O Terceiro Deus

O Terceiro Deus Leonel Caldela

Resenhas - O Terceiro Deus

Alberto 30/04/2022

Final épico da Trilogia da Tormenta
Neste derradeiro livro, Leonel resgatou todos os fatos ocorridos nos dois anteriores, ligando todas as pontas que estavam soltas até então. O mundo de Arton é muito rico, com diversos deuses e raças, e foi muito instigante passear por toda essa história. Depois de tantas páginas, eu preciso jogar uma partida de RPG no cenário da Tormenta para ver se é tão bom quanto os livros.

Matheus 22/08/2021

Fantástico, épico e deixa gostinho de quero mais...
Esse é um daqueles livros que você não quer que acabe, 800 páginas e se tivesse 1600 ainda seriam poucas . Cenas e batalhas muito bem descritas livro em ritmo frenético, muito bom mesmo.

Marlon Teske 03/02/2011

Épico até demais
O livro que encerra a já denominada “Trilogia Tormenta” por ter mudado completamente não apenas a geografia e muito do que se sabia sobre Arton, mas principalmente por mudar a maneira das pessoas encararem o cenário de Tormenta. Leonel Caldela fecha a história iniciada há muito tempo atrás em O Inimigo do Mundo com o épico O Terceiro Deus.

A história gira em torno do resgate do filho do protagonista que nos foi apresentado no volume anterior (O Crânio e o Corvo), sir Orion Drake. O rebento está nas mãos do maior assassino de aluguel da história deste mundo, conhecido pela alcunha de Crânio Negro, que está as voltas com os Lordes da Tormenta, demônios de uma dimensão paralela que desejam obliterar o universo artoniano.

Cada vez mais a Tormenta deixa marcas através do continente, e Orion resolve que deve enfim enfrentar definitivamente o inimigo em seu próprio território. Após uma campanha de alistamento de deuses através do mundo, o exército divino marcha em direção a Tamura, o primeiro reino engolido pela Tormenta há mais de dez anos. E é lá que o Terceiro Deus que dá nome ao livro desperta enfim.

Uma coisa que eu fiquei particularmente em dúvida é o quanto alguns destes fatos possam impactar um leitor casual que não conheça Arton há quase dez anos como eu conheço. Será que encontrar-se com Arsenal ou com Vectorius é igualmente interessante para alguém que não sabe nem de longe o que é RPG? É uma dúvida que me acompanhou ao longo de todos os livros da Trilogia.

Aliás, no fim das contas, o próprio Terceiro muito pouco faz diretamente para a trama, apesar de constantemente fulgurar nos bastidores. Não achei o livro tão bacana como seu antecessor, mas sem dúvida é um ótimo livro com personagens marcantes e histórias cativantes inseridas no transcorrer das seissentas e tantas páginas. Fechamento perfeito para uma das mais bacanas ( e se não a maior de todas) trilogias épicas já contadas em língua portuguesa.

Parabéns ao Leonel Caldela pelo feito.

Lido em Janeiro de 09
Kassio 13/05/2013minha estante
Gostei muito da sua resenha, tocou em alguns pontos que eu não havia pensado ainda.

@juliusverse 13/06/2022

Um final grandioso em páginas e eventos. Por mais que eu às vezes acho que a história dê voltas muito grandes pra justificar pequenos fatos, a história nunca perde o seu tom épico. E talvez isso tenha afetado a forma que eu percebi o final, pois num livro tão grande, com tantos acontecimentos épicos, o final do livro (e conclusão da trilogia) foi apenas mais um desses grandes fatos. Para mim é um caso de ter gostado mais da jornada que do final, por mais que o final não seja ruim, já que gosto muito da escrita do Leonel.
Um dos pontos fortes da trilogia em si são os personagens, todos muito interessantes e a mitologia do mundo de Arton me desperta muito interesse. E dentre os livros da trilogia da Tormenta, o primeiro segue como meu favorito, apesar de ter gostado de todos.

Líria 18/02/2015

Me perdoem os fãs de Tormenta
Que me perdoem os fãs do RPG, mas eu não consegui apreciar a leitura desse livro. Gostei muito do primeiro livro da trilogia, começei o segundo empolgada na leitura, mas terminei arrastando, e O Terceiro Deus eu li apenas de pirraça, ansiosa para saber qual seria o desfecho.
Os personagens são impactantes, e a trama é instigante, mas a ânsia de Caldela em abordar todos os elementos possíveis do mundo de Arton faz com que o livro se torne longo demais desnecessariamente. Além disso, o final deixa a desejar.
Talvez a minha falha esteja em não estar tão familiarizada com os elementos do RPG, o que talvez não me tenha permitido "mergulhar" dentro do livro.

No mais, aprecio o autor pela iniciativa dessa trilogia épica em língua portuguesa, espero que ele continue a escrever, e que inspire outros a seguirem seus passos nessa arte.
@Agulha3al 20/07/2017minha estante
Li o terceiro me forçando mesmo! tive o mesmo sentimento que vc! parabéns pela resenha!

SauloBtista 01/02/2024

Finalizando a triologia de tormenta e como esperado, a finalização é nada menos que épica.
Os elogios ao domínio do universo e a ambientação já se tornam redundantes a esse ponto
A construção para o conflito final funciona muito bem.
Como pontos mais baixos posso citar o apagamento do ingram por boa parte do livro e o direcionamento do personagem do Orion, que embora não seja objetivamente ruim(é até entendível), mas não me agradou tanto.
Por fim, por mais que o conflito final seja satisfatório, ficaria feliz se tivesse recebido mais tempo, mas, mesmo com os pontos negativos, acredito que os positivos se sobressaiam,

Bizinelli 08/05/2022

Fechamento perfeito
Parabéns! Leonel sempre surpreende. Uma genialidade sem igual. Li toda a saga inicial de tormenta do autor e devo dizer que é incrível. O terceiro Deus é incrível e tem cada reviravolta uma melhor que a outra. Sensacional mesmo. Vale a pena cada página lida desta bíblia.

MateusCantele 08/12/2020

Uma valsa onde trajamos matéria vermelha.
O Terceiro Deus, Leonel Caldela
Publicado pela Jambô Editora

O terceiro livro encerra a história de forma magistral. Uma valsa onde os participantes usam trajes de gala feitos de sangue e matéria vermelha.  Além de resgatar características dos dois últimos livros, "O Terceiro Deus" escalona os desafios, trazendo ao mundo de Arton uma batalha épica digna de um encerramento de história. Além disso, toda a trama é bem resolvida e as revelações criam ainda mais afinidade do leitor com aquele universo que ele acompanha desde o primeiro livro, ou até mesmo antes para os jogadores de Tormenta RPG. Um livro épico e empolgante. Onde Leonel consegue encerrar com maestria uma história que valeu a pena ser lida.

_Wesley_ 06/02/2021

Muito Bom
O Terceiro Deus fecha a Trilogia de Tormenta concluindo com chave de ouro essa saga de aflição e superação. É muito bom ver o autor amarrando pontas soltas e deixando a história fluir por si só, dando ao leitor aquilo que ele espera.

Gabriel Lucas 11/12/2009

Um dos 10 melhores livros de 2009, segundo o Factóide:

Bruno_sevla 19/11/2012

Bom, mas não o melhor.
O terceiro livro dessa saga fantástica sobre a tormenta é muito boa, com algumas reviravoltas e respostas para as perguntas que surgem no primeiro e no segundo livro. Várias lutas descritas de uma forma bem detalhada que transporta o leitor para dentro da batalha. O único ponto fraco do livro é o final, pessoalmente não curti, mas compensa ler toda a saga.

O livro é realmente bom, mas fica atrás do segundo (o melhor da série) e do primeiro.

Caio 14/12/2009

Genial!!
Simplesmente genial. O Caldela consegue pegar todas as partes positivas do RPG da Tormenta e junta em um livro FODA!
Não precisa gostar de RPG ou ter lido Tormenta (é claro que lendo e ciente dos detalhes tudo fica muito melhor) para apreciar o livro.
Finalmente um livro brasileiro de ficção que eu tenho orgulho de ter lido, e mais, os gringos não sabem a fantástica história que estão perdendo!!
Só pra constar, o fato da linguagem ser para um publico mais velho da um toque ainda mais genial aos livros, e aos personagens, que se vc já conhecia do RPG, você descobre outro lado deles, fraquezas, orgulhos e histórias.
É um oposto interligado ao Holly Avenger, que apesar de descrever o mesmo mundo, o faz numa visão mais infantil, o que não quer dizer que é pior ou melhor.

O Terceiro livro é fechado com maestria, mostrando os lados dos personagens que não foi visto antes e apresentando novos e carismaticos personagens. Tem um fim não tão inesperado, mas genial de qualquer maneira, na minha opinião, o melhor da trilogia.

Cledinho 16/03/2017

Sr. Caldela.
QUEM GOSTA, GOSTA. E QUEM NÃO GOSTA, CURTE!