A Bandeja

A Bandeja Lycia Barros

Resenhas - A Bandeja

deborah.fernandes 22/09/2017

Quando a escritora convence!
Conheci a Lycia Barros da melhor forma possível: No meio do stand da Arqueiro, na bienal de São Paulo, dando autógrafos. Ao pegar um livro, ela me explicou a história e sua inspiração, e o resultado, foi a compra do livro (autografado, ai que emoção!) e a paixão por uma nova história.

A história é simples, porém muito bem contada. Uma menina, com família tradicional, religiosa e de cidade pequena, se muda para uma cidade grande para estudar e explorar o mundo. Ela se apaixona, começa a criar novos laços e comete erros, até que uma hora se encontra. Seria muito "clichê" se não fosse tão bem contada!

A personagem, aos trancos e barrancos, consegue entender o seu lugar no mundo e o que é certo e o que é errado, conseguindo mudar a sua forma de pensar, porém, ao mesmo tempo, não mudando as tradições da sua família. O mais legal disso tudo é ver cidades nossas na história. Por favor, autores brasileiros, usem mais isso! Que delícia é ver cidades lindas do nosso Brasil como cenário em um romance.

Esta história marca, principalmente para quem já passou por uma separação da família devido a estudo ou novas oportunidades, como é difícil esta relação de "faço o que meus pais gostam ou o que eu acredito no certo" e a mudança do nosso comportamento quando aprendemos, finalmente, a cuidar dos nossos próprios narizes.

Sabrina758 09/07/2017

Qual pecado te seduz?
E mais uma vez Lycia tendo como objetivo nos trazer uma mensagem, e nesse caso foi sobre tentação e nossos desejos. Esse é o livro que fala aos nossos corações fortemente e com certeza foi um divisor de águas para mim.

Ana Karolina 24/03/2017

O livro A bandeja – Qual pecado te seduz? É um livro que fala de Deus sem citar nenhuma religião em si. Aliás, ele é mais do que um livro que fala de Deus, ele descreve em cada uma de suas páginas o que Deus quer e espera de nós. Através da vida de Angelina a autora nós mostra erros que todos nós cometemos tanto no decorrer de nossa vida, quanto em algumas situações especificas. São dificuldades e escolhas que passamos, mas também são avisos que desconsideramos. O livro nos faz refletir como estamos tanto quanto pessoas, quanto em relação a nossa fé. Nos vemos em pelo menos uma das situações de Angelina, e uma personagem com a qual podemos nos identificar, ao mesmo tempo em que podemos tirar proveito de aprender para evitar situações que podem ser postas a nós futuramente. Quanto mais eu penso, mais concluo que para explicar a escrita, a estória, o aprendizado e a fé que fortalece através deste livro só podemos citar o amor. E Deus é amor.
O que quero dizer, é que vale a pena ler este livro. Vale a pena dedicar uma parte de seu tempo para ele, mesmo que você não seja religioso. Como disse, o livro não cita nome de igrejas ou religiões, até porque ele é mais do que um livro de determinada religião. Ele é um livro que fala de Deus para todos. Seja quem conheça a Deus ou quem quer conhecer. E mesmo se você não se encaixar em nenhuma dessas duas pessoas há uma terceira: Ele é para aqueles que estão perdidos e que buscam a Ele sem (ainda) saber.
Espero ansiosamente poder ler os outros livros da autora o quanto antes!

Daniele 17/02/2017

Guia para jovens e adolescentes
Esse livro trata da vida de Angelina(amei o nome), que tem uma família maravilhosa, uma boa educação e inicia sua faculdade no Rio. Ela tem muita expectativa, mas quando chega lá tem uma reviravolta que irá colocá-la em prova. Será que os valores dela estão bem arraigados para que não balance com as circunstâncias? Bom, leia o livro e descubra. Eu gostei bastante e vejo como um bom instrumento para orientação de jovens e adolescentes!

Larissa.Filipov 11/02/2017

A BANDEJA
MUITO LINDO!!!!!!!!!!!!!

Rúbia 24/12/2016

Resenha: A Bandeja – Qual Pecado te Seduz? – Lycia Barros
Livro: A Bandeja – Qual Pecado te Seduz?

Autora: Lycia Barros

Editora: Arqueiro

Sinopse: Aos 18 anos, Angelina está prestes a viver o maior desafio de sua vida: sair de Petrópolis para estudar no Rio de Janeiro, deixando para trás os cuidados e a proteção de seus pais.

Assim que se instala na república de estudantes e começa a assistir às aulas, a jovem percebe que as dificuldades serão muitas. Ela divide um quarto com uma colega desorganizada, uma frequentadora assídua de festas e chopadas que vive cercada de más companhias. Além disso, as condições das instalações da faculdade são precárias e os professores não parecem comprometidos.

Angelina já está desanimando de sua nova vida quando esbarra no lindo Alderico – ou Rico –, um cara capaz de fazer qualquer garota perder o fôlego. O que ela não poderia imaginar era que Rico é seu professor de linguística e se interessaria por ela também.

Deslumbrada com a descoberta da paixão e certa de que Rico é seu grande amor, Angelina se joga de cabeça nessa relação, ignorando todos os conselhos que recebera dos pais a vida inteira.

Ao mesmo tempo ela começa a ter sonhos que não consegue entender: homens lhe oferecem objetos numa bandeja e, logo depois que Angelina aceita seus presentes, eles se transformam em feras e desaparecem numa floresta.

Primeiro volume da série “Despertar”, A bandeja é um romance arrebatador que retrata os dramas e as provações pelos quais qualquer jovem passa quando se afasta de sua essência e deve trilhar de novo o caminho do amor verdadeiro e de Deus.

Ei, meus lovelies leitores.

Para quem não sabe, no meu insta estou participando de uma TAG Natalina que foi promovida pelo insta do blog em parceria com o da nossa blogueira Vanessa, o literachá.

Hoje é meu quarto dia e o tema é: Livro ceia de natal – Livro que você amou ler e leu super rápido.

Aproveitando o tema, resolvi unir as duas coisas, resenha + tag, e para isso escolhi A Bandeja da Lycia Barros, essa autora que é sempre super atenciosa.

Bem, deixa eu contar um caso para vocês: em 2011 aconteceu uma grande enchente na minha cidade que causou a perda de quase todos os meus livros. Na verdade na época só me sobraram dois livros. É triste, eu sei. Mas minha cunhada linda se condoeu da minha perda e me deu esse livro de presente para ajudar a reconstrução da minha mini biblioteca.

Assim que pus as mãos nele não parei a leitura até terminar, e definitivamente posso dizer que foi um dos livros mais marcantes que já li.

Então sem mais delongas, a primeira coisa que me vem à cabeça ao lembrar da trama não é a personagem central, e sim o Alderico. Primeiro porque de acordo com a descrição o cara deve vir de outro planeta, o planeta de pessoas bonitas.

Clica no link aqui, e vai no nosso blog, pufavozinho rs
Beijinhos =*

site: http://tmlqa.com.br/resenha-a-bandeja-qual-pecado-te-seduz-lycia-barros/

Jessica.Hellen 10/12/2016

A bandeja O despertar
Livro lindo. Um dos meus preferidos

linhaliteraria 26/10/2016

Despertar - A Bandeja
Oi leitores
Trago hoje a resenha desse livro lindo que é um romance fofo e os nosso casal é Angelina e Rico. Angelina é uma menina super quieta, cristã com seus vários princípios que está acabando de entrar para faculdade de letras, ela acaba de fazer 19 anos e vai morar na cidade grande em uma república, pois ela mora no interior do Rio de Janeiro. Com tanta coisa nova restes a acontecer nessa nova fase da sua vida agora independente, ela entrega tudo nas mãos de DEUS para sempre seguir o caminho certo. Até que ela conhece Rico, que nada mais é do que lindo, simpático e sedutor porém é seus professor na faculdade, o que complica qualquer tipo de aproximarão entre eles sm falaar que ee é um pouco mais velho que e ela.
Então ai a gente já ver que é um daqueles romances proibidos que eu particularmente amo e que me envolvi do começo ao fim.

Vanessa Motaa 23/08/2016

Impossível largar a leitura
Ai que orgulho venho tendo das literaturas nacionais!
Esse foi meu primeiro livro da Lycia Barros e fiquei altamente chocada do quanto essa obra falou comigo. Quando acabou fiquei com necessidade do próximo livro.
A Bandeja conta a história de Angelina que vai aprender muito ao longo do livro o peso de suas decisões.
Que leitura marcante e escrita fluida! certamente vai ser uma história que irei ler e reler.
Slayer_D2 04/09/2016minha estante
Realmente VanCruzz, a leitura fácil e explícita, ajudou muito e me chamou muita atenção.
A autora, nos mostrou através da trama de Angelina, que apesar dos erros cometidos, ainda há chance para aquele que a deseja.

Vanessa Motaa 20/09/2016minha estante
Oi Ally! foi exatamente essa a minha conclusão =)

Fernanda1151 09/07/2016

A Bandeja, despertar para a vida adulta não é tão fácil quanto imaginávamos...
A Bandeja é um romance cristão, da autora brasileira Lycia Barros. Esse livro é o primeiro da série Despertar, que traz como protagonista personagens diferentes em cada história, portanto, os próximos livros não são exatamente uma continuação.
Em A Bandeja a protagonista é a Angelina, uma jovem que nasceu em um lar cristão e sempre foi cercada de mimos por seus pais, que descobre um mundo novo, e aparentemente melhor que o seu, quando ingressa na universidade para cursar Letras, seu maior sonho é ser escritora.
Chegando lá ela se envolve com Alderico Schmitz, seu professor de Linguística I, e acaba perdendo o foco nos estudos e se dedicando completamente ao seu amado. Rico passa a ser o ar que Angelina respira, o mundo dela começa a girar ao redor dele. Devido a sua completa devoção ao namorado ela se afasta da sua família, dos seus amigos, dos seus interesses, dos seus princípios e principalmente de Deus.
Paralelo a isso ela começa a ter sonhos estranhos, homens oferecem a ela objetos em uma bandeja e, logo depois que Angelina aceita os presentes, eles se transformam em feras e desaparecem numa floresta.
Será que Angelina vai descobrir o que são esses sonhos? Será que ela vai conseguir passar pelas provações e voltar para os caminhos de Deus?
Foi uma leitura extremamente agradável, a Lycia escreve muito bem. Ela faz uma boa descrição dos lugares; os personagens são bem construídos, consegui me conectar bastante com eles, sentir o que eles sentiam; me apaixonei pela história e me envolvi bastante com a trama, o que resultou em uma tremenda ressaca literária.
Um ponto que vale a pena ressaltar é que, apesar da Angelina ter nascido em um lar evangélico, não foi pregado uma religião e sim o amor de Jesus e a importância de se ter uma relacionamento com Ele. As tentações, as dúvidas e os conflitos retratados quando a Angelina entra na vida adulta foram bem reais, é algo que pode acontecer com qualquer jovem, gostei da forma como esses temas foram abordados e solucionados. Também gostei do fato de conter alguns versículos bíblicos ao longo da história.
O livro é dividido em doze capítulos; a fonte da narração da história e dos sonhos são diferentes, o que facilita na compreensão; o tamanho da fonte é razoável; as folhas são amarelas.
Amei demais esse livro, me encantei com a história e com os personagens. Ganhou cinco estrelinhas e com certeza entrou para os meus favoritos, super recomendo!

Aline 17/05/2016

Qual história mais te seduz?
Essa é a primeira resenha que faço de uma obra literária cristã, aliás eu não sabia que elas existiam, ainda mais provindas das nossas terras tupiniquins. De qualquer forma, podemos dizer que literatura evangélica vale a pena? Posso dizer que com toda a certeza, me impressionei com “A Bandeja” justamente porque não esperava algo desse nível. Não que seja a melhor obra do universo e nem que seja o melhor Young Adult que li em minha vida, mas certamente ela é muito melhor que muitos livros publicados e que estão enfeitando estantes de livrarias por aí afora. Aviso de antemão que essa resenha não trata-se apenas de uma análise crítica, como também uma visão cristã envolta dos ensinamentos propostos pela obra.

Para quem não sabe Young Adult (Jovem Adulto) é um termo para obras voltadas para o público jovem, cheias de romance e aventura adolescente. Em “A Bandeja”, Angelina segue o curso natural da juventude que quer estudar em uma cidade grande. Ela vai morar em uma república, cheio de jovens aventureiros que gostam de “aproveitar” a vida. Vinda de uma família cristã, Angelina tem uma fé um pouco desestruturada, pois, começa a se encantar perdidamente pelo seu professor Rico, que a trata como se fosse seu “anjo”, porém, escondendo sua verdadeira faceta manipuladora.

A autora conta obviamente, uma história fictícia, mas sabemos que muitos jovens no meio cristão passam por essa mesma situação em suas vidas. Enganados pelos seus próprios corações e sem a força da Palavra, podem fatalmente, se encantar por pessoas de “fora” que exibem um perfil de “perfeição ilusória”, mas que na verdade, escondem suas verdadeiras pretensões e personalidades, é o que chamamos de lobo em pele de cordeiro. Um verdadeiro mal em forma de “anjo” que despertam nossa própria cobiça, nos arrastando para uma tristeza profunda e maligna.

Angelina se encanta por Rico de forma ardente e sem medir as consequências. Ela cai em uma armadilha, sem precedentes, tentando convencer a si mesma de que está certa, usando versículos bíblicos em alguns momentos para justificar suas atitudes, sem analisar o contexto nos quais eles estão inseridos. Lycia consegue manter uma narrativa muito eficaz (apesar de simplória) e envolver o leitor para os acontecimentos que seguirão, colocando até um certo suspense, o que chama a atenção pela linha criativa tentada pela autora. Os outros personagens, apesar de aparecerem apenas como mais um “pano de fundo” mantém sua importância na história, tentando afastar Angelina das suas decaídas. É doloroso para o leitor ver como Angelina é enganada pelo seu próprio coração, o que é vital, pois, nos colocarmos nos lugares dos personagens faz com que a gente tenha uma visão mais clara para nossa própria análise.

A protagonista em alguns momentos, têm alguns sonhos metafóricos que podem ser interpretados por muitos como “profecias”, eu considero que seja apenas um recurso muito utilizado na literatura, onde paisagens figurativas são inseridas para explanar de forma mais clara e direta os sentimentos dos personagens. O livro possui claros ensinamentos e passagens bíblicas que incentivam Angelina voltar ao Seu primeiro amor, fazendo com que seu coração seja tocado e com a ajuda de alguns amigos, ela consegue colocar Deus em primeiro lugar e fugir das tentações mundanas, colocando para si mesmo, parâmetros importantes nos relacionamentos.

Um novo amor aparece para a protagonista e é usado para diferenciar o relacionamento fora do olhar de Deus e do relacionamento mais profundo com o Altíssimo. O relacionamento com Deus no centro segundo Angelina é calmo, uma brisa suave, sem nervosismo ou impaciência. É se preservar para o casamento compreendendo os desígnios do alto. Dante é um personagem que surge indiretamente, mas que aos poucos, vai fazendo parte do maior objetivo da história. Inacreditavelmente, posso dizer que A Bandeja é uma excelente história e apesar de ter um foco cristão, o romance pode chamar atenção da mídia secular. Uma história bem estruturada e desenvolvida, com começo, meio e fim, além de ter uma pitada de suspense. Para quem gosta de romance jovem é realmente surpreendente.

site: https://www.facebook.com/janela.literaria.8/

Três Leitoras 02/05/2016

Confira Resenha completa no Blog
A Bandeja nos apresenta uma história voltada para a religião evangélica e por este motivo fui bem resistente para iniciar a leitura, na verdade não conhecia a autora e tomei conhecimento deste livro por uma foto que a atriz Isis Valverde postou em seu Instagram e falando super bem do livro, daí fui pesquisar e ler a sinopse, e aí me interessei!

O título me deixou bem curiosa e iniciei a história e no decorrer da narrativa o título fez todo o sentido, quando a Angelina a personagem principal começa a sonhar!

Angelina é uma garota de 18 anos que acabou de passar no vestibular e terá que enfrentar uma grande transformação em sua vida, mudando-se da casa dos pais em Petrópolis para o Rio de Janeiro, ela está confiante e temerosa ao mesmo tempo, pois o seu lar é evangélico, seus pais são protetores e ela nunca teve que sair de debaixo de suas asas, mas essa mudança é necessária para que ela possa ingressar em seu sonho de se tornar escritora!
Queria que as pessoas me conhecessem como eu sou, para depois saberem qual é a minha religião. Já tinha sofrido muitos distanciamentos prematuros por causa desse preconceito religioso, mas eu não me via nem um pouco diferente das meninas da minha idade, apesar de ter sido criada dentro de uma igreja.
Assim que chega na república onde irá morar, logo percebe que terá que enfrentar muitos obstáculos, sua colega de quarto, Michele usa drogas e adora festas regadas à álcool e sexo, tudo o que Angelina repudia! E para completar ela conhece o gracioso e sedutor Rico e se perderá dos caminhos que seus pais sempre ensinaram, se perderá de sua fé, e aí que começa a acontecer na trama, os avisos, os sonhos, as descobertas, tudo fará com que Angelina volte para o caminho verdadeiro do seu coração!

Após muitos percalços, desilusões, finalmente Angelina se reencontrará consigo mesma e entenderá os recados enviados por Deus através dos seus sonhos!

Bom pessoal, apesar de ser um livro que trata de uma religião especifica, o tema é mostrado sem apelação, eu diria que a forma foi suave e agradável para quem lê! A narrativa é em 1ª pessoa, bem rápida, dinâmica e fluida!

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/04/resenha-bandeja.html Concluído

Tainá Rodrigues 04/03/2016

O livro com maior quantidade de pregações e citações bíblicas que já li. Talvez mais até que A Cabana. Às vezes, senti como se estivesse lendo o diário da minha mãe. No início, dei incontáveis reviradas de olhos com tanto falso moralismo e machismo. Julguei bastante a personagem. E a escritora também. Tinha a sensação de que ela colocava ali uma situação X que te agradava, mas que era biblicamente errada e depois estragava tudo para passar lições de moral. Era quase uma conversão.

Fiquei bastante incomodada com os personagens, porque eles pareciam falsos e inexistentes demais. A maioria das falas da protagonista me faziam sentir como se estivesse lendo uma fanfic e quando ela descrevia seus amigos e familiares, vinha a consciência de realmente estar lendo um livro. Aquela consciência de que tudo jamais seria vida real, era perfeito demais. Não me trazia o acalento de imaginar que aquela história poderia existir, como a maioria das obras literárias fazem.

Tentei abrir mais a mente para a história e me deixar levar. Vou admitir que, em vários momentos, criei bastante curiosidade para saber como iria terminar. O livro possui muitas situações que não te permite parar de ler até acabar o capítulo e, consequentemente, o acontecimento. Mas fora isso, não posso dizer que é um grande texto. A história pode até ser legal, mas a linguagem é fraca, os personagens superficiais e a moral preconceituosa e questionável. Porém, desviando o olhar religioso, é possível notar algumas mensagens: seja quem você quer ser, não tome atitudes por pressão, acredite em si mesmo, há sempre um recomeço e a maior delas, perdoe. Aos outros e a si mesmo.

Se você não se importa em ler obras que tenham um grande teor bíblico, preguem a castidade, o "se dar ao valor" e a culpabilidade dos pecados, A Bandeja pode ser uma leitura válida para o crescimento pessoal (não necessariamente religioso). Mas caso não tenha muita paciência, a indicação é não se aventurar nos sonhos metafóricos de Angelina Hermann.

site: https://www.instagram.com/cafedecabeceira/

Bia 16/01/2016

Altamente surpreendente! O livro havia sido recomendado pela superintendente da escola bíblica da minha igreja e não pensei que a história pudesse me prender tanto!
"A Bandeja" é um livro narrado em primeira pessoa, por Angelina Hermann, a personagem principal da história. Angelina é uma garota comum, criada em um lar cristão e mora numa cidade do interior do Rio de Janeiro, chamada Petrópolis. Sempre rodeada de amigos, mimada pela família, Angelina se sente um tanto insegura agora que vai para a república da faculdade, afinal, lá não terá ninguém para observá-la e interrogá-la acerca de tudo que faz. A partir daquele momento era dona de si mesma.
Mas o que a princípio a aflige, torna-se algo incontrolável quando ela conhece Alderico, seu professor de Linguística. Mesmo abominando as práticas de sua colega de quarto, Michele - uma garota baladeira, que vive se drogando -, se vê totalmente envolvida pelo professor e começa a se relacionar com ele.
Nos revelando seus pensamentos e anseios no decorrer da narrativa, Angelina também retrata um sonho que se repete muitas vezes, com apenas a mudança de alguns elementos entre um sonho e outro. Está em uma floreta de dois "andares" e uma escada a leva a ver uma porção de "anjos" segurando bandejas. Cada vez que sonhava, um "anjo" a apresentava sua bandeja acompanhada de um objeto em específico. O que ela não esperava eram que esses sonhos pudessem ter tanta conexão com sua vida espiritual e suas escolhas.
E assim vemos no desenrolar que a cada vez que ela peca, um sonho novo e diferente lhe é revelado e somente com o passar do tempo e se aproximando novamente de Deus é que Angelina pára para refletir em suas ações e no modo como se envolveu e tomou o controle da própria vida, abrindo mão de finais de semana com a família, tempo de estudo e o mais importante seu relacionamento com Deus, para suprir suas necessidades físicas e afetivas com o novo namorado.
Mesmo sabendo de todos os seus erros, Angelina tenta dar um jeito em tudo, mas quanto mais tenta consertar a situação, mais se vê sufocada pelo sofrimento. "Como é que o amor pode doer tanto?" diz. E quantas vezes não vemos pessoas na mesma situação? Presas em relacionamentos destrutivos que só visam a atração física e o egoísmo...
Aos poucos a protagonista, se reergue e vemos seu envolvimento com a obra do Senhor. Se aproximando de Michele, juntas agora leem a Bíblia e buscam pelo conhecimento da palavra.
E quando tudo parece estar perdido, com Angelina consciente de seus erros, nasce um romance (que permita me dizer aqui, muito fofo) dessa vez muito mais racional - apesar da recente marca deixada por Alderico e do sofrimento -, vemos Deus lhe dando uma nova chance para viver de acordo com a Sua vontade.
O que me fez pensar no modo como os planos de Deus são mil vezes melhores do que os nossos e do quanto vale a pena viver de acordo com essa perfeita e agradável vontade. E fica aí, para pensarmos. Será que estamos sendo totalmente dependentes de Deus? O que tem preenchido o todo da sua lista de prioridades?
Muitas vezes não entendemos o plano de Deus para as nossas vidas e não sabemos o jeito como Ele vê a nossa história de forma completa, ou seja, independente de qual seja a minha escolha, Ele sabe qual é a consequência dela e todos os outros caminhos possíveis caso a minha escolha fosse diferente também.
E foi dessa forma que enxerguei o livro, como o nosso livre-arbítrio atua. Todos somos falhos e até mesmo os cristãos estão propensos a errar, diferente do que muitos imaginam. Vi personagens incríveis e profundos, nem “vilões” e nem “bonzinhos”, mais sim personagens próximos a nossa realidade, fáceis de se identificar. Nos trazendo a mensagem do amor de Deus, de como sua graça age em nós e do como viver a sua vontade vale a certeza da alegria, do que simplesmente a dúvida dos momentos de felicidade.
Beatriz Valêncio