O Adolescente e o Outro

O Adolescente e o Outro Sonia Alberti

Resenhas - O Adolescente e o Outro

Gabi 27/02/2024

ótimo e didático
Estou passando por um período de muita ressaca literária. Este livro é uma das referências bibliográficas deste semestre na faculdade e, por ser bem curto, decidi ler. Foi uma surpresa pra mim, após tentar ler tantos livros de ficção e não ter conseguido prosseguir, como ?
Adolescente e o Outro? foi de fácil leitura e entendimento. E como flui a leitura! Li o livro em 3 dias, fazendo anotações. Indico a todos os que se interessam pelo tema.

Alice 06/11/2023

"O Adolescente e o Outro" de Sônia Alberti é uma obra que explora as complexidades da adolescência, destacando a importância das relações interpessoais na formação dos jovens. A autora oferece insights valiosos sobre como os adolescentes se relacionam com o mundo ao seu redor e como essas interações moldam seu desenvolvimento. É uma leitura recomendada para quem busca compreender melhor a psicologia e o processo de crescimento dos adolescentes.

luarapadilha 24/10/2023

Fluído para quem está familiarizado com a psicanálise
Esse livro é de uma leitura leve e fluída para quem já está acostumado com os conceitos da psicanálise. Gostei e como sempre digo, a psicanálise, embora não concorde com tudo o que dela vem, traz algo de bonito e intenso que busca no cerne da potência humana.

Li esse livro por indicação de uma professora em aula. Acho que é um livro que convém para quem irá se encorajar na clínica psicanalítica.

Maria6245 26/04/2023

Livro muito bom
A escritora aborda nesta obra sobre o manejo da clínica psicanalítica com adolescentes.
O transcorrer da obra se dá por uma explanação do que são os pais para os adolescentes, a função do paterna como barra para o grande Outro, questão da sexualidade e da feminilidade, a questão da escolha profissional, o diagnóstico estrutural para os adolescentes e a assistência que deve ser dada aos mesmos pelos pais, escola e profissionais.
Traz alguns estudos de caso que elucidam a parte teórica tornando mais claro quem não tem muito contato com alguns conceitos psicanalíticos, principalmente lacaniano.

Estante Atípica 31/12/2022

Um livro com uma escrita tão fácil de ser compreendida que nem parece ser uma obra psicanalítica. Pra quem se interessa pelo tema mesmo que seja de outras áreas ele tem muito a contribuir.

Tati- Leitora 29/09/2022

Não posso falar muito sobre a leitura pois não sou a maior fã da psicanálise. Li o livro para um estágio e acho que ele vai poder me ajudar um pouco.

Daraj 19/10/2021

Clínica Psicanalítica com adolescentes
"Adolescente é esse sujeito que escolhe sustentado na alienação ao Outro mas inscrevendo-se, na relação com o Outro, a vertente dessa separação."

Sonia Alberti e sua leitura fundamental para o atendimento Clínico ao conduzir um discurso sobre o que são os adolescentes, suas referências, construções e buscas, fundamentando-se nesse processo que eventos vividos produzem marcas que conduzem a passagem de estrutura predominantemente do sujeito.

Vinicius Casimiro 18/11/2020

Um livro importantíssimo que tive que ler para fazer as provas da faculdade. Tem muito material para escrever artigos sobre adolescentes e essa fase que sabemos o quanto é difícil.

Thais CardBeg 22/09/2020

QUANDO A FALTA FALTA. NÃO HÁ MAIS DESEJO POSSÍVEL
Uma boa perspectiva!

"Quais as três grandes referências ao Outro na adolescência? O Outro da metáfora paterna; o Outro da cultura e o Outro sexo. Quando a criança nasce, ela é um ser de todas as possibilidades. Mas necessariamente irá se deparar com o Outro — o Outro primordial, a mãe; o Outro do desejo; o Outro da linguagem; o Outro da cultura; o inconsciente enquanto tesouro dos significantes; a Mulher, o sexo que não está todo referido ao falo. Todo encontro com o Outro limitará o ser de todas as possibilidades; ele já não terá mais todas as possibilidades. Em função disso podemos dizer também que o Outro mortifica o ser." (p. 64)

Tiago Bessa 11/09/2020

Enfim humanizar-se
Felizmente, em linhas gerais, não estamos vivendo o Terror e o adolescente pode fazer escolhas que não sejam a morte. O adolescente é esse sujeito que escolhe sustentado na alienação ao Outro mas inscrevendo, na relação com o Outro, a vertente da separação. O trabalho da adolescência se inscreve na elaboração desse binômio: alienação e separação. Atravessá-la é também suportar o fato humano de que somos todos alienados e, ao mesmo tempo, poder tirar consequências absolutamente singulares dessa mesma alienação - e se servir dela!

Allan G. 06/01/2014

Retoma..
Retoma interpretações básicas da psicanálise e localiza muito bem a questão da adolescência.