a discriminação do negro no livro didático

a discriminação do negro no livro didático Ana celia da silva



Resenhas - a discriminação do negro no livro didático


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Lucas.Campos 18/07/2021

Um clássico nunca morre
Em 2019, a @edufba relançou o livro da professora Ana Célia da Silva, intitulado "A discriminação do negro no livro didático", que já possuía uma edição de 1995 e outra de 2004. Ana Célia, formada em Pedagogia, doutora em Educação pela UFBA e militante do Movimento Negro Unificado, publicou, entre outras obras, "Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático" (2001/2010) e "A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou?" (2011).
.
Através de uma análise com 82 livros de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de 1° e 2° ciclos, Ana Célia identifica a presença de estereótipos negativos com relação aos negros. A obra, que foi resultado de sua dissertação de mestrado, defendida no final dos anos de 1980, demonstra como os livros didáticos e a falta de uso crítico desses materiais por parte dos professores, acabam sendo uma forma de manutenção da ideologia do branqueamento e da naturalização de negros em lugares de subalternidade.
.
Entre os muitos estereótipos encontrados na pesquisa de Ana Célia, vale ressaltar a presença de discursos de desumanização e animalização dos negros, folclorização da cultura afro-brasileira, a construção da narrativa de que negros possuem incapacidade intelectual e a omissão da diversidade de papéis do negro na sociedade, sempre representados em funções inferiores. Além disso, a autora identifica a presença de uma representação dos sujeitos escravizados como passivos e submissos ao paternalismo do homem branco.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR