Paraíso

Paraíso Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia - Paraíso

Rosangela Max 23/12/2021

Divino!
Esse último volume é emocionante!
Ler as explicações de Beatriz sobre o Céu e sobre a Graça Divina, as aparições de alguns personagens da Bíblia (com destaque para as mulheres) e São Francisco, São Bento, São Benedito e Santo Agostinho e os ?tributos? a Virgem Maria deixaram meu coração quentinho.
A obra toda é sensacional, mas gostei mais do Inferno e do Paraíso.
É uma leitura desafiadora, mas recomendo tentarem. Principalmente se gostarem de literatura cristã.
Valeu muito a pena!

Natali.Schmitt 31/08/2022

Ficha de leitura de agosto.

"O PARAÍSO" esse livro é uma "Divina Comédia" é basicamente a história de conversação de um pecador a caminho de Deus.
Divina Comédia costuma ter poemas falando um pouco mais da história de um pecador.
Os versos sublinham a necessidade de se seguir o caminho do bem e da ética.
Dante descreve o paraíso... Ele é retratado como um conjunto de esferas concêntricas que cercam a terra por exemplo... Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.
Neste livro Dante conta um pouco mais sobre o seu paraíso e as experiências que teve lá.
Contando sua história para nós.

Eu achei bem interesante este livro.
Está Divina Comédia mostra a nós um pouco mais sobre a história deste pecador.
E experiências sobre seu paraíso.
Bruna Lima 31/08/2022minha estante
Oie, você gosta dessa edição ?

Talia 03/10/2022minha estante
Natali, encontrei plágia na sua resenha!

Talia 03/10/2022minha estante
plágio*

Matheus 03/03/2024

Paraíso - Dante Alighieri
O Paraíso de Dante é uma jornada transcendental que transcende os limites da narrativa comum. Enquanto Dante e Beatriz ascendem pelos nove céus, somos levados a uma viagem através da hierarquia celestial, onde cada esfera revela uma nova camada de compreensão sobre a natureza de Deus, da alma humana e do universo. A linguagem poética de Dante é carregada de simbolismo e significado, cada verso ecoando com a complexidade da teologia medieval e da filosofia neoplatônica. No Paraíso, Dante não apenas descreve a visão beatífica da Divina Presença, mas também explora questões profundas sobre o livre-arbítrio, o destino humano e a natureza do amor divino. A presença constante de Beatriz como guia de Dante simboliza não apenas o amor terreno, mas também a graça divina que conduz a alma em sua jornada rumo à redenção. À medida que Dante contempla a ordem divina e a harmonia cósmica dos céus, somos desafiados a refletir sobre nossas próprias noções de virtude, justiça e fé. O Paraíso de Dante é uma obra que transcende o tempo, convidando-nos a explorar os mistérios do universo e a busca pela verdade última. É uma ode à beleza da criação divina e à busca eterna pela união com o Divino.

Marcio 18/03/2023

Grande final
Um grande final para uma jornada épica rumo ao crescimento espiritual pessoal e o conhecimento aprofundade de Deus e das realidades transcendentais. O Paraíso foi a parte mais difícil pois nele são abordados diversos temas metafísicos, filosóficos e teológicos que exigem pelo menos ter ouvido falar de alguns conceitos de filosofia tradicional.
Essa edição da editora 34 ajuda muito pois possui os resumos dos cantos e ricas notas que ajudam a compreender, em parte, as discussões dos personagens.

Magda14 25/04/2021

O livro é bom, mas...
Prefiro "Inferno"! Hehehe. Bom,"Paraíso" é a parte mais filosófica da Comédia e, talvez por conta disso, a mais complicada de ser entendida. Como não possui uma representação terrestre (tudo é luz e espaço), a gente tem que ter uma imaginação bem fértil para conseguir imaginar os lugares que Dante descreve. Além disso, sinceramente, não gostei da Beatriz. Melhor guia era o Virgílio, que se metia em situações até 'grotescas' com Dante no Inferno e no Purgatório. Beatriz, pelo contrário, parece que só existe.

Faluz 25/01/2022

A DIVINA COMEDIA - PARAISO - DANTE ALEGHIERI
Último estágio da viagem empreendida por Dante entre Inferno, Purgatório e Paraíso. Deixa a sua amada em êxtase. Depois de ser inquirido sobre a fé, a esperança e o amor (caridade) desperta o entusiasmo de todos ao chegar ao final dos céus até o cé cristalino Primum Mobile, seguido do Empíreo, Rosa dos Beatos e nove círculos angélicos.
Encontra nesse caminho seu amigos, desafetos, pessoas do poder e conhecidos pensadores.
Deixa sua doce Beatriz ao lado de Deus, numa experiência iluminada.

Cris.Aguiar 26/12/2021

Maravilhoso
Diferente dos dois primeiros livros, Paraíso tem menos "ação".. é mais etéreo. É como tentar explicar um sonho bom quando você lembra mais das sensações do que do sonhos em si.

Mas apesar disso, Dante nesse último livro da Comédia, além de me emocionar (eu fiquei apaixonada no Canto VII), dá uma aula de diplomacia, teologia, beira algumas blasfêmias e ainda sai das asas de Tomás de Aquino (pensamento) algumas vezes para manter-se fiel ao seu propósito com essa obra.

Entrar nessa jornada, foi estupendo para conhecer muitas coisas, mas principalmente para mergulhar na Idade Média.

RECOMENDO DEMAIS!
Porém precisará de tempo, caso não seja letrado em:
Teologia escolástica
Teologia de Tomás de Aquino
Mitologia Clássica
Eneida
História Medieval
Roma
Arte Romântica/ Gótica e Bizantina.

Caso não seja sua praia, dois sites foram maravilhosos para eu poder chegar ao fim com conhecimento:

Stelle.com.br -- embora não esteja finalizada
Curtindo a comédia (está em três plataformas, só jogar no google)

EXCELENTE LEITURA PRA TI!

Leitura Colaborativa do Clube do Livro 2021

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

Zicatti 06/11/2022

Nossa, foi um grande martírio ler esse livro. Muitíssimo arrastado. Sei que nele há informações extremamente importantes sobre teologia e filosofia, mas assim ... chato demais!

Lys Coimbra 21/10/2014

"à puro êxtase!"
A divina comédia = Um livro para ler muitas outras vezes!

Murasakibara12 31/05/2020

Perdoados
Depois das almas em sofrimento vemos as almas perdoadas e beatificadas, um pouco menos divertido que as desgraças do inferno e do purgatório, mas a jornada é interessante. A divina comédia parece ser muito religiosa, mas as maiores críticas são contra a Igreja.

Val | @livre_se_clube 14/10/2020

A viagem de Dante aos céus até a contemplação do Bem maior é emocionante. Em toda A divina comédia, apreciamos a viagem de Dante e sua exaltação das virtudes cristãs. Uma excelente leitura.

Oljo 22/06/2023

Descobrindo a verdade...
Dante com sua mente terrena e agora guiada pelas experiências do inferno e do purgatório pergunta as almas da Lua se não estão insatisfeitas por estarem no círculo mais afastado de Deus ao que é respondido que os círculos ali não tem mais nenhuma hierarquia. Aos olhos de Deus todos aqueles círculos são de igual valor. Eles podem, inclusive, transitar entre si.

O oitavo céu, céus das estrelas fixas, é onde as estrelas têm a configuração que vemos no "nosso" céu. Passa-se pelas constelações de gêmeos (sob a qual Dante nasceu) e a de touro. Aqui é mostrado também que os florentinos contavam os anos da era cristã desde o dia em que o anjo saudara Maria com um Ave.

Uma crítica bastante fomentada nessa história é a de que há uma adoração a imagem de São João Batista (mas a que está gravada no florim de ouro) bem como a de Cristo, que todos veneram a imagem, mas pouquissimos seguem a história. Além de uma cutucada na igreja que um dia foi videira e hoje é espinho (o livro é medieval, mas é contemporâneo).

Entrando nesse mérito de apontar dedos, vou me permitir também uma cutucada em Dante, que coloca Beatrice na mesma redoma (rosa) que a Virgem Maria e Ruth (descedência de Jesus Cristo), achei muito audacioso viu senhor Dante, e ri muito da falta de noção.

Por fim, encerro o livro que demorei uma era para terminar, considerando o Paraíso o melhor deles, pois termina a história de maneira sublime: Dante alcançando o objetivo de toda aquela jornada que é se livrar do apego terreno para conseguir conhecer Deus. E ele o vê em sua natureza trina e una. E ao chegar a Deus, Dante chega ao Amor, mesmo sentindo o que sentia por Beatrice, Dante ainda não conhecia o verdadeiro Amor, que é o de Deus.

Portanto, ele assim entende que é essa a força governadora de todo Sol e toda estrela. É a força pelo qual devemos nos guiar e viver. E é assim que ele lindamente encerra sua Divina Comédia.

Marcos Antonio 30/06/2018

Paraiso
Novamente Dante dividi o paraíso em nove esfera. É a terceira e última parte da Divina Comédia de Dante. É uma alegoria, dizendo da visão de Dante do céu, guiado por Beatriz, amor platônico de Dante. No poema, o Paraíso é retratado como um conjunto de esferas concêntricas que cercam a terra, que consiste na Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno, as estrelas fixas e o Empírico.
A Primeira Esfera. A esfera da Lua é a de almas que foram virtuosas mas abandonaram seus votos, e assim foram insuficientes na virtude da coragem.
A Segunda Esfera. A esfera de Mercúrio é das almas que fizeram bom uso de seus desejos de fama, mas que, sendo ambiciosos, foram insuficientes em virtude da justiça.
A Terceira Esfera. A esfera de Vênus é das almas que fizeram bons usos do amor, mas foram insuficientes na virtude da temperança.
A Quarta esfera. A esfera do Sol é das almas dos sábios, que personificam a prudência.
A Quinta Esfera. A esfera de Marte é formado pelas almas que lutaram pelo o cristianismo e que encarnam a coragem .
A Sexta Esfera. A esfera de Júpiter é o de almas que personificaram a justiça, algo de grande interesse para Dante.
A Sétima Esfera. A esfera de Saturno é a dos contemplativos, que personificam a temperança.
A Oitava esfera. A esfera das estrelas fixas é da Igreja triunfante .
A Nona Esfera. O Primum Mobile ("Primeira esfera a ser movida"), a última esfera do universo físico. Ela é movida diretamente por Deus e seu movimento provoca o movimento de todas as demais esferas.
E assim chegamos ao fim da trilogia.

Rafaela 19/07/2018

A única coisa que não gostei foi que o céu é dividido, eu imagino um lugar em que todos sejam iguais e não onde uns sejam mais privilegiados ou mais "santo" que outros.

"E está na sua vontade a nossa paz,
Que é aquele mar para o qual tudo se move
Que ela cria e que a natureza faz." Canto 3.(85 - 87)

"Então, como relógio que nos chame
na hora em que a esposa de Deus se levanta a matinar o esposo para que a ame,

E em que uma peça a outra puxa ou adianta
e tilintando com tão doce nota
que espírito gentil de amor encanta." Canto X. (139 - 144)