A Bandeja

A Bandeja Lycia Barros

Resenhas - A Bandeja

Thays 29/11/2014

O melhor de Deus esta por vir.
Quando comecei esse livro não imaginei que eu seria tão arrebatada por ele , esse livro nos faz lembrar do amor de Deus para com seus filhos, que independente do nosso pecado, Deus tem cuidado de nós, que cada sonho cada desejo da nossa alma, se for da vontade dEle será realizado! Eu senti muito feliz, pude sentir a presença do espirito santo falando comigo através desse livro! Sem duvidas um dos melhores que li esse ano! Minha vida não será mais a mesma após esse livro! Todas as meninas de coração partido ou não deveriam ler esse livro, nós faz pensar em recomeço, que o melhor estar por vir!

Lord Eduardo 11/10/2014

A Bandeja - lycia Barros
Sem dúvida um livro que vale a pena ler porquea autora faz perfeitamente este livro ser surpreende e com certeza a história mantém-se bem interessante durante todo o livro.
Eu venho seguindo as obras da autora há um ano e realmente vale a pena ler seus livros.

Andréa Bistafa 18/09/2014

www.fundofalso.com
Sabe aquele livro que você já cansou de ver por ai, mas nunca pega para ler de fato, pois algo não te chama a atenção o suficiente? Sim, então você o lê e se pergunta, poxa porque demorei tanto tempo para me render?

A Bandeja é o primeiro livro da escritora brasileira Lycia Barros, foi lançado a aproximadamente três anos atrás, e agora republicado pela editora Arqueiro, que fez um trabalho impecável.

Trata-se de um romance evangélico. A base da estória se encaixa na crença evangélica, em questões de sexo, drogas e atitudes em geral. Eu preciso ser sincera ao dizer que esse fato sempre me deixou ressabiada com a leitura, não gosto de livros que exploram demais religião. Acredito que cada um tenha a sua e isso não seja algo discutível. Pelo menos não em um blog literário. Mas o grande diferencial dessa obra é exatamente mostrar ao leitor a religião sem forçar, mostrar que mesmo pessoas que foram criadas no caminho podem errar, e errar feio.

"Minha vida toda fora monitorada por meus pais e eles falavam de casamento como algo tão puro que chegava a ser entediante. Eu não sabia que poderia sentir algo assim, uma desenfreada vivacidade." Pág. 52

Nossa protagonista, Angelina, morou toda sua vida em Petrópolis, criada por pais evangélicos dentro da religião. Uma família de bem. Aos 18 anos seu maior desafio será sair da proteção dos seus pais para a faculdade, no Rio de Janeiro, em um campos. Aberta para um mundo totalmente novo.

"- É isso que acontece quando se tem atenção demais da família, ela passa a ser como o ar, algo que se desloca constantemente ao seu redor, mas você nunca nota de fato. Até que ela falta." Pág. 165

Bem, morar longe dos pais já é algo assustador para quem nunca experimentou, e quando você descobre que sua colega de quarto usa drogas e vive em festas regadas à álcool e sexo fica ainda mais complicado.
A vida de Angelina segue, não parece ser tão ruim, consegue manter o foco nos estudos, bem ela achava que sim até conhecer e se apaixonar perdidamente por Rico.
Rico será seu professor no ano letivo, é dez anos mais velho e carrega fardos que talvez Angelina não seja capaz de lidar.

Angelina é uma personagem muito bem construída, com atitudes condizentes, e que está experimentando pela primeira vez uma droga que pode acabar com sua vida: a paixão. A paixão quando usada com exagero, faz com que nos deterioremos, nos faz deixar de viver nossas vidas para viver o do amado. O ciúmes nos afoga e tira a noção de realidade. Angelina terá de chegar ao fundo do poço para perceber que talvez o que ela sinta não seja amor.

"- Doente de amor... Sabe quando você está apaixonada e parece que tem uma manta protegendo seu coração? Pois é, arrancaram minha manta." Pág. 101

Quase tudo que Angelina vai viver aqui nesse livro eu já vivi quando era até mais nova que ela, talvez por isso tenha me identificado muito. Ela é extremamente real. A família dela é real. Rico é o que mais encontramos por ai. E nossa, Deus está tão bem representado, sem forçar a barra!
A narrativa da autora é gostosa, trata de um assunto forte de forma leve, até mesmo divertida em seu momento certo.

Um ponto interessante da trama, que acho que vale a pena comentar aqui (sem liberar spoilers) são os sonhos que Angel tem. Sonhos que seriam como revelações. Talvez uma forma de Deus Lhe falar. Os sonhos chegam a arrepiar, são bem descritos, a ponto de conseguir sentir o cheiro da relva que se encontra na situação. Talvez por eu acreditar nesse tipo de revelação, ficou ainda mais real para mim.

"Mas os sonhos também podem ser perturbadores e ruins, pois, neles, reagimos sem pensar. Nos sonhos, tomamos atitudes que não teríamos tomado se estivéssemos acordados, mas que provavelmente estão ligados aos nossos desejos mais íntimos." Pág. 95

Sei que esse livro tem uma continuação e espero de todo coração que a editora Arqueiro a publique!

site: http://www.fundofalso.com/2014/08/resenha-despertar-bandeja-lycia-barros_22.html

Raffafust 18/09/2014

Comecei a leitura desse livro meio desconfiada. Sempre ouvia de todos que Lycia Barros era uma autora evangélica, e com isso me veio a cabeça que seus livros fossem religiosos demais para meu gosto, sim, fui preconceituosa, como católica a gente sempre tem a impressão de julgar que rezar e orar são diferentes. Por um lado, confesso que o livro tem citações bíblicas demais na minha opinião, mas nada que interfira um leitura prazerosa de uma história bacana com a qual no final, de certa forma me identifiquei.
Angelina tem 18 anos, moradora de Petrópolis , região serrana do estado do Rio, ela sai de casa pela primeira vez para começar a faculdade na chamada cidade grande, ou seja, no Rio. De família cristã e frequentadora de cultos, ela leva com ela os ensinamentos que teve a vida inteira além de claro um aplicativo da Bíblia no celular.
Ao chegar na república de estudantes onde vai morar por 4 anos revê Michele que é antiga amiga da cidade e que nas horas vagas fuma com outras meninas maconha no quarto das duas. Muito diferente das meninas do campus ela se esconde de todos e esbarra em um simpático rapaz que lhe ajuda com a informação de onde é sua próxima aula. Angelina nunca poderia imaginar que o tal rapaz fosse seu professor, muito menos que ele fosse a razão dela perder todo o juízo.
Por mais que tente fugir da tentação, ela corre para o lado do fogo, e claro que acaba nos braços do rapaz e se perde literalmente.
Assustada mas ao mesmo tempo amando viver o que está sentindo, ela divide o tempo da faculdade com o rapaz, e vivem um amor desses carnais, onde um não pode ver o outro que a chama acende. Se fosse livro erótico, já teria um milhão de deusas interiores e palavras impublicáveis nas páginas , mas Lycia deixa a entender, não toca em nenhum momento no sexo em si, nada que comprometa a história, mas depois de tantos livros eróticos me desacostumei a ler " deitou", " dormiu" ...
Rico, o professor namorado na verdade esconde um segredo, que toda faculdade sabia menos Angelina, e se você acha que é previsível o que ocorre, eu me enganei. E termino essa resenha com a frase que mais me identifiquei no livro : " As escolhas são nossas. Rejeite a maldição e a benção te alcançará". Nada mais verdadeiro, insistimos tanto com homens errados, quando ainda há muita coisa melhor para conhecer , a felicidade está logo ali, mas só a gente não vê.
O livro é muito bom!

site: http://meninaquecompravalivros.blogspot.com.br/2014/09/resenha-despertar-bandeja.html

Midiã Fontes 03/09/2014

Agradável surpresa
Sou evangélica, mas nunca gostei de literatura cristã, ainda mais um romance desse tipo, conheci essa autora por acaso e amei no primeiro instante que começaram a falar de sua obra.

A bandeja é um livro maravilhoso, não tem como não ser tocado por sua narrativa, pois ele te provoca euforia, amor, ódio, decepção e vitória. Angelina, Rico, Dante e os demais personagens mexem com todos os que leem esse livro, você vai se sentir parte da história, sendo cristão ou não. Simplesmente maravilhosooooo

GianiPlata 02/09/2014

Despertar "A Bandeja" - Lycia Barros
Olá queridos!

Essa semana li um livro que já indiquei pra muita gente e com certeza vou continuar indicando!
Uma verdadeira lição sobre valores e amor próprio.

Angelina é uma fofa! Uma amiga que eu queria ter por perto! Ela é doce, gentil e engraçada. Ela mora no interior do Rio de Janeiro e vai para a cidade grande cursar a faculdade. No inicio sofre com a vida universitária. Lá é todo mundo muito diferente dela. Parece que para eles, tudo se resume a festa, drogas e sexo, enquanto Angelina está lá para aprender.

Pena que todo esse empenho e foco desaparecem quando ela se apaixona pelo professor lindo, tesão, bonito e gostosão. Um pedaço de mau caminho! Literalmente...

No inicio, tudo são sempre flores, mas com o passar do tempo, os espinhos aparecem! E no caso de Angelina e Rico não foram aqueles pequenos que te assustam quando te espetam, mas que se você pegar com jeito eles não vão mais te machucar. São uns grandões, que furam seu dedo, arrancam sangue e fazem o corte infeccionar!

Rico mudou completamente a cabeça de Angelina. Ela se afastou de tudo e de todos para estar sempre perto de seu amado, que mesmo fazendo muito mal a ela, ainda conseguia mudar a situação e se transformar em vitima!

"Como podia sorrir enquanto eu estava ali, com o coração partido? De onde tirava forças para ser tão impiedoso? Eu estava a beira do precipício desejando pular. Rico, por sua vez, seguia sua vida com se nada tivesse acontecido." - Pág. 135

Que raiva deleeeee!!!! Sério! Várias vezes tive vontade de jogar o livro no chão e pisar nele de tanto ódio que sentia daquele melequento!

Então começaram os sonhos! No inicio não faziam sentido, mas depois foram virando um tipo de revelação sobre a vida de Angelina e de como ela estava caindo num abismo cheio de feras prontas para devorá-la!

Pobrinha da Angelina! Está cega pela paixão! Não vê como Rico faz mal a ela. Como ele a está destruindo aos poucos. Pior que quem está dentro de um relacionamento desse tipo nunca enxerga o quanto está sofrendo, pois já se "acostumou" com aquilo e mesmo sabendo que nada de bom pode vir dali ainda assim continua insistindo.

"Eu estava doente, doente de amor" - Pág. 86

Nunca tinha lido nada da Lycia, e confesso que gostei por demais da conta! A escrita dela é super jovem! Ela cativa o leitor com os personagens fofos, nos emociona com suas alegrias e tristeza e nos deixa tensos nas cenas de briga entre Angelina e Rico.
A autora trata a religião e os ensinamentos bíblicos como algo comum em nosso dia a dia. Não é nada forçado do tipo: Leiam a Bíblia e sigam seus mandamentos, ou queimarão no mármore do inferno!

Sabe... Acho que se eu tivesse lido esse livro quando era mulecota, não teria feito algumas bobagens... Mas a vida é assim! Errando que se aprende! O importante é enxergarmos o erro a tempo de voltar pro caminho certo.

Gostei da capa. É simples mas te convida a ler a sinopse. A diagramação também é simples. A fonte tem um bom tamanho no papel amarelo. (Ótimo!).

Recomendo esse livro para os pais presentearem seus filhos que estão descobrindo o amor. ♥

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2014/08/despertar-bandeja-lycia-barros.html

Nina 27/08/2014

A Bandeja - Lycia Barros
Desde que criei o blog (há longos e felizes 5 anos atrás, rsrs) eu ouço blogueiros literários falarem de Lycia Barros com muitos elogios, mas nunca tive oportunidade de ler um de seus livros. Então, quando a Arqueiro relançou A Bandeja, e vi que essa seria minha grande chance de conhecer o livro ganhador do Codex de Ouro. Mergulhei de cabeça na leitura e agora estou aqui, tentando achar o melhor jeito de dividir minhas opiniões com vocês.

Para começo de conversa, é preciso que vocês entendam que esse não é um romance comum, onde uma garota inocente vai para a faculdade na cidade grande e apaixona pela professor mau caráter. Ele é bem mais do que isso, principalmente porque Angelina é envagélica e segue à risca todos os ensinamentos de sua igreja, o que faz dela uma garota um pouco mais inocente e crédula do o normal.

Outro ponto importante que também precisa ser esclarecido é que esse não é um livro sobre religião. Angelina é sim evangélica mas o enredo não é doutrinário e em momento algum a história tenta de convencer a acreditar nisso ou seguir aquilo.

Esse é um livro que fala principalmente da busca por Deus e no nosso relacionamento com Ele, e que consegue falar no assunto sem impor falsos moralismos ou dizer o que é certo e errado. E esse fato foi o que mais me encantou na história: a capacidade de Lycia de falar de religião de maneira universal e sem extremismos e caretices.

Mas infelizmente ela errou a mão na hora de compor seus personagens. Eu senti uma antipatia quase automática por Angelina logo nos primeiros capítulos e foi difícil lidar com isso durante a leitura. A garota simplesmente não conhece meio termo, ou ela está explodindo de felicidade ou morrendo de depressão, ou amando loucamente ou mergulhada num poço sem fim de mágoas e lamúrias. Ela não pensa duas vezes em jogar para o alto tudo o que aprendeu durante toda sua vida e se entregar para um completo estranho, abandonando a faculdade e a família.

A partir da segunda metade do livro ela melhora bastante e a gente começa a companhar o amadurecimento da personagem. Ela se torna mais forte e menos extremista em suas ações e eu quase consegui gostar dela, rsrs.

No mais, eu só tenho elogios ao livro. A narrativa envolvente e juvenil de Lycia me ajudou a desfazer a má impressão que fiquei nos primeiros capítulos e o final fofo e inesperado contribuiu para que eu me tornasse fã da autora. Imagino que muitas meninas devem se decepcionar com as escolhas de Angelina, mas eu amei!

Indico esse livro para qualquer um goste de um romance, mas principalmente para aqueles que precisam se reconectar com sua espiritualidade. Mesmo sem ser doutrinário, tenho certeza que essa história vai fazer você se aproximarem um pouco mais de sua fé.

site: http://www.quemlesabeporque.com/2014/08/a-bandeja-lycia-barros.html#.U_4T48VdVuA

Leitora Viciada 22/08/2014

Conheci o trabalho da Lycia através de sua indicação ao Codex de Ouro 2011 e assisti a alguns vídeos em seu canal no Youtube. Me interessei pelo livro, e depois de ver a simpatia da Lycia em pessoa na XV Bienal do Livro, minha vontade em ler A Bandeja cresceu. Tanto que só tinha dinheiro para comprar mais um livro e era exatamente o valor dele! Comprei autografado e ontem a noite iniciei minha leitura. Devorei o livro com tanta empolgação e só parei porque tinha de dormir. Acordei hoje e logo que pude,li o finalzinho.
O livro mexeu muito comigo. Não sei explicar. Me emocionei tanto que ao término quase chorei.
Não apenas pela emoção que a Lycia transmite de ponta a ponta, mas foi um momento de reflexão pessoal. Em vários sentidos, eu me lembrei de erros cometidos no passado muito parecidos com os de Angelina, a protagonista. Eu perdi a meus pais antes de me tornar adulta, estando desamparada e perdida, mergulhando num relacionamento amargo, aonde estive cega. Estive afundada em desespero. Hoje, superei tudo e graças a Deus que me enviou uma pessoa especial, me deu forças e iluminou minha vida.
A mensagem principal da Lycia para mim é de que não importa o quanto você tenha errado, não importa o quão grave tenha sido o seu erro, se você se arrepende e perdoa, você aprende e supera. Tenha fé em Deus.
Sim, este livro é cristão e sua mensagem é de fé e de bons valores. Coisas que acho que falta ao mundo. A sociedade deveria amar mais ao próximo e respeitar a Deus.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2011/10/bandeja-qual-pecado-te-seduz-de-lycia.html
Lycia Barros 02/11/2011minha estante
Que fofa, amei sua resenha...

Bianca1312 25/05/2023minha estante
Incrível, senti as mesmas coisas, já faz anos que Li ele

Ellem - @colecionandoprimaveras 20/08/2014

Sobre escolhas e recomeços
A Bandeja conta a história de Angelina, uma garota de 18 anos, criada numa família cristã evangélica, que estava saindo de Petrópolis, uma cidade no interior do Rio de Janeiro, para cursar a faculdade de letras na capital.
Os desafios da história de Angelina começam logo que ela chega na república e percebe que sua colega de quarto, Michele, é uma menina completamente o oposto dela, daquelas que usam roupas curtíssimas, adoram baladas e fumam maconha. E pra completar, logo no primeiro dia de aula Angelina conhece Alderico - Rico para os íntimos haha - um cara lindo de morrer, que é alguns anos mais velho que ela e, de quebra, seu professor. Os dois se aproximam de algumas formas meio inusitadas e começam a viver um romance daqueles de tirar o fôlego. No meio disso tudo, Angelina começa a ter sonhos bem estranhos, que a princípio, ela não conseguirá entender.
O problema é que Rico não é cristão e os pais de Angelina, que são bem conservadores, nunca iriam aceitá-lo. Angelina também começa a abrir mão de muitos dos seus princípios e valores morais por causa do relacionamento dos dois. Mas ela está completamente apaixonada e não percebe as coisas que ela está deixando pra trás.
A Bandeja nos deixa várias reflexões principalmente sobre o que acontece quando se abre mão do que deveria ser mais importante.
A escrita da Lycia é ótima, flui muito bem. Os personagens não são aqueles super perfeitos, todos tem muitos erros, você consegue se identificar com eles. É um daqueles livros que você começa e não consegue mais parar de ler.

site: http://colecionandoprimaveras.blogspot.com.br/2014/08/resenha-bandeja_20.html

Jack Saveretti 04/08/2014

Fantástico!
Como começar uma resenha de um livro assim... bom vamos tentar...
Para começar gostaria de Parabenizar Lycia Barros pela maravilhosa Obra.
Angelina o que contar sobre angelina, trata-se de uma jovem apaixonada pela vida e pelos estudos, que sai de uma cidade pequena para estudar em uma grande faculdade da capital "Rio de Janeiro" a jovem acaba por se envolver com seu professor o que seria só mais uma historia de amor de um livro de romance qualquer transforma a historia em uma verdadeira Obra.
Entre o envolvimento com Rico Angelina tem sonhos que revela os verdadeiros perigos desse amor proibido.
O maravilhoso desse livro é a percepção da autora de passar todas as angustias e sentimentos vividos pela personagem, os erros reincidentes de Angelina torna a historia mais próxima da realidade. O livro me fez lembrar muito de minha irmã que sempre caia no mesmo erro, o conhecimento da autora em simbologia cristão fez do livro uma obra diferenciada dos tradicionais romances.
Fiquei muito Feliz por saber que existem autores nacionais maravilhosos assim como Lycia Barros.
estou terminando de escrever meu primeiro livro e espero que ele seja um sucesso assim como A Bandeja.
Fiquei incentivado a continuar.
Obrigado Lycia.

PorEssasPáginas 01/08/2014

Resenha A Bandeja - Por essas Páginas
Logo quando a Editora Arqueiro anunciou o lançamento de A Bandeja, primeiro livro da série Despertar, da Lycia Barros, eu fiquei muito curiosa. A Karen já fez a resenha de um dos livros dela aqui e eu sempre quis conhecer essa escritora, exatamente por causa desse e de vários outros elogios que eu li. Inclusive esse foi um dos livros que eu escolhi para a Maratona Literária e foi um dos únicos que eu consegui terminar a leitura. Infelizmente eu encontrei vários problemas durante o caminho…

Em primeiro lugar, é muito difícil escrever essa resenha sem spoilers. Eu sei que vocês não vão entender algumas coisas por causa disso, mas é muito difícil explicar os meus sentimentos por esse livro sem descrever os acontecimentos.

Bom, mas vamos começar da forma certa. Angeline mora em Petrópolis e vai começar a faculdade no Rio de Janeiro. Pela primeira vez ela vai ficar longe dos seus pais e por sorte conseguiu um lugar no alojamento. Logo quando ela começa a assistir as aulas, tem um duro choque: as faculdades públicas não são um conto de fadas. Professores faltam, não tem papel higiênico nos banheiros, a sua companheira de quarto pode ser completamente diferente de você… Quando ela sai do banheiro aborrecida, acaba esbarrando com alguém e deixa o fichário cair. Quando Angeline presta atenção na pessoa, ela se depara com o ser humano “indiscutivelmente mais bonito e mais maravilhoso que já vira em toda sua vida”. Eles começam a conversar e ele se oferece para guiá-la até a sala. No meio do caminho, Angeline começa a reclamar dos professores. Mas o que ela não sabia era que o rapaz era… O seu professor de Linguística I! Mas tudo muda quando os sentimentos dela pelo professor começam a ser correspondidos…

E então os dramas começam.

O meu maior problema com A Bandeja foi exatamente a caracterização dos personagens. A Angelina não consegue ter um meio termo: TUDO é em excesso. Tudo é drama. Se ela está feliz, se ela está apaixonada, se ela está triste… Claro, todo mundo quanto está apaixonada fica meio que deslumbrada, principalmente no início da relação. Mas com Angelina? Isso acontece sempre. Com isso, fica difícil de acreditar na veracidade da personagem e até mesmo de criar laços com ela. Por causa da sua paixão avassaladora, ela deixa de lado até os estudos, que eram tão importantes para ela e esquece completamente os ensinamentos dos seus pais. E esse problema de caracterização não acontece só com a protagonista, mas com outros personagens também. Rico não pensa nem duas vezes em ter uma relação com uma aluna! Tudo bem, isso em faculdade é visto de uma forma um pouco mais leve, mas… Ele e Angelina tem uma atitude com relação ao tema acadêmico que não, não foi nada interessante para a integridade dos personagens. E eles sofreram nenhuma consequência com relação a isso. Eu sei que o tema do livro é exatamente uma jovem que sai dos ensinamentos da sua família e da sua religião. Mas a questão é que… Alguns acontecimentos do livro ficaram forçados. Alguns acontecimentos não tiveram uma resolução adequada. Em alguns casos eu fiquei pensando “Mas é SÉRIO isso? A Angelina VAI FAZER ISSO?”. E ainda tem o caso dos clichês. Todo mundo aqui sabe que eu AMO clichês, MESMO! Mas a questão com eles é que… Você tem escolher quais utilizá-los. Se não, no final, você tem a impressão que estava assistindo uma novela (nada contra novelas, mas eu realmente não esperava ter esse sentimento).

Por causa desses problemas com os personagens, eu não consegui apreciar totalmente a mensagem que o livro passa. Angelina é evangélica e com isso o enredo de A Bandeja tem uma base grande nessa religião. A mensagem que ele passa é bem universal, não importando qual a crença do leitor. Mas o problema é que… Você não precisa de situações extremas para passar uma mensagem. Você precisa é de cenas coerentes e que mostram um desenvolvimento dos personagens de uma forma que flua bem e isso não foi o que aconteceu. Angelina repete vários erros durante o livro. Rico, além de ser lindo, maravilhoso, e ótimo professor, tem bastante dinheiro. E, devido a sua história, isso me deixou bastante confusa. Depois tudo é explicado, mas de nada adiantou… A caracterização duvidosa foi trocada por um personagem que me deixou profundamente irritada! Dante é o único personagem que pode ser realmente salvo, apesar de infelizmente aparecer pouco no livro…

Enfim, a escrita de Lycia Barros é bastante envolvente (eu terminei em dois dias a leitura), mas a caracterização dos personagens e as atitudes deles fizeram com que eu não conseguisse aproveitar o livro.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-bandeja#more-16236

Kellen 23/07/2014

Maravilhoso
Parabéns a Lycia pelo belo trabalho!
Livro super cheio de mensagens importantes e que estão esquecidas na nossa sociedade atual.
Escrita super apaixonante e envolvente, você não consegue parar até terminar o livro rs
Mais uma autora brasileira que vale a pena ser lida! ;)
Merece mesmo ganhar o prêmio de melhor Romance

Fani Melo 19/07/2014

Encamtada? Sim ou claro?
Ganhei ele em um sorteio do skoob, comecei a ler e me apaixonei.
Que livro bom! Comecei a ler e me encantei com a forma de escrever simples, gostosa e faz com que a gente realmente goste do livro!
Não é só um livro de romance comum, como os outros, na qual a menina se apaixona e depois sempre há alguma coisa pra separar ela do seu amor, mais o amor deles é mais forte e depois de tempos, eles voltam a ficarem juntos. É diferente, deve ser por isso que ele é ótimo e envolvente, com certeza você se apaixona pela história e por tudo que acontece nela e o livro além de contar a história relata fatos comuns da vida de uma menina, como os amores, erros, indecisões e muito mais!
Eu simplesmente recomendo, muito, leia.
Só acho que ele merecia mais reconhecimento, por ser um livro muito bom e diferente! Ele ensina muito mais que um simples amor, ensina que na vida tudo passa, a gente sofre mais depois tem que levantar a cabeça e seguir em frente, que sempre tem uma segunda chance, e no final de tudo, que Deus sempre vai nos ajudar, que ele é nosso porto seguro, a saida de tudo, a nossa base. Simplesmente..... me encantei!

Marcela 15/07/2014

Preparar-se para ler um livro que é tão bem falado talvez seja uma das coisas mais difíceis. Bate aquela insegurança de não gostar do que vem a seguir e aquele sentimento de "sou diferente do mundo" porque precipitadamente você já sabe que vai desgostar. No entanto, eu não estava preparada para A Bandeja, e, o que aconteceu quando o li talvez não tenha mudado apenas a minha visão do livro em si, mas sim a minha visão de mundo.

Angelina vem de uma família com princípios éticos e morais indiscutíveis. Cristãos de todo o coração, seus pais acabam protegendo-a e criando uma imagem absoluta de certas coisas na cabeça da filha única. Mas tudo isso se modifica quando, aos 18 anos, Angelina muda-se para o Rio de Janeiro, onde começará a cursar a tão sonhada faculdade de Letras.

Pura e de um coração grande, Angelina assusta-se ao chegar na república e perceber que sua colega de quarto não é lá muito organizada/higiênica mas também pelo fato da mesma, usar drogas e adorar uma noite badalada com muita bebida. E, para piorar, seu professor de Linguística, Rico, não é velho tampouco feio. Ele é uma tentação para todas as alunas e balançará o coração de Angelina como nunca. Mas o que ela descobrirá depois é que também balançou o coração do professor.

Rico é professor de 27 anos que acaba conquistando o coração de todas as alunas onde passa. Possuí um grande coração mas ao mesmo tempo sérios problemas pessoais. No momento em que conhece Angelina, percebe o diferencial da nova aluna e acaba se apaixonando por ela. Contudo, certos empecilhos acabarão tornando este relacionamento conturbado e até um certo momento impossível.
A medida que o relacionamento vai "engrenando", Angelina começa a ter sonhos intensos com bandejas e animais ferozes. No desenvolvimento da obra, ela tenta descobrir o significado daquilo pois sempre fica cada vez mais difícil de entender, mas ao mesmo tempo ela sabe que tudo são sinais. Mas o que tudo isso representa?

Angelina é apresentada a um mundo totalmente novo no momento em que começa a frequentar o novo ambiente e é nítida a diferença de comportamento no decorrer da narrativa. Rico acaba apesentando-a a um novo mundo, onde em Petrópolis, sua cidade natal e na vista dos pais, ela demoraria a conhecer.

A Bandeja possuí diversos pontos positivos, mas se me pedirem para destacar apenas um, com certeza seria: A Fé que move Angelina. É algo tão mágico que acaba nos afetando de uma maneira tão singela e singular. Isto com certeza torna-o um livro único.
Mesmo que em certas partes, essa Fé tenha se distanciado da personagem, era evidente que ela continuava ali em algum lugar, esperando o momento certo para confortar o coração da nossa protagonista.

Os personagens são todos muito reais, e Lycia apresenta-os de uma maneira que não mostra apenas o lado bom de cada um, mas sim ambos os lados, e talvez isso tenha sido outra coisa que eu admirei na escrita da autora. Angelina por exemplo, possui todos os sentimentos conturbados e intensos das adolescentes. Algum momento você irá perceber a semelhança entre si mesmo e os personagens que constroem a história.

Posso afirmar que a autora escreve com o coração. Certos livros te conquistam passageiramente, e outros acabam fazendo parte de você. E quando isso acontece, você sabe. Será pra sempre. Em A bandeja você se entrega e Lycia renova sua fé em um romance digno de atenção trazendo acima de tudo, paz e leveza ao leitor quando fechamos o livro pela última vez.
Recomendado para quem gosta de um livro com um romance leve, mas ao mesmo tempo com mensagens tocantes e metáforas inteligentíssimas, e com certeza: para aqueles que acreditam em Deus e possuí uma Fé tão grande quanto a dos personagens, senão você realmente não irá querer continuar a leitura. :/

site: http://ocantinholiterario.blogspot.com.br/2014/07/resenhando-75-bandeja-lycia-barros.html#more