O Outro Lado do Amanhecer

O Outro Lado do Amanhecer John Marsden

Resenhas - O Outro Lado do Amanhecer

MWeirich 28/11/2022

Um final Digno
Este livro foi a conclusão digna para uma série simplesmente perfeita em todos os aspectos, em seus mínimos detalhes.

Apenas de ser escrota de forma simples e direta, o autor conseguiu trazer aos leitores tudo o que a guerra trás consigo, não apenas o lado "divertido" e "empolgante", mas o verdadeiro terror que é uma guerra. Mas com um linguagem simples e de uma forma bastante natural.

A série em si conta a história de um pequeno grupo de adolescentes guerrilheiros, que travam uma guerra impossível, e que tudo fazem para sobreviver e proteger a sua cidade, seu país, bem como as consequências de suas ações, os arrependimentos, o peso na consciência e todos os efeitos negativos que uma guerra trás consigo.

Um final perfeito, para uma série perfeita.

Amei de todo meu coração.

Rony 22/04/2011

É difícil olhar o outro lado do amanhecer
Esse foi o livro da série que eu li mais rápido (praticamente em 1 dia). Foi um final de série excelente, apesar de eu achar que o livro poderia ser maior e acrescentar mais alguns acontecimentos (segundo o plano do coronel Finley). De qualquer forma me emocionei muito e esse livro fica em terceiro lugar na minha lista de preferência nesta série (perdendo apenas para o 2º e o 3º). Teve cenas em que eu fiquei tão surpreso que perdi o fôlego e outras em que fiquei tão feliz que abri um sorriso que ia de uma orelha à outra. O epílogo me deixou triste, mas apenas pela sinceridade com a qual o autor escreveu a história e a justificou na última página. Porém, mesmo com justificativa, acho que o autor exagerou um pouco e fez com que a Ellie parecesse uma hipócrita. Contudo, por mais triste que possa parecer, é justamente o modo como a história soa real que a torna tão cativante. Mas acho que o mais triste é ter que dizer adeus à personagens que marcaram tanto assim. De fato, Amanhã é uma série pra ficar guardada pra sempre na memória.
Cíntia Costa 08/01/2019minha estante
Continue com a série ?Depois de amanhã ? são mais 3 livros.

Jean Silva 28/06/2022

Esse é o livro mais impactante de todos os 7 dessa série (e o mais longo também), ele mostra algumas coisas da guerra que se assemelham muito ao que ocorreu, de forma mais evidente, na 2° guerra mundial, é angustiante, triste e revoltante vários momentos desse livro.
E sobre a história, ela supriu minhas expectativas, não esperava menos. É uma série relativamente longa (7 livros), e claro, é difícil manter um padrão de excelência sempre, houve alguns altos e baixos no decorrer dessa história, mas isso é completamente normal.
No final, fiquei incomodado com algumas decisões do autor em relação a toda a relação que havia sido construída entre os protagonistas dessa história, mas nem sei se isso é uma falha do enredo, pessoas mudam, ainda mais em situações de vida ou morte, e talvez o objetivo do autor era mostrar justamente isso.
No geral essa série me agradou bastante, foi ótima para passar o tempo. Sempre vou olhar com carinho para essa história, e vou sentir falta também :( .
Sei que existe uma trilogia sobre os acontecimentos pós-guerra, e um dia vou ler, com certeza. Uma pena que essa série de livros não seja tão conhecida, pois ela merece um maior reconhecimento.

Isabela.Finotti 13/06/2021

Inesquecível
É realmente fascinante como esse livro é envolvente. Ele mostra um lado muito real da guerra e em alguns momentos chega a ser horripilante. Eu não acredito que demorei tantos anos para ler essa série, porque, depois que comecei, levei apenas uma semana para ler todos os livros.

Adriana 10/01/2012

Livro que fecha com chave de ouro esta série tão maravilhosa! Espetacular, emocionante e envolvente são alguns dos adjetivos que eu poderia usar. Um desfecho verossímil e extremamente satisfatório, mesmo dentro de um contexto tão pesado quanto a guerra que o autor propôs como tema.

Já começamos este livro com muita ação. Apesar de eu estar esperando um livro corrido, com tanta coisa que havia para ser resolvida, John Marsden soube dosar direitinho os momentos tensos, os de luta e os de reflexão.

Agora que a guerra parece estar chegando ao fim, nossos bravos heróis, Ellie, Lee, Fi, Homer e Kevin precisam, além de arrumar uma forma de proteger as crianças, partir em uma missão que o coronel Finley lhes confiou.

O dia D está chegando, e a Nova Zelândia irá atacar com tudo. E o grupo de jovens foi o encarregado de planejar ataques sistemáticos a qualquer ponto que julguem ser importante para o exército inimigo.

Só que algo sai muito errado e Ellie acaba se separando do restante do grupo. Isso faz com que ela tenha que enfrentar sozinha perigos inimagináveis, enquanto o leitor fica sem notícias dos outros sobreviventes. É muita tensão neste trecho do livro, o autor foi muito inteligente ao criar o final, não só por dar maior destaque a Elli, que é a narradora da trama, mas também por não ter dado ao livro um final impossível.

Meu maior medo sempre foi o modo como John Marsden iria consertar toda a bagunça (leia-se guerra) criada ao longo dos livros. Achei que seria muito inverossímil se tudo acabasse bem, o exército inimigo se retirasse e tudo voltasse ao normal! Felizmente, o autor me surpreendeu positivamente, escrevendo um desfecho que com certeza seria possível, apesar de ser o mais feliz de todos.

Não se preocupem pois ele não deu uma de Suzanne Collins (quem já leu A Esperança vai entender), mas também não deu aquela solução mágica que não existe na vida real e que muitos autores insistem em usar nos livros deste gênero.

Minha única ressalva foi em relação ao casal Ellie e Lee, pelo qual eu tinha um grande apreço e não gostei muito do desfecho. Embora eu entenda a mensagem que o autor quis passar, não adianta, sou uma romântica incurável.

No mais, só tenho a elogiar a mensagem linda de vida e esperança que esta série deixou para mim, com certeza sempre me lembrarei dela com carinho e relerei muitas vezes.

Deixo muitas recomendações de que leiam os livros, esta série vale muito a pena e deveria ser bem mais conhecida!!!

Resenha em http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/12/27/john-marsden-amanha-o-outro-lado-do-amanhecer/

Lívia 21/05/2021

Um ótimo final para essa série. Comprei essa série anos atrás, porém por causa da ressaca literária e de tempo não a terminei. Mas esse ano resolvi que a leria de novo e terminaria, tenho que dizer que não foi fácil, mas com certeza valeu a pena!! Essa série é incrível, apesar de ter seus altos e baixos.
Acredito que terminou com a melhor frase: ?Quero experimentar tudo o que a vida tem para me oferecer: quero VIVER!?

Cassia Carina 15/07/2021

Guerras....
Qual o motivo de haver guerras? Invasão territorial, política, ganância....qualquer motivo afeta a vida das pessoas que ali vivem. Estraga todos os sonhos, expectativas e gera traumas, fome, desemprego . Envolve a vidas das crianças, jovens, adultos e idosos. Esta coleção relatou a luta de jovens em meio a uma guerra sem o seu conhecimento. Sobreviver sem saber o dia de amanhã e o porquê da invasão estrangeira nunca explicado em nenhuma circunstância.

Gui 17/03/2011

Já começa bem!
Bom, primeiro de tudo, já estava ficando louco pela demora pelo qual nós tivemos que esperar para o lançamento deste livro no Brasil, sempre gostei desta séria desde o começo, porém o anterior (volume 6) me desapontou muito, achei muito sem graça e fiquei com sede de ação... Calma, essa sede só teve que esperar um pouquinho, porque o começo deste sétimo volume já está pegandop fogo, bem, não fou façar mais porque não quero estragar a leitura, mas saiba que Ellie e seus amigos tem uma encrenca para resolver!!

Camila Garcia 28/03/2011

Quero maais!!!
Um dos melhores de tooda a série. prendeu a atenção do início ao fim; o autor consegue nos transportar completamente pra dentro do livro, fazendo-nos sentir as emoções e reações da personagem principal, o seu desespero e a sua angústia. um final bom, que faz com que a gente queira mais, muito mais! li e super recomendo!

carool 23/06/2012

o que dizer sobre essa série incrivel ?
ela me prendeu do início ao fim,li todo a série em 5 meses e pra mim é a série mais bem escrita.Jonh Marsden nos da uma sensação de estar na guerra junto com Elie,e nesse último livro ele surpreende a todos,a cada pagina você pensa em um final diferente e quando realmente chega ao final não consegue não chorar.Empolgante,medonha e simplesmente perfeita essa é a história de Ellie.

Aline Cristina 31/08/2016

"A vida, com certeza, é fácil de perder;
Mas os moços pensam que não é. E nós éramos moços".

Apesar de ser literatura juvenil os livros tem temáticas adulta, cheio de tiro, porrada e bomba, o que não podia ser diferente já que os personagens estão no meio de uma guerra. A série tem alguns altos e baixos principalmente nos primeiros livros, mas de modo geral considero muito boa. Gostei muito do final embora não possa considera-lo muito feliz, porém, foi bem satisfatório.

Cíntia Costa 08/01/2019

Melhor série que já li chega ao fim
Ah, acabou minha série preferida. Gente, que série! Que livros! Sabe aquela sensação boa de ter conseguido concluir mas já estou com saudades. Claro que vou continuar ?Depois de amanhã ?, estou com os 3 me esperando aqui. Acho que já começo amanhã.
Esse último é fantástico! Achei ele o mais forte de todos. De cenas tristes e reais de guerra. Muitas surpresas, muita emoção, muita aventura. Vontade de não largar um minuto. Gostei do fim da história. 5 estrelas. Favoritado.

Dri 07/03/2012

Ótimo
Pra quem ainda não leu vale a pena, ótima série de livros, me apaixonei.

JP Schneider 04/03/2024

"A vida é muito mais do que ser feliz"
Encerramento perfeito pra saga. Não poderia ter terminado diferente. Pena que a adolescência dele não volta mais, não depois de tudo que tiveram que fazer para sobreviver.

O autor conseguiu encerrar muito bem a saga, talvez o final da guerra tenha sido um pouco brusco, mas acho que não tinha como ser de outra forma.

Gostei de como foram abordados os reencontros, como irão levar a vida após terem sua terra colonizada. Como irão levar os acontecimentos passados, o autor mostrou bem que cada um seguiu de uma forma diferente, todos meio que sofrendo sozinhos. Não curti que cada um foi pra um lado diferente, mas entendo, coisa demais pra assimilar.

No geral a saga teve altos e baixos, mas o saldo é muito positivo.
????? Pra esse livro
???? Pra saga