The Secret Garden

The Secret Garden Frances Hodgson Burnett

Resenhas - The Secret Garden

Bobby 27/12/2010

Excelente literatura infanto-juvenil.. Tem a mágica necessária para atiçar a curiosidade, sem deixar de ser crível (aliás, quem lê no início da adolecência, vai ficar procurando jardins escondidos e refúgios na natureza para sempre) e trás um pouco sobre a História inglesa (à época da Colonização da Índia)..
Valoriza temas como a força da natureza, da amizade e trás uma menina no rolo principal, uma das primeiras personagens principais femininas na literatura inglesa que não é julgada pelo seu gênero, sua qualidade é a curiosidade, não é boa, nem má, é uma criança..

Yasmim Braga 12/10/2020

Maravilhoso
Mary era uma garotinha muito mimada tanto com bens materiais quanto com empregados a sua disposição 24 horas por dia. Seus pais eram da alta sociedade e tinham dinheiro de sobra, porém nunca deram atenção, afeto ou amor para sua filha. Quando um vírus acomete boa parte da Índia, seus pais falecem e Mary se vê sozinha no mundo. Seu tio distante decide acolhê-la em sua mansão, contudo ele é frio e vive viajando, deixando Mary sozinha para explorar a casa. Mary era uma garotinha muito mimada tanto com bens materiais quanto com empregados a sua disposição 24 horas por dia. Seus pais eram da alta sociedade e tinham dinheiro de sobra, porém nunca deram atenção, afeto ou amor para sua filha. Quando um vírus acomete boa parte da Índia, seus pais falecem e Mary se vê sozinha no mundo. Seu tio distante decide acolhê-la em sua mansão, contudo ele é frio e vive viajando, deixando Mary sozinha para explorar a casa. É um livro sensível e mágico, que me transportou para o jardim e me fez sentir tão viva e alegre quanto as crianças. Fiquei com muita vontade de saber sobre jardinagem e de colocar a mão na terra, mexer com plantas, flores... A escrita é fluída e a narrativa nos faz mergulhar com facilidade dentro da história.

site: https://www.youtube.com/blogliterarte/

Pam 25/05/2020

Que viagem ótima
Ótimo livro, simplesmente maravilhoso. Gostaria que eu o tivesse lido quando tinha entre 10 e 15 anos. Sei que a Paloma daquela época teria amado ainda mais do que eu amei agora. Ótimo mistério ?

Hani 02/03/2020

Uma delícia de livro.
Já havia assistido o filme há anos, mas o livro é muito melhor. Tem um toque de "Alice no país das maravilhas", que é leitura obrigatória. Com certeza agrega, uma ótima opção para iniciar os pequenos na leitura.

Nati | @encalhadosnaestante 06/02/2020

null
Descobri o Jardim Secreto primeiramente através do filme (1993) quando ainda era criança, só muitos anos depois soube que ele tinha sido baseado em um livro que corri para comprar. Li a obra em sua tradução para o português e me apaixonei ainda mais por ela. Os personagens infantis são maravilhosos cada um ao seu jeito, mas Dickon é sem dúvida o mais apaixonante. Encontrei essa versão na língua original um dia passeando por uma livraria e não resisti, já que tanto o filme quanto o livro são uns dos meus favoritos da vida.
A encadernação em couro, a diagramação e as figuras são simplesmente lindas demais. É sem dúvida uma peça de colecionador.
É um livro infantil que nos ensina demais mesmo depois de adultos. Vale cada minutinho que nos perdemos nele.
A única dificuldade que encontrei em ler no seu original foram as partes em dialeto de Yorkshire, entretanto nada muito impossível.

Yara Benevides 05/07/2020

Uma história doce
Não esperava que fosse gostar tanto dessa história e da Mary Mary Quite Contrary. Além de falar sobre o poder do amor, a autora passa sutilmente mensagens de fé sem tocar em nenhuma religião específica. É com certeza uma leitura proveitosa pra pessoas de qualquer idade.

Pri 30/12/2020

Clássico
Clássico que li faz algum tempo e agora consegui comprar o livro para ler.. amei novamente é uma história fofa, e mágica! Vale muito apena, mas recomendo quem puder leia em inglês!

Thais 22/11/2011

Sempre gostei da história...
...Mas não sabia que existia um livro, só fiquei sabendo há pouco tempo que é considerado um clássico lá fora, resolvi ler a versão (ainda mais) infantil da história e não me arrependo, ou melhor, me arrependo de não ter ido logo para a versão original!Essa que eu li conta a história de forma muito superficial, mas para que quer treinar um pouco de inglês ou pra quem está iniciando.Fora isso continuo gostando muito do filme e agora do livro.

Tata 26/01/2012

O livro é tão mais legal que o filme! E o filme já é super joinha, então pensa...

A leitura é fácil e os personagens são bem legais. Quem viu o filme ainda vai poder contar com uma ajudinha visual pra aproveitar o livro melhor =)

Juliana 23/02/2013

História muito descritiva e bonita. O livro é infantil, mas existe mistério, drama e reflexões bastante profundas. O filme foi muito fiel ao livro, principalmente no início, mas lógico que o livro tem as suas peculiaridades. Linguagem bastante simples e facil de entender.

Adorei, um dos meus livros infantis favoritos.

Aline 21/06/2016

Mágico!
Que história linda! Há anos que sei sobre o livro e há anos que tenho ele parado no meu Kindle. Comecei e parei de ler várias vezes...estava lendo no inglês original e algumas partes é bem difícil. Mas logo me animei e terminei em 3 dias.
O filme foi bem fiel ao livro pelo que consigo me lembrar. Preciso ver o filme novamente depois de ler o livro, para poder entender melhor a história como um todo.
Só achei o final do livro um pouco abrupto. Queria que tivesse mais alguma coisa...talvez mais tempo, mais emoção, mais um diálogo. Mas mesmo assim, foi lindo. Um livro que com certeza irei ler com meus filhos um dia!

Edilene 06/01/2019

ADOREI!
Eu tinha visto o filme quando eu era mais nova, aos 8 anos de idade, mas não se compara a ler este livro. Você sabe quando um livro realmente faz você respirar melhor e faz você apreciar as pequenas coisas da vida? este livro é isso. É incrível como a natureza é descrita neste livro, é como se você estivesse no jardim com Mary e Dickon. Eu amo a ênfase em como o ar fresco e a natureza podem ser bons para nós, não apenas como crianças, mas como adultos. Embora a história não tenha a ver apenas com a natureza, ela reflete sobre a importância de perceber pequenas coisas, como a beleza de plantas, árvores, animais selvagens, como pássaros, cordeiros, agulhas, etc. Também me fez refletir sobre quanto nós dexamos de ser gratos pela boa saúde, como estamos sempre presos em nossas rotinas diárias, que não podemos notar um belo dia durante a primavera. Eu não poderia ter começado o ano lendo um livro melhor. Já passou algum tempo desde que eu não li literatura inglesa e senti falta dela. Este livro não seria um clássico se não fosse tão bem escrito. Portanto, se você quiser uma pausa de qualquer stress, este é um livro para fazer você relaxar e aproveitar as coisas simples da vida.

Gregori 21/08/2012

vocabulário complicado
Ingles dificil, nao sou muito expert entao deixei pra ler a versao em portugues.
Aline 04/01/2017minha estante
É o inglês consegue ser bastante complicado, ainda mais que ela escreve alguns diálogos no dialeto de Yorkshire.

Aline 04/01/2017

Mágico!
Resenha originalmente publicada em http://www.booksimpressions.com.br.

Meu primeiro contato com "O Jardim Secreto" foi em alguma Sessão da Tarde da minha infância. Tenho lembranças de momentos deliciosos assistindo a esse filme (provavelmente mais de uma vez). Ele foi lançado em 1994 e talvez tenha sido o responsável por me apresentar a Maggie Smith (sem eu perceber é claro, porque eu acabei de descobrir isso) que interpreta a governanta da casa.

OBS: Estou escrevendo esta resenha ao som da trilha sonora do filme, que está disponível no Spotify. Se quiser voltar no tempo como eu, aperte o play!

A história de uma garota que descobre um jardim secreto, um lugar mágico e intocado por anos, num lugar solitário e sombrio me acompanhou por anos. Quando descobri que na verdade é um livro, e ainda um clássico da literatura infanto-juvenil inglesa, decidi que queria revisitar a história, agora nas páginas de um livro.

O jardim secreto foi um livro que li depois de dois com temas bastante densos e sérios e essa mudança para a história do jardim secreto em meio as charnecas foi refrescante diria, além de extremamente nostálgico.

'Of course, there must be lots of Magic in the world,' he said wisely one day, 'but people don't know what it is like or how to make it. Perhaps the beginning is just to say nice things are going to happen until you make them happen'. [p.270]

A responsável pela criação dessa história é Frances Hodgson Burnett, escritora inglesa, que publicou outras histórias, majoritariamente para adultos. O livro foi publicado pela primeira vez em 1911, e foi inspirado no seu próprio jardim e na história trágica com seu filho.

Mary Lennox perde seus pais em surto de cólera na Índia (no filme é por conta de um terremoto) e precisa ir morar com seu tio, o irmão de sua mãe, numa mansão sombria em meio as charnecas inglesas. A mansão é sombria porque é praticamente vazia, exceto por alguns funcionários e a governanta Sra. Medlock.

Seu tio é bastante ausente por conta das inúmeras viagens que faz a trabalho, e com em uma casa sem outras crianças Mary precisa se entreter sozinha. Passeando pelos arredores e jardins da mansão e em conversas com o jardineiro Ben e a criada Martha ela descobre que há um Jardim cuja localização e entrada ninguém sabe. A última vez que foi aberto foi há dez anos e a chave foi jogada fora pelo tio.

Curiosa, Mary vai a procura desse misterioso lugar e quando descobre uma antiga chave sua curiosidade só aumenta. Mary encontra a porta do jardim, com a ajuda dele mesmo, como que por mágica.

Mágica. Uma palavra recorrente na narrativa e que explica muito bem o Jardim Secreto. É com esse poder que parece emanar de dentro das paredes do jardim que Mary tem algo para ocupar seu tempo, é a partir dele que Mary faz amigos, e por causa dele que Mary descobre a verdade por detrás do mistério de porque ele esteve fechado por tantos anos, esquecido na memória de todos da casa.

O Jardim Secreto é um livro delicioso de ler. A leitura é fácil, e a história encantadora. Há momentos tristes, sombrios, mas que são contrapostos aos momentos felizes resultantes de acompanhar um jardim florecer na primavera, na risada de crianças brincando, da magia que desperta de um lugar como esse, de um final feliz e da representação do amadurecimento de Mary pelas estações do ano.

site: http://www.booksimpressions.com.br/2017/01/resenha-o-jardim-secreto-frances.html