Antologia Poética

Antologia Poética Pablo Neruda

Resenhas - Antologia Poética

Deby Souza 25/08/2023

Confuso
Este não é um livro para se apaixonar por Neruda. Acredito que aqueles que já conhecem seu trabalho irão aproveitar melhor a proposta da obra. Pelo que entendi, tem mais o propósito de documentar e explorar a trajetória poética do escritor, e assim, também, as mudanças que essa sofreu ao longo dos anos ? que não foram poucas ?, do que selecionar os melhores poemas e odes do autor. O que deixou a antologia confusa, na minha opinião, foi a não divisão das poesias em verso. Isso dificultou a leitura, e muitas vezes tive que voltar à tradução em espanhol para compreender o sentido do texto. A numeração dos poemas também ficou estranha para mim. Nunca li nada de Neruda, então, apesar de informarem de qual período ou obra foi retirada a poesia, ainda assim não consegui entender bem a ordem dos escritos e o motivo de estarem enumerados daquela forma. Os referidos pontos terminaram por me incomodar bastante à medida que a leitura transcorria.

marxly 09/08/2023

O poeta do amor.
"...Muchacha, has conservado tu corazón de pobre,
tu pies de pobre acostumbrados a las piedras,
tu boca que no sempre tuvo pan o delicia.

Eres del pobre Sur, de donde viene mi alma:
en su cielo tu madre sigue lavando ropa
com mi madre. Por eso te escogí, compañera"

Icaro 18/06/2023

Lindo
Pablo Neruda certamente foi o maior latino-americano que existiu entre nós. Um poeta que viveu a América Latina em sua completude. Nascido no Chile, andou o mundo escrevendo, criando e ajudando pessoas.

Fiquei com vontade de ler sua obra depois que li o livro Longa pétala do mar escrito por Isabel Allende. Nesse livro ela conta a história real de quando Neruda, então cônsul na Europa, conseguiu resgatar milhares de espanhóis que seriam mortos na Guerra Civil Espanhola.

Com um navio e muita resiliência, trouxe dezenas de famílias para o Chile que ajudaram a construir a identidade atual do país.

Essa antologia é uma publicação feita pela José Olympio Editora, pertencente ao Grupo Record.

Marcelo 02/03/2022

Absolutamente indispensável!
Se você gosta de poesia e tem interesse por história, este livro é sensacional. Abrangendo grande parte de sua obra de 1923 até 1968, está antologia poética mostra todo o lirismo e, principalmente, a paixão da escrita de Pablo Neruda. É recomendável ler o texto em espanhol e usar a tradução apenas no caso de não compreender alguma palavra, pois mesmo tornando a leitura mais lenta, isso permite contemplar a arte em sua totalidade.

Jacque Spotto 18/11/2021

Quando conheci um soneto de Pablo Neruda, foi em um filme: "Patch Adams - O amor é
contagioso" em seguida quis saber mais sobre a obra do autor, desde então o "Soneto XVII
- a Dança" se tornou um dos meus preferidos.
Demorei um pouco a leitura deste livro, pois li como a tradutora sugeriu, em sua língua
original. A edição é bilíngue, mas o texto em português tem o papel apenas de guia para
encontrarmos uma palavra que não entendemos. Foi uma experiência única e realmente a sonoridade é totalmente diferente.

O bom de ler uma Antologia é poder ver a progressão do escritor através dos tempos. Os seus primeiros livros como o "Crepusculario" e "Veinte poemas de amor" são poemas ligados ao amor, ao abandono, com um romantismo doloroso, algo bem característico do sentimento juvenil. Apesar dos anos, Pablo Neruda se utiliza sempre da metáfora para
mesclar seus sentimentos ligados ao mar, as ondas, ao litoral ou algo que remete a esse
tema marítimo que percorre em suas obras. O escritor viajou por diversos países, talvez
essa volta ao sentimento ligado ao mar seria uma maneira de se sentir em casa.

Mas há muitos temas que rondam suas obras; há uma fase mais obscura, pelo menos ao
meu ver, o livro "Residencia em la tierra" que são poemas mais sombrios e mórbidos, muito ligados à morte. Como também em "Canto General", que aborda temas sobre a terra, aos
animais, sobre a colonização e a exploração e extermínio dos nativos na história de seu
país.

Me chamou também atenção foram "Odas Elementales" e "Tecer Libro de las odas", pois
me lembrou muito Clarice Lispector pela sua capacidade de poetizar sobre algo tão banal,
assim como Clarice tinha o poder de criar uma história em torno de uma barata ou uma
galinha. Pablo faz isso criando uma ode à uma cebola ou à uma tesoura.

Cada livro de Pablo traz uma época, lugares e momentos diferentes de sua vida, mesmo
sendo um poeta que também fala do amor, há contradições em sua vida e em o que ele
tenha exposto em seus poemas, seria um daqueles momentos que devemos separar o
autor da obra? Mesmo assim, a leitura de seus livros não deixa de ser uma experiência
única de seu extenso trabalho.

Mariana Dal Chico 10/11/2021

A vigésima quinta edição da “Antologia Poética” de Pablo Neruda (laureado com Nobel de Literatura em 1971) ganhou nova roupagem em 2021 pela editora José Olympio, que me enviou um exemplar de cortesia. A edição bilingue conta com orelha do escritor José Castello.

O prefácio de Jorge Edwards é de 1968, salienta que os temas centrais dos poemas de Neruda são a amizade e o amor; e diz que nos últimos anos o autor evocou sua infância com frequência em seus escritos.

A tradução é de Eliane Zagury e frisa que a intenção com essa tradução foi “aproximar mais o leitor do texto original, fazê-lo sentir diretamente a comunicação poética de Pablo Neruda. Por isso repudiamos a tradução em verso: os compromissos rítmicos da forma poética são os principais responsáveis pela não fidelidade estrita ao significado original (…)” p.27

Em seguida, Magarita Aguirre faz uma breve cronologia da vida e da obra de Pablo Neruda.

O livro abarca a produção poética literária do autor de 1920 a 1968. Esse foi meu primeiro contato substancial com o autor, que antes eu conhecia apenas por trechos de poemas esparsos.

O que mais me chamou atenção e encantou é a forma como o autor cria imagens vívidas e poderosas a partir de palavras que à princípio nunca pensaria em colocar lado a lado: “ruído de chamas úmidas queimando o céu”, “nadando através de corações submersos e pálidos cadernos de meninos insepultos”, “o mar reparte o som do coração”, “ruídos de espadas inúteis que se ouve na minha alma”, “cemitério de beijos, ainda há fogo nas tuas tumbas”, …

É interessante observar como os objetos poéticos do autor variam com o passar dos anos, como destaca Castello, é uma metamorfose ligeira e fluida, sem necessidade do uso de heterônimos.

Esse é um daqueles livros que vão ficar sempre à mão, pois dificilmente conseguirei esgotar a leitura dessas poesias.

site: https://www.instagram.com/p/CWGRKh_rwlt/

Nat 03/04/2021

No mês passado, li um livro da Isabel Allende que trazia Pablo Neruda como o político responsável por trazer alguns imigrantes espanhóis ao Chile. Gostei muito dessa história, e por isso quis ler Pablo novamente. Escolhi essa antologia, com ótimas poesias. Esse exemplar é uma edição bilingue.