Enciclopédia da Bruxaria

Enciclopédia da Bruxaria Doreen Valiente

Resenhas - Enciclopédia da Bruxaria

Dani 20/03/2024

Pesquisa
É um livro para pesquisa, com bastante conteúdo, diversificado. Com bastante exemplos é uma boa explicação.

Lu 19/01/2023

Bonzinho, mas maçante demais.
Essa enciclopédia foi escrita por uma das bruxas modernas mais influentes de nossa história: Doreen Valiente. Trata-se de um compilado de mais de cem tópicos acerca da bruxaria e temas afins.
Confesso que esperava mais desse livro e me frustrei bastante ao longo da leitura (levei quase 3 anos para conclui-la). O que torna a leitura cansativa, é o fato de terem muitos tópicos que não julgo essenciais em uma obra desse tipo, mas a escritora os tratou de forma bem entusiasmada. Outro ponto que me irritou profundamente foi porque a Doreen fala muito, muito, muito, sobre lugares e acontecimentos da Inglaterra/Grã Bretanha e esquece que existe magia em outras partes do mundo. Também é curioso notar que muitas coisas que ela descreve no livro são argumentadas como verídicas mas não possuem fontes a serem consultadas, é afirmado pela seguinte expressão: "a escritora conhece, a escritora ficou sabendo".
Um outro ponto negativo foi a qualidade ruim da impressão por parte da editora, o livro contém muitos erros de português e as imagens em preto e branco deixam muito a desejar (muitas delas nem é possível identificar).
Enfim, tirando todos esses pontos negativos, é um livro que vale a pena ser lido a título de conhecimento. Tem muita coisa a ser conhecida e explorada nele. Me trouxe muita informação e novas perspectivas, apesar dos pesares. É interessante adquirí-lo para estudar história da bruxaria, pois é um tema bastante abordado ao longo dos capítulos. Nota 2,5 de 5.

Vica Maltez 29/12/2022

Extensivo demais
O primeiro erro desse livro é a edição dele, a madras teve 0 cuidado. Pra começar as letras são miúdas, espremidas numa página enorme, quando tem imagens são em péssimas qualidades e preto e brancas, quase não da pra ver nenhuma. E quanto a autora, ela trouxe informações bastante interessantes e que com certeza adicionaram muito ao meu conhecimento, porém, várias vezes ela repetia a mesma informação, informações estas que nem sempre tinham muito valor, e sem falar que para uma enciclopédia, ela se perdeu demais nas opiniões pessoais dela, foi algo assim que acho que fugiu um pouco da proposta do livro, as vezes ficava cansativo demais pra ler?
Lu 19/01/2023minha estante
Concordo plenamente! Também tive as mesmas impressões e as compartilhei numa resenha também. Vale a pena comprar e ler para conhecer, mas é um livro muito maçante. E se fosse mais caro, jamais compraria novamente.

bruxadecopas 18/11/2021

Bom!
O Enciclopédia da Bruxaria é um livro que muitas pessoas almejam e querem saber se é bom ou não. Por ser de uma pessoa que foi próxima à Gardner, as pessoas automaticamente associam com um possível manual para a Wicca, mas será que é isso mesmo?

O livro da Doreen não é um guia para Wiccanos, não é algo que você vai pegar e vai começar a entender a prática da Wicca e ter direcionamentos. Esse livro é literalmente uma Enciclopédia ? embora "compactada ? sobre diversos assuntos e pessoas que tenham alguma espécie de relação com a bruxaria e/ou ocultismo no geral que, de acordo com a autora, mereça ser citado.

Nesse livro nós temos um capítulo sobre a Bruxaria, em que Doreen fala sobre as práticas, as injustiças que sofremos e o que é a religião que engloba a Bruxaria. Esse pode ser um ponto importante para leitura, porque como uma bruxa, ela tem "tato" pra falar sobre isso. Mas ainda sim é importante lembrar de que a verdade de Doreen não é a única, ela está falando sobre a visão do mundo com a Bruxaria e a visão da Bruxaria com o mundo, além de suas próprias práticas.

Além desse capítulo, temos diversos outros úteis, como capítulos para instrumentos mágicos, um capítulo todo para Gardner e um capítulo que me deixou muito feliz de ter: sobre Margaret Murray. Achei muito importante esse capítulo, já que as pessoas esquecem a importância que Murray teve para a bruxaria, infelizmente o capítulo é bem rápido, apenas 2 folhas.

Apesar de termos os capítulos proveitosos que citei acima, nós temos capítulos que não fazem muito sentido para um praticante de Wicca ? cito isso visto que é o que vai de encontro a minha prática ? como por exemplo: Lobisomens. O início do capítulo me deixa um pouco preocupada, mas ainda sim eu fico mais aliviada por Doreen não afirmar diretamente nada, apenas tratar de superstições e crenças de outros praticantes de magia e feitiçaria.

Confesso que quando li esse livro, eu esperava um pouco mais de um conteúdo voltado para as práticas Wiccanas, afinal estamos falando da Doreen! Mas, entre as informações da autora no livro, há uma explicação pra isso: ela diz que sempre tende a "favorecer" a Wicca, então decidiu tentar algo mais neutro.

Esse é um livro para ser lido com a noção de ter filtros (isso serve na verdade para todos os livros), já que algumas pessoas podem pegar esse livro como primeira entrada no mundo da bruxaria e acabar enganado e ludibriado por algumas coisas.

Não acho ser um livro essencial para novos bruxos, porém para as pessoas que já tem um estudo e gostam de fazer rápidas consultas sobre algum tema que esqueceu algum detalhe, é uma boa pedida.

Anne 09/05/2021

TÁ AMARRADO EM NOME DE JESUS
REPREENDIDO.

Tive muito medo lendo e ataques de pânico,não recomendo nem um pouco.

Tenho medo...
Tenho medo

Willer Paulo 18/03/2021

Bem completo e interessante. A leitura é boa e muito explicativa. Vale a pena para conhecer vários aspectos dentro da bruxaria.

Lucy 10/04/2019

Livro
Então... precisa comprar o livro ou é de graça? Eu realmente queria ler..

Luciano Luíz 09/08/2014

A ENCICLOPÉDIA DA BRUXARIA (ou o ABC da Bruxaria), é uma obra recheada com todas as letras do alfabeto. Realmente de A até Z, o leitor vai encontra de tudo:
Vampiros, lobisomens, encantos, poções, etc, e claro, bruxas.
Com uma narrativa agradável, a autora (que se dizia, bruxa) nos leva a novas interpretações da Wicca.

É um livro muito bom, em diversos aspetos.
Tanto históricos, quanto mitológicos.
Além é claro, de servir como uma espécie de manual para quem quer investir em RPGs, e por que não, na construção de estórias de ficção.

Vale cada página.
Contém algumas ilustrações em preto e branco.
E a capa é lindona!!!

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
Augusto.Maleficus 26/12/2016minha estante
Acredite se quiser tem coisas nesse livro que não são ficção.

Aninha 29/03/2020minha estante
Como faz pra ler?

Cripta Da Leitura 03/02/2013

O título diz tudo. É uma aula de história referente a bruxaria. Muito bom!