Amanhã, Quando a Guerra Começou

Amanhã, Quando a Guerra Começou John Marsden

Resenhas - Amanhã, Quando a Guerra Começou

Mateus 24/07/2010

Dificilmente um livro me prende completamente, me deixando vidrado e sem conseguir largá-lo. Comigo isso acontece apenas poucas vezes, mas quando ocorre, me fascino totalmente com ele, esqueço de tudo o que há no mundo e penso apenas no que estou lendo. É uma coisa mágica, sem explicação. Com "Amanhã, Quando a Guerra Começou" aconteceu exatamente isso.

A primeira vez em que me deparei com a série Amanhã foi em lojas virtuais. Quando vi a capa de cada livro e li as sinopses, foi um total amor à primeira vista. É difícil de acreditar, mas foi isso o que aconteceu. Se eu me apaixono por um livro, faço de tudo para comprá-lo, e dificilmente ele se mostra ruim. Precisei até mesmo viajar para tê-lo em mãos, e quando o achei, comprei correndo sem nem mesmo pensar. Estava um pouco receoso em comprar pelo fato da série ser grande, mas agora, depois de terminado o livro, me felicito por tê-lo comprado e me lamentaria pelo resto da vida se não o tivesse feito.

Eram 10 horas da noite quando li a primeira página do livro, e foi quando o mundo parou. À medida que fui lendo, nada mais importava. Queria saber apenas o que iria acontecer com Ellie e seus amigos, não importavam as horas ou o que fosse. Parece que entrei em uma espécie de transe, não sei bem. Só sei que quando olhei no relógio, eram quase 2 horas da madrugada e eu não queria largá-lo.

Tudo começa quando sete amigos vão acampar em um lugar nas montanhas, chamado Inferno. O tempo que passam lá é o melhor período de toda as suas vidas. Mas quando estão voltando para casa, eles tem uma grande surpresa: tudo se mostra quieto e silencioso. Ao chegarem em sua cidade, os seus maiores temores se tornam reais: a cidade se encontra vazia, e todas as pessoas sumiram. O porque disso é o que vão tentar descobrir, e uma grande guerra parece estar por trás de tudo.

O mais incrível é que o autor consegue escrever a história sem torná-la absurda ou fantasiosa demais. Tudo é minuciosamente escrito, e nada é ridículo, ao contrário de outros livros que já li com a mesma narrativa. Seu ponto máximo é o fato de que tudo parece ser verdadeiro. Não é como alguns livros em que à medida que vamos lendo vamos achando tudo absurdo. O tempo todo imaginei se em algum lugar aquilo estaria acontecendo, e se algum dia eu passaria por isso.

Quanto aos personagens... Personagens como os de Amanhã, com certeza nunca irei encontrar iguais. O autor consegue fazê-los como as pessoas são de verdade. Não tem aquele que é sempre medroso, nem aquele que é sempre corajoso. Isso não existe. Cada personagem tem um pouco de coragem e um pouco de medo, o que os torna quase reais. Me senti amigo de todos, quase como se tivessem saltado para fora do livro.

Enfim, o que mais posso dizer? Simplesmente que esta é a melhor e mais sensacional série de suspense já escrita em todos os tempos. Quem começa a ler, não consegue mais parar, disso vocês podem ter certeza. Admito que fiquei tenso o livro inteiro. Quem ainda não leu, é melhor ler rápido, pois está perdendo um livro incrível. Agora é só prender o fôlego e esperar pelos próximos livros da série, que devem ser incríveis tanto quanto este.
Lu 23/07/2010minha estante
Sempre vi esse livro em livrarias e, sim, tinha uma certa curiosidade a respeito. Mas agora, ela com certeza subiu na listinha de desejados. Ótima resenha, amigo! Beijos!

nane 24/07/2010minha estante
Teu, vc me convenceu!! Tá na minha lista de futuras leituras! Que resenha em!?? =*

Douglas 25/07/2010minha estante
Nossa que resenha legal que vc fez...Na minha biblioteca tem os três primeiros livros e claro vou ler....O livro deve ser maravilhoso mesmo pois acredito em suas resenhas.

Gláucia 07/10/2010minha estante
Nossa, Mateus! Vou ter que abrir uma exceção nos meus planos de não comprar mais livros! E me lembre de não ler mais suas resenhas, elas são verdadeiras armadilhas:D

Milena Karla - Mika 25/03/2012minha estante
Uau! Sua resenha foi perfeita , como todas as outras! Com certeza vou ler este livro! Sou sua fã! *---* Suas resenhas são como um colírio para os olhos e como um cobertor quentinho em meio a um frio de rachar os ossos. Você é demais!

Mateus 18/04/2012minha estante
Muito obrigado pelos comentários, pessoal, fico feliz que minha resenha tenha feito vocês se interessarem pelo livro :D Aliás, em breve pretendo reler a série desde o início para chegar finalmente aos últimos livros que ainda não li. É cada livro melhor que o outro!

Luan 30/04/2012minha estante
Já li esse livro e gostei, não tanto quanto você, mas gostei. Quero muito ler o segundo, mas a livraria da minha cidade não vai mais vender, pois ninguém está comprando! :/

Gabi Pescarolo 30/08/2012minha estante
Lista de desejados, com certeza! ;D

Jess Targaryen 07/08/2013minha estante
Altas resenha, aconteceu o mesmo comigo! O segundo livro chegou na minha casa e fiquei um dia inteiro lendo, só larguei ao terminar, muito viciante!

Wagner Fernandes 31/01/2023

Amanhã eu continuo a série...
Um grupo de amigos adolescentes australianos decide fazer algo diferente no feriado do Natal e os 7 partem numa trilha durante uma semana. Encontram um caminho secreto ao descerem um rochedo para o litoral e passam cinco dias acampados ali.
Certa noite, Ellie, a jovem organizadora do grupo, acorda e ouve aviões atravessando o céu e tem um mau pressentimento. Ela quer voltar logo para casa e ver se os pais estão bem. Então descobre que um exército inimigo invadiu a cidade, matou muita gente e aprisionou a população. E agora, como esses garotos encontrarão os familiares e conseguirão se esconder dos soldados invasores?
É o tipo de história que podemos enquadrar na categoria de um "Jogos Vorazes" light ou um "Rambo Teen".
Ellie, a protagonista, é a narradora. O livro começa com ela contando o que aconteceu, como foi escolhida pelos demais para registrar num diário os eventos da invasão inimiga e o dia a dia com os companheiros e como conseguem sobreviver em meio ao caos da guerra.
Melhorou bastante depois da página 140, já que deu uma guinada legal.
Como é o volume 1, deve ser apenas o PRÓLOGO da série (são 7 volumes!). Parece mesmo aquelas séries de TV, sendo o volume 1 o primeiro episódio.
O livro tem um clima interessante, mas creio que o aproveitaria melhor se eu tivesse entre 14 e 24 anos, pois trata também de questões da idade, o primeiro relacionamento amoroso, descoberta do amor, sexo, preocupações, sensações e ciúmes juvenis.
Não é uma história ruim. É um pouco genérica, de fato. O "inimigo" bem poderia ser, além de um exército invasor, um ataque alienígena, ou a trama se passar numa nave espacial, em outro planeta, na Idade Média, etc. Quis o autor que fosse numa cidadezinha costeira da Austrália. Que seja.
Custei a começar este livro. Todos esses anos ele esteve em minha meta de leitura (desde 2019), mas nunca criei ânimo nem tive clima para ler. Talvez pela distopia. É o primeiro da série, e talvez por isso tenha protelado tanto para iniciá-lo. Mas foi uma leitura interessante. Uma aventura juvenil de um grupo de amigos. Parece um tipo de história datada, daquelas onde "russos invadem a América e grupos de resistência se formam para combater o invasor".
A edição é belíssima, impressa em duas cores, fonte grande e agradável para leitura; dá pra ler rápido. Só um detalhe me desagradou: tradução e revisão HORRÍVEIS. Artigo diante de nomes próprios "dói" na vista quando você lê "o Homer", "a Corrie", "disse o Lee", "explicou o Chris"... pra mencionar o mínimo. É pena. A Editora Fundamento tem bons livros, bons projetos gráficos e capas, mas péssimas tradução e revisão.
Espero ao menos que a história melhore nos próximos volumes. Serão mais 6 livros! (E tem uma trilogia chamada "Depois de Amanhã"! 10 livros! Vixi maria!!! :o
NÃO VAI DAR NÃO, LEÔNIDAS!!! Preciso parar de "arrumar essas confusão!!!" Kkk
Brincadeirinha. Se a história melhorar valerá a pena continuar. E parece que melhora sim. Espero. Agora quero saber o que acontecerá com essa galera.

Jean Silva 06/09/2021

Maravilhoso!
"A maldade é uma criação humana".
Esse livro é espetacular, é o primeiro de uma saga composta por 7 livros, já tinha lido há muito tempo, decidi reler, pois na época só tive acesso aos 4 primeiros. Lembro que ao ler pela primeira vez, não consegui parar, li madrugada adentro, e isso aconteceu novamente.
Imagine que você sai pra passear com um grupo de amigos, encontra um local novo completamente isolado e inexplorado, praticamente secreto, fica por lá, e ao voltar pra sua cidade, seu país foi invadido por uma nação estrangeira, a qual fez a grande maioria dos cidadãos de reféns. O que você faz em relação a isso ?
Essa pergunta vai sendo respondida ao longo do livro, em meio a questões morais e éticas (esse é um ponto bem legal do livro), os protagonistas tentam sobreviver.
Todos os personagens são ótimos, já no primeiro livro gostei bastante de ver a evolução deles, são apenas jovens "comuns" que do nada, ou sentam e esperam essa invasão acabar (o que vai ser difícil haja vista que nenhuma nação estrangeira ofereceu ajuda até agora, ou viram guerrilheiros e tentam fazer algo).
É um daqueles típicos livros de suspense que dá até um frio na barriga. Muito ansioso pra continuar a ler os outros livros, e dessa vez a saga completa.

Regiane 10/02/2011

Ótima aventura!
O que aconteceria se sua vida mudasse de repente, se todas as pessoas sumissem sem maiores explicações? Difícil responder essa, né?

Ellie e seus amigos – Lee, Homer, Fiona, Robyn, Kevin e Corrie – organizam um acampamento de uma semana num lugar inusitado, chamado Inferno, bem na época de um evento que acontece na cidade, que reúne todos os moradores da região. Apesar de ser uma festa importante, os jovens conseguem convencer seus pais a deixarem embarcar nessa aventura.

Após voltarem do passeio, eles se deparam com acontecimentos esquisitos. Como cachorros e outros animais mortos, suas casas sem seus familiares, sem energia e telefones, e com a cidade aparentemente abandonada. Infelizmente eles não estão sós. O perigo e o desespero nunca estiveram tão presentes em suas vidas, pois eles descobrem que a guerra chegou por ali. Diante dessa situação, esses adolescentes são obrigados a deixarem o medo e a imaturidade de lado. Em nome da sobrevivência, eles serão capazes de lutar de todas as formas possíveis, e a esperança será a maior motivação para seguirem em frente para poder reencontrar seus entes queridos e conquistar a liberdade de seu país.

Sabe aquele livro que você pega para ler, e enquanto não termina não consegue desgrudar das páginas? Pois então, isso aconteceu comigo lendo Amanhã, Quando a Guerra Começou (uma série de 7 livros).

Eu adorei essa obra, ou melhor eu amei. Os personagens são excelentes, com personalidades fortes e marcantes. A escrita de John Marsden é bem cativante e a narração é outro ponto positivo, pois mesmo sendo em primeira pessoa (narrado pela Ellie), não deixa em nenhum momento o leitor no vácuo.

A história é fantástica e criativa, com pitada de romance, além disso, foge totalmente dos temas abordados atualmente (como sobrenatural, fantasia, etc) dentro do gênero infanto-juvenil. Algo que me deixou muito feliz. É bom ter autores que buscam outros caminhos, o que faz uma enorme diferença.

O livro terminou numa situação bem tensa, o que me fez ter muita vontade de ler a continuação o quanto antes. E para quem não sabe, a série Amanhã virou filme e tem previsão para estrear no Brasil em junho desse ano. Vamos aguardar! Enquanto isso, recomendo muitíssimo que vocês leiam os livros.

MWeirich 17/06/2022

Que livro!
O primeiro livro da série "Amanhã" de John Marsden trouxe tudo o que eu esperava do livro e mais um pouco.

Coisas como: suspense, ação e muitas, mas muitas reviravoltas.

No primeiro volume Ellie e seus amigos buscam sobreviver a uma invasão ao seu país, tentando entender o que está acontecendo enquanto tentam se adaptar rapidamente a situação que se desenrola rapidamente.

Mas o que está realmente acontecendo? Por que seu país foi invadido? O que houve com seus pais? Todas essas questões ainda precisam ser respondidas muitas outras.

Amei o livro!

Karine 03/01/2009

AMEI! Estou esperando a continuação *-*
Bia 05/01/2009minha estante
Legal, gostei *-*

Alessandra 08/01/2012minha estante
Bem resumida a sua resenha. kkkkkk
Mas gostei, viu?

Claudia Cordeiro 29/03/2014minha estante
Não entendo "Amei..." e 3 estrelas de classificação....

Nathalia184 12/04/2021

É difícil saber onde as histórias começam...
A série de livros AMANHÃ tem uma das propostas mais interessantes que na vi e logo que comecei a ler - dois anos atrás - soube que iria gostar.
Aqui nesse primeiro livro, estou fazendo essa releitura, pois quero estar com as coisas mais frescas na mente quando estiver lendo os outros livros da saga, mas vamos lá.

Em Amanhã - quando a guerra começou, acompanhamos Ellie e seus amigos, que quiseram fazer algo diferente no feriado de natal ao irem acompanhar no Inferno. O que eles não esperavam é que, quando retornasse, estariam sendo invadidos por alguma nação com bastante poder bélico e que seus pais e outros amigos estariam como reféns.

Logo que essa realidade cai neles, inúmeras emoções tomam conta deles. Com tanto para absorver, ainda precisam encontrar formas de se manterem vivos e proteger uns aos outros.

O livro segue uma narrativa de acontecimentos que é rápida, eles conseguem se adaptar rapidamente à essa nova realidade e os momentos de tensão são bem construídos.
Tem inúmeros momentos em que ficamos aflitos,esperando a resolução do problema, esperando pelo melhor e estou curiosa ao ver o desenrolar de tudo.

Me preocupo unicamente com o fato de não ser um livro especialmente denso, apesar do tema abordado. Algumas coisas, emoções e descrições deixam a desejar nesse sentido, mas nem por isso deixa de ser interessante.

Anseio por ver como Ellie e os outros irão escapar e salvar aqueles que amam dessa situação em que se encontram.

Valena.Monteiro 18/03/2022

Sinceramente não sei nem o que falar. Esse livro jogou as minhas expectativa lá no chão, eu estava muito animada com a leitura, pensei que ia amar o primeiro livro pra continuar com os outros, mas não. Achei os personagens secundários rasos demais, e a protagonista uma chata que ficava fazendo drama em meio de uma guerra, e ela me irritava muito. Sinceramente tinha vontade de fechar os olhos em algumas partes, parecia que acontecia alguma coisa e logo se resolvia, e isso me cansava.
Cansativa e arrastada essas são as palavras pra descrever a história, até agora tô arrependida de ter aberto esse livro.

Dan 31/12/2009

"Esse você não conseguirá largar de jeito nenhum"
Meu Deus... Que livroo
Você não imagina oq possa acontecer nessa "aventura extraordinária"... '-'

Quando comecei a ler o livro, já tinha visto que era o tipo de leitura que amo: "Aventura", me prendi a ele de um jeito que não consegui largar \o/
E depois que acabei de ler, fiquei triste por não ter comprado o "O Silêncio da Noite [VOLUME DOIS] D:

Recomendo a todos, um ótimo livro para todas as idades rodeado de esconderijos, explosões, fugas e muitas maiis...

Shelly Migoto 13/01/2010minha estante
Concordo com tudo que você disee...tbm amo essa serie!!:)

lisarabrasphine 12/08/2022

Bom para sair da ressaca literária
Leitura rápida, um pouco distante da minha realidade (lugar físico mesmo), o que dificultou a visualização dos locais na minha cabeça.

O começo foi um pouco arrastado pela familiarização dos personagens, que são muitos por sinal. Sete.

No geral, bem realista e tem aspectos fortes e que podem ser bem trabalhados nos próximos livros, que ainda pretendo ler.

Pablito 27/03/2021

Muito bom. Empolgante e frenético. Só uma coisa me deixou triste. O fato de não ter os outros livros da série.

Bia 23/10/2020

me convenceu, vou ler toda a série!
Um livro fácil e rápido de ler, e bem gostosinho pra passar o tempo. Um young adult que se passa em um cenário apocalíptico de guerra, e que coloca um grupo de adolescentes nesse cenário. E detalhe, é um grupo de adolescentes sem a supervisão de um adulto, ou seja, não tem ninguém pra decidir por eles, e é aí que está a graça do livro. Com certeza vou ler toda a série!
Charmssss 23/10/2020minha estante
Só li os dois primeiros, deu vontade de ler os outros agora

nishu 09/12/2020

QUE HISTÓRIA!
Comecei a ler pela biblioteca da escola mas então tivemos uma certa pandemia, tinha que comprar o livro físico para mim pois precisava terminar essa história. É um livro muuito envolvente, você simplesmente não consegue parar de ler, todos os personagens são ótimos e a história é incrível! É bem infanto-juvenil mas simplesmente ameeeeiiii, e para melhorar é uma série de uns 7 livros. Super recomendo, leitura fácil e rápida. Amoo ?

manudteix 07/05/2023

Recomendo muito!
Que história gostosa de ler! É um livro teen bem completo ao meu ver e me deixou presa do início ao fim. Tem confronto, bastante foco na guerra, tem romance e tbm um plot no final que só me deixou com mais vontade de continuar a saga - 7 livros no total. Indico a leitura!

"Registrar tudo pode ajudar a sermos lembrados. E isso tem muita importância para nós. Nenhum de nós quer acabar como uma pilha de ossos brancos esquecidos, desconhecidos e, pior de tudo, sem ninguém saber os riscos que corremos."

Isabela.Finotti 29/05/2021

Ansiosa pro próximo
Eu sou absolutamente apaixonada por histórias de distopias e mundos pós-apocalípticos. Em meio a todo o caos, a Ellie ainda tem alguns momentos de reflexão que achei muito pertinentes. Gostei muito do livro e estou me perguntando como ainda não virou uma série.