Sinhá Braba

Sinhá Braba Agripa Vasconcelos

Resenhas - Sinhá Braba

cid 02/07/2009

Dona de gado e gente
Sinha Braba, D Joaquina do Pompeu era uma latinfundiária, que em suas terras tinha poderes absolutos. Mas, sendo muito rica, mandou surrar até a morte um escravo pela falta de uma rapadura, que havia caido atrás do armario da dispensa.É assustador ler sobre as sociedades escravocratas. O livro conta a vida dos desbravadores daquelas regiões, da ferocidade de suas vidas , do pouco valor da vida humana.
E interessante como o senhor de escravo sempre acha que está sendo roubado por quem trabalha até a exaustão, e cujo trabalho lhe dá boa vida. É dificil enxergar além dos próprios interesses...

@uaitolendo 19/03/2020

Aiii Pompeu me faz lembrar da minha infancia. Não cresci la não, minha infancia eu passei em Quartel Geral, 3 cidades depois. Mas Pompeu era parada obrigatoria da @viacaosertaneja a caminho de Abaete e depois @viacaosaocristovao para QG. Por essa ligacao esse livro me deu lembrancas, conheço a paisagem, os rios e as cidades citadas. Me trousse lembrancas boas. Mas vamos falar de D. Joaquina, mulher forte e a frente do seu tempo. Mulher guerreira com uma visao de vida e futuro espetacular. A historia de Joaquina se fundi com 2 acontecimento importantes para nos brasileiros, a vinda da Familia Real e a Independencia.Deveria ser leitura obrigatoria pra toda todo mineiro e todo apaixonado por Historia Do Brasil. E MARAVILHOSO.