1984

1984 George Orwell

Resenhas - Mil novecientos ochenta y cuatro

karlakarolineguima 18/07/2022

1984
Esse livro pode ser encarado de duas maneiras, 1. olhar para ele como uma ficção e se divertir com os acontecimentos (dependendo do seu senso de humor) 2. olhar para ele como um paralelo com a sociedade em que vivemos. Quando fazemos paralelos o livro ganha uma dimensão diferente. Entendemos o absurdo poder de um governo opressor e totalitário o estrago devastador que ele pode causar em uma sociedade. A manipulação das mídias, das informações conta a história que o governo escolhe e dessa forma faz com que a população acredite no que for conveniente para o governo no momento proposto. Se trata uma jornada de reflexão. Orewll mais uma vez mostra os caminhos que a ganancia e o poder podem tomar caso estejam nas mãos erradas.

Izzy32 06/06/2022

Ainda pensando nisso
Sabe uma obra desesperadora e sufocante? Pois bem, 1984 é assim. A distopia apresentada é tão simples de imaginar que chega a ser bizarro, o jeito que dá para se ver como uma habitante da Oceania tal como o Winston e pensar como viver daquele modo... É uma experiência incrível.

Particularmente indicaria para quem consegue aturar violência, seja ela física ou psíquica, porque sim há e não apenas em cenas, mas em toda uma questão conceitual.

Enfim, uma ótima obra.

@medusarm 11/03/2022

Um livro para se abrir os olhos.
Aquele livro que te motiva a ler mais, mas pela indignação diante da ignorância e fanatismo de seus personagens.
O falso socialismo, utilizando da guerra para gerar poder a poucos e nada a quase todo o restante.

Um clássico! Vale a pena cada página, que te leva fortemente às análises sociais e filosóficas.
Tudo envolve política! E o ciclo sempre recomeça.
psraissafreire 11/03/2022minha estante
Livro fantástico, do tipo que ficamos em choque a cada página. Final marcante, fiquei uns 15 segundos olhando para a parede sem saber como lidar com aquela última frase.

@medusarm 11/03/2022minha estante
É bem isso.

malusato 14/10/2021

Perfeito!!!!!
Perfeito!! Não tenho palavras pra descrever como esse livro é bom, todo universo é muito bem construído e os personagens também..
Recomendo de olhos fechados pra qualquer um, um livro que se mostra muito atual.

?Se há esperança, está nos proletas?

Nanda 05/07/2021

Genial, para os gênios.
A premissa do livro e todas as discussões e seminários que esse assunto super atual aborda, fazem desse livro genial, um clássico e leitura obrigatória.
Contudo, sinto constatar, que não faço parte desse seleto grupo de gênios.
A leitura foi lenta, arrastada, eu não tenho maturidade intelectual para esse livro.
Infelizmente, só consegui aprofundar na discussão através de textos extras.
Por não sentir que o texto do livro, por si só, sucitou em mim as reflexões que tanto li sobre, percebo que não é pra mim.
Quem sabe numa releitura futura.

Nath.Lopes 04/06/2021

Surreal
O livro é muito bom. A história aborda as situações mais surreais daquela época. Às vezes, parece que é tudo ficção.

Milena300 22/04/2021

Eu amei o livro, essa foi a minha segunda distopia, vim meio decepcionada pelo gênero por não ter gostado de o conto da aia mas ele superou todas minhas expectativas. Na vdd eu peguei pra ler não pensando em nada, não tinha muita ideia. E o livro se mostrou muito bom. os plots (embora eu já desconfiava de muita coisa) era em horas que eu menos esperava, e em situações também.

o posfácio enriqueceu a leitura, e o apêndice falando sobre os princípios da novafala também foram muito importantes. li o livro em 9 dias, pois tentei cumprir as metas da leitura conjunta se não teria acabado em menos de 3 dias. se cada capítulo te deixava curioso pro próximo, cada parte então te deixava mais louco ainda.

Recomendo muito a leitura. Não só por entretenimento ou por ser um clássico "obrigatório" mas é um livro que abre a mente, de diversas maneiras. Acredito que tanto para o mal quanto para o bem hahaha.

Bru 15/01/2021

Impactada da primeira a última frase. Se sentir na pele de Winston dos momentos mais felizes aos mais angustiantes foi sem dúvida memorável.

Ernane 01/11/2020

Impressionante
Incrivel e aterrorizante. Imagine-se em um mundo que vc nao é livre, precisa fazer o que a cupula social lhe ordena a fazer a vida inteira, e vai reduzindo seu poder de ser individual a zero... ops, seria imaginacao ou ja vivemos isso?

Livro sem duvida que deve ser lido e avaliado por todos. A unica coisa foi nao ter lido anos antes.

Ismael.Bernardo 30/11/2018minha estante
This is an incredible book. You never expect what's coming out of it, or rather you expect something just to be surprised each time. It's a very complex and detailed political thinking of a society, maybe one of the best realized dystopias.