Call Me By Your Name

Call Me By Your Name André Aciman

Resenhas - Call me by your name

luaraaap 11/08/2023

Não me convenceu
Eu amei o jeito que a história é contada, o jeito que o elio vê as coisas e narra elas, como não é exatamente linear já que ele ta lembrando de tudo do futuro e por isso tem alguns pulos ou retrospectivas. mas também me incomodei demais com várias coisas, especialmente a dinâmica de poder entre os protagonistas, que embora seja citada algumas vezes, nunca de forma suficiente pra ficar claro que seja uma crítica, o que me faz crer que não é, e, muito pelo contrário, o autor apoia tais relacionamentos.

existem diveeersas passagens onde a dinâmica de poder fica muito óbvia, e ainda assim parece romantizada, o que me incomoda. torço pra que tenha sido uma falha de interpretação minha e não o objetivo de fato.

algumas cenas foram dolorosas de se ler, outras divertidas e outras eu tive que me segurar pra não largar o livro de tamanha vergonha alheia. definitivamente o livro me fez sentir muitas coisas e isso no geral foi positivo, mas não sempre.

no fim, não posso dizer que o livro é ruim ou que eu não gostei, mas passa longe de ser um favorito. tem seus defeitos e não são poucos, mas não me arrependo de ter lido. tem algumas passagens muito belas.

Bia~* 16/05/2023

Toda a poesia da ansiedade
Esse livro gerou uma identificação em mim de uma forma muito inesperada. Não tenho muito a ver com o protagonista ou com qualquer personagem... exceto pela ansiedade de Elio.
A obra gira em torno da relação entre Elio e Oliver, um veranista hóspede na casa italiana de sua família. Desde o início, Elio antecipa e descreve detalhadamente acontecimentos e possibilidades.
Gostei de como o livro consegue abordar o crescendo que envolve uma relação (seja qual for sua natureza), quando o antes muitas vezes é mais esmiuçado, analisado, planejado do que qualquer coisa que efetivamente venha a acontecer. E, quando algo de fato acontece, os momentos de felicidade são aproveitados, mas se sabe que são breves. O que fica para o depois? Como lidar com o luto de uma experiência inesquecível? Como carregar a culpa que colocamos em nós mesmos por atos não culpáveis?

Vitor.Hugo 01/05/2023

O último parágrafo
?Se você se lembra de tudo, eu quis dizer, e e realmente gosta de mim, então antes de ir embora amanhã, ou quando estiver prestes a fechar a porta do táxi e já tiver se despedido de todos os outros e não houver mais nada a ser dito nesta vida, então, só desta vez, vire para mim, ainda que de brincadeira, ou como um adendo que significaria tudo para mim, e, como fez naquela vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome.?

Gustavo 24/04/2023

Olha, já vou começar essa resenha dizendo que não tenho muito o que falar. Eu ja tinha visto o filme e Deus obrigado por brotar a sementinha da curiosidade em mim porque meu deus é bem melhor que o filme. Eu amei o livro, demorei mais do que pretendia pra terminar mas vamos passar um pano pq foi o primeiro livro que eu li em inglês e à linguagem é bem mais complicada do que a em português, (eu tenho os dois e fui comparando). Se levarmos em conta tudo, é uma leitura muita rápida, a divisão dos capítulos me irritou SIM mas passaremos este pano, algumas coisas do livro me deixaram com um bombastic side eye mas eu amei. Que tesão de livro de verdade, ficava cada vez mais intrigado com as coisas que ia acontecendo e da maneira que eles construíram o relacionamento dos dois. Se vermos esse livro de acordo com as leis da ECA ele seria bem errado mas como eu amo os q tem mais de cinquenta passarei mais esse pano! Em suma, este livro pra mim foi uma leitura incrível que me despertou alegria, paixão, nervosismo, risos e acima de tudo muita tristeza e auto reflexão. Particularmente recomendo demais, valeu cada minuto de leitura.

Gabriella 23/04/2023

?Is it better to speak or die??
?Nós arrancamos tanto de nós mesmos para ser curados das coisas mais rápido do que deveríamos que vamos à falência aos trinta anos e temos menos a oferecer cada vez que começamos com alguém novo. Mas não sentir nada para não sentir nada ? que desperdício!?

É uma história de amor que desafia convenções sociais e tabus, uma vez que a relação entre Elio e Oliver é marcada por uma diferença de idade e pelo contexto social em que se desenvolve. O livro também fala sobre questões de identidade sexual e a complexidade dos relacionamentos humanos, explorando temas como amor, desejo, perda e autodescoberta.
O livro tem uma história muito bonita, poética e com mta sensibilidade.
Senti que faltou algumas coisinhas e o final foi um pouco previsível.

jadebaezz 13/04/2023

A agonia do amor
?Call me by your name? fala sobre paixão sem dó do leitor. A narrativa inicia romantizando o apaixonar-se, retratando-o como algo um tanto ingênuo e que aflora, que desabrocha dentro do ser. E então, a partir disso, nos mostra a realidade nua e crua (e pelo olhar do Elio, o que nos coloca ainda mais dentro da situação). Os pensamentos do Elio e toda a trajetória que eles percorrem por páginas e páginas nos puxam pra dentro de todo o universo do livro; confesso que amei sentir isso, até me ver sofrendo ao lado do garoto. O ar nostálgico, o fato de vermos Elio e Oliver vivendo coisas tão lindas e particulares com uma promessa de um fim, os anos passando, o desfecho? Tudo se torna um caminho envolvente e carregado de sentimento. Enfim; recomendo a leitura a qualquer pessoa! Vale a pena.

Thais.Dorn 05/04/2023

Um livro com um jeito poético, cheio de interpretações e mt sentimento. As vezes me sentia meio perdida por causa da construção do parágrafo (que misturava pensamentos, falas e descrições sem muita separação) mas sinto que um parágrafo assim me faz sentir mais proxima do eu lírico, o que eu gostei bastante.
São um casal com um amor intenso mas ao mesmo tempo com uma ar mt livre, cenas em Roma me passam esse sentimento.
Entendi o cena do cocô mas confesso que dei umas risadas kkkkk

belabvieira 01/04/2023

Call me by your name
Call me by your name se passa no interior da Itália e é sobre um adolescente de 17 anos que se apaixona por um dos convidados de verão do seu pai
é um livro sobre sentimentos, sobre inseguranças, sobre crescer... e é com certeza meu livro favorito dessa vida. Li ele há alguns anos e decidi reler agora, não tem como eu amar um livro mais que esse, sério. Obviamente tem seus pontos negativos (como qualquer outro livro), mas não deixa de ser um livro muito bom. Ele é cheio de filosofia, reflexões sobre a vida e é esse o foco do livro!!!
acho um ? #$%!& as militâncias sobre ele, na maior parte as pessoas nem viram o filme, nem leram o livro só viram alguém falar no tiktok e cataram pra si.
então é isso, se for ler tenta ir sem esses preconceitos e aproveita, pq ele é bem legal! :)

anabanana91 28/03/2023

Romance gay???????
gostei do livro em comparação ao filme tem muitas partes semelhantes como tmb tem partes nada a ver, só achei a relação dele meio dependente, de uma forma um bocado toxica, mas de resto.... aconselhoo e vejam também o filme( nao, nao é por causa do timothee cof cof)

larissa3154 13/03/2023

Fico um pouco sem saber como me sinto em relação a esse livro, ele merece um 5 por tanta coisa bonita que li nele, e que me faz esquecer as partes que não gostei, mas ao mesmo tempo não daria essa nota. por mais que as vezes a obsessão do elio fosse sem limites, demonstra bem como a mente de pessoas completamente apaixonadas funcionam, pode parecer absurdo, mas a maioria das pessoas apenas nao fazem, só pensam, mas o elio não se importava com isso, e ele estava sempre tentando, mesmo que não desse certo

Marcelo.Martins 06/03/2023

Call me?
Uma leitura envolvente na qual você torce para o casal, torce para que fiquem juntos rápido, para pode poder aproveitar muito dos dois juntos, quando realmente acontece é lindo

Guilherme389 04/03/2023

Canto?fantasma
é muito estranho como esse livro, ao mesmo tempo que merece 5 estrelas pela obra de arte que é, merece 2½ pelo quão problemáticos alguns pensamentos do elio são. mas mesmo assim fazem parte da atmosfera de call me by your name que eu, por algum motivo, sou apaixonado. pretendo reassistir o filme agora que eu li o livro e tenho certeza de que vai ser uma experiência surreal ver as cenas sabendo quais eram os pensamentos que passavam pela cabeça do elio, problemáticos ou não. não recomendo esse livro pra alguém que pretende ler antes de ver o filme. acho que todos deveriam assistir o filme antes e, caso gostarem, ler o livro e se aprofundar na arte que é me chame pelo seu nome.

espero que ninguém veja essa review, só precisa colocar em palavras o que eu senti quando terminei de ler o livro.

laiscunhaf 03/02/2023

Até depois
Eu gosto de livro que tem sinceridade como esse, é cru, romântico e profundo.

" [...] As you did back then, look me in the face, hold my gaze, and call me by your name."

[2021]