The Secret Garden

The Secret Garden Frances Hodgson Burnett

Resenhas - The Secret Garden

Gregori 21/08/2012

vocabulário complicado
Ingles dificil, nao sou muito expert entao deixei pra ler a versao em portugues.
Aline 04/01/2017minha estante
É o inglês consegue ser bastante complicado, ainda mais que ela escreve alguns diálogos no dialeto de Yorkshire.

Bobby 27/12/2010

Excelente literatura infanto-juvenil.. Tem a mágica necessária para atiçar a curiosidade, sem deixar de ser crível (aliás, quem lê no início da adolecência, vai ficar procurando jardins escondidos e refúgios na natureza para sempre) e trás um pouco sobre a História inglesa (à época da Colonização da Índia)..
Valoriza temas como a força da natureza, da amizade e trás uma menina no rolo principal, uma das primeiras personagens principais femininas na literatura inglesa que não é julgada pelo seu gênero, sua qualidade é a curiosidade, não é boa, nem má, é uma criança..

Thais 22/11/2011

Sempre gostei da história...
...Mas não sabia que existia um livro, só fiquei sabendo há pouco tempo que é considerado um clássico lá fora, resolvi ler a versão (ainda mais) infantil da história e não me arrependo, ou melhor, me arrependo de não ter ido logo para a versão original!Essa que eu li conta a história de forma muito superficial, mas para que quer treinar um pouco de inglês ou pra quem está iniciando.Fora isso continuo gostando muito do filme e agora do livro.

Tata 26/01/2012

O livro é tão mais legal que o filme! E o filme já é super joinha, então pensa...

A leitura é fácil e os personagens são bem legais. Quem viu o filme ainda vai poder contar com uma ajudinha visual pra aproveitar o livro melhor =)

Juliana 23/02/2013

História muito descritiva e bonita. O livro é infantil, mas existe mistério, drama e reflexões bastante profundas. O filme foi muito fiel ao livro, principalmente no início, mas lógico que o livro tem as suas peculiaridades. Linguagem bastante simples e facil de entender.

Adorei, um dos meus livros infantis favoritos.

Lay 27/03/2015

Narra a história de Mary Lennox, que depois da morte de seus pais, vai viver com seu tio em Yorkshire, Inglaterra. Acostumada a viver na Índia rodeada de empregados e uma aia, se surpreende ao chegar na mansão de seu tio Archibald Craven, um homem deprimido e que vive a viajar, e ser deixada sozinha a não ser pela presença da bem humorada empregada da mansão, Martha, que passa cuidar das coisas de Mary. Mal humorada e mandona, Mary não gosta das atitudes ousadas de Martha. Martha fala sem parar com seu sotaque de Yorkshire, e diz para a menina que ela terá que se virar sozinha dali para frente, pois não haverá ninguém para fazer isso por ela. É com Martha que Mary começa aprender a ser bem educada, gentil, e humorada.

Com seus passeios pelos enormes jardins da Mansão conhece o velho jardineiro Ben, que lembra muito ela, com sua crises de mal humor. Por ele acaba sabendo de um jardim que encontra-se fechado há dez anos e cuja a chave está enterrada. Mary começa a sair todos os dias em busca da chave enterrada e da porta que leva ao jardim, um único ser lhe faz companhia, um passarinho. Em meio as suas buscas pelo jardim, descobre a presença de uma outra criança na casa, seu primo Colin, que em certas noites tem ataques de choro Mary descobre que Colin é muito parecido com o seu eu antigo e decidi mudá-lo contando-lhe sobre o jardim, fazendo com que o menino que pensa que irá morrer e não consegue andar, queira viver. Mary divide além das buscas pelo jardim, as histórias que Martha conta sobre seu irmão, Dickon, menino das charnecas da mesma idade de Mary, um menino simples que divide seu pouco alimento com os animais que encontra, fazendo amizades com muitos deles. Mary, Dickon ,e Colin descobrem o valor de uma amizade, vivendo uma aventura onde a mágica encontra-se dentro de cada um de nós, tudo isso em um lugar que torna-se um mundo particular para eles, o Jardim Secreto.

O livro não trata apenas da história de três que crianças que encontram um jardim e fazem dele seu mundo, mas também em uma narrativa simples e envolvente mostra os primeiros indícios da passagem da infância a juventude. Onde as primeiras amizades verdadeiras são seladas e onde começa a busca pelo sonhar em duelo com a realidade que nos cerca. As primeiras mudanças são feitas, os brinquedos mais infantis são trocados pelas conversas, passeios, e atividades com os amigos. O deslumbre do amor inicia-se, uma pequena faísca acende-se. As primeiras dúvidas surgem e também as primeiras discórdias. Adulto e criança já conversam como iguais. E aos poucos a inocência torna-se parcial, os pensamentos mais estruturados, deixa-se a criança e veste-se o jovem. Um livro surpreendente da infância em sua última e bela fase.

Sheila Lima 18/05/2015

Amar este livro não é algo opcional!
Fiquei simplesmente apaixonada por esta história! Na verdade, eu já apreciava bastante a respectiva adaptação em filme, então no começo pensei que não me empolgaria muito ao ler o original. Qual foi a minha surpresa quando me deparei com uma trama ainda mais sensível e mágica do que a que já tinha assistido tantas vezes na televisão quando era criança! Nossa, estou sem palavras!
A protagonista, Mary Lennox, era uma garotinha frágil, azeda e egocêntrica, isso devido principalmente ao fato de que a mãe dela era terrivelmente ausente, e ela não tinha ninguém que pudesse ensiná-la qualquer noção de limites. Depois de um surto de cólera em que ninguém sobrevive, Mary se vê literalmente sozinha na Índia, e é encaminhada para a casa de seu tio Archibald Craven, em Yorkshire, para que ele pudesse ser o seu tutor, já que agora era uma garota órfã.
É na casa de seu tio, um estranho casarão com uma centena de quartos fechados e um jardim trancado que ninguém entrava há dez anos, que a garota descobre que há muitas coisas na vida que ela tinha simplesmente ignorado; e aprende a gostar das pessoas, gostar de si mesma, a se importar com um mundo que vai além de suas próprias vontades.

Saiba mais sobre o livro nesta página:

site: http://www.docesonhoalado.com/2015/05/livro-the-secret-garden-em-ingles.html

beatriz.v 09/04/2016

Adorável
Literatura infanto-juvenil capaz de agradar adultos também.
Eu adorei !

Aline 21/06/2016

Mágico!
Que história linda! Há anos que sei sobre o livro e há anos que tenho ele parado no meu Kindle. Comecei e parei de ler várias vezes...estava lendo no inglês original e algumas partes é bem difícil. Mas logo me animei e terminei em 3 dias.
O filme foi bem fiel ao livro pelo que consigo me lembrar. Preciso ver o filme novamente depois de ler o livro, para poder entender melhor a história como um todo.
Só achei o final do livro um pouco abrupto. Queria que tivesse mais alguma coisa...talvez mais tempo, mais emoção, mais um diálogo. Mas mesmo assim, foi lindo. Um livro que com certeza irei ler com meus filhos um dia!

Aline 04/01/2017

Mágico!
Resenha originalmente publicada em http://www.booksimpressions.com.br.

Meu primeiro contato com "O Jardim Secreto" foi em alguma Sessão da Tarde da minha infância. Tenho lembranças de momentos deliciosos assistindo a esse filme (provavelmente mais de uma vez). Ele foi lançado em 1994 e talvez tenha sido o responsável por me apresentar a Maggie Smith (sem eu perceber é claro, porque eu acabei de descobrir isso) que interpreta a governanta da casa.

OBS: Estou escrevendo esta resenha ao som da trilha sonora do filme, que está disponível no Spotify. Se quiser voltar no tempo como eu, aperte o play!

A história de uma garota que descobre um jardim secreto, um lugar mágico e intocado por anos, num lugar solitário e sombrio me acompanhou por anos. Quando descobri que na verdade é um livro, e ainda um clássico da literatura infanto-juvenil inglesa, decidi que queria revisitar a história, agora nas páginas de um livro.

O jardim secreto foi um livro que li depois de dois com temas bastante densos e sérios e essa mudança para a história do jardim secreto em meio as charnecas foi refrescante diria, além de extremamente nostálgico.

'Of course, there must be lots of Magic in the world,' he said wisely one day, 'but people don't know what it is like or how to make it. Perhaps the beginning is just to say nice things are going to happen until you make them happen'. [p.270]

A responsável pela criação dessa história é Frances Hodgson Burnett, escritora inglesa, que publicou outras histórias, majoritariamente para adultos. O livro foi publicado pela primeira vez em 1911, e foi inspirado no seu próprio jardim e na história trágica com seu filho.

Mary Lennox perde seus pais em surto de cólera na Índia (no filme é por conta de um terremoto) e precisa ir morar com seu tio, o irmão de sua mãe, numa mansão sombria em meio as charnecas inglesas. A mansão é sombria porque é praticamente vazia, exceto por alguns funcionários e a governanta Sra. Medlock.

Seu tio é bastante ausente por conta das inúmeras viagens que faz a trabalho, e com em uma casa sem outras crianças Mary precisa se entreter sozinha. Passeando pelos arredores e jardins da mansão e em conversas com o jardineiro Ben e a criada Martha ela descobre que há um Jardim cuja localização e entrada ninguém sabe. A última vez que foi aberto foi há dez anos e a chave foi jogada fora pelo tio.

Curiosa, Mary vai a procura desse misterioso lugar e quando descobre uma antiga chave sua curiosidade só aumenta. Mary encontra a porta do jardim, com a ajuda dele mesmo, como que por mágica.

Mágica. Uma palavra recorrente na narrativa e que explica muito bem o Jardim Secreto. É com esse poder que parece emanar de dentro das paredes do jardim que Mary tem algo para ocupar seu tempo, é a partir dele que Mary faz amigos, e por causa dele que Mary descobre a verdade por detrás do mistério de porque ele esteve fechado por tantos anos, esquecido na memória de todos da casa.

O Jardim Secreto é um livro delicioso de ler. A leitura é fácil, e a história encantadora. Há momentos tristes, sombrios, mas que são contrapostos aos momentos felizes resultantes de acompanhar um jardim florecer na primavera, na risada de crianças brincando, da magia que desperta de um lugar como esse, de um final feliz e da representação do amadurecimento de Mary pelas estações do ano.

site: http://www.booksimpressions.com.br/2017/01/resenha-o-jardim-secreto-frances.html

Clarissa (@proximaprimavera) 20/09/2017

Um livro mágico e favorito pra vida
O livro conta a história de Mary Lennox, uma indiana de 10 anos que mora com seus pais porém eles não lhe dão a mínima atenção. Seu pai só quer saber de trabalhar e sua mãe de beleza. Mary é considerada uma menina feia e seria impossível ser filha de sua mãe. Inclusive, quem cuidava dela era sua Ayah, um tipo de serva/ cuidadora que fazia tudo por ela. A vestida e dava a comida. Tudo. O livro realmente começa quando os pais de Mary morrem e ela é mandada para a casa do seu tio que seria seu guardião legal. O único vivo da família que poderia tomar conta da menina. Então ela viaja da Índia até Londres de navio e é levada para a grande mansão do seu tio pela criada dele Mrs. Medlock. Seu tio é apenas o Lorde Archibald Craven e não poderia ser interrompido por nada nesse mundo e ah, não quer ver a sobrinha nem pintada de ouro.

Mary Lennox então tem de se virar sozinha naquela mansão enorme com a ajuda da servante de Mrs. Medlock, Martha. Martha é apenas uma fofa! Ela é de uma família pobre que trabalha para o Lorde e não consegue falar o inglês muito bem, apenas o Yorkshire, que eu acredito que o inglês seja derivado dessa língua. Muitas partes no livro são escritas nela e eu tive que literalmente decifrar. Mary é uma menina desobediente com a língua bem afiada mostrando que realmente foi criada por gostos e sem limites. Ela desobedece as ordens de Mrs. Medlock e foge para o lado de fora da mansão acabando por encontrar um lugar cercado que ela descobriu que seria o possível jardim de sua tia falecida, esposa do Lorde Craven. Mary então faz de tudo para entrar no jardim secreto e assim ter algum motivo para ficar feliz naquele lugar horrendo sem sequer sua Ayah.

Logo Mary se encontra com Dickon, o irmão mais novo de Martha, e ele passa pra ela todos os conhecimentos que ele possui sobre jardins, colheitas e tipos de flores. Logo Mary encontra sua razão de viver e nunca se sentiu tão feliz e viva como naqueles momentos. Mary, Dickon e um novo amigo dividem o segredo do jardim secreto e fazem de tudo para aproveitar cada vez mais aqueles momentos da infância em que correr pela grama alta sem cair é a única preocupação.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://www.proximaprimavera.com/2017/01/resenha-o-jardim-secreto-frances.html

Vanessa 26/10/2017

Reading Challenge 2017: a book that's been mentioned in another book

Edilene 06/01/2019

ADOREI!
Eu tinha visto o filme quando eu era mais nova, aos 8 anos de idade, mas não se compara a ler este livro. Você sabe quando um livro realmente faz você respirar melhor e faz você apreciar as pequenas coisas da vida? este livro é isso. É incrível como a natureza é descrita neste livro, é como se você estivesse no jardim com Mary e Dickon. Eu amo a ênfase em como o ar fresco e a natureza podem ser bons para nós, não apenas como crianças, mas como adultos. Embora a história não tenha a ver apenas com a natureza, ela reflete sobre a importância de perceber pequenas coisas, como a beleza de plantas, árvores, animais selvagens, como pássaros, cordeiros, agulhas, etc. Também me fez refletir sobre quanto nós dexamos de ser gratos pela boa saúde, como estamos sempre presos em nossas rotinas diárias, que não podemos notar um belo dia durante a primavera. Eu não poderia ter começado o ano lendo um livro melhor. Já passou algum tempo desde que eu não li literatura inglesa e senti falta dela. Este livro não seria um clássico se não fosse tão bem escrito. Portanto, se você quiser uma pausa de qualquer stress, este é um livro para fazer você relaxar e aproveitar as coisas simples da vida.