Call Me By Your Name

Call Me By Your Name André Aciman

Resenhas - Call me by your name

Guilherme389 04/03/2023

Canto?fantasma
é muito estranho como esse livro, ao mesmo tempo que merece 5 estrelas pela obra de arte que é, merece 2½ pelo quão problemáticos alguns pensamentos do elio são. mas mesmo assim fazem parte da atmosfera de call me by your name que eu, por algum motivo, sou apaixonado. pretendo reassistir o filme agora que eu li o livro e tenho certeza de que vai ser uma experiência surreal ver as cenas sabendo quais eram os pensamentos que passavam pela cabeça do elio, problemáticos ou não. não recomendo esse livro pra alguém que pretende ler antes de ver o filme. acho que todos deveriam assistir o filme antes e, caso gostarem, ler o livro e se aprofundar na arte que é me chame pelo seu nome.

espero que ninguém veja essa review, só precisa colocar em palavras o que eu senti quando terminei de ler o livro.

laiscunhaf 03/02/2023

Até depois
Eu gosto de livro que tem sinceridade como esse, é cru, romântico e profundo.

" [...] As you did back then, look me in the face, hold my gaze, and call me by your name."

[2021]

JoAo.Rizzetto 31/01/2023

não sei se gostei do livro, tampouco vai entrar na minha lista de favoritos, mas não posso mentir e dizer que a escrita poética não me tocou. esse livro beira ao desconforto de tanta sinceridade exposta, ele demonstra o quanto somos inseguros com nós mesmos e como isso afeta nossa vida amorosa. como o protagonista segue essa linha, se acha o feio, o chato, o burro, temos todo aquele lenga lenga no flerte, o que, sinceramente, quase me fez deixar de lado a leitura (que bom que não fiz isso).

porém, se eu pudesse definir esse livro em duas palavras acho q seriam intimidade e intensidade, você simplesmente parece estar dentro da trama e sentindo a flor da pele todo aquele lance da paixão. é dilacerante, triste, metafórico e lindo. gosto que os diálogos são crus e vão direto ao ponto, mostrando toda a sensibilidade humana sem camadas e armaduras, isso ocorre de tal forma que a sensação de exposição é gritante.

ok, acho que gosto

João 29/01/2023

loucura, viu?
a única coisa que consigo pensar ao definir esse livro é: sei lá. realmente não sei se gostei, porém não vou mentir e dizer que não me tocou da cabeça aos pés com seu tom poético. é visceral, desconcertante, como se você desbravasse todas as camadas do desejo e só restasse você e os seus bloqueios, suas inseguranças. Esse livro é extremamente desconfortável de ser lido, pois você se sente exposto do início ao fim, seja com as cenas eróticas ou com a sinceridade excessiva em que é retratado todo o romance. Posso até chamar esse livro de chato, pois tem muito lenga lenga no flerte, no desejo e para nós isso é chato, porque já vemos isso demais na vida real e às vezes, saímos da realidade e migramos pra ficção justamente para esquecer um pouco isso. Nós gostamos de rapidez, fluidez, intensidade, mas, acredito eu, que não somos assim, nunca vamos chegar extremamente confiantes numa pessoa do nada que não conhecemos para desenrolar algo. Somos inseguros, temos uma certa tendência a questionar da nossa beleza, do nosso poder de atração, da nossa personalidade e o livro mostra PERFEITAMENTE isso. O Elio, personagem principal, sofre com essa sensação relativamente nova e insuportável que sente pelo Oliver, mas tem toda a insegurança de chegar nele e ser zombado ou passar por ele e ter que suportar o fato de que a família dele pode descobrir. Sei lá, posso estar viajando e muito. Enfim, se eu pudesse definir esse livro em uma palavra apenas, eu usaria Intimidade. Dói e dói muito, não chorei, mas doeu, não sei se foi porque me via em algumas situações várias vezes, pela ótima escrita abstrata. Acho que nem vou tentar buscar o porquê machucou tanto, o porquê a angústia foi tamanha, porque a incompreensão, as vezes, é melhor.

Rony 23/01/2023

Me chame pelo seu nome!
Esse livro veio na "lista de leitura das férias" que monto conforme vou tendo vontade de ler literatura e que não tenha qualquer obrigação de fazer. Ler sobre Elio e como ele vai se questionar sobre sua sexualidade é bem interessante. Foi uma leitura fluída, apesar das frases longas e que me deram uma impressão de que eram os pensamentos de Elio fluindo para o papel. Como conversei com uma amiga, a última parte é bem difícil de ler porque toca no nosso emocional. No fim, foi uma ótima escolha, gostei de ter lido e conhecido o material original de um dos primeiros filmes LGBT que eu assisti.

LuAsa98 20/12/2022

me encontro acabada de tanto chorar
que livro incrível, eu não tenho muito o q dizer só sei q vc precisa ler isso.
li depois de ver o filme e achei incrível ir conectando essas partes q não são claras no filme.
esse livro em inglês deve ser incrível, pretendo ler.

rafaela1791 05/12/2022

later!
esse livro é TAO bizarro e esquisito
eu nao sei se um dia conseguirei definir se eu gostei ou odiei kkkkk mas sei la
o final me pegou um pouco, muito triste mesmo e a escrita linda quase me fez esquecer as obsessões sem limites do elio
o autor faz umas descrições muito boas do lugar tb, muito poético
(ps preciso reler um dia pra tentar entender oq eu sinto sobre ele

Ueslei 09/11/2022

Diálogos
O livro se arrasta durante muito tempo, até parece metáfora para a vida que, por vezes, pensamos não mudar. Do nada, após o diálogo, lindíssimo, sobre afeto, entre pai e filho, a história flui como uma garrafa lançada ao mar. O coração palpita às lembranças do amor; palpita na verve de nossa própria experiência e amar nunca pareceu tão difícil, apesar de não ter sido dito que seria fácil. Me chame pelo seu nome, me chame de você.
O amor constrói barreiras ou são as barreiras que constroem o amor?
Livro bonito!

manu 02/11/2022

não me sinto muito a vontade a dar minha opinião sobre esse livro, mas no meu ver ele tem muitas questões problemáticas que vão muito além do seu "aesthetic" que é de fato muito bonito mesmo porém né é isso.

ps: eu acho que o autor tem fetiche com pé

Vênus 01/11/2022

Definitivamente melhor que o filme.
Não comentarei muitas coisas pois é necessário saber pouco sobre para ter a experiência completa.
Definitivamente é melhor que o filme por ser muito mais profundo e explorar a posição de "narrador", comecei com preguiça e terminei como um dos meus livros mais queridos.
Único ponto negativo: epílogo meio meh

nopedaorelha 14/10/2022

Não, por favor, não me chame pelo seu nome
Me Chame Pelo Seu Nome abriu um espaço de muita crítica no meu coração. Até onde vi, muita gente amou esse livro e ainda não processei a idéia dessa aprovação.

Resumo rapidinho: Adolescente fica obcecado por um adulto hétero top insuportável durante as férias na Itália.

Ouso dizer que a única qualidade, que me manteve razoavelmente interessada no livro é a ambientação e descrição dos hábitos da família do protagonista -Elio.
O livro foi escrito em primeira pessoa, então temos a visão direta dos pensamentos do Elio. Infelizmente o personagem foi construído para ser obsessivo e obcecado pelo Oliver (o par romântico). A todo o momento temos esse excesso de ?admiração? que e cansa logo nos dois primeiros capítulos, e a atração se transforma em um vício enjoativo.

Do outro lado temos o Oliver, que tem tudo para ser um clichê de personagem "encantador", e de fato é. Contudo, ele supera essa expectativa e se torna um dominador e manipulador. Suas alterações de humor e suas reações exageradas de querer e odiar demais me incomodaram o livro inteiro.

Acredito que a intenção do autor não era fazer um livro de romance convencional, onde tudo dá certo ou existe aquele amor que é preciso lutar com dignidade, mas eu confesso que não esperava um relacionamento tão conturbado e problemático. O que mais me afligiu foi o violento amor velado e muita gente dizendo ?melhor livro de romance que já li?, sendo que a relação dos dois é a típica relação abusiva que todo mundo rejeita.

Enfim, nada nesse livro me agradou. Acredito que por ser um romance LGBT conhecido, o amor poderia sim ter tido dificuldades, mas com o mínimo de respeito pela descoberta, pelo desconhecido, e não uma enxurrada de atitudes incômodas. Espero de todo meu coração que ninguém jamais viva um romance como o desse livro.

P.S. O filme conseguiu remover tudo de problemático, e tenho sérias dúvidas se o filme seria amado se tivesse tudo que achei desagradável e perigoso no livro.

josi 08/10/2022

comecei a ler por causa do filme (pelo que eu vi tinha mts detalhes que não tem no filme
eu gostei mt, é um livro completo e inspirador, é aquele romance trágico, que não pode ser vivido e acaba deixando tudo mais intenso, a leitura é rápida, não é cansativo, te faz querer mais!
obs: pena que o filme só tem 2h...

amandct 06/10/2022

me chame pelo seu nome.
li há um tempo atrás, sempre achei um bom livro, hoje vejo que não é uma maravilha como pensava que era.
ps. o final me deixa depressiva e a cena do pêssego me assombra até hoje. ?