Call Me By Your Name

Call Me By Your Name André Aciman

Resenhas - Call me by your name

capirota 16/04/2024

Perfeito
?Estou muito velho para surpresas. Alem disso, surpresas sempre vêm com uma ponta afiada para nos ferir. Não quero ser ferido? não por você.?
Ninguém me avisou que eu ia chorar igual uma cadela no final desse livro e gostar disso.

Manurr 28/03/2024

Tem gente que ama e tem gente que odeia esse livro. Não tenho críticas à estrutura dele e sei que, sob algumas perspectivas, esses dois tipos de pessoas têm razão. Mas creio que o cerne da obra está no clássico monólogo do pai do Elio:

? - Olha só. Vocês tinham uma bela amizade. Talvez mais do que amizade. E invejo vocês. No meu lugar, muitos pais esperariam que a coisa simplesmente sumisse, ou rezariam para que seus filhos se reerguessem logo. Mas eu não sou um desses pais. No seu lugar, se houver dor, cuide dela, e se houver uma chama, não a apague, não seja bruto com ela. Arrancamos tanto de nós mesmos para nos curarmos das coisas mais rápido do que deveríamos, que declaramos falência antes mesmo dos trinta e temos menos a oferecer a cada vez que iniciamos algo com alguém novo. A abstinência pode ser uma coisa terrível quando não nos deixa dormir à noite, e ver que as pessoas nos esqueceram antes do que gostaríamos de ser esquecidos não é uma sensação melhor. Mas não sentir nada para não sentir alguma coisa? que desperdício!?

Não tem o que falar depois disso.

nekowar 23/02/2024

A princípio pensei que era apenas um clichê de romance de verão com uma pitada de age gap e a chatisse do Elio fortaleceu isso por boa parte do livro.
Teve cenas que me fizeram julgar ainda mais o pobre Elio e outras que fizeram o meme "Acaba pelo amor de Deus" repetir mil vezes na minha mente.
Mas no final do livro, depois de ficar com olhos marejados, percebi que, durante a leitura, não soube compreender muito bem os personagens.
Agora me pergunto como consegui sobreviver tanto tempo sem conhecer esse livro.

maryvrose 30/01/2024

Call me by your name
?Arrancamos tanto de nós mesmos para nos curarmos das coisas mais rápido do que deveríamos, que declaramos falência antes mesmo dos trinta e temos menos a oferecer a cada vez que iniciamos algo com alguém novo. A abstinência pode ser uma coisa terrível quando não nos deixa dormir à noite, e ver que as pessoas nos esqueceram antes do que gostaríamos de ser esquecidos não é uma sensação melhor. Mas não sentir nada para não sentir alguma coisa... que desperdício!?
que livro?? n sei oq dizer apenas sinto
SOU COMO VOCÊ. EU ME LEMBRO DE TUDO.

Rafael 19/01/2024

?Let summer never end, let him never go away, let the music on perpetual replay play forever, I?m asking for very little, and I swear I?ll ask for nothing more.?

Lyvia Lika 15/01/2024

O romance arrebatador que estará sempre nos meus pensamentos, aquele que nos lembra ?e se? daquele romance que tivemos.

Peteck 09/01/2024

E não é q eu gostei?
Bom, achei que eu fosse odiar e, pelo contrário, acabei gostando. Não é o ?romance perfeito?, mas senti que é exatamente sobre isso. Vai muito além do Oliver e Elio, cheio de reflexões e referências muito boas à literatura e filosofia. Retrata uma vida de desencontros e representa bem a aflição de se ter um tempo marcado para as coisas acabarem.

visreading 31/12/2023

"You are my homecoming. When I?m with you and we?re well together, there is nothing more I want. You make me like who I am, who I become when you?re with me, Oliver. If there is any truth in the world, it lies when I?m with you, and if I find the courage to speak my truth to you one day, remind me to light a candle in thanksgiving at every altar in Rome."

elysoldanella 31/12/2023

Ki lindo meu
Esse livro... meu favorito. vejo algumas pessoas reclamando dele e dizendo que não é tão bom porque foca MUITO nos pensamentos e nos sentimentos do elio, mas pra mim isso é exatamente o que deixa o livro bom. acho lindo como retrata sem fim o que um jovem reflexivo e cheio de hormônios aflorados (se é q vc me entende...) pensa e sente, eu amo o elio. enfim... call me by your name é um livro que expressa vulnerabilidade (que não é uma fraqueza!!), muuuita sensibilidade, um amor meio problemático e intenso entre duas pessoas que não podem estar juntas, e que entrega bastante filosofia também (que deixa a leitura levemente cansativa, mas amo esse tipo de "cansaço"). recomendo SOMENTE pra seres que sentem demais e que gostam de romance filosófico

AllandaS 10/11/2023

Péssimo autor
Até gostei dos personagens e da química entre eles, o cenário é lindo pela descrição maaas que leitura péssima, não sei que ideia foi essa do autor de ficar colocando um monte de fala em italiano no meio da leitura e não colocar a tradução no roda pé. Não fui informada de que tinha que aprender o outro idioma para poder ler, eu fiquei perdida boa parte da leitura. Não sei se no traduzido está assim também mas no original ele simplesmente solta o outro idioma e eu não vou ficar parando para traduzir no google. Resolvi ir para o audiobook e o narrador ler em italiano também, fui ver o filme e também tem o italiano, mas não incomodou porque colocaram LEGENDA, custava ter uma nota de roda pé? nota dó

camomily 23/10/2023

Grande bostas!! duas passivas patéticas

parei de ler na parte deles dois no banheiro que nojeira veyr

José Godoi 15/09/2023

Obra de arte.
Quando comecei a ler esse livro já esperava muitas coisas, por que assisti o filme muitas vezes anteriormente. Mas a cada página virada, a cada cena que se era descrita, a cada fala de Oliver com Elio, de Elio com Marzia, de Oliver com Vimini?. eu ia quebrando expectativas, tudo é melhor do que imaginava.
Aqui no livro as emoções vão além, eu gritei na primeira interação deles, meu olho encheu de lágrima em certas cenas, eu parei e respirar por uns 30 segundos a cada momento de tensão.

Obrigado Andre, você escrever de maneira linda e poética essa história de vida.