Fall of Giants

Fall of Giants Ken Follett

Resenhas - Fall of Giants

27/02/2011

Acho que nem preciso dizer que depois de ler Mundo sem fim e Os Pilares da Terra, me apaixonei por Ken Follett. E não via a hora de ler o mais novo livro dele, Queda de Gigantes, o primeiro volume da trilogia (óbvio, se eu gosto…) O Século. Logo nas primeiras páginas já pude perceber que o livro seria maravilhoso. E não me enganei. Apesar das oitocentas e tantas páginas, dá pra ler rápido (só não acabei antes porque depois que comecei a ler voltei de férias no trabalho e na faculdade)...

Mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com

bea 28/01/2022minha estante
Que livro. Que enredo. Absolutamente incrível.

28/01/2022minha estante
Né? Amo também. Mas meu preferido da trilogia é o último

bea 28/01/2022minha estante
Ficção histórica é com ele. Me arrepio horrores kakakakaka adoro comprar com minhas aulas de história

bea 28/01/2022minha estante
Ainda estou lendo o último

bea 28/01/2022minha estante
Mas achei o 1 melhor que o 2, pela própria descricao extensa dos personagens e dedicação ao enredo pós guerra

Sidney Amaral 07/01/2013

Fall of Giants is just another Follet's Masterpiece.
Como sempre, mais uma obra prima de Ken Follet. Um romance histórico fenomenal. Queda de Gigantes coloca leitor nas trincheiras da primeira guerra mundial, no cotidiano de ingleses, franceses, soviéticos, alemães e americanos. Um trabalho de pesquisa invejável. Esse é o primeiro de uma trilogia (a triologia do século) e Já estou ansioso para ler o próximo.

Ba 26/02/2013

Tenho e-book
Livro excelente

Marcos 23/04/2015

Excelente ficção histórica
Este foi um dos melhores livros de ficção que li recentemente e meu primeiro de Ken Follet. Seu estilo direto e suas descrições claras dos eventos prendem o leitor até a última linha. Personagens cativantes, situações eletrizantes e a sensação de realidade criada pela combinação de eventos fictícios e históricos fazem deste livro uma leitura obrigatória! Certamente lerei os dois livros seguintes da trilogia.
This is one of the best fiction books I've read recently and my first by Ken Follett. His direct writing and vivid description of events rivets the reader until the last line. Captivating characters, thrilling situations and a feel of reality from the combination of fiction and real historic events make this book a must read! And I will certainly read the next two books of this trilogy.

Fabi_Colaco 21/05/2023

QUEDA DE GIGANTES
Esse livro faz parte de ?Trilogia do Século?, ele é um desses livros que desperta aquela sensação voraz de querer ler toda a trilogia sem pausa, num só dia. O roteiro é muito bem equilibrado e ficou claro para mim, a futilidade da Primeira Guerra Mundial. Fica no ar a sensação de algo que poderia ter sido evitado se não fosse o orgulho dos líderes daquela época (o que prova que não evoluímos muito como pessoas desde então).
O autor faz uma rica descrição dos eventos históricos, como a queda dos czares Romanov, o Império Austro-húngaro, a resistência ao sufrágio feminino e a morte de milhões de inocentes na Primeira Guerra. Follett reúne seu elenco de personagens, como se fossem peões num tabuleiro de Xadrez, como forças vivas, eles sobrevivem a conflitos que se entrelaçam com dramas pessoais e relacionamentos complexos envolvendo temas como política, poder, amor, guerra e as transformações sociais da época. Os personagens são absolutamente cativantes, o livro nos transporta para um período tumultuado da história mundial, explorando as consequências devastadoras da guerra e o impacto duradouro que ela tem nas vidas das pessoas comuns pois as consequências da guerra mudaram drasticamente o mundo ao redor de cada uma delas.
Os eventos que ocorreram entre os anos de 1911 e 1924, centrando-se nas vidas de cinco famílias de diferentes origens e países durante a turbulenta época da Primeira Guerra Mundial. A primeira delas são os irmãos Williams no país de Gales, o mais novo, Billy Williams um jovem mineiro talentoso, determinado e corajoso que sonha em se tornar engenheiro. Ele trabalha nas minas de carvão e luta pelos direitos dos mineiros e se envolve no movimento sindical. Ethel Williams é uma personagem forte e dedicada, inteligente com ótima oratória, que no início do livro, ela era uma adolescente que trabalha como governanta na casa do Conde Fitzherberts o qual é casado com uma princesa russa, mas ele acaba se apaixonando por Ethel e em poucos meses ela engravida, mais ou menos na mesma época que a princesa, o conde a manda para Londres e lhe dá uma casa em troca do segredo da identidade do pai da criança. Em Londres, ela tem essa criança, se junta a um grupo de mulheres trabalhadoras e se envolve na luta por melhores condições de trabalho e direitos dos trabalhadores. Ethel desempenha um papel ativo no movimento sindical, direitos das mulheres especialmente o direito ao voto, ela é uma personagem muito apaixonante. Além de Billy e Ethel, há outros membros da família Williams que desempenham papéis menores na história, como os pais deles e outros parentes trabalhadores galeses que lutam pelos direitos dos mineiros.
A segunda família da trama são os Fitzherberts, aristocratas ingleses cujo destino está ligado à Casa dos Lordes, proprietários das terras no país de Gales onde ficava a mina de carvão, onde Billy Williams trabalhava desde os 13 anos, e também donos da bela mansão em que Ethel era governanta. Essa família é composta pelo Conde Fitzherberts um homem conservador, muitas vezes manipulador e sedutor, ele nunca se questionou sobre os padrões da aristocracia da qual fazia parte mesmo quando se apaixona por quem virá a ser seu único amor, a governanta de sua casa. Há também sua irmã, lady Maud é uma jovem inteligente, determinada e progressista, que desafia as convenções sociais da época e se envolve na luta pelos direitos das mulheres, incluindo o direito ao voto. Ela busca uma vida além das expectativas tradicionais para as mulheres de sua classe social, buscando independência e igualdade. Ela se apaixona e se casa em segredo com Walter Von Ulrich, funcionário da embaixada alemã em Londres e amigo do Conde Fitz. O segredo dos dois só o norte-americano Gus Dewar, assessor do Presidente norte americano Wilson, conhece.
A terceira família são os Dewar, uma família americana rica e influente politicamente, o filho do patriarca é o talentoso e romanticamente azarado Gus Dewar, assessor do presidente Wilson, ambos trabalharam intensamente pela paz, após o fim de seu noivado devido a sua noiva ter o traído e estar grávida do motorista da família dela, ele resolve focar em sua carreira até o momento em que ele encontra sua amiga de infância, Olga Vyalov, repórter, muito inteligente e ativista do feminismo e anarquismo.
Na sequência, a quarta família são os irmãos russos Peshkov, Grigori e Lev Peshkov, camponeses russos que testemunham os primeiros sinais da Revolução Russa, ficam órfãos ainda crianças, onde Gregori, teve que cuidar Lev num total estado de miséria, eles são dois das inúmeras vítimas das atrocidades cometidas em nome do Czar ? Lev fugirá para os EUA deixando sua namorada grávida, arruma um emprego de motorista de um mafioso, casa-se com a filha dele após engravidá-la, assume os negócios de seu sogro, torna-se um grande criminoso e milionário, vive um casamento infeliz onde ele tem uma filha, muitas amantes, mas uma é especial e com ela ele tem um filho, nunca quis voltar a Rússia e não tem notícias de seu irmão; o outro, casa-se com a ex-namorada do irmão, assume a criança como seu filho, vai se envolver profundamente na revolução russa, adquirindo uma posição de destaque no Partido Bolchevique de Lenin.
Por último, a família alemã Von Ulrich, membros da aristocracia alemã, Walter Von Ulrich, filho do patriarca, um admirador da democracia, bem diferente de seu pai e da maioria da aristocracia alemã, trabalha na embaixada alemã em Londres, onde conhece sua esposa e devido ao início da guerra, eles casam em segredo, após uma única noite juntos, ele tem que se separar dela, lady Maud, e ele ainda teve que lutar contra o irmão dela, o conde Fitz, seu amigo.
Este livro possui vários personagens históricos, entre outros, Woodrow Wilson, 28o. presidente norte-americano, Winston Churchill, Vladimir Ilitch Uliánov, dito Lênin, líder do Partido Bolchevique, e Leon Tróski. Embora esses líderes não sejam os personagens principais da narrativa, suas ações, decisões políticas e eventos associados a eles têm influência na trama e no contexto histórico em que as famílias protagonistas estão inseridas.
É importante destacar que o foco principal do livro está nas vidas dos personagens fictícios e suas experiências pessoais durante esse período histórico. O livro proporciona uma visão mais ampla da sociedade da época, entrelaçando eventos históricos e ações políticas com as histórias individuais das famílias.
Follett não pode ser comparado a Tolstoi ou a qualquer escritor da literatura clássica mundial, mas ele sabe como contar uma história convincente e bem construída. Uma vez que os elementos básicos estão no lugar, a narrativa adquire uma dinâmica cumulativa cheia de paixão, emoção e perigo, todos os componentes para um clássico.