy 20/01/2022

Nota dó.
Dispenso comentários, só li para ver se era realmente tão problemático quanto falavam e não estavam errados. Fora a podridão por trás desse autor nojento. Se tivesse a opção de dar zero estrelas eu dava.

Jacques 14/04/2020

Call Me By Your Name, somewhere in northern Italy, 1983.🍑
Call me by your name é um romance estadunidense extremamente forte, fofo e intenso ao mesmo tempo que trás a história de amor do garoto ítalo-americano Elio de 17 anos e do americano sedutor Oliver de 24 anos, foi escrito pelo grego André Aciman, atualmente lecionando Teoria da literatura na NYU (Universidade de Nova York). O romance foi publicado em janeiro de 2007 pela Farrar, Straus and Giroux, mais tarde o romance recebe uma adaptação para as telas com Timothée Chalamet protagonizando como Elio e Armie Hammer como Oliver, o filme com o nome de Me Chame Pelo Seu Nome, tradução fiel ao nome original e como o romance é mais conhecido no Brasil.
A história, ambientada na Riviera Italiana de 1983 tem início quando Oliver chega dos EUA à Itália para ajudar o pai de Elio, um importante professor universitário, em sua pesquisa, e também como filósofo, finalizar seu próprio manuscrito. Elio pensa que esse só será mais um hóspede chato que passará uma parte do verão na villa de sua família, mas depois de algumas semanas descobre que está errado, pois durante a estadia do americano, o jovem Elio descobre uma série de sentimentos, prazeres e desejos que nunca havia ousado pensar antes, juntos, Oliver e Elio, de forma cautelosa mas intensa vão se conhecendo e se envolvendo cada vez mais, sempre com flertes calculados, inteligentes e complexos, nos fazendo se apaixonar pela história e por cada personagem, nos deixando até o último minuto na torcida de um final feliz para esse Summer Love.
Além da linda e intensa história de amor, esse livro nos faz entrar fortemente em contato com a cultura Italiana e a diversidade linguística presente nessa parte da Itália onde as pessoas chegam a falar quatro idiomas (Italiano, Inglês, Francês e Alemão), Aciman sempre mostrando, por meio de sua escrita, o quanto a Itália é bela e com muitos detalhes, nos levando no final da trama até sua capital, Roma.
Aciman não se segurou para nos entregar uma história de amor intensa e que de maneira, ao mesmo tempo brutal e sensível, nos mostrou uma série de sentimentos que muitos têm medo de algum dia vivenciar, algo tão forte e avassalador. Aciman sem tarjas, conseguiu nos fazer refletir através das constantes afirmações de Elio de ser “sujo”, “nojento” e “doente”, acerca de pensamentos que de certa forma julgamos pecaminosos, sujos ou impuros (mas não são eles que nos fazem humanos?). Aciman, com sua escrita detalhista consegue nos levar profundamente à cabeça de Elio, nos fazendo sentir cada surto, cada sensação de desespero junto com o personagem. Percebemos que Oliver mesmo com seu jeito descontraído, meio esnobe, ele está sempre cauteloso com seus sentimentos e os consegue controlar bem, conseguimos ver Oliver como o apoio, a pessoa que mostra empatia e admiração por Elio, e quem recebe na maioria das vezes a carga dos surtos, mas sempre com, nas palavras de Aciman, sua forma “Oliver” de ser.
Acho que não posso deixar de falar de três acontecimentos que sem dúvida marcaram todos os leitores, a famosa cena do pêssego, um acontecimento muito inesperado e que na minha visão é o acontecimento que marca o que já venho dizendo ao longo desta resenha, o quanto o ser humano é podre e isso não é necessariamente algo ruim, a cena da conversa entre pai e filho, que mostra o apoio do pai pelos sentimentos que seu filho desenvolveu, e que ele não precisa se envergonhar de ter se entregado daquela forma, e a terceira cena é a que dá o nome a obra, a cena onde mostra que a paixão que eles sentem um pelo outro é tão intensa que eles querem ser um ao outro, a cena onde Oliver diz “Call me by your name, and I’ll call you by mine” (Me chame pelo seu nome e eu te chamarei pelo meu.) é sem dúvida minha cena preferida.
Aciman fez um excelente trabalho e mostrou em sua obra muito mais que um romance queer, esse foi o ponto que me deixou mais empolgado, foi a dose certa de militância e ensinamentos. Agora ansioso para a leitura de sua sua sequência Find Me (Me Encontre), onde poderemos desvendar um pouco mais dessa intensa história, já que o final do primeiro livro foi uma pedrada na cara.