A Bandeja

A Bandeja Lycia Barros

Resenhas - A Bandeja

Natália 07/12/2011

Como vocês podem ver, esse livro da Lycia é um pouco mais adulto do que o outro resenhado aqui, pois além da idade dos personagens, o ambiente é completamente outro. Como vocês sabem, nas Universidades brasileiras, a galera anda bem soltinha, então rola maconha, sexo, enfim... Mas em A Bandeja, estamos lidando com uma personagem cristã, logo não esperamos nada de muito ousado por parte de Angelina. Bem, a questão é que ela está apaixonada por um cara não-cristão, completamente "desvirtuado". Assim, Angelina começa a ir totalmente contra seus princípios e fazer coisas das quais nem seus pais nem ela se orgulhariam. Mas, no momento, nada mais importa além de Rico.

Bom, se tem uma coisa da qual gostei nesse livro foi, como da outra vez, a escrita. Lycia escreve muito bem, é clara em suas narrações e esse é um quesito em falta atualmente. Além disso, a história se passa em um ambiente conhecido por nós, brasileiros, e principalmente por mim, carioca. Já disse algumas vezes o quanto sinto falta do Brasil na literatura infanto-juvenil. Parece que estamos tão impregnados de cultura americana a ponto de nem nossos próprios autores escreverem sobre nosso país. Admiro isso em Lycia.

Apesar disso tudo, A Bandeja não me conquistou. Em Tortura Cor-de-Rosa, já tinha me sentido incomodada com a religião presente na vida dos personagens, mas o foco da história não era esse e sim o bullying. Aqui não. Nesse livro, a intenção é mostrar como a religião muda a vida das pessoas e talvez seja até uma forma de evangelizar os jovens. Há constantes conflitos de Angelina com sua postura perante Deus e muitas citações bíblicas. Isso me irritou bastante. Continuei lendo o livro porque a relação do casal era extremamente conturbada e coisa de louco mesmo. Aliás, Lycia explora um tipo de relacionamento bastante comum: quando o homem ou a mulher passa a viver somente em função do outro. Todo mundo sabe o quanto isso é prejudicial, tóxico até. E nesse ponto, concordo com ela. Um namoro sadio é aquele que te traz paz e felicidade e não o que te faz sofrer, te deixa maluca, paranoica, fora de si.

Talvez, se não tivesse toda essa questão religiosa envolvida, a trama não teria sustento, pois é tudo sobre como Deus ajudou Angelina a superar seu sofrimento (e acreditem, a garota sofre, coitada! E não falo de forma irônica. Se estivesse no lugar dela, provavelmente reagiria da mesma forma).

Se estiver passando por problemas amorosos do tipo meu-namorado-é-canalha-e-não-consigo-esquecê-lo, pode ser que te ajude a seguir em frente, porque apesar de Deus ser a solução para os problemas de Angelina, há muitas passagens com as quais eu concordo. Como essa duas:

"Se você acredita que alguém é perfeito, você está em idolatria. Pode ser pelo seu trabalho, por um hobbie, por uma pessoa. Tudo o que consome todo o seu ser de um jeito nocivo e tóxico. Quando você não tem tempo nem disposição para nada além daquilo, abandona seus sonhos, seus afazeres, seus amigos, sua família..."

"Sei que os jovens preferem colocar uma arma na boca ao invés de pedir conselhos sobre sua vida amorosa, principalmente para os pais, mas a verdade é que quem está de fora desse romance “totalitário e avassalador” tem condições de ver as coisas melhores do que os envolvidos."

Se você é ateu, não vai gostar desse livro. Se não tem saco pra religião, também vai odiar.
Natália 18/12/2011minha estante
Que isso, eu que agradeço, Lycia! :)

Crislayne.Marinho 28/01/2022

A bandeja
Muito melhor do que o que eu esperava. Boa história! Angelina é um pouco emocionada mas foi interessante a evolução dela no decorrer da história. Traz bons ensinamentos pra se refletir.
Gostei que é um conteúdo cristão, talvez um livro até que eu queira ter na minha estante futuramente. Legal os ensinamentos sobre amor próprio. Leitura interessante para adolescentes.
Não me arrependo de ter lido. Recomendo!

Joseane 22/01/2013

A Bandeja - Qual pecado te seduz?
Preciso respirar fundo para falar sobre esse livro... Um romance envolvente e arrebatador. Deus, sendo mostrado em todas as suas formas de agir em nossa vida. O verdadeiro sentido do amor, de amar e ser amado. Como Deus é misericordioso e nos ama incondicionalmente e sempre age em nosso favor, mesmo sem que mereçamos. Como a nossa vida realmete depende das nossas escolhas.
Enfim... Me emocionei muito com a história de Angelina, apesar de ter apenas 18 anos, ela viveu uma experiência que com certeza vai levar para sua vida toda. E como me identifiquei com ela! Ao final do livro, parece que a autora (Lycia Barros) é uma grande amiga sua e você fica com vontade de pegar o telefone e ligar para ela para conversar sobre Angelina e todos os personagens maravilhosos que encontramos no livro. Mais uma autora nacional que merece todo o meu respeito e admiração.
Um romance daqueles que faz a gente suspirar, chorar, roer as unhas, com direito a "príncipe encantado" e tudo! haha Mas sempre nos revelando o poder, o propósito e o amor de Deus para conosco. Também nos fala de outros tipos de amor, como amizade e familia. Aprendemos como o "bom exemplo" pode dar frutos maravilhosos, às vezes, onde menos esperamos.

Durante seu envolvimento com o professor Alderico - ou Rico - Angelina tinha uns sonhos que a incomodavam... Seria uma mensagem? Obras de sua imaginação? Ou revelações? No decorrer da trama, podemos entender junto com ela os significados destes sonhos e no final do livro a grande revelação. E prepare-se por que estes sonhos também irão mexer com você.

Então deixo um conselho, reserve um tempo especial e leia este livro, sabendo que Deus falará grandemente ao seu coração, independente de sua religião, do que acredita ou deixe de acreditar... Irá se apaixonar pelo final surpreendente!

"Se este livro está em suas mãos agora, Deus quer falar com você. Simplesmente, ouça."
(Lycia Barros)

Regy 27/08/2018

um livro não tão bom quanto o título sugere
Eu achava que daria nota máxima a este livro quando li sua sinopse.
A ideia de uma garota que vai a faculdade e ali é apresentado o mundo de pecado e ela sucumbe, mas volta atrás quando percebe a burrada que fez, parecia ser perfeita. E seria se não fossem alguns pontos negativos que encontrei na trama.
O começo da estória foi meio frustrante, uma garota de 18 anos agindo como uma de 13. Angelina aparenta ser tão imatura que chega a incomodar e eu quase desisto de continuar a leitura. Ela tem ótimos pais e uma bela vida, ainda assim quer a todo custo eliminar tudo isso para viver feito uma adolescente com hormônios desenfreados. Sinceramente, eu só consegui notar o quanto ela agia feito uma tola, quando percebi que ela jamais fora cristã. O fato de ser criada na Igreja e ter pais cristãos não contribuíram para um caráter cristão e nem mesmo para um convívio melhor com os outros. Isso é que foi incoerente, afinal ela tinha por melhor amiga a filha do pastor e a garota era ajuizada e tornou-se missionária, então porque a Angelina comportava-se como se jamais conhecera qualquer preceito bíblico? Confesso que não entendi. Se a trama era sobre uma garota cristã que cai no laço do mundo, a Angelina estava MUIIITO longe de ser uma. Os pensamentos dela estavam sempre contrários a Bíblia e tudo o que ela fazia era diferente do que a Palavra recomenda. Houve momentos em que deu vontade de entrar na estória e sacudi-la para ver se ela crescia, amadurecia e se convertia, mas... Isso é impossível! Odeio quando não posso fazer os personagens enxergarem a verdade e odeio não poder mudá-los.

Leia mais em:

site: http://regyjesus.blogspot.com/2016/05/a-bandeja.html
Priscila 21/01/2023minha estante
Exatamente, não se comporta como cristã! Por isso não achei um romance cristão a pé da letra. Mas para quem já leu Francine Rivers é covardia a comparação.

Ligia Paulino 05/03/2011

Hoje estou feliz com o resultado que a leitura desse livro me proporcionou. Agradeço a Lycia por todo o carinho. E será com suas palavras Lycia que inicio a minha Resenha." (...)E, finalmente, este livro é dedicado a todos os jovens que pretendem de alguma forma influenciar esta geração e resgatar valores eternos, que provem do coração de Deus. Contando essa história, espero poupá-los de grandes sofrimentos. Se este livro está em suas mãos agora, Deus quer falar com você. Simplesmente, ouça." (inicio do livro nos agradecimentos). Obrigada, Pois eu ouvi.

Minha nossa gente, assim que li o primeiro capitulo fiquei mais ansiosa pela continuação. As esperiencias que Angelina passa, tanto negativas como positivas, me fez refletir bastante sobre as minhas escolhas e o rumo que minha vida irá tomar.

O Livro é da nossa Literatura Nacional e confesso ele me surpreendeu.

Além do romantismo, o livro no passa uma bela lição de vida.Pessoal eu amo livros de romance e ainda mais aqueles que nos passam uma lição de vida, que nos fazem refletir com a mensagem que nos é passada através da palavras, e esse livro tem essas duas caracteristicas ( uma coisa que adorei), só que a Lycia ainda melhorou ainda mais esse enredo acrescentando uma boa pitada sobre o quesito religião, uma coisa na qual gostei bastante porque as vezes vejo que a juventude de hoje não se interessa tanto por esse assunto, e com tudo isso a Lycia mistura o que toda(o) jovem ama, romance, com questões que devemos refletir no nosso dia - dia. Então com a junção de todas essas caracteristicas, você já parou para pensar no resultado que deu? Não? Isso mesmo, tudo isso resultou em uma ótima história, que nos envolve do começo ao fim.

O Livro me surpreendeu a cada momento que eu avançava para a página seguinte, hora eu imaginava que iria ser uma coisa quando via era outra que nem passou pela minha cabeça, e isso não aconteceu em apenas um momento do livro e sim nele todo isso foi um ponto positivo.

Ele é de uma leitura leve, que flui facilmente ao decorrer da história e quando você se dá conta chegou ao fim. Mais para alegria de todos ( e a minha também) esse é o primeiro volume da Coleção Despertares, publicada pela Editora Danprewan, com o selo Atitude, em seu blog a Lycia nos passou a seguinte informação:

"...Este será o primeiro livro da Coleção Despertares, que terá (a princípio) 5 livros. Não seguirá a linha de séries ou trilogias pois será sempre sobre personagens diferentes que se cruzam, ou seja, personagens do livro “A Bandeja” serão protagonistas dos próximos livros. Cada livro abordará um tema específico da vida dos jovens como por exemplo: escolhas, sexo, drogas, preconceito, problemas familiares etc…"

beijocas ;**

Ana 01/10/2012

Excelente livro!
Meu lema quanto aos livros é: Não é gostar de ler, é adorar. E se eu não adorar, eu não termino de ler. Não foram poucas as vezes em minha vida que deixei um livro de lado antes da página 30 e prometendo nunca mais sequer chegar perto dele em toda minha vida! Porém quando me interesso por um, leio-o devagar. Degustando cada frase, decifrando a cena, desfrutando, enfim. O que não passou nem perto deste livro! Ele me fez viver um paradoxo. Adorei e devorei! Sim, isso mesmo. Simplesmente quando comecei a leitura, não consegui mais parar. As horas se passaram, foi escurecendo, o dia passando e eu ali, vidrada. Fazia tempo que isso não ocorria, confesso, a palavra que mais se aproxima de uma descrição aceitável para esse livro é: Magnífico! Minha avaliação para ele são as supermerecidas cinco estrelas.
Não foram poucas as vezes em que me peguei enxugando as lágrimas durante os “sobes e desces” da vida de Angelina. A autora foi indiscutivelmente brilhante na construção e narração desta linda história. A narração em 1ª pessoa foi espetacular, até me fez sentir com 18 anos de volta! Angelina é a filha mais velha de um casal cristão que tem mais o pequeno Vitor para completar a família. Sua jornada começa ao entrar para a faculdade de Letras na cidade do Rio de Janeiro, Angelina também almeja se tornar escritora (o que fez-me identificar com ela). Ela leva uma vida tranquila e está acostumada a ser a “boa garota”, o que a põe em contraste com sua colega de quarto (que segundo Angelina, costuma fumar a erva de satã, o que me arrancou algumas risadas) Michele.
Mas é logo no primeiro dia de aula que as coisas começam a mudar para ela. Angelina conhece o lindo, loiro e perfeito Alderico que para sua futura surpresa, descobriu ser seu professor! Sem muita experiência no campo amoroso, ela logo se vê vivendo numa paixonite platônica por Rico. Paixão essa que para sua alegria, descobre ser correspondida, não demora muito até que ambos se entregam à um romance avassalador e proibido, mas conhecido por todo o campus. Angelina se envolve demais e acaba se entregando completamente a esse amor, o que vai contra seus princípios cristãos. Mas seus princípios assim como sua família, estudos, amigos e a própria vida se tornam algo insignificante para Angelina.
Seu comportamento muda drasticamente nessa nova vida e nem mesmo os sonhos reveladores que lhe são enviados, afim de que não se afunde em sofrimento, são relevantes. O mundo e a vida agora se resumem em uma única palavra para ela: Rico. Mas como ninguém é perfeito, não demora muito para que ela descubra que seu “príncipe” tem um lado de sapo horroroso e mentiroso. Durante as férias Angelina descobre que quase tudo que ouvira dele era mentira. Rico vive em um relacionamento por interesse com uma linda e rica mulher. O que atira Angelina numa profunda depressão, algo que a empurra de volta para seus valores e princípios (pelo menos por algum tempo). Assim que ele retorna e depois de uma briga muito séria, Angelina decide perdoá-lo e dar-lhe outra chance. O que fez apenas para logo depois sofrer mais uma decepção; Rico a traíra mais uma vez! Desta vez com o coração despedaçado, ela não vê mais nenhuma esperança e deseja até mesmo a morte.
Mas é claro que mesmo no túnel mais escuro há uma saída. E a providência em socorro vem por meio de um e-mail pessoal para sua melhor amiga Natasha, interceptado por seu irmão, Dante. Que toma a decisão de ajudar Angelina mesmo sem ela ter pedido a sua ajuda, ele larga tudo na Inglaterra e volta para o Brasil. Ele é sem dúvida uma pessoa maravilhosa que com sua amizade e carinho consegue ajudá-la a curar as feridas em sua alma e voltar para sua fé. Aliás, esse é o ponto: a fé! Como cristã é lógico, claro, óbvio, evidente que me encheu de alegria ao ver versículos bíblicos espalhados por muitas partes do livro.
A autora foi brilhante em sua descrição do que é comunidade jovem cristã (vista com certo preconceito por muitas pessoas =P), cheia de vida, alegre, pronta em ajudar e nula para julgar. E é um grupo missionário em missão na faculdade que Angelina se recupera em meio a novos amigos e um doce, tranquilo e inesperado amor. Tudo isso depois de até mesmo se entregar ao álcool e à maconha! Provando que para todo fim, há um recomeço por mais difícil e doloroso que seja. Queria eu ter as palavras certas e espaço aqui para descrever todas as lindas cenas desse recomeço de Angelina, mas não tenho =(. O jeito é recomendar-lhe fortemente esse livro que, tenha toda certeza, irá te emocionar demais.
É uma história surpreendente e com um lindo final e romântico para minha alegria! Adoooooooooro romance
Lycia Barros 03/10/2012minha estante
Que resenha emocionante, Ana, adorei! Muito obrigada. Espero que vc curta a continuação deste livro: ENTRE A MENTE E O CORAÇÃO. Bjkas

Ana 08/10/2012minha estante
Obrigada Lycia =D
Pena que aqui no Skoob não coube a resenha inteira
=( Mas ela vai sair na íntegra no blog Etc e Tals.
E é lógico que vou baixar o 1º cap da c ontinuação \o/
Bjus

Andresa 07/08/2012

Resenha original no blog: www.inbookshelf.com
Já li diversos romances, alguns deles se passavam em Universidades como acontece com este, mas nenhum deles tratava de um tema que é tão delicado e que sou muito ligada: Deus. Posso afirmar que nunca li nada igual a este livro.

Confesso que fiquei com um pé atrás no começo, pois a personagem principal é evangélica e eu sou católica. Mas aos poucos fui percebendo que não importava a religião, o assunto era muito maior que isso e acredito que mesmo pessoas que nem acreditam em Deus possam gostar da história.

O livro fala sobre uma garota de 19 anos chamada Angelina, que foi criada a vida inteira dentro de uma igreja, pois sua família era muito cristã. Angelina não fazia coisas que outras meninas da sua idade faziam, como sair toda hora e namorar diversos caras diferentes. Mas ela era feliz com sua vida.

Quando Angelina consegue ingressar em um Universidade Pública sua família vibra! Agora ela irá realizar o sonho de estudar em uma das melhores faculdades do mundo. Porém, como morava em uma pequena cidade do interior e o campus da Universidade é no Rio de Janeiro, Angelina terá que abandonar a família e se mudar para a cidade grande sozinha.

Ela vai, segue o rumo de sua vida pensando em seu futuro e como tudo está acontecendo da maneira que queria. Angelina está realizada. Porém quando chega ao campus percebe que terá alguns problemas: sua colega de quarto usa drogas e ela está apaixonada pelo seu professor!

O que a garota não esperava era descobrir que Rico, seu professor, também se sente atraído por ela. Os dois se envolvem em uma descontrolada paixão e Angelina não percebe que está vivendo para ele, abandonando a família, os amigos, os estudos e colocando ela própria em segundo plano.
Além disso, a moça começa a ter sonhos estranhos e enigmáticos. Que podem revelar mais do que ela imagina.

Angelina é uma personagem bem marcante. Algumas de suas atitudes me irritaram, mas acabei enxergando o lado dela e entendendo os motivos das ações que a personagem tomava. Rico também é interessante e possui um lado meio obscuro que intriga o leitor até o final do livro.

Eu adorei "A Bandeja"! Lycia Barros é mais uma prova de como os autores brasileiros são talentosos e estão, aos poucos, conquistando o seu espaço no mercado editorial. Li o livro em pouquíssimo tempo, pois a narrativa é contagiante e eu não conseguia para de pensar na história da Angelina.

Recomendo o livro à todos, até mesmo aqueles que não gostam muito do assunto. A autora tratou do tema de uma forma super atual e diferente. Esse livro é muito mais do que apenas um romance complicado, ele carrega uma lição de vida que é difícil de esquecer...

Leia essa e outras resenhas em: www.inbookshelf.com

Marcelle 30/12/2014

Emocionante!!! Jan/2015
Se tratando de um livro de ficção, a autora nos mostra a vida de Angelina, em transição para um mundo totalmente desconhecido, se afastando daquilo que ela sempre ouviu e acreditou. Angelina pensa que se desviar um pouco do que ela conhecia não faria tanto mal assim... será?
Lycia Barros nos premia com um livro espetacular, mostrando como uma vida pode mudar, quando fazemos escolhas erradas. E o mais especial de tudo, como Deus nos faz retornar aos Seus braços, com Seu Perdão e Amor incondicionais. Poderia dizer que esse livro é perfeito, mas Deus é!
Me emocionei, vibrei, me entristeci, me apaixonei. Livro maravilhoso, uma história maravilhosa! Sou fã assumida da Lycia e esse livro entrou para os meus favoritos, assim como a trilogia Uma Herança de Amor. Recomendadíssimo!!!

Esse é um livro que fez totalmente a diferença em minha vida! Sim, um livro de ficção, mas que falou muito ao meu coração e me deixou feliz, de saber que podemos encontrar livros deste tipo. Eu chorava e chorava, emocionada com tudo o que li. A sinopse nos fala de um romance arrebatador, e é justamente isso que encontramos no livro!

Conhecemos Angelina, que sempre foi super protegida e fica contente ao completar 18 anos e partir para a cidade grande, em busca de sua formação. Ela nunca imaginou o que isso poderia provocar em sua vida, como as coisas poderiam mudar. Suas expectativas vão por água abaixo ao conhecer sua colega de quarto, completamente largada e farrista, que nem liga para os estudos, e a própria faculdade em si. Maltratada, onde nem mesmo os professores parecem ligar para algo. E então, lógico, tudo muda quando Alderico, o Rico, aparece. Quem não se apaixonaria? Mais velho, formado, com boa situação financeira (até demais), lindo. E interessado por ela. Parecia mentira.

Eu me entusiasmei muuuito com esse romance. Eu adorei. Mas qualquer um poderia ver que existia algo de errado aí, no meio disso tudo. Menos a Angelina.
Não posso entrar em detalhes aí, para não estragar a história para quem não leu, mas o que acontece na vida de Angelina a partir do momento que ela conhece Rico, como tudo se transforma, a forma como ela esquece dos seus princípios e de Quem sempre esteve com ela. A forma em que ela insistia em se enganar sempre. Nossa, como sofremos com ela. É preciso passar por muito, para realmente Angelina entender as coisas, aprender.

Sou muito fã da Lycia Barros, conheci o seu trabalho através da Trilogia Uma Herança de Amor, que julgo ser excelente em tudo o que se propõe. Mas eu não estava preparada para A Bandeja.
Vemos neste livro a história de pessoas comuns, como nós, que passam por situações que qualquer um de nós poderia passar, que chegam ao fundo do poço. E ver o que Deus faz a todo momento, como Ele ama, ajuda, abençoa, orienta... Deus é Espetacular, Perfeito, e a Lycia só pôde nos mostrar isso através de uma história que todos deveriam ler, porque assim é o amor de Deus. Todos deveriam ser tocados da maneira como fui.

Sou Cristã e amo ao meu Deus, mas ainda assim, o que senti foi êxtase. Porque sei que o meu Deus é maravilhoso, senti isso e sinto sempre, um amor grande demais. O final foi a coisa mais linda, emocionante e fofo, tudo o que eu esperaria e mais!
Lycia honra a Deus com suas obras e propaga o amor de Cristo com histórias espetaculares. Fã assumida da Lycia, escritora e amada de Cristo! Leiam... uma história maravilhosa!!!

Karen.Karolyne 15/04/2020

Que livro!
Recomendo muito este livro, além de se tratar sobre romance (que é algo que amo muito), ele envolve bastante a crença cristã.
A leitura foi algo bem marcante para mim. Eu sorri, chorei, fiquei muito tensa rsrs.
Um livro interessante e envolvente!

Bruno Luiz 13/10/2012

Um livro sobre Perdão
Recentemente, adquiri o livro da mesma autora "A garota do outro lado da rua" e nele ficava evidente o poder da perspectiva, já nesse fica bem claro o quanto é poderoso, e o quanto é complicado o tal do perdão.

Então eu paro e pergunto: O que é o perdão? Um perdão de verdade?
Em minha opinião perdão de verdade é aquele onde mesmo quando alguém nos magoa podemos abraça-la com todo o amor do mundo. Mesmo que não der para inseri-la novamente em nossas vidas, mas só fato de se livrar do sentimento ruim e emitir o perdão e mais ainda, tornando ele tangível em um abraço é algo muito significativo. E outra, somos idiotas, eu sei que é triste ouvir isso, porém mais cedo ou mais tarde iremos machucar e seremos machucados e nessa jornada da vida precisamos aprender a seguir em frente. Precisamos saber perdoar e aceitar perdão.

Angelina como qualquer pessoa solta em um novo universo se sente perdida e deslocada. Vai seguindo sua vida normalmente, mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas e muitas coisas acontecem com ela. Novas amizades, experiências, paixões, decisões, dúvidas, barracos, choros e por ai vai. Só que nem tudo é algo ruim. Toda experiência, toda a experiência ruim nos permite escolher, entre se afundar nela ou se reerguer e continuar caminhando. Como eu li esses dias, crescimento é dor. Mais uma vez fica evidente que não podemos fugir daquilo que somo.

Mesmo caindo em diversas tentações vemos que isso serviu como crescimento pessoal para a personagem, algo totalmente coerente com a realidade. E livros coerentes com a realidade principalmente se tratando de sentimentos são muito legais.

O apelo religioso no livro é muito grande, o que irá agradar muito as pessoas desse meio. Mas não pense que o livro é feito apenas para essas pessoas, pelo contrario, mesmo quem é ateu ou não vai muito à igreja ou até mesmo não vai (como eu) irá gostar, pois não há imposição ou algo tipo, pelo contrario a forma como a religião e mostrada trás uma sensação muito boa, uma paz muito bacana, tanto que será capaz de levar a você a mergulhar em seus conceitos, escolhas e perspectivas.
Temos no livro evidenciado as amizades, o quanto uma boa amizade pode nos ajudar e o quanto uma má pode nos levar para um caminho ruim.

Vale a pena ler o livro, pois não é apenas uma história de ficção, poderia ter acontecido com qualquer pessoa de tão simples que é. Uma simplicidade perfeita para falar de temas sensíveis, mas que precisamos está em sintonia: Amor, amizade, Deus, família e nós.

Por fim, o que tiro de lição do livro, que devemos sempre está em sintonia com uma energia positiva superior, seja ela Deus, família ou natureza e quem sabe todas. Quando há essa sintonia somos capazes de realizar grandes e boas coisas, porque a vida é isso, criar, compartilhar e deixar bons frutos e quem se perde nesse caminho simplesmente foi porque perdeu esse referencial de que somos capazes de muitas coisas, e que muitas delas não veem de forma fácil.

JosyPereira 25/01/2021

Tem seus prós e contras
Eu fiquei um pouco... (não sei o adjetivo correto para ser usado, mas meio que fiquei...) impressionada, com a liberdade de sua escrita. Não positivamente, mas negativamente, já que ela usou alguns termos que não constumo ver em literaturas cristãs.
Fora isso, eu amei a história. É bem reflexiva e Deus fez minha mente ficar cheia de pensamentos em determinada parte da estória (tanto que eu tive que parar de ler para escrever um estudo reflexivo sobre conclusões que tirei do livro).
A Angelina colheu o que plantou, mas quando se arrependeu, Deus deu a ela uma vida boa.

Eu só mudaria 2 coisas:
- Tiraria o único xingamento que tem e apenas descreveria que ele xingou
E
- colocaria um pedido de namoro ali, porque, por Deus!, 3 namoros sem falar antes com os pais e nem um anelzinho (?)?!

Só isso. Mas amei a literatura!

Jeane 10/07/2015

amei
nossa uns dos melhores livros que ja li, ele te estiga a continuar capítulo por capítulo li em 1 dia simplesmente amei conhecer a Angelina vc entra literalmente na história.

Dafne 11/05/2021

Há pontos que precisam ser vistos com cuidado, mas é um bom livro.
Angelina foi estudar em uma grande universidade, em outra cidade, o sonho de muitos adolescentes!! Agora que seus pais e amigos cristãos não estão por perto, ela vai ter que tomar mais cuidado para não se meter em encrencas e ser demasiadamente influenciada por pessoas que não amam a Deus... Será que ela está preparada?

Foi uma boa leitura! Há pontos que precisam ser vistos com cuidado, mas é um bom livro. Gostei especialmente da grande amiga de Angelina, que sempre tinha conselhos sábios para dar... mas como essa amiga não estava por perto e Angelina não tinha muita certeza de quem era e o que queria, ela se envolveu em um relacionamento amoroso que com certeza não era da vontade de Deus. O restante da história você precisa ler para saber... mas posso te adiantar que o Senhor cuidou de Angelina, de sua vida e de seu coração.

Daniele Nhasser 24/07/2012

A bandeja - Qual pecado te seduz ?
Esse livro me abriu os olhos para muita coisa , coisas que talvez eu demorasse a cair a ficha , coisas que talvez continuaria a cometer se não tivesse sido alertada !
Quantas vezes afastamos de pessoas especiais de toda uma vida por causa de alguem que chegou de repente , do nada ?
Quantas vezes esquecemos de Deus ? Muitas vezes deixamos de rezar para fazer outra coisa , inventamos desculpas , fugimos de todas as formas de conversar com nosso pai lá de cima e mesmo assim Ele esta presente , esta de bracos abertos para nos acolher , nas nossas desgraças , desgraças essas , que nós mesmos causamos por escolhas erradas !
Angelina uma jovem de 19 anos , religiosa afasta de tudo depois que conhece Rico .
Rico um ser humano sem fé , sem rumo na vida !
Más companhias rondam a republica onde nossa protagonista mora !
Sonhos revelam coisas que a pobre no inicio não sabe decifrar , decepçoes são causadas por sua idolatria ao professor Rico !

Uma historia encantadora que nos ensina liçoes para toda situaçao do seu dia !
Com passagens da Biblia você será indicado a ser melhor , a entender melhor o que Deus tem de bom reservado a voce !
Personagens com uma dosagem de fofura irão encantar você !!