A última Dama do Fogo

A última Dama do Fogo Marcelo Paschoalin

Resenhas - A última Dama do Fogo

PeqMari 17/01/2011

Sobre leituras e sonhos
A palavra que eu usaria para descrever este romance épico? Supreendente.
De fato, Marcelo Paschoalin, grande construtor de cenários e de tramas, nos surpreende a cada novo capítulo. Não, não falo aqui de grandes mistérios a serem revelados, ou suspenses de tirar o fôlego. Falo sobre o modo distinto em que a história é contada: cada capítulo é uma fase da vida dos personagens, como se fossem contos sobre uma certa época, tendo como fio condutor os lugares e as pessoas.
Como escritora, digo que este é um grande mérito de Marcelo: conseguir manter a unidade mesmo com passagens grandes de tempo, o que significa desenvolvimento e amadurecimento dos personagens entre um episódio e outro. O que significa mostrar as personalidades descritas e (em maior ou menor proporção) amadurecidas, sem em momento algum se contradizer ou colocar coisas sem sentido.
Outra coisa que me chamou a atenção foi o modo de escrita: também distinto porque se utiliza de palavras não muito comuns em nosso vocabulário cotidiano, mas que servem perfeitamente a seu propósito, ou seja, me manteve presa à trama - tanto que esse foi um dos livros que eu li mais rapidamente, e não porque eu queria terminar logo, mas sim porque a leitura fluiu muito bem. Nem senti os capítulos passarem.
Mas, além de todas estas constatações maravilhosas, digo-lhes uma coisa de antemão: se vocês estão procurando livros que contenham explicações detalhadas para tudo o que acontece, esqueçam este. Marcelo é mestre em deixar subentendidos, para que nós pensemos sobre. E imaginemos junto.
E é desse aviso que eu (...)
(leia na íntegra no blog: http://peqmari-trocoatencaoporvidas.blogspot.com/2011/01/resenha-ultima-dama-do-fogo.html)

Nice Santos 27/02/2011

Resenha de A última Dama do Fogo por Nice Santos em www.mixliterario.com
“Em nosso tempo, a tecnologia sequestrou a fantasia e os nossos sonhos viraram mercadoria.
Já não temos mais nobres ideais a perseguir. No mundo, tal qual nosso é colocado, viver é consumir. Nossas vidas se resumem ao ter. E aquilo que somos se esvazia e se coisifica. Nossa essência se projeta nas vitrines e nas prateleiras.”
Rogério Morgado Paschoal

Não, essa citação, nada tem a ver com a estória, ela está no prefácio, mas achei tão ... Como direi... Real? ... É tá bom, que não poderia deixar de compartilhar com vocês.

Sinopse: Após uma tempestade, Deora, náufraga, é encontrada sem memória. Sua vida, ou o que resta dela, é então transformada quando ela se entrega a uma jornada mística que mudará para sempre.
Forjada pela chama, é iniciada nos mistérios que permitirão a ela compreender e manipular a essência do fogo e a mais pura forma de magia – aquela que somente é dominada por quem se permite renascer das cinzas.
Os passos de Deora, então, tornam-se os nossos, refletindo nossa busca – decidir, recuar ou escolher continuar em frente, mesmo sem ter consciência de que estamos diante de um caminho iniciático, é o que faz de nós o que somos dia após dia.
Deora segue adiante, apesar dos desafios e obstáculos, permitindo-se ser como a chama que é regra e guia de sua jornada. E, ao acompanharmos sua história, corremos o risco de termos nosso coração tomado pela emoção, nossa vida transformada e, até mesmo, nossa própria trilha mística desvelada.
Entregar-se a essa jornada é receber também as bênçãos da chama que ilumina o caminho da última dama do Fogo.

Fascinante, com certeza é uma ótima palavra pra descrever esse livro. A capa não é digna do conteúdo, tá, é bonita, mas infelizmente não faz jus a qualidade do conteúdo.

Com uma linguagem totalmente culta, o “Mestre” Marcelo Paschoalin expõe uma qualidade erudita, que até hoje não tinha visto em livros de ficção.

Bom, a sinopse já diz tudo que precisa ser dito sobre o que lhe espera na jornada e nas aventuras contidas no livro. Repleto de lições de obediência, crença em si mesma, amizades, superação e descobertas, A última Dama do fogo é uma estória fantástica.
Porém, pra você que acha que para um livro ser bom ele precisa ter um romancezinho, esse livro não tem, e pra ser sincera, não precisa, nem faz falta!

Mas não são só “flores”, a estória deixa algumas “pontas soltas”, ou seja, alguns acontecimentos não ficam claros ou não têm conclusão, deixando o leitor um pouco insatisfeito. Vamos ao final... O final... Não termina, dá pra acreditar? Entrei em contato com o autor, perguntei se ele daria continuidade e ele respondeu exatamente o seguinte:

“Saiba que livros seguem o mesmo padrão da chama. Uns ardem em nosso íntimo nos desejando querer mais, outros nos consomem e nos deixam plenos. Fico feliz que tenha gostado do livro a ponto de cogitar uma continuação. Em verdade, não era isso o que eu pensava quando escrevi o livro. Queria deixar que as perguntas ficassem no imaginário de cada leitor, para que construíssem seus próprios mitos acerca do universo de Deora, Ivoreen e demais. Mas devido à manifestação de alguns, estou escrevendo a continuação do livro. Ainda estou no começo, deixando que a chama siga seu rumo com vagar, mas sempre em frente”.

*.* Sou muito fã do “Mestre” Marcelo Paschoalin, meu irmão na chama! (é gente, tem que ler pra entender!)

A última dama do fogo é uma autopublicação, ou seja, o autor arcou com todos os custos para publicar, e o selo “LeiaSempre” é somente uma intermediária com a gráfica, por isso você não achará o livro nas livrarias, terás que adquirir diretamente do autor, eu comprei por R$ 32,90, e não me arrependo, Marcelo Paschoalin foi atenciosíssimo e ainda me enviou o exemplar autografado com marcadores também autografados.

Josy.Stoque 02/03/2012

Intrigante e envolvente
Não sei para quem leu os dois tomos separados - já que entre o lançamento de A Última Dama do Fogo e A Queda de Piros existe um intervalo de alguns anos na publicação -, mas para mim, que só li a Edição Especial com os dois tomos em sequência, não consigo imaginar o tomo I sem o tomo II. Já me falaram que eu sou uma autora torturadora, porém ouso dizer que Marcelo Paschoalin ganhou nesse quesito com o desfecho do primeiro tomo.
Tudo bem que era totalmente plausível diante dos fatos - não farei spoiler, ok? -, mas como uma leitora curiosa e compulsiva, eu queria saber mais! E fiquei muito feliz quando virei a página e me deparei com o tomo II, quase uma sensação de alívio.
Eu divido os dois tomos no que é de praxe para uma série, ou para um volume com continuação. O tomo I faz uma apresentação detalhada de Deora, a protagonista, por mais que seu passado e sua origem sejam um mistério para ela mesma - e para mim, que estava me contorcendo de curiosidade para saber. Um início cheio de aventura e mistério que te prendem e te levam para o próximo capítulo. E muita magia, o que não poderia faltar.
Piros é o local onde tudo começa e termina. O local que acolheu e ensinou Deora nos princípios da magia. Vemos a protagonista galgar os degraus nesse universo fantástico, em uma terra totalmente nova - criada pelo autor -, e com seus próprios deuses e histórias. Resumindo, é épico, e o melhor, é nacional!
O tomo II começa com uma reviravolta inacreditável. Fiquei em choque e ousei ficar com raiva do autor - desculpe, Marcelo, mas naquele momento eu era uma leitora desesperada, precisava entender. O que estava acontecendo ali? Cada capítulo um acontecimento novo, inacreditável, o fim do fim! O que o tomo I tem de ação, o II tem de emoção. Você vive aquilo, sofre, torce, sente raiva, ri, pira. Você caminha no fogo com Deora e vibra! E se emociona também...
E quando o desfecho vem, com todas as respostas que você queria - e mais novidades inacreditáveis que você nem imaginava - você paralisa! Momento surto psicótico de leitor. É sério, gente! É perfeito. Você jamais imaginaria o final desse livro, eu garanto com absoluta certeza. Os caminhos tortuosos que a mente insana de Paschoalin percorrem é impossível prever.
Sem dúvida, uma obra-prima, um épico nacional que todo jovem - e adulto - brasileiro deveria ler. Um livro que deveria ser indicado nas escolas, que deveria ser distribuído aos quatro cantos do Brasil. Não existem comparativos para essa obra, já que é única, sobre um lugar novo e sobre um caminho incrivelmente mágico! Parabéns, Marcelo Paschoalin, sou irremediavelmente sua fã!
Eu super-recomendo esse livro!

Samy 25/05/2014

Comprei esse livro na amazon por causa do Desafio Literário 2014 que estou participando e agradeço muito ao Henrique por me fazer ampliar os horizontes e ter acesso a mais um brilhante livro nacional! Acho que desde O Espadachim de Carvão, de Affonso Solano, não havia lido outro livro nacional, não por não querer, mas por falta de oportunidade. Aproveitando o desafio, comprei esse de Marcelo Paschoalin e Firewitchs O Sétimo Espírito de Naicon Martins. Quando começou o mês, eu deveria escolher um dos dois e acabou que A Dama me chamou mais atenção. Espero ler o livro do Naicon Martins em breve.

Devo dizer que comecei a ler esse livro sem nenhuma expectativa. Eu não conhecia o autor apesar dele não ser novato e mesmo a sinopse tendo me interessado, não me preparou em nada para o que eu leria a seguir!

Para começar, devo dizer que há um Prefácio escrito por Georgette Silen autora da série Lázarus e, apesar de ter achado muito interessante, fiquei chocada pelo fato de a autora dar um IMENSO spoiler do que iríamos ler. Se soubesse desse fato, teria deixado para ler o Prefácio no fim. Se você não curte um spoiler, sugiro que faça isso e leia o Prefácio após acabar o livro. Como uma escritora, acredito que ela deveria ter tomado mais cuidado com revelações sobre o enredo para não estragar a leitura de ninguém. Por muito tempo eu fiquei esperando o momento que iria acontecer o que ela contou. Bom, tendo ressaltado esse ponto, vamos ao livro.

A narrativa é dividida em dois tomos e, pelo que li, os dois foram publicados separadamente com alguns anos de intervalo entre eles. Quando fiquei sabendo disso lembrei na hora de como George Martin (autor das Crônicas de Gelo e Fogo) nos tortura com a demora em terminar Ventos do Inverno. A tortura que Marcelo Paschoalin submeteu seus leitores foi comparável. Ainda bem que li os dois tomos em sequência e, dessa vez, minha ansiedade foi poupada!

No início já somos apresentados à Deora e seu mentor Zagar. O navio que se encontravam foi apanhado por uma tempestade e Deora acaba sozinha em uma praia, sem lembrar nada de sua vida, além de seu nome. A partir daí, ela é encontrada por Mirhaanna que inicia a moça nos mistérios da Ordem Vermelha. Deora confia muito em sua intuição e mostra uma relativa falta de interesse sobre seu passado, se contentando com seu presente como acólita da Ordem Vermelha e em seu futuro, galgando os degraus dentro da Ordem.

Para variar, minha favorita é a mais idosa dentre os personagens já falei que sempre sou cativada pelos idosos dos livros. Mirhaanna é sábia, rigorosa, mas doce e tem muito orgulho da garota à quem iniciou na Ordem. A trata como uma filha, além de aprendiz e irmã na chama. É severa quando é preciso ser, mas cheia de compaixão e amor. Já a personagem mais complexa, na minha opinião, é Ivoreen. Eu nunca tinha certeza dos seus atos e não conseguia prever seus próximos passos. Confesso que até o fim do livro a personagem conseguiu me surpreender. Gostei muito da personagem principal também. Uma heroína com defeitos e dúvidas, como qualquer ser humano, mas determinada e extremamente forte e não me refiro à força física. Os personagens foram todos muito bem construídos e aprofundados, com personalidades típicas, que nos permitiam distinguir um do outro e nos apegar mais a esse ou àquele.

Fiquei bem confusa no início do segundo tomo, mas fica claro desde o início que é essa a intenção do autor. Entre o fim do primeiro e o início do segundo tomos, acontecem coisas que não nos são apresentadas de imediato. Por esse motivo, o leitor fica totalmente perdido. Eu cheguei a supor o que teria acontecido, mas até haver a confirmação da minha suspeita foi um longo caminho. Em certo momento Deora estava me irritando tanto que me deu vontade pular algumas páginas do livro e ver até onde isso iria, depois voltar e ler com calma. Ainda bem que me mantive firme na leitura e na ordem certa!

Narrativa super envolvente, escrita impecável, usando um português mais erudito para tentar se encaixar com a época narrada. Gostei muito da forma de escrever do autor e pretendo ler em breve mais livros seus! Para quem se interessa por RPG, não perca, o autor tem alguns livros desse gênero! Recomendo muitíssimo a leitura de A Última Dama do Fogo, que me surpreendeu até a última página.

site: http://www.infinitoslivros.com/2014/03/resenha-ultima-dama-do-fogo-marcelo.html

Juliana Vicente 15/12/2010

A última Dama do Fogo
Recebi este livro direto do autor, ele chegou autografado e acompanhado de vários marcadores, então antes de começar essa resenha quero agradecer ao Marcelo por possibilitar que eu conhecesse Deora.

Quando comecei a leitura eu tinha certa idéia de como seria o livro, mas diferente do que eu imaginava, A última Dama do fogo me levou por um caminho diferente, através dessas páginas eu conheci grandes homens e mulheres que entregaram suas vidas em busca de algo maior.

Durante a leitura do livro eu ficava pensando “Eu teria essa coragem?” viver em busca de conhecimento, através de uma disciplina muitas vezes rigorosa, ainda não consegui resposta para esta pergunta, na verdade esse livro me deixou cheia delas.

Acredito que tenha sido intenção do autor deixar o leitor com certas dúvidas a respeito do livro e de eventos que acontecem com os personagens, apesar de Deora ser o foco dos livros, somos apresentados a outros personagens, dentre eles o que mais me marcou foi Ivy que se torna pupila de Deora. Ela foi o personagem com quem mais me identifiquei, por sua impaciência em descobrir o mundo.

O livro é repleto de aventuras, missões que precisam ser concluídas antes que Deora possa seguir seu caminho dentro da Ordem vermelha e quem sabe alcançar o posto mais alto.

O final do livro é surpreendente e te deixa desejando uma continuação, para que aquelas pequenas dúvidas que te acompanha durante a leitura do livro sejam preenchidas.

Durante a leitura percebi alguns pequenos erros de digitação, quase nenhum, só algumas letras faltando, mas nada que comprometa a coerência do livro. Tive dificuldade no início do livro em relação ao tempo que em os eventos acontecem, eu tive que voltar as páginas algumas vezes para entender que haviam passados alguns dias ou mesmo semanas entre as missões de Deora, mas na metade do livro já conseguia diferenciar isso sem problemas, talvez seja porque eu não estava acostumada com o estilo do autor. Enfim, esse é um livro que te proporciona ótimos momentos de leitura.

Recomendo!

Scheila20 27/11/2010

Resenha: A Última Dama do Fogo - Marcelo Paschoalin
Review da Guardiã: Este livro já me ganhou no Prefácio (este escrito por Rogério Morgado Paschoal). Onde através de lindas palavras o autor nos chama para uma reflexão sobre nossos valores e sonhos...sobre a essência da magia que habita na alma de cada ser humano e sua força para nos transformar em seres humanos melhores. Tenho que concordar com ele quando ele diz que: "...junto com a extinção dos elfos e das fadas, extingüe-se a essência da humanidade que habita nossas almas.."
Marcelo Paschoalin conseguiu criar um mundo mágico, rico em detalhes e que nos leva a entrar de cabeça neste habitat fantástico. A Ùltima Dama do Fogo consegue trazer uma história de narrativa rebuscada, que nos trás de volta a proza e versos a muito esquecidos em nossa literatura...em diversos momentos do livro, me senti transportada a um delicioso jogo de RPG onde a qualquer momento encontraria meu cavaleiro ou o meu dragão (isso sem falar no Mestre dos Magos) hehehehehehe. A história de Deora mesmo se passando em um mundo completamente imaginário, poderia ser muito bem a minha ou a sua história, onde ela trilha sua jornada em busca do auto-conhecimento e da auto-consciência (por assim dizer)...superando obstáculos e aprendendo com seus erros em busca de seu futuro, sua meta, seu objetivo!
Com perceverança Deora enfrenta todas as fases deste aprendizado, conhecendo melhor o caráter das pessoas e a si própria (mesmo que isso incida em alguns problemas por não saber em quem deve confiar ou confiar nas pessoas erradas) ela nunca desistirá! Marcelo, tece a trama sem grandes revelações, pois este livro é apenas a base para um desenrolar muito promissor, com muitos fatores que nos deixam apreensivos pela continuação do livro A Última Dama do Fogo promete muito na sua continuação.

P.S.: Realmente A Última Dama do Fogo foi uma grata surpresa e para os fãs de literatura fantástica é uma ótima pedida pois consegue combinar muito bem todos os elementos de uma boa história, com personagens interessantes, um cenário bem característico e uma atmosfera mística muito bem embasada que amarra todos os demais elementos.

Carpe Noctem!!!

Lady 02/05/2011

A Última Dama do Fogo foi um livro que me dividiu bastante em opiniões. Enquanto por um lado eu gostei muito, por outro ele deixou algumas coisas a desejar. Isso se deu tanto em passagens específicas quanto no livro como um todo.
Por exemplo, algumas partes do livro me deixaram tão agoniada e com o coração na boca que não conseguia me desprender. Se tem uma coisa de bom é isso: o livro te chama, te prende e te mantém ali, grudado, especialmnente nas passagens mais tensas. E, como em todo livro de fantasia, eu adoro as seqüências de batalha, e posso dizer que imaginei cada uma delas com perfeição, em câmera lenta, tão boas eram as descrições.
Porém, estava esperando algo que perdurasse ao longo da história, mas que não aconteceu; um mistério, por assim dizer, algo que a nossa heroína estivesse buscando. Deora, ao longo do livro, é enviada a várias missões, sendo elas dentro ou fora de Piros, e honestamente, achei que todas elas passaram rápido demais. Senti falta de uma coisa que ao menos parecesse mais difícil, que durasse por mais do que meramente alguns capítulos. Uma escolha do autor que eu respeito, mas que não gosto.
Além disso, algumas descrições me fizeram falta. Coisinhas específicas que se repetem ao longo do livro, mas que eu não consegui imaginar porque simplesmente não havia descrição alguma. Isso mesmo com relação aos personagens. Conversando com o autor Marcelo Paschoalin, ele me contou que isso foi totalmente proposital, pois o barato é que cada um imagine esses detalhes como bem entender, sem precisar se prender à descrição do livro. A minha Deora pode ser um ET verde, enquanto a sua pode ser uma bela loura de olhos azuis. Essa não-descrição, segundo ele, dá mais liberdade à imaginação de cada um. Eu entendi, e achei bacana. Mas que pra mim fez falta, isso fez :P
No todo, é um livro legal pra quem curte o gênero Fantasia. Tem todo o conjunto necessário - uma mitologia própria e bem explicada, ambientes detalhados, e aquela tensão que só livros fantásticos sabem trazer. Recomendo!

Kah 27/07/2011

A última dama do fogo
Primeiro livro deste autor até então desconhecido para mim.
Pelo seu título, o livro não chamou muito minha atenção, mas ao ler sua sinopse, quis logo iniciar a leitura, pois foi ai que tive a dimensão exata do que tratava o livro e me instigou a querer desvendar todos os mistérios contidos nele.
Ele nos mostra uma protagonista, Deora, que não lembra nada sobre si e precisa se redescobrir, repleto de aventuras e decisões extremadas onde o bom senso deve imperar. Os passos de Deora poderiam ser os nossos, procurando por respostas às indagações feitas, conflitos entre o certo e errado.
Não há nada de romancesco, a bem da verdade, tem muito amor, amor ao companheirismo, olhar o próximo como a um irmão.
Nos fala sobre misticismos, crenças, valores, disciplina, paciência, respeito, muitas das quais se perderam em nosso tempo, mas muito cultuados na “Ordem Vermelha,” também em lições de obediência, crença em si mesma, amizades, superação e descobertas.
Com delicadeza e maestria o autor nos mostra virtudes esquecidas e nos incita a buscar o improvável, a buscar o conhecimento por mais árduas que sejam seu caminho, não nos conformando com coisas prontas.
Mesmo numa época em que a fantasia é dominante mostra que nada é por acaso que acontece e sim tudo tem seu propósito. Tudo ao seu tempo.

Juliana 03/02/2014

Bom, mas deixa a desejar em alguns aspectos!
Bem, o que posso dizer sobre este livro? Pessoalmente, eu não achei tão bom assim. É uma leitura agradável e as cenas de ação são bem envolventes, mas ainda assim está abaixo do que eu esperava encontrar, talvez porque eu tivesse expectativas altas demais. Eu geralmente não gosto de magos como protagonistas, acho que lutas envolvendo magos são geralmente chatas e sem graça, mas neste caso, a julgar pela espada usada pela jovem na capa, imaginei poder encontrar algo diferente. Digamos que eu acertei parcialmente, as lutas são bastante interessantes, mas todas as cenas envolvendo o aprendizado da magia e as relações entre os magos da ordem são terrivelmente chatas.

O livro se passa em um mundo fictício criado pelo autor, constituído de dois continentes, algumas cidades, florestas, enfim, um mundo bastante simples para dizer a verdade, o que não é um ponto negativo, já que torna fácil acompanhar as andanças dos personagens. A narrativa gira em torno de Deora, uma jovem náufraga e sem memórias de seu passado, que é encontrada por um pescador e acolhida por ele e sua esposa. Apesar de não lembrar quem é ou como foi parar naquele lugar, a jovem tem estranhos sonhos, onde uma voz conversa com ela e a instrui.

Um dos fatos que mais me chamou a atenção negativamente, é a passividade da jovem, que aceita que definam seu destino antes que ela possa compreender bem o que se passa a sua volta. Como eu geralmente gosto de personagens mais ativos, esse fato me decepcionou bastante, juntamente com a ordem dos magos como um todo, com seus segredos e hierarquias. Não vi razão para certos conhecimentos sobre a ordem serem escondidos dos personagens, fato que não trouxe nenhum benefícios a estes durante a narrativa, muito pelo contrário. Além disso, que pessoa aceita passivamente ser excluído de algum conhecimento, sem demonstrar nenhuma curiosidade, esperando pacientemente até que chegue a hora que outros julguem apropriada para deixa-la saber? A nossa protagonista, aparentemente, consegue, o que eu julguei um tanto inverossímil. É apenas no último terço do livro, que Deora deixa a passividade e a obediência cega de lado para tomar suas próprias decisões.

A trama conta ainda com outro personagens, sendo grande parte, pertencentes a Ordem Vermelha, uma ordem que estuda a magia, principalmente relacionada ao fogo desde que toda a magia foi aparentemente extinta do mundo com a morte de uma das deusas. Entre os personagens de maior destaque, além da própria protagonista, temos Mirhaanna, Ivoreen, e o vilão Fermmoylle. Com relação a estes dois últimos personagens, o livro peca por não deixar claro suas motivações, vemos ações extremas serem tomadas sem, em nenhum momento, sabermos exatamente o porquê.

Agora que já mencionei o que julgo serem os principais pontos negativos, vamos aos pontos positivos. A história conta com algumas cenas de combate emocionantes, algumas até mesmo chegam a deixar os leitores sem fôlego. Há trechos em que é praticamente impossível parar de ler, ele te faz querer continuar ali para saber o que vai acontecer a seguir. Além disso, nas cenas longe da Ordem, a narrativa segue em um ritmo bastante agradável para o leitor.

Perto do final da narrativa, vemos o que eu interpretei como bela mensagem de fé, a ser aplicada inclusive em nosso mundo. Cada leitor poderia aplicar o que é dito no livro às suas próprias crenças religiosas, se tiverem alguma. Apesar da mensagem de fé, o final não me agradou (não direi mais que isso, para não estragar a leitura de ninguém). Se eu recomendaria o livro? Sim, recomendaria com ressalvas, não esquecendo de mencionar os vários pontos da trama de que não gostei.

site: http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

sentilivros 26/06/2011

resenha de A Última dama do Fogo
Uau!!! Adorei o livro, mas to com raiva....entederam? Não? É que estou realmente precisando da continuação. O final é desesperador... Marcelo, por favor, eu preciso do próximo... (já falei isso a ele..rsrsrsrs).
Os últimos livros nacionais que li, incluindo este claro, me deixaram querendo mais, terminam e você fica pensando como isso aconteceu? Como vai ficar? E agora? Acredito que a literatura fantástica nacional está se saindo muito bem....
O livro estava na lista de leitura há um tempo ( só para variar...), e eu havia programado para lê-lo no fim do ano passado, mas surgiram imprevistos e fui adiando a leitura, infelizmente. Fico pensando... Se li esse livro em 3 dias, em meio ao trabalho, faculdade e outras obrigações, imagine se eu pudesse ter ficado somente por conta dele?
É um livro que te prende do começo ao fim...
Deora é uma garota madura, determinada, às vezes impulsiva e que não se lembra de seu passado. E que, com sua entrada em "Piros", tipo uma escola de magia, ele ( seu passado) já não é tão importante. Lá ela aprenderá como usar a magia e em sua primeira "missão", Deora já terá que fazer escolhas que determinarão seu futuro.
Um livro que apesar de introdutório tem muita ação e suspense, deixando a história com um leitura rápida e fluída.
E agora os trechos que mais gostei...

"...O Caminho da Chama é um caminho de conhecimento, mas também é um caminho de destruição.." pg. 70
"... Não é o destino que conta, mas a jornada como um todo..." pg. 297
"...- O fogo não se preocupa enquanto queima, Deora. Ele apenas segue seu destino. Quando o dia chegar em que nós possamos realmente viver ao invés de nos preocupar, seremos verdadeiramente puros como a chama..." pg. 329

Psychobooks 12/11/2010

Bom Galera, hoje minha resenha é sobre um dos meus gêneros favoritos: Fantasia.
Antes da resenha, gostaria de agradecer ao Marcelo Paschoalin que foi super atencioso e, que me envio um impresso super bem feito.
Nesse primeiro livro, conhecemos Deora, uma jovem com um passado desconhecido, e que devido a uma terrível tempestade, perde a memória.
Mas logo ela encontra Mirhaana, uma mestra em Piros que guiará Deora em seu novo caminho.
Em sua nova ‘casa’ Deora se torna mais que aprendiz de Mirhaana, torna-se sua pupila.
Anos se passam com muito aprendizado e estudo, ate que finalmente nossa jovem aprendiz tem a primeira missão e, não poderá falhar, caso contrário não poderá retornar ao único local que tem como lar.
Em sua missão numa cidade ‘amaldiçoada’, Deora encontra Ivoreen, uma jovem que além de salva-la, inevitalmente acaba conhecendo os segredos da chama.
Ivoreen é levada a Piros e torna-se aprendiz da Deora, e ela, deixa de ser acólita e torna-se precursora.
Novas missões sagradas, mistérios e perigos surgiram na vida das duas amigas, mas será que ambas estão prontas para enfrentar o desconhecido?
Em ‘A Última Dama do Fogo’ ninguém é o que realmente parece ser, cuidado em quem confia, seu amigo de hoje pode ser seu inimigo de amanha…
Nesse primeiro livro, Marcelo monta toda a base da história, sem revelar os segredos, deixando-os para serem revelados no próximo livro: Quem Deora realmente é? O esconde seu passado?

Gostou? Acesse:

Rose 07/07/2017minha estante
undefined

Nayan de Faria 20/11/2019

Livro cativante
A história te prende por completo, muito bem elaborada, tive o prazer de ter meu primeiro contato com livro na Bienal e já o reli várias vezes

Bruno Leandro 12/03/2011

Uma Dama Levada Pelo Destino.
Se pudesse, eu perguntaria: "Quem é você, Deora?". Creio que ela me responderia: "Sou o que o destino fez de mim".
O detalhe principal da personagem-título deste livro é que ela simplesmente não sabe quem é, após ter perdido a memória por conta de um acidente no mar. Quando acorda, todo um mundo novo a espera e, não uma, mas várias vezes, sua identidade antiga é apagada, ao ser sobrepujada por uma nova. Sempre evoluindo, Deora se torna cada vez mais e mais importante em sua ordem, deixando para trás o passado que desconhece.
O que torna Deora uma personagem tão interessante é o fato de ela ter dúvidas. Sim, dúvidas. Ela é uma pessoa que não tem certeza de metade das decisões que são tomadas sobre sua vida e ainda especula sobre a outra metade.
O que torna o livro "A Última Dama do Fogo" interessante é, além de uma história atraente e bem contada, a narrativa que se aproxima da linguagem mais rebuscada que os escritores antigos usavam em seus textos. Totalmente de acordo, já que o clima é o de um mundo medieval antigo. Aliás, eu diria mais: é um clima solene o que permeia boa parte do livro, pois, afinal, ela faz parte de uma Ordem, que não é apenas uma Ordem de magos, como pode-se pensar, mas, sim, uma organização religiosa com seus costumes e deveres no mundo. A solenidade é de extrema importância e cumpre seu papel na história.
Como nem tudo são flores, é justamente no excesso/repetição de solenidade que a história peca um pouco, uma vez que os rituais de cumprimento são repetidamente enunciados.
Também há alguns esparsos erros gramaticais e ortográficos, mas esses não desabonam em nada a história. Uma reedição revista deve eliminar senão todos, pelo menos boa parte deles, em todo caso.
O último que falta ressaltar é: o livro precisa de uma continuação, pois muita coisa fica sem resposta. Porém, tenho eu certeza de que o autor já esteja preparando isso, pois uma história como essa não pode ficar sem um fim.

Patricia.Jabour 27/09/2012

Mistério e Aventura
Metamorfose Literária
Leia. Transforme-se.

Neste livro, narrado em terceira pessoa, conhecemos Deora, uma náufraga que não se lembra de nada sua vida até o momento em que é encontrada na praia por Brion, humilde pescador que a leva para sua casa. À noite Deora sonha com uma mulher e um caminho a ser seguido. Confiante em sua escolha, vai de encontro à Mirhaanna, que representará o papel de mãe e protetora em sua vida.

Através de Mirhaanna, Deora é iniciada na Ordem Vermelha, união de pessoas que dominam a magia e vivem como “irmãos na chama” – pois dominam a arte do caminho da chama, ou seja, o ato de acender o fogo interno e lutar usando-o como arma.

Ao longo de sua jornada como acólita e sua ascensão na Ordem, Deora enfrenta os homens cruéis da prisão de Ram’ul; um monstro que importunava a vida dos habitantes de Jollern, uma das cidades nos arredores de Vlyn – onde situa-se Piros, sede da Ordem Vermelha –; o mago das trevas Fermmoylle e seu dragão sombrio e monstros de lava. Mas nem só de combate físico é feita a vida de Deora. Ela teve que travar muitas batalhas a fim de descobrir – e redescobrir – quem era.

No meio do livro, onde há início o segundo tomo da trama, tomei um susto e comecei a pensar que, se não fosse a numeração de páginas estar correta, eu pensaria que havia faltado algumas. Porém, à medida que a narrativa continua fui entendendo o porquê da reviravolta e me impressionando com o talento do autor em prender a atenção do leitor, bem como surpreender.

A Última Dama do Fogo possui um cenário muito forte, daqueles que ficam impressos em nossas mentes, mesmo depois de lida a última página.

Entre as personagens de maior destaque, além das já citadas, estão Ivoreen, iniciada na Ordem Vermelha por Deora, que tornou-se sua orientadora; Hanvor, Grande Mestre da Ordem Vermelha; Craig e Sophie, mestres da Ordem Vermelha; Tehn e Milenna, precursores; Grenjor, acólito; e Shasa e Tara, habitantes de Jollern. Um dos meus preferidos é Grenjor que, apesar de ser, na maior parte do livro, um coadjuvante, tem papel fundamental em partes da história.

Por fim, dou nota 5 ao livro, tornando-se um dos meus favoritos.