The Secret Garden

Resenhas - The Secret Garden

1 | 2 | 3 | 4

bmeetsevil 23/12/2021

Gostinho de infância
The Secret Garden pra mim é aquele tipo se livro que dá um quentinho no coração e faz lembrar da infância. ?Li? por audiobook, e os dubladores eram tão incríveis que fez eu sentir como se tivesse lendo pela primeira vez.

Os personagens são extremamente adoráveis e é ótimo acompanhar o amadurecimento das crianças e a amizade que eles constroem.

@juliaavictorino 19/11/2021

Já era um filme favorito e agora o livro é também ?
Essa história tem um espaço especial no meu coração e o que a torna diferente dos outros clássicos infantis é a protagonista. Mary não é aquela criança otimista e alegre, pelo contrário. Ela cresceu sendo indesejada, tinha tudo aos seus pés, mas nunca recebeu carinho ou amor. Ela é mandona, ranzinza e nunca soube o que é ser criança. De cara ela pode gerar certa antipatia, mas no fundo Mary é uma boa pessoa e sua transformação vem no dia a dia em Yorkshire.

Cada personagem é essencial para essa mudança, tanto em Mary como neles mesmos. Ben, o jardineiro, é tão rabugento quando Mary. Chega ser até engraçado como esses dois, com uma diferença de quase 50 anos, são tão parecidos. Vendo como é estar do outro lado, ela se esforça para ser mais gentil e compreensiva.

Com a morte de sua mulher, Archibald acabou embutindo em seu filho Colin a culpa pela tragédia. O jovem cresceu isolado e amargurado, jogando sua raiva pra todo lado. É somente no seu encontro com a petulante Mary, que ele vê uma rival a altura e percebe também o quão desagradável ele tem sido com todos a sua volta.

Martha, a criada, ensina a importância da família, de apreciar as gentilezas e ser grata. Dickon, o irmão de Martha, serve como espelho para Mary. Ele ama a natureza e está sempre ao ar livre. Para ele não há tempo ruim e com ele ela se torna mais livre, aprende as coisas na prática e busca sempre novas formas de se divertir.

Tendo lido já adulta, percebi um teor mais maduro do que lembrava da história. O Jardim em si é uma metáfora para a vida, enfim florescendo tanto em Mary quando na família de Colin, que vivia em um luto já há 10 anos, sendo esse inclusive o motivo do afastamento entre pai e filho.
Giovanna 19/11/2021minha estante
Amo de todo o meu ??!
Aquela história que recomendo para todo mundo, de qualquer idade.

Gabriela 08/10/2021

Fofinho
Achei o livro fofinho. As crianças são meio mandonas, mas no geral é bonitinho. Mas não chega a ser incrível, ou uma obra prima, na minha opinião. Ainda assim, acho que seria uma leitura bacana pra fazer com os filhos (tipo história de ninar se eles forem pequenos e tals).

Gabriela.Beckenbach 04/10/2021

Perfeito
AH, esse livro é perfeito. É um conto infantil, então não é pesada a sua leitura, a forma com que a gente ama e acha a protagonista uma chata de galocha é muito bem retratada. Muito bom mesmo. Era tudo o que eu precisava.

Faby 31/08/2021

Mágico
Quem não gostaria de ter um jardim só seu?

Amo a história desde que o filme se tornou meu filme preferido da infância. Sempre tive vontade de ler o livro e só agora tive a oportunidade.

Mary é uma menina mimada e sem amigos que encontra na natureza, uma nova forma de ser, através do seu improvável amigo tordo e seu jardim secreto.

Estava um pouco receosa de reviver essa história depois de adulta e não sentir a mesma emoção que senti com o filme quando criança, mas a leitura só aumentou o meu amor por essa história linda.

Como amante da natureza, não tinha como não gostar. Esse com certeza é um dos meus livros preferidos da vida.

Recomendo muuuito!

Alessandra @euamolivrosnovos 22/08/2021

Instagram @euamolivrosnovos
Mary é uma garotinha que nunca teve a atenção dos pais. Acostumada a conseguir tudo sem esforço, sendo sempre servida, ela acaba mandada para morar com um tio distante após ficar órfã e é obrigada a encarar uma outra realidade.

A mansão Misselthwaite e a nova rotina não se mostram acolhedoras, mas seus arredores são brilhantes e ensolarados, guardando muitos segredos que Mary está ávida por desvendar.

O que achei?

Lindo, tocante e com uma mensagem única.

Eu conhecia a história apenas pela adaptação cinematográfica de 1993 e sempre gostava de assistir, embora já conhecesse o final. Com o livro, a sensação foi de nostalgia e boas memórias.

A narrativa em inglês é um pouco mais complicada por apresentar personagens com linguagem mais rústica. Por isso, não recomendo para quem é inciante.

Fora isso, toda a trama é bem construída e muito delicada. É um livro sobre superação, sobre acreditar que a alegria de viver pode curar uma pessoa e, também, sobre a importância de ser criança e explorar novos ares.

Amei, do início ao fim! Mais um favorito da vida! Recomendadíssimo.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Jamal 04/08/2021

Ótimo livro, muito divertido e interessante! Consegui praticar meu inglês lendo e ouvindo o audibook, o que me fez sentir na pele os personagens! Recomendo demais essa experiência!

fae.francine 20/06/2021

The Secret Garden
Eu amava o filme e já tinha lido a obra em português há muito tempo, mas essa versão em inglês está sensacional! Agarrei um pouco no ?sotaque?, mas a leitura foi bem tranquila.

As passagens são carregadas de ensinamentos e reflexões sobre a vida, a natureza, crenças, etc.

Não lembrava dos detalhes e fiquei encantada com a sutileza da autora nas mensagens de fé, positividade, amizade e amor.

LaLa219 05/06/2021

Melhor do que eu esperava, mas não teve nenhum ponto alto na história. Bem parado

Maria3897 30/05/2021

Heartwarming
It is a really beautiful book with gorgeous detailed descriptions. The happiness with which I was filled after this reading is indescribable.

Giulia29 17/05/2021

"To let a sad thought or a bad one get into your mind is as dangerous as letting a scarlet fever germ get into your body. If you let it stay there after it has got in you may never get over it as long as you live"

Yuririn 25/04/2021

this story is just amazing, the narrative, the descriptions and the thoughts of the animals about scenes already told by the children's perspective are so good and funny. The way that is written also shows a gain of conscience by the kids troughout the story. This book is light ( but with tough subjects ), entertaining and the english is not that hard if you finally understand the Yorkshire accent hahaha.

Igor 23/04/2021

Foi durante o meu último ano no ensino fundamental que q professora Miriam, responsável pela biblioteca da escola, decidiu tocar a minha vida um pouco mais profundamente.
Ela me ensinou a amar cada detalhe do filme baseado neste livro, porém, por alguma ironia do destino, eu nunca o li durante o período que passei na escola.
Após todos esses anos, quase uma década, me encontro novamente com essa história e sinto que sou novamente tocado pela professora Miriam. Ela mudou minha vida em tantos aspectos que não posso descrever a falta que me faz. Essa leitura foi um mergulho delicioso e nostálgico, me trouxe paz e sentimentos de uma época tão feliz e cheia de aventuras.

shelukessonarry 11/04/2021

Uma ótima leitura!
Este livro me pegou de surpresa no momento em que eu não poderia ler algo, mas me cativou de um jeito que eu acabei abrindo um espaço na minha rotina pra conseguir lê-lo.

Definitivamente vale a pena embarcar nessa aventura, não só porque é um clássico e muito bem escrito, como também tem gostinho de infância.

Óbvio que é preciso lembrar o momento no qual a obra foi escrita e relevar algumas falas e pensamentos extremamente preconceituosos.

Mas, no geral, acho que o livro é muito bem ambientado, a mansão ficou muito nítida na minha mente, me trouxe essa sensação de antigo, de lugar isolado, e o próprio jardim tem seus atrativos. Não acho que ele foi descrito da maneira mais mágica, porém talvez isso seja só o meu cérebro de 21 anos.

Infelizmente a minha nota não foi tão alta assim, eu nem acho que ela reflete tanto a minha experiência com o livro, mas eu sempre digo que minha nota não reflete 100% minha experiência com o livro (até porque tem livros muito bons estruturalmente dos quais eu não gostei). Eu acho que o final da história acabou deixando a desejar, promete muito e ao mesmo tempo acaba sendo exatamente o que você espera. Além disso, o último terço me pareceu meio afobado de certa forma, eu não senti tanto desenvolvimento pra chegar no ponto onde chegou, parece que o livro cresce muito até a metade e da metade pra frente acaba ficando numa linha reta constante.

LEIAM PARA CRIANÇAS! Só lembrem de alertá-las das falas preconceituosas e datadas!

Julia 02/04/2021

Que livro fofinho!!!
Livro gostoso que trás quentinho no coração. Crianças sendo crianças desbravando o mundo. Li só sonhando em ter meu próprio jardim e me voltar a me alegrar com coisas pequenas da vida.

1 | 2 | 3 | 4