À Procura da Felicidade

À Procura da Felicidade Chris Gardner

Resenhas - À Procura da Felicidade

Mariachi 11/04/2009

ótimo livro. Logo no início a um longo detalhamento sobre a infância de Cris Gardner, o que pode incomodar quem espera já de cara ler sobre todas as situações abordadas no filme. Contudo ao chegar na fase adulta da sua vida, o livro traz, nas palavras do próprio Cris, lições inestimáveis para quem acredita no poder de superação.

Allyson 11/04/2023

Esse livro é perfeito em todos os seus aspectos, Gardner além de ser um exemplo de superação é um exemplo de pessoa. Me ensinou que todos podemos errar, mas desistir de nossos sonhos, nunca é uma opção

Luiza 14/09/2020

Siga em Frente
Comecei esse livro por causa do filme de mesmo nome, mas o que é retratado nas telas são apenas as últimas 80 páginas dessa autobiografia sensacional. Toda a história de vida de Chris Gardner é de superação e ensina tanto quanto o curto período de tempo em que ele e seu filho estiveram sem um lar permanente, tendo que viver nas ruas de São Francisco. Já vi algumas críticas ao filme por ele legitimar a meritocracia e até concordo que essa seja a mensagem que o filme passe, mas não foi nem de longe a impressão que tive com o livro. Acredito que a mensagem correta de se tirar com as experiências de vida do Chris Gardner é o poder do "Seguir em Frente", muito bem ilustrada por uma frase na abertura do livro: "Bem, filho, vou lhe dizer: para mim, a vida não tem sido uma escada de cristal. Mas estou sempre subindo...".

Termino esse livro com a sensação de que devemos ter autoconhecimento suficiente para saber quem somos, onde queremos chegar, e não duvidar que chegaremos. "Outros podem questionar suas credenciais, seus diplomas, suas qualificações. Outros podem procurar todas as maneiras possíveis de espezinhá-lo. Mas o que você tem dentro de si, ninguém pode macular ou tirar de você. Esse é seu valor, quem você realmente é, seu verdadeiro diploma, que pode ir com você aonde quer que você vá, que você traz consigo no momento em que entra em uma sala, que não pode ser manipulado ou afetado. Sem esse senso de si mesmo, diploma algum, linhagem alguma e credencial alguma podem torná-lo legítimo. Sentir-se legítimo perante si mesmo é o primeiro passo para qualquer coisa."

Algumas pessoas são privilegiadas o suficientes para ter uma família, amigos, uma rede de suporte nessa caminhada da vida. Outros, como Chris Gardner, infelizmente não. O livro perpassa de maneira emocionante toda a infância conturbada de Chris pela presença de um padrasto violento. Sua mãe, embora amorosa e garantisse todo carinho, educação e incentivo, não substituíram a ausência do pai. Esse fato explica o comprometimento com seus próprios filhos no futuro, tentando fazer com que não sofressem o mesmo que ele.

Achei muito interessante o modo como ele aproveitou cada oportunidade que a vida deu a ele perguntando às pessoas certas "O que você faz? Como você faz?". É importante nos cercamos de boas companhias, pessoas que podem nos ajudar a aprender e a nos tornarmos melhores. Sempre podemos aprender com alguém e Chris soube internalizar os ensinamentos seja sendo cuidador em uma casa de repousos, paramédico na marinha, chefe de laboratório, vendedor e até por fim corretor. Sua determinação e perseverança em aprender e sua confiança em si mesmo fizeram com que ele se destacasse em todas sua áreas de atuação, o que por sua vez chamava a atenção de olhares de outras pessoas que o impulsionaria ainda mais adiante.

Primeira autobiografia que leio e superou muito minhas expectativas!

Lilian 02/11/2020

Maravilhoso!
Um dos livros mais lindos que já li! Extremamente inspiracional e cativante!
Criei grande admiração pelo autor depois de ler. Achei bem diferente do filme e acho que vale muito mais a pena conhecer a história pelo livro.

Cris 06/04/2020

A Biografia foi muito melhor representada no filme
"Nasceu em mim a habilidade de também ficar imóvel. Uma habilidade que existe no âmago do instinto, quando se tem que escolher entre fugir ou fugir." Pág. 82

Acho que muita gente já assistiu o maravilhoso filme estrelado pelo Will Smith, contando a história de Chris Gardner, o que eu não sabia é que existia um um livro autobiográfico do Chris.

Chris Gardner teve uma infância difícil. Negro, nascido no final da década de 1950, enfrentou a pobreza, o preconceito, a ausência de pai, e uma vida de maus tratos ao lado da mãe e das irmãs.

Por volta dos 20 anos, ele resolveu ingressar na Marinha e foi muito bem sucedido na área de Medicina. Quando saiu de lá, ingressou em um laboratório de pesquisas na área de saúde e tinha tudo para ter uma carreira de sucesso, quando um encontro inusitado fez com que ele resolvesse sair do campo da saúde para ir para a área de finanças.

É nessa época que ele enfrentou dias muito difíceis, foi abandonado pela mulher, e ficou responsável pela criação do filho, na época um bebê de menos de 1 ano de idade. Ele perde o emprego, o carro, a casa, fica sem dinheiro nenhum, e é obrigado a ir morar na rua com uma criança pequena.

A história é muito tocante e é impressionante ver a forma como o Chris conseguiu superar todas as dificuldades, e trilhar uma carreira de grande sucesso.

Em relação à narrativa do livro, ela é bem arrastada, começa na infância e foca em muitos detalhes que felizmente não estão presentes no filme. Sobre todos os aspectos, o filme é muito melhor que o livro. Ele seguiu alguns detalhes verdadeiros do livro, e inseriu outros, mas a adaptação tem um roteiro e atuações brilhantes, que me emocionaram muito mais do que a leitura da biografia.

"Outros podem questionar suas credenciais, seus diplomas, suas qualificações. Outros podem procurar todas as maneiras possíveis de espezinhá-lo. Mas o que você tem dentro de si, ninguém pode macular ou tirar de você. Esse é seu valor, quem você realmente é, seu verdadeiro diploma, que pode ir com você aonde quer que você vá, que você traz consigo no momento em que entra em uma sala, que não pode ser manipulado ou afetado. Sem esse senso de si mesmo, diploma algum, linhagem alguma e credencial alguma podem torná-lo legítimo. Sentir-se legítimo perante si mesmo é o primeiro passo para qualquer coisa." Pág. 213

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Calwbe 02/08/2021

Li ano passado
É muito bom. O livro traz vários momentos da vida do Chris Gardner e me surpreendeu em alguns aspectos kkkk eu tinha uma imagem dele ao assistir o filme com o Will Smith e, lendo o livro, vi que ele vivia de maneira, digamos, não tradicional. Mas isso antes de ter as responsabilidades que teve depois de mais adulto. Vale a pena ler. Não sei se releria... Talvez.

Wilson 11/04/2021

Bom, mas esperava mais
Gostei mais do filme. Até 60% do livro, a história não tem nada a ver com o filme. É de um período anterior ao que acontece no filme. A partir daí, é quase igual ao filme, com alguns detalhes diferentes. Vale a leitura, mas sem grandes expectativas, especialmente pra quem viu e gostou muito do filme.

naniedias 10/12/2012

À Procura da Felicidade, de Chris Gardner
Chris Gardner teve uma infância muito difícil. Mas nenhum contratempo seria capaz de ficar no caminho entre ele e o sucesso.

Em À Procura da Felicidade, o autor conta a sua história, desde a infância até a vida adulta e revela tudo o que passou para conseguir chegar ao sucesso que tem hoje.

O que eu achei do livro:
À Procura da Felicidade é uma autobiografia muito interessante e uma leitura bastante bacana.

Chris Gardner contou com Quincy Troupe e Mim Eichler Rivas para ajudá-lo a contar a história de sua vida e o resultado foi um texto muito bem escrito - uma narrativa interessante que leva o leitor a percorrer os detalhes da vida desse homem. Acho que o ponto mais viciante do livro é justamente ser uma biografia - o que está sendo contado nas páginas que o leitor vai virando não é simplesmente a criatividade de um autor talentoso, mas o relato de sua vida.

Você com certeza já ouviu falar de Chris Gardner. Ok, o cara é mesmo famoso em Wall Street, mas não é por causa do sucesso dele em sua carreira que você provavelmente o conhece, mas pelo sucesso do filme baseado nesse livro. O filme homônimo - À Procura da Felicidade http://www.imdb.com/title/tt0454921/- é protagonizado por Will Smith e seu filho, Jaden Smith.
Quem já viu o filme, já se emocionou com a história desse pai e seu filho tentando encontrar seu lugar no mundo. E se você ainda não viu o filme, corra para a locadora mais próxima e veja, porque vale a pena.

A história do livro não é a mesma do filme, é importante ressaltar. Ambos falam da vida de Chris Gardner, mas enquanto o livro é tão fiel à realidade quanto as memórias do próprio Chris Gardner permitiram, o filme é apenas baseado na vida dele e assim algumas diferenças saltam aos olhos.

No livro, ele começa a contar sua história bem do início, enquanto ainda é uma criança. O filme já começa com ele adulto, enquanto tenta vencer as adversidades e cuidar do seu filho pequeno. Outro ponto que vale ressaltar é justamente quanto a idade do filho de Gardner, que na vida real - e no livro, que é fiel - tem apenas um ano e meio e mal entende o que se passa com os dois, mas no filme já é um garoto mais crescido.

Nas páginas do livro você encontrará a versão mais realista da história que é contada no livro por volta da página 200 e irá se emocionar com as situações vividas por esses dois e a astúcia do pai para seguir em frente. Eu ainda não consigo acreditar que esse livro não seja ficção! É impressionante.

Não posso deixar de mencionar que fiquei pensando em várias coisas durante a leitura. A primeira delas é que essa é a história de Chris Gardner contada por ele mesmo. Não pude deixar de pensar o quanto as memórias dele o enganavam - o quanto tinha de fantasia ou nostalgia misturado às suas lembranças reais. Por mais que queiramos, somos incapazes de reconstituir as coisas com exatidão, principalmente pensamentos e desejos.

Outra coisa que também me fez pensar bastante foi o final. Ele se tornou um homem rico - na verdade, MUITO RICO. Mas, de alguma forma, eu ainda acho que ele continua a sua busca pela felicidade. E que talvez, apenas talvez, ele tivesse sido um cara mais feliz se não tivesse se tornado um homem tão rico quanto ficou, mas sim um simples pai de família - para o seio da qual retornaria após um cansativo dia de trabalho.
Talvez eu esteja errada e ele seja verdadeiramente feliz com toda a sua fortuna e seus filhos. Ou talvez eu esteja certa e ele realmente sinta falta daquilo que não conquistou, apesar de seu total sucesso financeiro.

Apesar da história ser contada pelo protagonista, ainda assim ele não esconde alguns pontos mais obscuros de sua vida: como furtos na infância, o uso de drogas, passagem pela cadeia ou até mesmo a acusação de violência doméstica que sua ex-mulher fez contra ele. É muito interessante ver o quanto a vida tentou derrubar esse cara e o quão forte ele foi para não cair e continuar sempre indo em frente.
Não posso deixar de me sentir admirada com a garra de Chris Gardner e sua determinação para conquistar o que queria.

Um relato emocionante de uma vida real. Um homem que deu certo e conseguiu o que queria.

PS: Talvez você não saiba, mas esse foi um livro escolhido pelos leitores do blog através do post "Escolha para a Nanie" - http://www.naniesworld.com/search/label/Escolha%20para%20a%20Nanie!
A ideia é muito bacana e eu quero continuar a usá-la aqui no blog, então dê a sua contribuição e ajude a escolher um livro para ser resenhado por aqui votando na enquete na sidebar do blog.

Nota: 8

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

Matheus 17/06/2021

À procura da felicidade.
Eu diria que o filme não consegue fazer jus à toda dificuldade que Chris passou em sua vida, o livro conta algumas passagens da vida dele que não foram adicionadas ao filme, talvez pelo peso daquilo que ele viveu. Algumas passagens me marcaram e creio que não esquecerei, como a do maná e das prostitutas (sem spoiler, quem leu, sabe). A linguagem é simples, o livro em nenhum momento se arrasta, tenta ser breve no que é preciso à medida que detalha o que também é. Não é um livro extraordinário, mas é uma história, sem dúvida, extraordinária. Acho que vale o tempo de uma leitura prazerosa.

Mabelle2 31/12/2021

O filme em muitos aspectos é diferente do livro e realmente achei muito bom o livro mas por ser basicamente uma biografia foi um tanto cansativo numas partes mas gostei muito de lê-lo, recomendo :))

skuser02844 23/03/2020

Mesmo tendo uma infância traumática, teve força e garra para crescer e de tornar um verdadeiro exemplo de ser humano.

Juliana 19/08/2022

Uma das poucas histórias em que o filme acabou sendo melhor que o livro.
Mesmo assim, é um exemplo de garra e luta, que deve ser lido por todos.

My 09/08/2020

Gostei!
Um livro sobre acreditar em seus ideais e prosseguir sempre, apesar de todas as dificuldades que possa encontrar.

multiversonews 15/09/2016

No livro acompanhamos toda a trajetória de Christopher Paul Gardner, de sua concepção ao seu triunfo. Chris Gardner, filho de mãe solteira, segundo de quatro irmãos, negro, pobre e sonhador. Após alguns anos conviveu com um inferno dentro de sua própria casa, Chris é ameaçado por seu padrasto diariamente, uma família amedrontada, que vive no limite emocional e sofre por não ter recursos para sair dessa vida. A perspectiva de um garoto de 8 anos que vê diariamente sua mãe sendo espancada e escorraçada de sua casa toda vez que seu marido alcoolizado chegava em casa alterado.

Chris cresceu no gueto de Milwaukee (Wisconsin, Estados Unidos), desejando dia após dia sair dessa vida e livrar também sua mãe de seu padrasto violento. A pobreza o assola e tudo é mais difícil pra ele, o racismo da década de 70 e a revolução sexual da época, marcaram sua adolescência. Desde cedo é obrigado a ser forte, contra tudo e todos. A sociedade realmente dificultava a vida dos mais pobres e exaltava aqueles que eram de família tradicional, mas isso ajudou o pequeno Chris a conhecer a dureza da vida e saber que nada era impossível, bastava apenas que acreditasse.
Passamos pela infância conturbada do garoto, atos inimagináveis que teve que passar que a maioria dos homens teriam vergonha em relatar. Suas primeiras experiências profissionais e valores que foi aprendendo em variados empregos moldaram sua personalidade. Situações reais de desconforto e passos errados, ajudaram a enfrentar todo sofrimento que teria pela frente. Chris Gardner passou muito mais dificuldade que vemos no filme, com seu filho com pouco mais de 2 anos, Chris se viu dormindo na rua, estações de metrô, albergues e lugares piores. Sua fibra é admirável, seus erros como ser humano são questionáveis e sua sorte é puro mérito de alguém que comeu o pão que o diabo amaçou.

Maior que a mensagem de sucesso, o principal destaque fica por conta da dedicação, comprometimento e não vitimização de Chris perante seus companheiros de serviço. Em nenhum momento Chris gostaria ser visto como alguém incapaz, mas sim alguém dedicado e comprometido, motivado por ter um filho, prometeu assim mesmo que jamais seria um pai ausente, pois só ele sabe as dificuldades que passou por não ter um pai presente.

CONTINUE AQUIhttp://multiversonews.com/a-procura-da-felicidade-chris-gardner-2011/:

site: http://multiversonews.com/a-procura-da-felicidade-chris-gardner-2011/
Manu 14/10/2016minha estante
Obrigada pela resenha. Me motivou bastante a ler. Meta do ano ;)

Leonardo1263 27/10/2016minha estante
Ótimo livro. aquele que se deve ler mais de uma vez na vida com certeza!