Turma da Mônica Jovem #01

Turma da Mônica Jovem #01 Mauricio de Sousa

Resenhas - Turma da Mônica Jovem - Nº 01

girino 07/02/2009

Manga ou mangá?
(originalmente publicado em http://girino.org/wordpress/2008/08/29/manga-ou-manga/ )

Caiu na minha mão por acaso e curiosidade um exemplar do tão hypeado mangá da Turma da Mônica Jovem. como minha curiosidade me matava, li e resolvi comentar. Não que seja ruim, longe disso. O Maurício de Souza com sua mão de ferro controla muito bem a qualidade do que sai do seu estúdio. Mas decepciona, porque não atende ao hype! Ou pior: de mangá só tem o nome!

Exagero meu. Alguns dos personagens ainda obedecem a estética do mangá, mesmo que de leve. E a cena clássica do garoto tímido sendo espremido nos mamás da menina estava por lá. Os desenhos caricatos estilo boneca de pano e o uso de tracejados nas bochechas pra dar expressão aos personagens também. Mas pra mim isso não basta! Quatro andorinhas só não fazem mangá!

Faltou ambientação, faltou cenário e faltou um roteiro de mangá. Personagens secundários com arte tradicionalmente “Maurício de Souza”, cenários simplistas, excesso de diálogos e um roteiro tipicamente turma da Mônica permeiam toda a revistinha.

Quando eu leio um mangá “de verdade” eu chego no final com um gostinho de quero mais, se não por nada, porque passou rápido: mangá abusa de informação visual, restringindo a informação verbal ao mínimo necessário. A “arte” é o desenho, e não o texto. Já a Turma da Mônica tradicional, no melhor estilo Bécassine, abusa inclusive do recurso do narrador. Gaças a Deus não tinha narrador nessa historinha, mas ainda assim, a história era escrita, com desenhinhos pra ilustrar, e não o contrário.

Faltou dinamismo nos desenhos (claro, só os 4 personagens principais são mangás), faltaram aquelas longas cenas de movimento, onde o fundo congela e o sangue do leitor também.

Como eu disse, não ficou ruim. O Maurício de Souza não ia deixar. Mas não é mangá. É tão e simplesmente Turma da Mônica!

Becky 27/10/2009

Eles deveriam ter continuado como eternas crianças. Eu acho que renderia mais.
Detestei os quadrinhos, ou como tentaram retratar a juventude. Ficou muito retardado e cheio de Fan Service para o meu gosto (leia: garotas de seios grandes, mini saia, blusas mostrando a barriga).

PedroMPilati 21/10/2011

O início de uma nova geração
"Turma da Mônica Jovem" veio como uma bomba sobre os leitores de quadrinhos e, certamente, dividindo opiniões. Eu, por exemplo, fiquei exultante assim que soube que a Mauricio de Sousa Produções preparava uma revista especial onde a turminha apareceria em sua fase adolescente! Afinal, nossos amiguinhos que sempre faziam sete anos nas revistinhas tradicionais, agora se abrem para novas aventuras e oportunidades nesta fase tão rica e controversa da vida.

Apesar de trazer um apanhado de clichês dos animes e mangás japoneses, como a busca épica por artefatos mágicos, a primeira aventura da turma jovem não descaracteriza os queridos personagens com os quais crescemos e aprendemos a gostar de ler (pelo menos, comigo foi assim. rsrsrs).

Até compreendo os argumentos daqueles que são contra este novo segmento da Turma da Mônica. Transformar Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão em adolescentes desenhados em estilo japonês é uma proposta um tanto estranha para aqueles que sempre foram fãs da turminha. Mas, como sou daqueles que não gostam de criticar uma novidade sem antes conhecê-la, sugiro que deixem os estigmas de lado e tentem ler "Turma da Mônica Jovem". Não garanto nada, mas sua opinião pode mudar - e para melhor! ;)

Ronaldo Novaes 28/08/2010

Uma nova fase.

Essa primeira edição da Turma da Mônica Jovem é muito boa.Eu já me divertia com suas histórias de infância,e agora com a adolescência,não achei que seria diferente.Essa edção é meio que uma introdução aos personagens já conhecidos(mas agora jovens).Além do mais,entusiasma com a história de ação que inicia essa nova fase.Você termina de ler essa edição ''com gostinho de quero mais''.

Biah Souza 20/10/2009

Para sempre Mônica
Eles cresceram, e continuam fazendo parte de todos nós, sem contar que agora o cebolinha está apaixonado pela "dentuça e baixinha"! que agora está linda!

Gisele-chan 07/03/2011

ENTÃO...
Engraçadinho.
Valeu a tentativa de fazer mangá com a T.d.Mônica...

Van 05/07/2009

Mudou demais
Adoro a Turma da Mônica, personagens com características tão divertidas! Mas tirar o que é a essência da história só para modernizá-la...não gostei. Personagens jovens, interessantes, passando por aventuras e em situações cotidianas nós já temos, é a turma da Tina e do Rolo, será que eles ficaram tão desatualizados?

andreafu 28/12/2009

Estilo Malhação em forma de gibi
Claro que não posso criticar o Gibi. Ela está fazendo sucesso e, ainda por cima, é num estilo que desconheço totalmente. Mas a versão "Malhação" da Turma da Mônica deixa o leitor com os nervos à flor da pele. Pelo menos foi o que achei.

As gírias exageradas, as abreviações de palavras não nos mostra um mangá, mas sim uma novela que passa as 17:30h na Globo hehehe.

Mônica 12/05/2009

ótimo !
adoro turma da Mônica e estava mesmo querendo inovações, Mauricio fez muito bem de acrecentar mais uma coleção a turminha que agora ja não é mais tão turminha assim !

Laurinha 18/07/2011

eles cresseram
Este gibi e muito bom,conta que eles cresseram,ja podem fazer brincadeiras mais radicais e contar novas historias.

Laura Signorini Rossi!

Lari 21/01/2017

[Resenha] Turma da Mônica Jovem Nº1 - Eles Cresceram, de Maurício de Sousa
A Turma da Mônica Jovem Nº0 me deixou com muita vontade de ler as aventuras dessa turminha agora jovem. Até agora nunca tinha me interessado por mangás (pra mim é simplesmente gibis em preto e branco).
Nessa edição o começo é bem fofo e engraçado. Mostra as principais mudanças que ocorrem desde quando eles eram pequeninos. Achei muito engraçado os personagens se espantando com a notícia de que o Cascão agora toma banho. A Maria Cebolinha aparece bastante. Ela é tão fofa!! Eu já gostava muito da Maria na Turma da Mônica clássica e agora meu amor por ela só aumentou. O mistério começa quando a mãe da Mônica (esqueci o nome dela) acha um livro que a filha está lendo e tem uma reação super suspeita. O livro era chamado 4 Dimensões Mágicas. A partir daí a história vai se desenrolando de uma maneira muito boa, na minha opinião. O Capitão Feio aparece para atrapalhar mais uma vez e prejudicar a turminha. Mas agora ele quer ser conhecido como Poeira Negra. Aparece o anjinho também, ops... é Céuboy agora!
O Capitão Negro veio para libertar a Yuca que foi presa numa pedra lunar a algum tempo atrás por quatro guerreiros. Então, para tentar derrotar a Yuca, nossos quatro jovens corajosos embarcam em uma aventura atrás de quatro objetos místicos escondidos em outras dimensões.
Essa busca pelos objetos continua na próxima edição.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-turma-da-monica-jovem-eles-cresceram.html

lay 24/11/2015

nossa
não conseguir ler

Francidalva 20/04/2016

arrumem isso
não consigo ler , não entra

Tatah 11/12/2016

Para primeiro quadrinho gostei bastante 4 dimensoes magicas gracas a amizade deles a turma tera que se unir para combater a poderosa rainha yuka

Lucas 05/08/2015

Um pouco decepcionante
Achei fraquinha essas primeiras edições, muito infantil, prometeram falar sobre sexo, drogas.. Mas evoluíram bastante hein!