Memnoch

Memnoch Anne Rice

Resenhas - Memnoch

Nathan.Bessa 08/08/2022

Anne Rice sempre surpreende!
Que livro incrível, meus amigos. A narrativa é bem filosófica e teológica, pode não agradar a algumas pessoas, mas como é a minha praia eu amei. Conforme chegava o final do livro, eu comecei a me preocupar com o possível desfecho mas a autora me surpreendeu e deu um final fechadinho.

Aline Mendes 19/09/2013

É o melhor livro das crônicas.Eu terminei de lê o livro e estou sem palavras.
Yohara 20/04/2016minha estante
Meu Deus! Fui enganada por Deus, pelo Diabo e por todos sem nem suspeitar kkkkkkk, sensacional, terminei em choque e com mil teorias na cabeça...

Guacira.GonAalves 12/04/2020

Tentando me recuperar dessa leitura...
Anne Rice nos presenteia, nesse quinto volume das Crônicas Vampirescas, com uma intensa narrativa de Lestat e Mennoch (o demônio, anjo caído, Lúcifer, o diabo), enfim, uma história que levei vários dias lendo, apreciando aos poucos seus relatos.
Lestat começa essa narrativa mostrando sua nova obsessão: Roger. Esse homem poderoso domina o submundo das drogas e contrabandos e tem uma adorável filha, pura e sensível para o sobrenatural, obcecada por Deus e seus milagres.
Durante meses Lestat cerca esse homem e ao decidir aplacar sua sede com seu sangue, matando-o, acaba sendo assombrado por ele e se compromete a cuidar da moça.
Mas Lestat tem sido assediado pelo demônio e este o convence a conhecer a sua história da criação do universo e da sua eterna briga contra Deus.
Nessa história, temos o relato de toda criação de Deus, de como os anjos, todas as criaturas vivas e a natureza foram criados e de como Mennoch se tornou o diabo.
Adorei a história, embora alguns momentos tenham sido difíceis de serem assimilados, com suas passagens descritivas intensas.
Recomendo muito para quem curte histórias de vampiros, fantasmas, anjos e demônios.

Mawkitas 21/05/2023

Cheio de teologia
Esse volume d'As Crônicas Vampirescas aborda muito mais assuntos teológicos do que a vida dos vampiros. Anne Rice nessa época era ateia porém tendo crescido em uma família em que a religião tinha um papel importante, nunca conseguiu realmente abandonar a temática teológica completamente. Alguns vão achar genial, outros vão detestar: eu sou da turma que não curtiu.

Karolline.Campos 13/10/2023

Concluído em 10/10
Como toda obra da Anne Rice, esse é um livro que nos faz refletir bastante. Mais do que os outros trabalhos da autora que li antes, esse me passou de uma forma mais provocativa a necessidade de questionar a veracidade da versão do narrador.

Os pontos positivos de Menoch são os mesmos encontrados na maior parte da obra da Anne Rice. A escrita é fenomenal agradável e envolvente; o tema é coerente com a proposta das Crônicas vampirescas, onde a ideia da imortalidade e os questionamentos sobre as delimitações entre bem e mal são recorrentemente flagrados; o respeito às personalidades demonstra a maestria de um autor que desenvolve seu personagem independente da vontade do público; a abordagem de subtemas é extremamente bem fundamentada em pesquisa e trabalho da escritora.

Menoch é um livro interessante, mas não é o meu favorito dos que li até aqui. Isso me levou a dar apenas duas estrelas de cinco. O ponto negativo principal que apresento não é compatível com algumas resenhas bem negativas que já vi por aí.

O que, para mim, torna a obra frágil é o formato repetido semelhante a ideia central de Entrevista com o vampiro, onde alguém, ou melhor, um ser conta uma história a partir da sua perspectiva. Isso rola vezes demais no O vampiro Lestat, A rainha dos condenados, Lasher, Taltos... Sinto que Anne Rice é realmente muito boa em fazer isso, mas vendo tantas vezes em prospecção se torna um ponto repetitivo, não necessariamente ruim, mas previsível.

Apesar disso, a narrativa de Menoch, mais que as outras citadas acima, ativa em nós a dúvida constante. Acho que em Menoch pelo fato se estarmos mais próximos da temática nos sentimos habilitados a questionar com mais prioridade a história que é contada. Vendo desse ponto, sinceramente, pouco me importa as polêmicas do livro, isso é o de menos. É a capacidade de mexer com o leitor que continua lá. Isso torna o livro bom. Só se deve ter em mente que não é uma aventura coml as outras lidas. É uma leitura que parece até acadêmica, mas engrandecedora como todas as outras.

SakuraUchiha 03/04/2015

Este livro infelizmente perde no gosto de muitos leitores pelo seu teor religioso.

Neste último encontro com o nosso degenerado herói, o astro de cabelos louros, o vampiro Lestat, nós o contemplamos em seu momento mais vulnerável. Com os Crônicas Vampirescas nos foi dada meros vislumbres intermináveis das lutas teológicas de Lestat e agora eles vêem com um círculo completo, com irrevogável fruição, e apresentado na forma de Memnoch o Diabo. Em sua busca para fazer Lestat se juntar a sua cruzada, Memnoch pastoreia Lestat através do âmbitos sagrado do céu, do purgatório e do inferno em uma jornada dantesca através dos mais místico dos universos.
Com ingenuidade prático e romantismo lunático, Anne Rice, mais uma vez, desafia os leitores a questionar tudo o que sabem ser verdadeiro e, no final, a sua fé nunca mais será a mesma.
Eu achei este livro interessante. O início é um pouco lento, mas as discussões entre Lestat e Memnoch (o diabo) são muito interessantes. As razões e explicações por trás da queda da graça de Memnoch seria mais interessante para quem está interessado em teologia cristã.
A nossa Rainha dos Vampiros, Anne Rice, superou a si mesma. Ela leva a Questão de Deus, o Diabo, vampiros, e o que é realmente significante para um novo nível inigualável. Ela coloca questões que realmente fazem você pensar. Com ingenuidade prática e romantismo lunático, Anne Rice, mais uma vez, desafia os leitores a questionar tudo o que sabem ser verdadeiro e, no final, a sua fé nunca mais será a mesma.
Esta não é uma história fácil de ler, você deve se aproximar deste livro com uma mente bem aberta. Algumas pessoas podem não ser capazes de lidar com o calibre das informações contidas neste livro, mas se você é uma pessoa de mente aberta, eu acho que você vai adorar este livro!
Taltos 22/07/2015minha estante
" desafia os leitores a questionar tudo o que sabem ser verdadeiro e, no final, a sua fé nunca mais será a mesma. "
De fato é um livro que faz pensar, mas no final é tudo especulativo.

Ellie 16/10/2022

Entrevista com o diabo
Esse livro passa muito a sensação que a Anne Rice queria escrever algo com essa temática religiosa meio controversa, mas ao mesmo tempo não queria sair do universo das crônicas vampirescas. O resultado disso é um livro com pontos bastante altos, onde é muito bem aproveitado o personagem Memnoch, e os pontos baixos beirando o tédio, as passagens que focam na Dora.

Mesmo assim arrisco dizer que é um dos livros mais interessantes escritos pela Anne Rice, ainda que não agrade a maioria do público por ser mais focado em questões teológicas e filosóficas, aqui podemos ver a habilidade da autora em nos fazer apaixonar por personagens charmosos e controversos como o Memnoch.

No entanto, o ritmo desse livro é muito estranho, deixo aqui minha opinião sobre o final, que considero um dos piores das crônicas vampirescas.

Flavia_fernandes 01/02/2023

Finalmente parece que a autora está pegando no tranco de novo e escrevendo como nos primeiros livros ?

Léo Pezzella 06/09/2010

Para se pensar...
Acima da média dos demais livros das crônicas vampirescas, Memnoch coloca Lestat diante das forças que regem o mundo. Como se dois velhos jogassem conversa fora em um café, Anne Rice nos coloca uma situação em que os conceitos de bem e mal ficam invertidos. Deus seria o vilão da história e o Demônio seria o herói? A viagem no tempo, os detalhes, e o dilema em cima, fazem com quem o vampiro se torne um mero coadjuvante na história... E isso, não a torna menos interessante. Pelo contrário! Ótima leitura!

Sam 30/01/2011

Bom, eu adoro os livros da Anne Rice, as aventuras do vampiro Lestat, mas a Anne Rice tem um característica que eu não sou muito fã ela filosofa muito, descreve tudo que se passa com o máximo de detalhes possível, o que faz com que a leitura se torne cansativa.
Memnoch, na minha opinião o livro mais massante que eu já li, muito cansativo, você perde varia horas lendo sobre como os anjos descobriram as 13 revelações da evolução humana, em como Memnoch desafiou Deus e como foi criado o inferno. No começo do livro é empolgante você fica querendo saber o que o Demônio quer com Lestat e tudo o mais, mas o tempo perdido no meio do livro com todas essas explicações deixa o final com uma sensação de que esta faltando alguma coisa... Anne não explica direito o que acontece com Lestat, você fica pensando " E ai, e agora". Espero que no próximo livro, Armand, tenha mais informações do que foi o fim dessa estória.
Alysson - @alyssonhp 03/02/2011minha estante
Tenho a mesma opiniao que vc, esse eh massante mesmo!

Camila Ramos 26/11/2011minha estante
Foi exatamente isso que eu pensei do livro!

Chay3 28/06/2013minha estante
Concordo, é o único livro que não gosto dela.

VdeVeruska 06/07/2017minha estante
Estou lendo no momento e tb estou achando bem cansativo.....

Ariadna Oliveira 12/05/2022

A trama da vida se rasga, e você vislumbra o que não deveria
Não sei como começar a falar desse livro. Posso dizer que tive uma relação de amor e ódio com ele. Em alguns momentos ele me despertava grande curiosidade, e em outros nenhuma. Às vezes estava empolgada, e depois só quis que ele acabasse logo. Digo que do início até a metade estava me divertindo com a história e curiosa pelo que estava por vir. Da metade até o final o livro se estende por longos monólogos de Memnoch, o demônio, acerca de Deus e de sua criação.
No início acompanhamos Lestat junto de David, após os acontecimentos do livro A História do Ladrão de Corpos. Descobrimos que Lestat anda perseguindo um assassino perigoso, conhecido pela alcunha de Roger, que tinha o hábito de contrabandear artefatos religiosos, como estátuas e livros. Ele tem uma obsessão estranha por Wynken de Wilde, autor de 12 livros com os quais ele tem profundo apego. Roger tem uma filha cristã que apresenta programas na televisão, e procura sempre a manter em segredo para que ela não corra perigo em razão dos crimes que ele comete, pois ele possui inúmeros inimigos que poderiam querer fazer algo contra ela. Enquanto observa a vida de Roger e de Dora, Lestat começa a sentir a presença de um ser assustador, que com certeza não é um vampiro, mas algo muito maior e infinitamente perturbador, que ele desconfia poder se tratar do próprio demônio.
De todos os livros das crônicas que li até agora, esse foi o que menos me afeiçoou. Senti que a autora, em algum momento, se perdeu e não soube amarrar muito bem todas as pontas que ela abriu. No início, recebemos um longo relato sobre a história de vida de Roger, com longas explicações a respeito de Wynken de Wilde, mas essas informações não possuem nenhuma relevância no restante da história, posto que se você optasse por pular essa parte, não afetaria de modo algum sua compreensão do final do livro. Ao longo de toda a trama não acontece praticamente quase nada, são raros os momentos que você sente empolgação pela história, tanto que demorei mais de um mês para terminar de ler, e olha que é o mais curto das crônicas. Mas mesmo assim resolvi insistir na leitura porque queria saber qual seria a escolha de Lestat e quais as consequências que viriam dela. Também porque pretendo ler os próximos livros, e talvez a experiência dessa leitura faça diferença na compreensão dos próximos. Talvez as pontas que a autora não fechou nesse livro sejam fechadas em outros. Para imergir no livro, te aconselho a deixar para lá todas as suas visões particulares sobre questões religiosas, já que em grande parte vemos Deus do ponto de vista do demônio. Caso contrário, a leitura poderá ser bastante incômoda para você. Esse não foi meu problema, em relação a esse ponto, achei a história bem tranquila de acompanhar, meu problema foi com a morosidade do livro. É lento e possui muitas informações que não servem para absolutamente nada, como foi o caso da história de Roger. Eu, particularmente esperava encontrar uma história sobre vampiros, e me deparei com teologia do início ao fim, o que me desanimou, além de eu ter achado um pouco bizarro demais um vampiro ter a chance de conhecer o paraíso e o inferno, de ver Deus e o demônio. Eu particularmente acho que não fez sentido misturar esses universos. Mas ainda assim, é um livro que traz reflexões profundas e que faz você questionar suas crenças. Foi um livro que me deixou bem pensativa.