Cães da província

Cães da província Luiz Antônio de Assis Brasil

Resenhas - Cães da província

Djeison.Hoerlle 26/03/2021

Obra impecável e sem defeitos, do tipo que desperta em nós, aspirantes a palavristas, não uma eufórica inspiração ou uma contida admiração, mas a mais singela inveja.
Quisera eu ter escrito algo tão belo e meticuloso. Mas como não escrevi, sigo perdido nos limites entre os sonhos e a loucura.

Egídio Pizarro 09/03/2012

Fantástico
Assis Brasil misturou a realidade com a ficção de uma maneira soberba. As três tramas - de Eusébio, Qorpo Santo e de José Ramos - se interligam de uma maneira que prende inevitavelmente a atenção do leitor.

pool 22/06/2011

Um heroi desconhecido
Uma bela historia de um heroi brasileiro desconhecido, confesso que numca tinha ouvido falar de Qorpo Santo antes do livro, agora o conheco e jamais esquecerei a historia de brasileiro impar.
Otimo livro como todos que li do autor Assis Brasil. Porque tao bom autor ainda e desconhecido para populacao brasileira? falta de marketing? nao sei, mas o considero tao bom, apesar de estilos bem diferentes, quanto Laurentino Gomes o qual ja tem reconhecimento e livros ha muito na lista de mais vendidos. Sinal de que precisamos valorizar mais nossos autores.

Rita Nunes 18/04/2012

Muio bom.
Esse foi o único livro que eu li por obrigação (vestibular) que eu gostei. A história é envolvente e, claro, escrita de maneira primorosa. Recomendo!

Betodepoa 10/05/2020

Cães da Província
Na audiência de instrução do processo que o declararia interdito por loucura, “Qorpo-Santo”, num repente de indignação, disse:

"Cães da Província, sim! [...] não admitem ninguém que lhes seja superior. A suprema alegria passa a ser esta, crucificar um homem que apenas deseja seguir seu destino [...] que tem desejos e imaginações a que ninguém se julga no direito, e reputam esses sonhos como algo obsceno. Na verdade, busco o que todos buscam, só que por meus caminhos."

Cães da Província (Luiz Antonio Assis Brasil, 1987) é um romance histórico ambientado na Porto Alegre do século XIX que “ficcionaliza” a vida de José Joaquim de Campos Leão, “sedizente” Qorpo-Santo.
A cidade -aparentemente pacata e ordeira, mas que esconde, sob o pano da hipocrisia, vários infanticídios, adultérios, estupros e outras maldades- é atormentada por uma série de intrigantes desaparecimentos no outono de 1864. Tais acontecimentos entraram para a história da Capital como os Crimes da Rua do Arvoredo (hoje, Rua Fernando Machado) e mexeram de forma dramática com o imaginário da população da época devido às suas circunstâncias bastante peculiares.
Naquele momento de quase histeria coletiva, a excentricidade de Qorpo Santo -hoje reconhecido por muitos como gênio e dramaturgo visionário- ultrajava a sociedade porto-alegrense:

"[...] doutor Landell não dissocia a onda de homicídios do caso particular da interdição. Tudo faz parte de uma loucura geral que precisa ser aplacada [...]. Porque já estão fazendo comparações, misturando tudo, querem também a interdição de Qorpo-Santo [...]. Mas sabem com são as coisas, tudo se espalha, tudo se transforma, o povo não sabe mais nem pensar."

Após as primeiras sessenta páginas, o livro ganha bom ritmo, as estórias se entrelaçam e o debate entre os dois “alienistas” responsáveis pelo laudo pericial sobre a sanidade de Qorpo-Santo evolui de forma primorosa expondo o conflito entre duas correntes de pensamento.
Neurologista ortodoxo, doutor Landell via em Qorpo-Santo um comportamento meramente patológico decorrente de anomalias químicas ou anatômicas. Doutor Joaquim Pedro, ao contrário, percebia um homem brilhante, incompreendido e, por isso, condenado a uma espécie de ostracismo. Achava que Qorpo-Santo sofria de problemas emocionais na essência, decorrentes de desajustes éticos, morais e até culturais.
Concluí o livro com a certeza de que, noutras circunstâncias, a história de Qorpo-Santo ganharia ao menos as cores alegres de um “causo” pitoresco do folclore porto-alegrense e, consequentemente, um desfecho menos cruel.

site: opinandosobrelivrosefilmes.opinandosobretudo.com

Daniel432 12/05/2014

Biografia Romanceada
O autor, Luiz Antônio de Assis Brasil, ao escrever a biografia de José Joaquim de Campos Leão - Qorpo Santo utiliza-se do romance como forma de apresentar seu biografado bem como a cidade de Porto Alegre e seu tempo.

A escolha não poderia ter sido melhor pois o texto ficou leve e atraente, tão atraente que boa parte do livro fiquei em dúvida se se tratava realmente de uma biografia ou se era a reedição de um romance de autoria do próprio Qorpo Santo!!

A segunda hipótese, meio a contragosto, eu descartava sempre em função da linguagem bastante atual utilizada no livro, fato este que impedia de ser uma publicação original de fins do século XIX. Mas mesmo assim a dúvida me assaltava!!

Enfim, é um livro muito bom!! Uma biografia fácil leitura como todo bom romance o é!!

Leia este livro e além de conhecer a triste história do louco (??) Qorpo Santo também conhecerá a exuberância da natureza da cidade de Porto Alegre em seus primórdios e a hipocrisia e os meandros da sociedade que lá vivia.

Rossetow 11/07/2021

Bom mas não é meu estilo
Li para um trabalho de escola, não aguentei passar da página 50, o livro é incrível, muito bem escrito, mas não é meu estilo, não tem ação, é lento e tudo mais.

maria duda 19/01/2022

Adorei a história, é muito instigante, trás temas/problemas reais de uma forma leve e tem personagens apaixonantes. Recomendo muito caso goste de histórias diferentes que fazem críticas sociais e que tem personagens muito bem trabalhados (garanto que você vai gostar).

Wellington.Girardi 20/03/2023

O limite entre a sanidade e a loucura
Assis Brasil soube mostrar, com maestria, a história de Qorpo Santo, talvez a figura mais injustiçada de Porto Alegre em tempos passados. Enquanto este era tratado por louco, vemos que os cistos como sãos cometem as piores atrocidades.