Tenemit

Tenemit Joao Afonso

Resenhas - Tenemit

Gabriela.Castro 27/12/2020

Uma ideia boa :)
Leitura leve e rápida. Com uma mistura de mitologia egípcia em cenário brasileiro, é um livro divertido e bom para quem quer iniciar o hábito de ler. Acho que se eu o tivesse lido mais nova teria gostado mais ainda. Só gostaria que o autor tivesse aprofundado e desenvolvido melhor a parte investigativa e de mistério,mas não achei ruim como foi feita.

Márcia 05/01/2015

“Tenemit: A flor de lótus” de João Afonso
Lançado em 2008, “Tenemit: A flor de lótus” é um livro infanto-juvenil escrito pelo brasileiro João Afonso e ilustrado por Hare Lanz. Ele conta a história das garotas Tenemit, Ahuri, Vanessa e Juliana e se ambienta a principio no Egito Antigo, passando em sua segunda parte para o cenário carioca. Quadrinista e amante de Historia, o Afonso iniciou sua carreira escrevendo roteiros para histórias sobre o Velho Oeste e depois escrevendo o seu primeiro livro, “Sem Resgate”, cujo cenário é o Brasil. Foi graças à uma palestra sobre o Antigo Egito que o interesse pela antiguidade egípcia foi despertado, o que gerou o livro “Tenemit: A flor de lótus”.

Com a consultoria do egiptólogo brasileiro Mauricio Elvis Schneider, o material faz um ótimo e confiável passeio pelo o Egito Antigo, mas não espere uma narrativa profunda, com longos capítulos, afinal, trata-se de um livro para uma faixa etária mais jovem, entretanto, nada impede que adultos curiosos pela a antiguidade não o leiam, já que o Afonso nos apresenta pontos da vida nas antigas comunidades egípcias de uma forma bem casual.

O livro não somente nos mostra aspectos da vida no Antigo Egito — a exemplo de como eles se envolviam com a questão da morte, o relacionamento com o papel do faraó, crenças em rezas e amuletos etc —, mas também sobre o quanto a amizade entre meninas pode criar vínculos muito fortes, ao contrário da nossa cultura ocidental que insiste em perpetuar que garotas devem ser inimigas naturais — quem nunca ouviu aquela frase “Uma mulher se veste para provocar outra mulher” e outras barbaridades como que todas as mulheres são falsas umas com as outras? —. Este é para mim um dos maiores bônus do livro e o Afonso trabalhou bem com a questão apresentando situações diferentes quando a Ahuri apoia incondicionalmente a amiga Tenemit e quando nos mostra a amizade incomum entre a extremamente cética Vanessa e a esotérica Juliana.

“Tenemit: a flor de lótus” é uma boa pedida para estimular o conhecimento sobre o Antigo Egito em sala de aula, pois, além de apresentar antiguidade egípcia de forma tão clara, vem com uma cartilha para desenvolver a interpretação do texto.

No sentido visual o livro tem uma capa linda, feita de um material brilhante, mas que não diminui sua qualidade e é amplamente ilustrado por dentro. Fiquei bastante satisfeita com a abordagem e a forma que ele foi desenvolvido, afinal, são poucos os autores que buscam a consultoria de egiptólogos. Dito isto, o indico plenamente.

site: http://arqueologiaegipcia.com.br/2015/01/05/resenha-livro-tenemit-a-flor-de-lotus-de-joao-afonso/

brunafn 04/05/2013

Dois mundos em um só!
Quando eu ganhei o livro de aniversário eu não me interessei muito. Mas semana passada eu acabei pegando ele pra ler porque ele é uma leitura bem rápida, já que tem apenas 141 páginas.
Decidi fazer a resenha desse livro, porque quando eu fui pesquisar ele no site Skoob, havia só 12 pessoas que haviam lido. Então eu decidi mostrar aqui pra vocês ele, e talvez fazer vocês se interessarem pela história.
Enfim, eu comecei a me interessar desde o início, já que se tratava de um assunto que eu considero muito bom, que é mitologia.
O livro são duas histórias de tempos diferentes, mas que tem nelas um nexo, digamos assim. Na primeira parte é apresentada a personagem Tenemit-hotep, ela é uma egípcia dos tempos antigos, e eu posso dizer que eu a adorei. O único problema nessa parte, é que depois da profecia, os pais começam a colocar meio que uma pressão para ela entrar no meio da corte, e fazer com que a profecia se torne realidade e tal.
O final dessa história foi muito direto, e eu gostaria que fosse mais detalhado, já que o desenvolvimento foi desse jeito.
A segunda parte ocorre no Rio de Janeiro no ano de 1998. Essa parte eu também gostei bastante. Vanessa e Juliana são as personagens e amigas, elas começam a se meter em diversas confusões, desde que Juliana deu de presente para a amiga um olho-de-hórus, que sem saber, é justamente um objeto roubado da tumba de Tenemit-hotep morta a mais de 800 anos.
O desenrolar da história é cheio de confusões e mistérios, o que torna o clima bem agradável para a leitura.
O final acabou me pegando de surpresa, e me agradou bastante. Por isso o recomendo para todos. Minha nota final será 3 estrelas e meia, pois como disse no início, não achei bacana a forma que o autor escreveu o final da 1ª parte, pois ele acabou de supetão.

No quesito capa, eu adorei a ilustração. As cores utilizadas ficaram super bacanas. A fonte, diagramação, tudo está ok. Uma única coisa que não gostei, é que em algumas páginas, a folha é preta. Eu estou falando nisso, só porque eu achei que ficou sem motivo, e não precisaria ter. Mas nada horrível, que possa impedir algo.

*Para mais resenhas, visite meu blog: We say something (www.wesaysomething.blogspot.com.br)

Sah 16/01/2011

Tenemit
Bom, eu adorei esse livro pois conta do egito, eu gosto dessas coisas... Eu terminei de ler o livro em 1 semana, porque eu estava com um pouco de preguiça...Mas se eu não estivesse terminaria em 2 dias... João Afonso, não sei se foi você que escreveu, mais se foi... Você tem muita criatividade... Adorei o livro...